COMO UTILIZAR PHP EM SEUS POSTS E PÁGINAS NO WORDPRESS

O WordPress é um gerenciador de conteúdo desenvolvido com a linguagem PHP. Essa linguagem de programação é utilizada por um grande número de desenvolvedores e profissionais WEB. Em meio a este fato, diversas vezes tentamos adicionar novas funções e exibir algumas informações de posts e páginas utilizando o PHP direto por nossa Dashboard. Todavia, não funciona se você tentar utilizar dessa forma – apenas irá aparecer as linhas de código que você adicionou, e só. Para trabalhar com WordPress PHP direto em seu Painel Administrativo, você precisa de uma pequena ajuda. E o script certo vai te ajudar com isso.

WordPress PHP

A plataforma WordPress dispõe de inúmeros plugins para que você não precise “sujar” as mãos manipulando código. Porém, para realizar tarefas simples utilizar PHP é necessário e muito mais prático. Se adicionarmos o código direto em um widget, página ou post do nosso site WordPress o mesmo não irá funcionar. Pois, para que as linhas de código PHP sejam lidas e interpretadas, seu WP precisa ser preparado para isso.

Preparando seu WordPress

A melhor maneira para fazer com que seu site WordPress receba e interprete códigos PHP inseridos diretamente em widgets e posts é por meio de plugin. O plugin que o script certo recomenda neste tutorial é o PHP Everywhere. Com esse plugin o único trabalho que você vai ter é o de criar e inserir linhas de código em seu WP.

Instalação do PHP Everywhere

WordPress PHP - Plugin PHP Everywhere

Para instalar o plugin PHP Everywhere em seu WordPress, você pode optar por diversas formas para realizar tal tarefa. As mais comuns são, buscar o plugin através do seu próprio Painel WordPress (Plugins > Adicionar novo) ou realizar o download do arquivo do plugin e fazer o upload do mesmo via FTP ou Dashboard WordPress.

Para baixar o plugin direto da sua página oficial, clique no botão abaixo e você será redirecionado.

Utilizando PHP direto em seu WordPress

Com o plugin PHP Everywhere instalado e ativado, você já pode começar a utilizar códigos PHP direto em seu site. Pois, agora ele já está habilitado para receber e interpretar linhas de código dessa linguagem de programação por meio da Dashboard.

PHP nos Widgets

Se você precisa exibir alguma informação utilizando linhas de PHP em sua área de widgets, a coisa é super simples. O plugin exige que você adicione seus códigos obedecendo um certo padrão e organização comuns da linguagem.

Veja abaixo um exemplo para mostrar a mensagem “Hello world” em um widget:

Clique 2x para copiar
1
<?php  Echo "Hello, World!"; ?>

Adicionar códigos em Posts e Páginas

Para manipular código PHP dentro de seus posts e páginas WordPress, o processo é um pouco diferente daquele utilizado nos widgets. Todavia, continua sendo fácil e tranquilo de fazer.

Acesse a página ou post em que você quer adicionar PHP e siga os passos que vou te mostrar a seguir.

Busque a seção PHP Everywhere dentro da página de edição e criação de posts/páginas;

Insira dentro da área PHP Everywhere o trecho ou trechos de código que deseja utilizar. Veja um exemplo na imagem abaixo:

WordPress PHP - Seção PHP Everywhere para Posts e Páginas

Com o código PHP já inserido, cole a shortcode reservada do plugin (php_everywhere) como na imagem abaixo:

WordPress PHP - Shortcode do PHP Everywhere

O passo a passo que realizamos até aqui é o mesmo que você irá utilizar em qualquer post ou página do seu WordPress quando quiser inserir linhas de código PHP. O código que utilizamos aqui é o responsável por exibir comentários. Muito útil na criação de mural de comentários. Confira o código PHP a seguir que utilizei nas imagens acima:

Clique 2x para copiar
1
<?if ( comments_open() && 'on' == et_get_option( 'divi_show_postcomments', 'on' ) ) comments_template( '', true );?>

Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixe seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.

2 (40%) 2 votes
More from William Freitas

MARKETING FARMACÊUTICO: CONQUISTAR O PÚBLICO O QUE É PRECISO?

A crise econômica tem afetado vários segmentos do mercado, incluindo o de...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *