Consultoria SEO: Otimize seu Site para Alcançar o 1º lugar do Google

Consultoria SEO: Otimize seu Site para Alcançar o 1º lugar do Google
Consultoria SEO: Otimize seu Site para Alcançar o 1º lugar do Google

Você quer aprender tudo o que existe para saber sobre uma consultoria SEO?

Esse artigo vai te dar todas as informações sobre uma boa consultoria SEO para otimizar seu site e melhorar seu rankeamento! Confira!

Uma presença forte na web, atualmente, é mais do que essencial para qualquer empresa. Buscas no Google e nas redes sociais, afinal, são o meio que novos clientes vão te encontrar. E não apenas isso: é difícil fidelizar os clientes já existentes sem essa linha direta de comunicação.

Pense dessa forma: seus concorrentes, certamente, estão investindo na presença online. Aparecer em primeiro lugar em buscas relevantes no Google pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Para alcançar a almejada primeira posição, no entanto, você precisa investir na otimização do seu site. A consultoria de SEO, através de estudo, análises e definição de estratégias eficientes, pode te ajudar nessa jornada.

É comum ouvir falar dos termos que mais estão na moda: marketing de conteúdo, growth hacking, KPIs… Mas o que isso tudo significa, e como essas estratégias podem ajudar sua empresa?

Nesse guia completo, você vai aprender sobre isso e muito mais. Vou explicar tudo que uma consultoria SEO envolve, o que esperar desse serviço e como as otimizações são feitas.

Se você quiser, pode aprender mais sobre uma consultoria de marketing digital completa nesse outro guia que escrevi.

A seguir, confira todas as informações mais importantes para estar atento na hora de planejar o SEO do seu site. Basta continuar lendo para se tornar um expert:

O que é SEO?

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Algoritmos de Busca. Podemos definir o SEO como uma série de estratégias e técnicas de otimização.

Esse conjunto de ferramentas visa aumentar os acessos de um site, utilizando conhecimento sobre o funcionamento dos sites de busca para melhorar o posicionamento orgânico.

Ou seja, um profissional especializado em SEO conhece os fatores que o Google, por exemplo, leva em conta na hora de classificar a relevância das páginas indexadas para cada busca. Armado desse conhecimento, ele é capaz de adaptar sites para que apareçam mais à frente quando determinadas buscas são feitas.

Para otimizar um site, é preciso primeiro definir as palavras-chave que serão o foco do processo.

Ou seja, em que tipo de buscas você quer que o site apareça. Por exemplo, uma loja de roupas pode querer ser exibida quando usuários procuram por “comprar roupas online” ou até mesmo “tendências de moda para 2018” se você estiver trabalhando um artigo para marketing de conteúdo.

Elaborar uma boa estratégia de SEO, no entanto, não é fácil. Existem muitos detalhes para levar em consideração. Além disso, o funcionamento dos sites de buscas está sempre mudando. Conforme a tecnologia avança, os algoritmos são atualizados e aperfeiçoados.

Há alguns anos, a palavra-chave era o ponto mais importante em um plano de SEO. Hoje, a semântica e relevância de conteúdo pesam muito mais. E esse é apenas um exemplo. Muita coisa muda o tempo todo nessa área, então, é preciso estar sempre atualizado.

O que uma consultoria SEO deve fornecer à empresa?

A importância de marcar presença com o marketing digital nunca esteve tão clara. Para se diferenciar e sair na frente dos concorrentes, sua empresa precisará de uma boa estratégia de SEO.

Como eu mencionei no tópico anterior, essa área está sempre mudando. Devido necessidade constante de treinamentos e atualização de conhecimento, manter um especialista em SEO dentro da empresa pode sair caro. Os pequenos negócios, principalmente, não terão orçamento disponível para isso.

A consultoria SEO entra aí. Com um time de profissionais altamente qualificados e especializados, ela já possui a estrutura necessária para esse serviço. Além da equipe completa, você também contará com uma empresa especializada, com know how do que dá certo e o que não dá.

