A mensagem automática no Instagram é uma estratégia valiosa para engajar o público com a sua marca.
Muito útil, também, para aumentar os acessos ao seu site e para conquistar mais clientes e vendas.
Mas por que você precisaria de um texto padrão, a ser enviado automaticamente para seus seguidores?
De fato, se eles não são numerosos, não é difícil escrever uma mensagem de boas-vindas e fazer a gestão de tudo que você comunica.
O problema começa com o aumento da quantidade de usuários que visitam suas publicações no Instagram.
E pode ter certeza de que a má administração desse canal pode se tornar um verdadeiro tiro no pé.
Afinal, estamos falando da rede social que mais cresce em todo o mundo, superando a marca de 1 bilhão de participantes, conforme o Statista.
Só no Brasil, são mais de 60 milhões de usuários ativos.
Não dá para desperdiçar tamanho potencial, não é mesmo?
Neste artigo, você vai saber tudo sobre a mensagem automática no Instagram, incluindo as razões para usar a estratégia e dicas com as melhores práticas na plataforma.
Aproveite a leitura!
O que é Mensagem Direta no Instagram?
Mensagem Direta, também chamada de Direct ou apenas DM, é um recurso do Instagram que permite o envio de mensagens de texto, fotos e até vídeos para uma ou mais pessoas que fazem parte dos seus seguidores nessa rede social.
É uma funcionalidade bastante similar ao conhecido inbox do Facebook.
Com as DMs, também é possível criar grupos para que as comunicações entre os interessados ocorram dentro da plataforma.
Por todas essas características, enviar mensagem automática no Instagram contribui para fortalecer os laços com sua audiência.
Mas essa é apenas uma das razões para usar a estratégia.
Na sequência, falo mais sobre outras delas.
Por que enviar DM automática no Instagram?
São diversos os motivos para você enviar mensagens automáticas no Instagram.
Quer ver?
Acompanhe a lista:
1. Aumentar as vendas e os acessos à sua página
Por meio da mensagem automática no Instagram, é possível incluir links clicáveis, permitindo encaminhar seus seguidores para outras páginas de seu interesse.
Pode ser para o seu site, blog ou área de compras, aumentando não só os acessos como também as vendas.
2. Ampliar a comunicação
Lembre os dados que eu trouxe na abertura deste artigo, destacando o crescimento do Instagram e o grande alcance dessa rede social.
Agora, imagine quão difícil fica interagir com seus seguidores conforme o sucesso do seu perfil avança.
É, realmente, um desperdício falar com eles apenas a partir das publicações.
Isso não acontece ao usar a mensagem automática no Instagram, pois você chega ao público que deseja de forma muito mais fácil e prática.
É uma excelente estratégia para ampliar a comunicação com a audiência e fomentar o relacionamento.
3. Estimular o engajamento
Ao mesmo tempo em que você investe no relacionamento com seus seguidores, também estimula o engajamento a partir da estratégia.
Afinal, a mensagem automática no Instagram permite que você personalize o contato, levando o público a se sentir ainda mais próximo de você.
Gera identificação, cria intimidade e dá frutos.
4. Manter clientes
Ninguém quer perder clientes, certo?
E para garantir a fidelização, é preciso promover ações estratégicas e assertivas.
Que bom que o Instagram pode ajudar nisso!
Ao estreitar o relacionamento, incluindo mensagens automáticas e outras táticas presentes na ferramenta, você faz com que as pessoas sempre se lembrem da sua marca, facilitando a retenção de clientes.
Quais são as ferramentas para o envio de mensagens automáticas no Instagram?
Convencido de que é uma boa ideia explorar as possibilidades da mensagem automática no Instagram?
Então, só falta descobrir como fazer isso.
Abaixo, listo algumas ferramentas que são uma verdadeira mão na roda para essa estratégia.
Conheça um pouco sobre cada uma e escolha a sua preferida.
1. Gerenciagram
Com o Gerenciagram, você pode criar uma mensagem de boas-vindas para novos seguidores e deixar o resto com a ferramenta, que faz o envio automático.
A rede social também ajuda você a atrair clientes para a rede social de maneira totalmente automatizada e, assim, aumentar as suas vendas.
