O estudo de mercado possibilita compreender aspectos quantitativos e qualitativos do nicho que você pretende atuar ou já está atuando.
Ele funcionará como um guia para determinar a eficiência das suas campanhas publicitáriase campanhas de marketing.
Esse tipo de estudo é muito importante para os negócios, pois a partir dele é que se conhece:
- o público-alvo (Persona);
- os concorrentes;
- os principais comportamentos de compra dos consumidores;
- os principais segmentos do nicho.
Assim, por meio do estudo de mercado, é possível ter uma visão holística do nicho desejado e criar estratégias de ação para o negócio.
No entanto, para alcançar esse resultado, é necessário fazer um estudo de mercado de forma adequada e com alta qualidade.
Neste post, você entenderá quais são os principais tipos de pesquisa de mercado existentes e alguns passos que devem ser tomados para realizar um estudo de mercado relevante e assertivo.
Vamos lá?
Conheça os principais tipos de pesquisa de mercado
Uma pesquisa de mercado consiste no esforço organizado para coletar informações sobre nichos e consumidores específicos.
Geralmente esse tipo de pesquisa é feito utilizando métodos e técnicas estatísticas para que as informações obtidas possam subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o negócio.
Existem várias classificações para as pesquisas de mercado. Uma das classificações existentes divide esse tipo de pesquisa em:
- pesquisa de oportunidade: venda, produto e mercado;
- pesquisa do esforço de vendas: organização de vendas, vias de distribuição e propaganda.
Outra classificação divide a pesquisa de mercado em 3 diferentes subtipos.
O 1º deles é a pesquisa exploratória, que possui como objetivo descobrir novas tendências.
Já o 2º subtipo é a pesquisa descritiva, que tem como finalidade descrever as características de determinada situação.
O 3º subtipo, a pesquisa experimental, destina-se a testar hipóteses específicas sobre determinado aspecto do mercado.
Uma metodologia de pesquisa de satisfação que é muito utilizada no mundo é a Pesquisa de Mercado de Net Promoter Score (NPS). Nesse método de pesquisa, os consumidores respondem a seguinte pergunta: “quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo, em uma escala de 0 a 10?”.
Os entrevistados que dão notas 9 e 10 são considerados promotores da marca; os que dão notas 7 e 8 são neutros; já aqueles que dão notas igual ou menor do que 6 são considerados detratores da marca.
Outro exemplo de pesquisa de mercado é fazer um teste de nome para novos produtos e serviços, pois escolher o nome para um novo empreendimento não é tarefa fácil e tem grande impacto para o negócio.
Por meio desse tipo de pesquisa é possível verificar se as pessoas gostam ou não da sonoridade de um nome. Pode-se também avaliar se o nome remete à ideia de um produto mais barato ou caro, além de possibilitar a avaliação da intenção de compra dos entrevistados.
Um tipo de pesquisa exploratória que pode gerar insights interessantes é a pesquisa de mercado de hábitos de consumo focada nas redes sociais. A partir desse tipo de pesquisa, é possível saber qual é a rede social mais adequada para a marca estar presente, levando-se em consideração os hábitos e o perfil do público-alvo.
Portanto, existem diversos tipos de pesquisa de mercado, e o formato mais apropriado para ser utilizado vai depender da demanda da empresa.
Descubra 7 passos para fazer um estudo de mercado com sucesso
Muitos negócios são iniciados sem ser feito um bom estudo de mercado nem um planejamento. Isso é um erro muito comum e pode gerar diversos problemas.
Assim, fazer um estudo de mercado de qualidade é essencial para quem quer ter um negócio bem-sucedido.
Para que um estudo de mercado seja eficiente, não é preciso que ela seja complicado. No entanto, é imprescindível conhecer qual é a estrutura fundamental que um estudo de mercado deve ter.
Alguns aspectos essenciais que um estudo de mercado deve abranger são:
- barreiras de entrada;
- concorrência;
- mercado-alvo;
- necessidades do mercado-alvo;
- regulamentação;
- segmentação.
A segmentação pode ser definida como o processo de identificação do perfil de grupos distintos de compradores em relação às suas necessidades e às suas preferências.
Dependendo do mercado de atuação, é muito importante fazer a segmentação do público-alvo, principalmente caso os concorrentes já adotem essa postura.
Ter um mercado-alvo consiste em identificar um nicho de mercado que tenha potencial para gerar lucratividade.
Além de identificar o mercado-alvo, é muito importante identificar as necessidades do mercado-alvo, ou seja, saber quais são as necessidades do público-alvo de um nicho e como o produto e/ou serviço que será oferecido poderá suprir essas necessidades.
Avaliar a concorrência é um aspecto muito relevante em um estudo de mercado. Não basta saber quais são as necessidades do público de um nicho do mercado, é preciso também saber o que os concorrentes estão fazendo e oferecer soluções diferenciadas aos consumidores.