Confira o que uma consultoria SEO deve fornecer ao seu negócio:

  • Auditoria das estratégias atuais e identificação de problemas;
  • Análise de mercado e público;
  • Expertise sobre SEO, marketing digital e as melhores práticas;
  • Melhores estratégias para alcançar os objetivos de crescimento do seu negócio;
  • Ferramentas e técnicas para manutenção dos planos de marketing digital;
  • Cronograma e projeção de resultados esperados com a implementação das estratégias;
  • Métodos claros de monitoramento dos resultados.

A descrição do problema no SEO que precisa ser otimizado

A definição de uma consultoria é um serviço que aconselha e educa. Portanto, ao contratar uma consultoria de SEO, a gestão da sua empresa deverá ser extensamente informada sobre cada etapa. Esse é um processo com caráter de aprendizado.

Quando identificar problemas de estratégias de SEO durante a auditoria, a consultoria deverá descrever o problema. Você deve esperar relatórios detalhados sobre por que o fator identificado é um problema e quais consequências negativas ele pode ter. Principalmente, deve ficar claro para você como a estratégia de melhoria sugerida vai ser aplicada e por que funciona.

Os problemas encontrados podem ir além de falta de otimização. Muitas empresas ainda utilizam práticas de marketing digital consideradas negativas. Isso poderá ter um impacto tanto na performance das campanhas quanto na imagem da empresa. Por isso, é importante que esses detalhes também sejam detectados.

Qual o plano de SEO para a solução do problema apresentado

A consultoria SEO estará na sua empresa, principalmente, para encontrar soluções. Nesse momento, os problemas já foram encontrados na fase de análise. O próximo passo é desenvolver estratégias mais eficientes do que as atuais.

Para isso, o consultor usará todo o seu conhecimento especializado. O SEO bem feito consiste da aplicação simultânea de uma grande variedade de técnicas, então, não espere uma fórmula mágica.

É preciso estudar muito bem a situação da empresa e setores específicos para definir as melhores soluções.

É muito importante que a gestão da sua empresa entenda o que será feito.

Quanto melhor forem compreendidos os processos, mais fácil é manter as estratégias depois do término da consultoria.

É claro, existe a opção de contratar uma consultoria contínua. No entanto, muitas empresas, em especial de pequeno porte, acabam optando por um processo mais pontual. E, nesse caso, é preciso garantir que as boas práticas continuarão a ser aplicadas.

Ela não pode oferecer serviços que ferem as boas práticas do Google!

Falando em boas práticas, é sempre bom lembrar que, como em todo setor do marketing, existem regras e convenções a serem seguidas. Isso envolve desde regras de otimização até princípios éticos.

Por exemplo, vamos revisar algumas boas práticas de otimização:

  • Prepara um sitemap para acelerar o mapeamento pelo mecanismo de busca;
  • Utilizar meta tags com descrições sobre o conteúdo;
  • Garantir que todas as páginas do site são acessíveis através de links visíveis;
  • Faça uso de um arquivo robots.txt para evitar que o mapeamento siga links de publicidade;
  • Disponibilize o conteúdo de forma hierárquica, separado por subtítulos. A hierarquia também deve estar presente na organização das páginas.

Agora, confira algumas boas práticas éticas:

  • Crie as páginas pensando no usuário, e não no mecanismo de busca;
  • Não engane seus usuários para aproveitar palavras-chave que não estão relacionadas ao seu conteúdo;
  • Não utilize conteúdo gerado automaticamente;
  • Não use conteúdos copiados;
  • Não use redirecionamentos não-autorizados e imagens hospedadas por terceiros.

Uma consultoria SEO séria sempre seguirá essas recomendações à risca! Se você tiver interesse, pode ver uma lista completa de boas práticas publicada pelo Google.

Diferença entre white hat e black hat

Você já deve ter escutado falar desses dois termos na internet: white hat e black hat. A origem desses termos está na cultura hacker. Nela, “white hat” é o termo para se referir aos profissionais de segurança que usam seus conhecimentos para proteger os sistemas de ataques. Por outro lado, hackers “black hat” utilizam técnicas agressivas, falhas e vulnerabilidades para invadir sistemas.