Seus recursos permitem, por exemplo, que programe as postagens de Stories e de fotos exatamente nas datas e horários agendados.
Oferece, ainda, filtro por hashtag, localização e perfil, opção de seguir e deixar de seguir pessoas e impulsionador de perfil.
Você pode fazer um teste gratuito por 5 dias.
2. Bume
O Bume é uma plataforma completa, que envolve recursos de gestão, vendas e agendamento de publicações.
Mas o que mais interessa a você nesse momento talvez seja saber que ela permite que interaja automaticamente e de forma orgânica e amigável com seus seguidores.
As novas conexões podem ser recebidas com uma mensagem de boas-vindas, a exemplo do que oferece o Gerenciagram.
Também os seguidores antigos são alvo do recurso, como ao visualizarem o Stories.
Em todos os casos, as mensagens que você programa são enviadas automaticamente.
Outros recursos do Bume incluem o agendamento de publicações conforme data e horários pré-estabelecidos, a oferta de produtos ou serviços para pessoas específicas e muito mais.
Também é possível testar a ferramenta por 5 dias, sem custos.
3. Perforgram
No Perforgram você automatiza as ações de seguir, curtir e comentar, visualiza Stories a partir de perfis, localizações e hashtags e deixa de seguir quem não te segue de volta.
E a mensagem automática no Instagram? Tem também, é claro.
Você pode configurar um recado de boas-vindas e também gerenciar comunicações diretas com seguidores específicos.
Também consegue agendar publicações e Stories, programar para reagir, visualizar e responder, além de acompanhar o desempenho do seu perfil.
É outra ferramenta que oferece 5 dias grátis para você experimentar.
11 Dicas para enviar mensagem direta no Instagram
Depois de entender o que é mensagem automática no Instagram, conhecer motivos para investir na estratégia e descobrir ferramentas que auxiliam seu trabalho, o que falta?
Ficar de olho nas melhores práticas para se conectar com seus seguidores, é claro.
Veja as principais dicas para enviar DMs no Instagram.
#1 Dê as boas-vindas para os novos seguidores
Já falei algumas vezes neste artigo sobre o envio de uma mensagem de boas-vindas aos novos seguidores.
E a dica se repete porque esse é, provavelmente, o uso mais óbvio do recurso.
Imagine seu perfil fazendo sucesso na rede e, de repente, ganhando milhares de novos seguidores por dia.
Você, certamente, se beneficiaria ao enviar uma mensagem para cada um deles.
Mas fazer isso de forma manual não dá, não é mesmo?
Então, use a tecnologia e a possibilidade de fazer isso automaticamente para iniciar um relacionamento com possíveis novos clientes.
Um exemplo bacana de mensagem de boas-vindas que você pode adaptar é o seguinte:
“Olá, obrigado por me seguir. Eu sou o (nome), (cargo). No meu perfil, você vai conhecer técnicas e estratégias interessantes para atingir o patamar do sucesso e da satisfação profissional no mundo dos negócios. Espero que aproveite!”
#2 Respostas rápidas
A resposta rápida é bastante interessante para você ganhar tempo quando já possui muitos seguidores interagindo com você.
Também é uma forma de garantir que todos sejam respondidos, algo essencial para o engajamento com a sua marca.
E o mais legal é que ela pode ser utilizada em diversas situações, a exemplo de:
- Primeiro atendimento
- Ofertas
- Localização de entregas
- Valor de frete
- Agradecimento.
#3 Crie promoções
Você pode criar uma mensagem automática no Instagram para todas as promoções que realizar.
Basta incluir um cupom ou palavra-chave a serem utilizados no momento da compra no seu site, por exemplo.
Essa é uma boa chance de as pessoas conhecerem e se engajarem com a sua marca.
#4 Informe endereço, dia e horário de funcionamento
É interessante que os seguidores recebam uma mensagem automática no Instagram com informações básicas, mas importantes, sobre o seu perfil.
Assim, eles terão maior facilidade para fazerem contato e se tornarem clientes.
#5 Mostre os produtos e serviços
Não deixe de mostrar aquilo que tem a oferecer, especialmente para os novos seguidores.
Além de gerar o interesse das pessoas, você aumenta as chances de vender para elas.