Antes de iniciar um negócio, um aspecto para ser pensado são as possíveis barreiras de entrada no mercado. Como o próprio nome indica, esse aspecto se refere aos obstáculos que precisam ser vencidos para entrar no nicho de mercado.
Fazer a identificação das barreiras de entrada no mercado serve, também, para descobrir o quão difícil é para novos concorrentes investirem no mesmo nicho.
É preciso considerar toda a regulamentação envolvida no negócio. Um estudo de mercado, portanto, deve considerar os custos com burocracias e com a contratação de contadores, advogados, entre outros profissionais especializados.
Veja, a seguir, um passo a passo para te ajudar a elaborar um estudo de mercado de forma simples e eficiente:
1. Definir as perguntas a serem respondidas com o estudo
Antes de iniciar um estudo de mercado, é preciso saber qual a razão pela qual ele é necessário.
Geralmente um estudo de mercado é feito para saber a viabilidade de um novo empreendimento, para lançar um novo produto, para identificar oportunidades de negócio etc.
Em seguida, deve-se definir quais são as perguntas para as quais se deseja obter respostas, pois isso vai dar todo o direcionamento das pesquisas a serem realizadas, impactando a análise e a conclusão dos resultados.
2. Identificar o público-alvo e segmentá-lo
Conhecer bem o público-alvo é essencial para elaborar estratégias de marketing e de vendas. Você precisa saber informações específicas como:
- onde moram;
- o que gostam ou não gostam de fazer;
- como preferem ser atendidos;
- etc.
Os critérios mais comuns para fazer a segmentação do público-alvo são:
- segmentação geográfica: onde o público-alvo mora e trabalha;
- segmentação demográfica: características como sexo, idade, classe social etc.;
- segmentação psicográfica: valores, estilo de vida e personalidade;
- segmentação comportamental: onde o público-alvo procura conteúdos e produtos.
A partir dessas informações, é possível criar as personas do negócio, ou seja, representações semi-fictícias do seu cliente ideal.
3. Verificar quais são os concorrentes e as suas principais ações
Essa etapa do estudo de mercado consiste em identificar quais são as outras empresas que ofertam o mesmo produto ou serviço que você deseja vender. Isso possibilita um Benchmarking eficiente.
Além de saber quem são os concorrentes, deve-se entender:
- como eles trabalham;
- quais são os seus pontos fortes e negativos;
- quais canais utilizam para fazer o atendimento aos clientes;
- qual é a margem de lucro dos produtos ou dos serviços que oferecem;
- etc.
4. Apurar a regulamentação sobre o mercado-alvo
É importante saber quais são os órgãos governamentais e até mesmo instituições não governamentais que exercem influência sobre o mercado-alvo que se pretende atuar ou já está atuando.
5. Selecionar e desenvolver técnicas para recolher informações
Para obter as informações necessárias para responder as perguntas previamente definidas, deve-se, primeiramente, selecionar as técnicas de pesquisa mais relevantes para cada objetivo. As técnicas de pesquisa podem ser qualitativas ou quantitativas.
As técnicas qualitativas se preocupam com o significado, e não com os números, podendo revelar opiniões, motivações e atitudes dos consumidores. As 2 técnicas de pesquisa qualitativa mais utilizadas são a discussão de grupo e a entrevista pessoal.
Já técnicas quantitativas são feitas para a obtenção de dados quantificáveis, que podem ser submetidos a tratamentos estatísticos. Nesse caso, geralmente são usados formulários e questionários.
6. Coletar as informações e fazer a análise dos dados obtidos
Para coletar as informações, pode-se fazer buscas na internet, entrar em contato com entidades governamentais e com o público-alvo, além de visitar empresas concorrentes.
Depois de recolher as informações, é importante organizá-las para que possam ser feitas análises de resultados e a elaboração das conclusões do estudo.
7. Incluir os resultados do estudo de mercado no plano de negócios
A partir da realização de um estudo de mercado, você saberá:
- quais são os melhores setores ou nichos de mercado para investir;
- quais são as falhas atuais do mercado;
- onde há boas oportunidades;
- e como funciona a sua concorrência.
É importante utilizar todas essas informações para elaborar o plano de negócios e ter uma visão holística do empreendimento.
Dessa forma, existem diversos tipos de pesquisa de mercado, e o formato mais adequado para ser usado depende das perguntas que se pretende responder e da demanda da empresa.
Além disso, para fazer um estudo de mercado eficiente, primeiramente é preciso definir as perguntas a serem respondidas com o estudo. Deve-se, também, identificar o público-alvo, segmentá-lo e verificar quais são os concorrentes e as suas principais ações.
Não deixe de apurar a regulamentação sobre o mercado-alvo. Após selecionar e desenvolver técnicas para a coleta de informações, é necessário fazer a análise dos dados obtidos e incluir os resultados do estudo de mercado no plano de negócios