No SEO, os termos são usados de forma parecida. Vou explicar melhor a seguir:

SEO White Hat

A estratégia white hat de SEO utiliza um conjunto de boas práticas, visando conseguir resultados sem explorar brechas nas ferramentas. As técnicas utilizadas estão sempre dentro dos parâmetros definidos como ideais pelo Google. Isso garante um crescimento limpo, no qual o site nunca será considerado irregular ou ruim pelos mecanismos de busca.

Esse, no entanto, costuma ser um processo mais lento de crescimento orgânico. No entanto, tem a vantagem de proteger completamente a imagem do site e da empresa.

Veja alguns exemplos de técnicas de SEO white hat:

  • Criação de conteúdo original e de qualidade;
  • Participação significativa em blogs, fóruns e comunidades do segmento;
  • Divulgação em grupos de nicho.

SEO Black Hat

O SEO black hat está baseado em práticas mal vistas, que visam se aproveitar de vulnerabilidades e do funcionamento das ferramentas para acelerar o crescimento. Na maioria das vezes, essas estratégias são mal intencionadas, visando burlar diretrizes de qualidade e enganar algoritmos.

Apesar do crescimento ser rápido, ele apresenta riscos de penalidades. Seu site pode perder rankeamento ou até mesmo ser removido completamente das buscas. Em geral, as práticas black hat acabam não valendo a pena.

A seguir, confira alguns exemplos de práticas de SEO black hat:

  • Cloaking (o site apresenta um conteúdo aos visitantes e outro, mascarado, aos algoritmos de busca;
  • Doorway pages (páginas de redirecionamento criadas apenas com a intenção de conseguir rankeamento);
  • Enganar os robôs de pesquisa para levar páginas não-relevantes ao topo das buscas;
  • Uso de palavras-chave populares, mas irrelevantes no conteúdo;
  • Spam de links em comunidades, blogs e fóruns.

Boas práticas do Google

Não preciso nem falar: o ideal é que seu site mantenha o uso de técnicas white hat, apenas. Assim você não corre nenhum risco, nem de perder rankeamento nem de sujar a imagem da sua empresa.

Práticas black hat como spam e páginas falsas podem enganar os robôs, mas certamente vão irritar os usuários reais. E é nele, no seu consumidor, que o seu foco deve estar.

A chave do SEO white hat é o conteúdo. Para atrair visitantes de forma orgânica, seu site precisa oferecer informações relevantes que acrescentem coisas novas ao conhecimento do leitor. Quanto mais interessante e original o conteúdo, maior é a possibilidade de links, compartilhamentos e visitas.

Tanto as diretrizes quanto as últimas atualizações do algoritmo do Google deixam claro: Quanto mais relevante for o seu conteúdo, melhor posicionado ele estará.

Isso é feito, atualmente, através da análise de semântica. Isso é, o robô de busca espera encontrar na sua página determinadas expressões dependendo da sua palavra-chave.

Por exemplo, em uma página cujo título é “Receita de frango assado”, o Google espera encontrar palavras como “forno”, “ingredientes” e “temperatura” no decorrer do texto.

Seguir essas e outras boas práticas indicadas pelo Google vai garantir que seu site mantenha um crescimento estável e saudável. Por isso, não caia na tentação de usar técnicas obscuras buscando sucesso instantâneo. A longo prazo, realmente não vale a pena.

Mobile friendly website

Uma das práticas recomendadas mais importantes atualmente é adaptar o seu site para plataformas mobile. Acredite, a grande maioria das pessoas acessa a internet apenas através de smartphones e tablets. Com o aumento do poder desses gadgets, possuir um desktop se torna cada vez mais raro.

Por isso, é imperativo que o site seja responsivo e otimizado para mobile. Ou seja, se ajuste automaticamente a todos os tamanhos e resoluções de tela. Também é fundamental ajustar as funcionalidades para o touchscreen. Por exemplo, menus que só abrem quando o mouse flutua neles não são uma opção viável nesses meios.

É possível criar um site completamente separado para mobile, mas isso não é recomendado. Além de ter o dobro de trabalho, a mudança na identidade visual pode confundir os usuários. A recomendação é fazer apenas um site que seja adaptável.

Boa navegação no site

Tanto para os seus usuários quanto para o Google, quanto mais organizada for a navegação no seu site, melhor. Todos os links devem estar alinhados de maneira hierárquica. Além disso, é essencial que o menu de navegação esteja bem visível e seja o mais acessível possível.