Essa estratégia pode, inclusive, ser usada junto à mensagem automática de boas-vindas.
Veja um exemplo:
“Olá, mulher moderna! Obrigado por nos seguir. Aqui, você vai receber dicas para ficar ainda mais bonita, independentemente da ocasião e do seu estilo. Aproveite para conhecer alguns dos nossos produtos no site (link).”
#6 Sempre finalize a mensagem com um convite para a ação
A mensagem automática no Instagram não deve ser apenas protocolar.
Afinal, ela representa uma ótima oportunidade para aumentar os acessos ao seu site ou para realizar uma venda.
Inclua um CTA (chamada à ação) para que o usuário tome a atitude que você espera dele.
Pode ser visitar o site, conhecer suas soluções, baixar um e-book, enfim, conforme o objetivo da sua estratégia no Instagram.
#7 Fale a língua dos seus seguidores
A forma como vai se comunicar com o público na mensagem automática do Instagram faz toda a diferença para promover o engajamento com a sua marca.
Por exemplo, uma marca mais descontraída pode fazer uso de um tom informal e espontâneo.
Em outros casos, talvez usar gírias já não case tão bem.
No fim das contas, ninguém melhor do que você para identificar o que funciona melhor com os seus seguidores.
#8 Seja objetivo
A ideia da mensagem automática no Instagram é oferecer textos e outras comunicações que aproximem as pessoas.
E não há como atingir esse objetivo se você exagerar na dose e entregar um textão aos seguidores.
Afinal, em um mundo cada vez mais repleto de informações e escasso em tempo, você correrá um sério risco de fazer com que o público não chegue até o final daquilo que tem a dizer.
E se não chegar ao CTA, não tomará ação alguma e será apenas mais uma oportunidade perdida.
#9 Permita-se testar
É claro que planejar a mensagem que vai enviar pelo Instagram ajuda a colher resultados melhores.
Mas não esqueça que o conteúdo e a linguagem podem ser ajustados.
O melhor a fazer é experimentar.
Por exemplo, teste diferentes mensagens de boas-vindas e veja qual delas promove mais engajamento e interação dos seguidores.
Faça o mesmo ao variar nos CTAs utilizados, avaliando quais geram mais conversões.
Esse é o princípio do teste A/B, que se aplica muito bem aqui.
#10 Crie variações para diferentes perfis
Já que testar está liberado, não deixe de programar disparos automáticos com mensagens voltadas aos diferentes perfis de seguidores.
Enviar o mesmo comunicado para toda a sua base pode não dar resultado algum, a não ser uma denúncia de spam – que pode até resultar no bloqueio da conta.
Considere as particularidades dos diversos públicos que foram a sua audiência e se comunique de forma personalizada com cada um deles.
#11 Sempre responda as mensagens
Você viu na descrição das ferramentas que apresentei antes que uma das possibilidades é enviar mensagens automáticas em resposta aos questionamentos mais comuns dos seguidores.
Então, por que não aproveitar essa mãozinha da tecnologia?
Capriche na mensagem e foque na personalização, até para que o público não fique com a impressão de que a resposta parte de um robô.
Ao programar uma mensagem automática no Instagram para essa finalidade, você não deixa nenhum seguidor sem resposta – mesmo que seja para agradecer o contato.
Lembre que um dos objetivos do recurso é cultivar um relacionamento com a audiência.
E, também, que ele não sobrevive sem interação, com apenas uma das partes participando.
Conclusão
Neste artigo, você conheceu todos os detalhes sobre a mensagem automática do Instagram e entendeu a importância do recurso para qualquer negócio.
Essa é uma rede social importante para as empresas e que merece uma estratégia de marketing à parte.
Não se pode deixar de aproveitar, portanto, para estreitar a comunicação com a audiência, aproximar-se dos seguidores, estimular o relacionamento com eles e ampliar o alcance da marca.
Tudo isso pode começar em uma singela, porém certeira, mensagem automática no Instagram.
Você já utilizou a funcionalidade alguma vez?
E as ferramentas que recomendei? Tem alguma outra para sugerir que ficou de fora?
Participe você também, deixando seu comentário sobre o tema.
E aproveite para contar: como espera usar a mensagem direta na sua estratégia?