Isso é importante por dois motivos:

Primeiro, e mais óbvio, o leitor precisa encontrar todas as informações com facilidade. Imagine que alguém chegou no seu blog através de um artigo com tutoriais. Se essa pessoa se interessar pelos seus serviços, precisa encontrar as páginas de informações e compras rapidamente.

O segundo motivo diz respeito ao funcionamento dos crawlers, nome dado aos robôs de indexamento de páginas. Para que todas as páginas do seu site apareçam no Google, esses robôs precisam encontrá-las e compreendê-las. O modo que eles fazem isso é através dos links disponíveis no seu site. Quanto mais organizados e hierárquicos forem, melhor ficará o mapeamento.

Trabalhe o nome da sua marca

O nome da sua marca pode ser o seu maior trunfo de SEO. Um nome que seja compatível com as suas palavras-chave pode tornar o rankeamento muito mais fácil.

Eu já escrevi um guia bastante detalhado sobre como aproveitar o nome da sua empresa para alavancar o SEO. Recomendo que você dê uma lida para entender melhor.

O fato é que com um nome criativo, único e memorável, você se destaca da concorrência. E com um nome que esteja condizente com os produtos que você oferece, muito mais pessoas vão te encontrar.

Consultoria SEO boa X Consultoria SEO ruim

Agora você já entende um pouco melhor sobre o que é SEO e quais são suas principais características. A importância de investir nisso também já deve estar clara. Mas, como diferenciar uma consultoria SEO boa de uma ruim?

Bem, o melhor jeito de avaliar a qualidade do serviço é conhecendo mais sobre ele. Quando você passar a entender as estratégias e boas práticas, ficará muito mais fácil apontar a diferença.

Até lá, vamos nos basear em algumas características mais simples: foco, estratégias e resultados.

Analisando esses três pontos, é possível diferenciar uma consultoria SEO boa de uma que provavelmente não terá tanto sucesso.

Consultoria SEO de sucesso

Uma consultoria SEO de sucesso, primeiramente, não vai economizar na informação. Para que funcione bem, é necessário que sua empresa entenda os problemas e as medidas a serem tomadas.

Além disso, vai demonstrar preocupação com as normas e boas práticas vigentes. Lembre-se que não seguí-las pode acarretar em penalidades no rankeamento.

Uma das maiores características de uma consultoria SEO de sucesso é a facilidade da empresa em continuar as estratégias depois da implementação. Se tudo for feito de maneira correta, uma consultoria pontual é capaz de mudar os hábitos de SEO de um negócio para sempre!

Aumento nos resultados, cliques e conversões

É claro, os resultados são um ótimo jeito de medir o sucesso de uma medida. Para isso, no entanto, a consultoria deve ter ajudado sua empresa a definir as métricas e KPIs mais importantes.

Saber o que analisar é tão importante quanto a análise. Os resultados devem estar de acordo com as projeções e cronogramas. Mas, principalmente, devem estar alinhados com os objetivos da empresa.

Se o objetivo era conseguir melhor rankeamento, mas só houve aumento de visualizações na página, esse resultado não pode ser considerado exatamente positivo. Portanto, na hora de medir os resultados alcançados após a consultoria de SEO, leve em conta seus objetivos iniciais.

As estratégias adotadas ajudaram a atingir suas metas. Se não, onde foi o problema?

Foco na experiência do usuário

O problema de avaliar uma consultoria pelos seus resultados é que você precisará esperar um período para arrecadar dados. Nesse período, você pode estar desperdiçando dinheiro em ações ineficientes. Mas é possível identificar uma boa consultoria SEO logo no começo. Isso é feito através do foco que ela demonstra.

Lembre-se da diretriz do próprio Google: Crie suas páginas para os usuários, não para os mecanismos de busca. Uma consultoria SEO de sucesso deverá ter esse mesmo foco.

Pensar na experiência do usuário em primeiro lugar é uma verdadeira fórmula de ouro. E isso vale tanto para o marketing quanto para qualquer setor. Uma vez que você foca suas ações nas necessidades e desejos da persona do seu cliente, não há como errar.

A pergunta que a consultoria SEO de qualidade não é “como podemos subir o rankeamento?”, e sim “em que conteúdo esse público estaria mais interessado?”. Isso porque sabe que atender às necessidades de conteúdo do consumidor vai significar melhor rankeamento.

Quando deve ser realizada uma consultoria SEO?

Muitas empresas têm dificuldade de definir o melhor momento para começar a consultoria SEO. Afinal, essa é uma medida que exige investimento, planejamento e estrutura. Negócios que acabaram de começar raramente vão dispor dos recursos necessários, infelizmente.

Esse é um processo muito importante, no entanto, inclusive para a expansão da empresa. Atualmente, a grande maioria das pessoas encontra novos serviços através de buscas na internet. E quase todas, quando se deparam com um produto, realizam pesquisas online antes de comprar. A presença na web já é uma obrigatoriedade para todos os seguimentos.

Se a sua empresa pretende crescer e expandir, a consultoria SEO é uma ótima ideia. E a vantagem desse modelo de trabalho é que não é necessário montar uma equipe de marketing especializada no seu negócio.

Principalmente em empresas com outro foco, manter um setor completamente novo certamente será mais custoso do que é conveniente.

A contratação de uma consultoria SEO é uma ótima alternativa nesses casos. Além disso, ela pode trazer para a sua empresa o know how adquirido com inúmeros outros negócios. Nesse ramo, experiência é algo valiosíssimo.

Com a consultoria, você contará com uma equipe completa de profissionais especializados e dedicados a atualização de seus conhecimentos.

Confira como saber quando sua empresa poderá se beneficiar de uma consultoria SEO:

  • O crescimento e melhora dos resultados web é parte do planejamento anual;
  • Os números do site e redes sociais estão estagnados há meses;
  • Os profissionais internos não possuem o conhecimento necessário para desenvolver estratégias SEO eficientes;
  • Sua empresa não possui porte e recursos para criar um setor de marketing digital e SEO interno.

Consultoria Pontual X Consultoria Contínua

Quando você decidir que é hora de contratar uma consultoria SEO para sua empresa, será necessário decidir entre dois tipos de serviços. A consultoria pontual ou contínua.

A melhor opção vai depender muito das necessidades da sua empresa. A consultoria pontual é o suficiente para empresas que precisam realizar uma auditoria em seus meios de marketing digital e aprender práticas e estratégias melhores. É possível aprender muito com esse tipo de serviço e continuar a aplicar o aprendizado adquirido mesmo após o término do processo.

Esse tipo de serviço também é muito útil para empresas que perderam rankeamento de forma repentina ou farão mudanças muito drásticas no site.

A consultoria SEO contínua é mais comum no mercado. Com acompanhamento constante, é mais fácil garantir resultados de longo e médio prazo. Outra vantagem é não precisar transferir as responsabilidades de análise e monitoramento para os processos internos da empresa. Contar sempre com a consultoria de profissionais qualificados é garantir que nada sairá fora do planejado.

Pontos principais de um plano de consultoria SEO

Um plano completo de SEO será composto por diferentes etapas e seções. Elas não são exclusivas, no entanto. Acontecem ao mesmo tempo e interagem dinamicamente umas com as outras.

Estou estabelecendo essa divisão por motivos didáticos. Assim, fica mais simples entender o que compõe um bom plano de consultoria SEO.

Auditoria do site

A primeira coisa que precisa ser feita é uma análise completa das ferramentas e estratégias atuais da empresa. Afinal, não é possível sugerir soluções se você não conhece os problemas.

A auditoria é realizada a partir de diferentes óticas:

  • As práticas utilizadas atualmente se enquadram nos padrões estabelecidos?
  • Tudo que poderia ser feito para otimizar o site para os robôs de busca foi feito?
  • Como estão os resultados e estatísticas do site?
  • Quais são os pontos mais claros onde melhorias podem ser implementadas?

Esse processo ajudará a eliminar práticas de SEO mal vistas, que podem prejudicar o rankeamento e imagem da empresa. Além disso, identifica possibilidades de melhorias e otimizações. A análise dos resultados também vai deixar a definição de metas, objetivos e métricas mais fácil.

Um objetivo bem definido

Para que um plano dê certo, primeiro ele precisa ter um objetivo muito bem definido. Afinal, caminhar sem rumo no mundo do marketing é sinônimo de desperdiçar tempo e dinheiro. Definir uma meta clara e realista é fundamental durante a consultoria SEO.

Por melhor que seja a equipe, é impossível fazer tudo ao mesmo tempo. Então, se concentre nos objetivos mais importantes no momento. Ele é melhorar o rankeamento do site? Aumentar o número de leads? Seja qual for, defina de forma clara e mantenha o foco nele.

Isso também ajudará a selecionar as melhores métricas para acompanhar. Dessa forma, a equipe não fica soterrada em dados que não são tão relevantes. Quando você conhece seu objetivo, é muito mais fácil definir o caminho para chegar lá. E, claro, avaliar o seu progresso.

Profissionais envolvidos

Como eu ressalto frequentemente, o mundo do marketing digital é muito dinâmico. As coisas mudam do dia para a noite, e ficar na frente exige envolvimento e dedicação.

Os profissionais dessa área precisam aprender rápido e não ter medo de mudar seus métodos. As regras de dois anos atrás já estão ultrapassadas, e logo as de hoje ficarão também. É preciso estar atento às novas tecnologias e avanços no setor.

Por isso, a seleção de uma equipe envolvida e disposta é um dos pontos mais importantes da consultoria SEO.

Conhecimento das ferramentas

Além de conhecer as tendências, os profissionais precisam conhecer as ferramentas mais usadas no mercado. Se a consultoria for capaz de transmitir esse conhecimento facilmente, melhor ainda.

Existem muitos dados a ser monitorados, e muitas simulações para fazer. Acompanhar tudo isso à mão é praticamente impossível. Felizmente, existem uma série de ótimas ferramentas, plugins e softwares feitos especialmente para ajudar.

Aproveitar desses recursos é essencial para garantir os melhores resultados possíveis.

Processo do trabalho

As estratégias, métodos e processos que a consultoria SEO elegeu como adequados precisam estar claros. É preciso que sua empresa compreenda completamente o que está sendo feito. Isso te ajudará no monitoramento dos resultados e na continuidade da utilização das técnicas.

Aprender as boas práticas e entender os processos vai eliminar boa parte do retrabalho. Afinal, se o conteúdo já é produzido de forma otimizada, a equipe não precisa fazer edições para adequar a peça às regras se SEO.

Um processo de trabalho claro e bem definido é uma das características fundamentais de um plano de consultoria SEO completo.

O que deve conter em uma auditoria do site?

Uma auditoria completa em um site pode ter muito mais elementos do que você imagina. Aqui, vou descrever as informações essenciais para essa fase da consultoria SEO. Se você quiser uma explicação mais completa, incluindo um passo a passo para fazer uma auditoria SEO em um site, leia esse outro artigo que escrevi.

A auditoria SEO do site deve conter:

  • Alcance do nome do seu negócio e a visibilidade de nome, endereço e telefone;
  • Estudo sobre a cidade do seu negócio e a geografia local;
  • Dados de análises da sua concorrência;
  • Análise extensiva da palavra-chave principal;
  • Análise dos concorrentes melhor colocados nessa palavra-chave;
  • Análise de buscas locais (palavra-chave + localidade do seu negócio);
  • Análise de adequação das tags e meta tags em todas as páginas (title, meta, description e keywords);
  • Análise de endereços url e acessibilidade da navegação do site;
  • Análise de palavras-chave geo-modificadas e geo-direcionadas;
  • Verificação da busca pelo nome da sua empresa no Google e em outros sites de busca;
  • Verificação do nome da empresa em serviços como o Google Meu Negócio;
  • Acompanhamento de comentários e engajamento nas páginas e redes sociais;
  • Identificação de conteúdo duplicado ou copiado;
  • Análise da experiência de usuário e interface;
  • Números e performance das redes sociais;
  • Citações da marca e mapeamento de backlinks.

Como você pode ver, são muitas informações. Acontece que quanto mais detalhada for essa auditoria, mais fácil é identificar os problemas e possibilidades de melhoria. Então, investir tempo nesse estudo pode valer muito a pena, em especial a longo prazo.

Como fazer uma auditoria técnica de um site com o Screaming Frog

É claro, não é necessário levantar todas essas informações manualmente. Existem muitas ferramentas capazes de acelerar, automatizar e otimizar esse processo. Afinal, quanto menos manual, menor as chances de erro.

O Screaming Frog é uma dessas ferramentas. Trata-se de um robô crawler, parecido com o que o Google utiliza. Ele é capaz de percorrer os websites coletando quantidades incríveis de informação. Esses dados possibilitam uma análise SEO bastante completa.

Existe uma versão paga e uma gratuita da ferramenta. As limitações da versão grátis estão associadas principalmente à quantidade de urls que podem ser analisadas, além de funções de integração com outras ferramentas como o Google Analytics. Na versão paga também é possível customizar vários aspectos do funcionamento do robô.

Essa ferramenta possibilita que você:

  • Encontre links quebrados;
  • Realize auditoria de redirecionamentos;
  • Cheque os títulos e meta data nas páginas;
  • Encontre conteúdo duplicado;
  • Extraia dados relevantes das páginas;
  • Analise o comportamento e diretivas de robôs em seu site;
  • Gere arquivos de Sitemaps em XML, prontos para upload no Google Analytics.

O melhor é que é bem simples usar esses recursos. A interface é auto-explicativa e o conteúdo está dividido em abas para facilitar o uso. Os relatórios são extremamente complexos, e podem ser filtrados para exibir suas métricas mais importantes. Também é possível exportar os relatórios para planilhas Excel.

A página da ferramenta oferece diversos guias sobre como usar a ferramenta, incluindo todos os objetivos e funcionalidades. Você também encontra ótimos tutoriais no Youtube se estiver tendo dificuldades.

Passo a passo de uma consultoria SEO

Agora que você já tem uma ideia mais geral de como uma consultoria SEO funciona, vou mostrar um passo a passo completo do processo. Entender todas essas etapas é muito importante para sua empresa.

Neste guia, irei falar sobre as estratégias mais eficientes, melhores ferramentas e as boas práticas associadas ao planejamento SEO. É só continuar lendo para aprender.

#1 O que deve ser feito inicialmente

Antes de começar, é preciso fazer várias análises. A auditoria completa que já descrevi nesse artigo será parte desse momento. Mas apenas encontrar os problemas não é o suficiente para concluir a análise inicial necessária para a consultoria SEO.

Depois do objetivo definido e auditoria realizada, é hora de entender melhor como é possível resolver os problemas. Para isso, vamos nos aprofundar nas métricas mais importantes.

Além disso, é preciso estudar de perto a concorrência e o que ela está fazendo. A última fase dessa preparação será entender melhor os números e performances de busca do seu nicho. Vamos lá?

Definição dos KPIs

Os KPIs, ou Key Performance Indicators (Indicadores chave de performance, em português) são as principais métricas do seu plano de SEO. Ou seja, definir os KPIs é encontrar quais são as estatísticas que vão indicar o sucesso das estratégias implementadas.

Por exemplo, suponha que o objetivo da consultoria SEO for aumentar o número de leads. Para medir o sucesso dos métodos usados, será muito mais importante monitorar o número de formulários preenchidos no site do que o rankeamento no Google.

A definição dos KPIs está, então, atrelada ao objetivo que sua empresa tem. Eles serão as métricas usadas para acompanhar o progresso e efetividade das ações.

Analise competitiva do mercado – principais concorrentes

Não olhar para os concorrentes na hora de planejar o SEO é um erro que muitas empresas cometem. O fato é que você precisa saber quem são os líderes do mercado – e os líderes do rankeamento.

Entender a competição é essencial para se manter à frente. E não falo apenas de saber quem é sua concorrência. Nessa análise, você deverá incluir as estratégias de SEO e marketing usadas, o estilo da comunicação, toda a informação que você puder. Isso pode oferecer insights importantes sobre o que funciona e o que não dá tão certo.

Verificar o volume de pesquisas da sua palavra-chave escolhida também é importantíssimo. Além disso, não esqueça que é muito importante que o nome da sua empresa seja único e esteja em destaque. Duas empresas com nomes muito parecidos na página inicial do Google é um problema de marketing para ambas.

Analise dos resultados de busca para o nicho

A parte mais importante do seu SEO sempre será o público-alvo. Por isso, é importante verificar como estão os resultados de busca no seu nicho. Tente diferentes palavras-chave relacionadas, e não deixe de checar os volumes de busca.

Os primeiros resultados dessas buscas podem oferecer informações importantes sobre o tipo de conteúdo considerado relevante. O estudo de grupos e comunidades nas redes sociais também é interessante para entender quais são as necessidades do seu público.

Lembre-se: Para dar certo de verdade, o SEO precisa ser focado no conteúdo. E, para ter qualidade, o conteúdo precisa ser focado no seu consumidor.

#2 Desenvolvimento de Estratégias Eficientes

Uma vez que todo o estudo de mercado e análise das ações atuais estão prontos, é hora de pensar em melhorias. Acredite: uma estratégia de SEO sempre pode melhorar, em especial se essa é a primeira vez que um empresa passa pela consultoria SEO.

É claro, não existe uma fórmula mágica para conseguir o melhor SEO possível. Qualquer consultoria que te prometa algo assim não está sendo totalmente honesta.

As estratégias mais eficientes vão depender muito dos objetivos e recursos da sua empresa. Além disso, a consultoria SEO deverá levar em consideração a dinâmica de mercado da área, público-alvo e persona, estratégias da concorrência e muitos outros fatores.

É por isso que a fase de análise é tão importante. Os dados colhidos na auditoria e estudo de mercado vão orientar todas as decisões daqui para frente.

Estratégias de branding

O branding refere-se à imagem da sua marca. É muito comum confundir as estratégias de branding com o design da marca, no entanto. O design é apenas uma pequena parte do branding. É claro, sua empresa deverá ter um logo reconhecível, utilizar cores da melhor maneira possível e possuir uma identidade visual que consiste em seus produtos e comunicações.

No entanto, o branding é mais que isso. O tom usado nos conteúdos publicados e anúncios, a forma de interação com os usuários, as temáticas abordadas… Tudo isso faz parte desse processo. Até mesmo os processos internos da empresa podem influenciar no branding.

Quer exemplos? Quantas lojas do ramo Fast Fashion perderam clientes por envolver-se em escândalos referentes às condições de trabalho das fábricas? E quantos cosméticos são muito mais atraentes para um determinado nicho por não realizarem testes em animais?

Tudo que partirá da sua empresa e chegará no público afeta o branding. Por isso, é importante definir uma imagem e usar estratégias que se alinhem sempre com ela. Manter a consistência é fundamental para o reconhecimento e fortalecimento da marca.

Estratégias de growth hacking

Growth hacking é um termo usado para a aplicação de estratégias que encontram brechas nas estratégias de SEO que podem ser exploradas para potencializar o crescimento. Mas muito cuidado: Growth Hacking não significa SEO Black Hat.

Essas estratégias não devem abusar de práticas consideradas negativas pelos guias do Google. Lembre-se que essas ferramentas podem acarretar em perda de rankeamento e até mesmo exclusão do site das buscas. Além de tudo, afetam sua imagem.

O growth hacking bem feito não apresentará esses riscos. É claro, com a popularidade do método, surgiram muitos mitos sobre suas utilidades e funcionamento.

Um consultoria SEO deve estar inteirada sobre as últimas práticas e estratégias, o que realmente funciona e o que é apenas mito e principalmente se as ferramentas usadas são consideradas boas práticas pelo Google.

#3 SEO On Page

O SEO on page é aquele que é trabalhado diretamente nas páginas do blog e site da sua empresa. Através de diversas regras, ferramentas e ajustes, é possível usar o SEO para melhorar o rankeamento da página em buscas.

Antigamente, apenas as palavras-chave eram importantes. Isso é, se sua página continha várias vezes as palavras que o usuário procurou no Google, ela apareceria primeiro. Hoje, os fatores que influenciam o rankeamento são bem mais complexos.

Veja a página inicial dessa busca por “avenida paulista”:

Note que além dos resultados, existem resultados de principais notícias (vermelho) e go Google maps (amarelo). Existem muitos tipos de conteúdo que possibilitam o aparecimento nessa chamada “posição zero”. Entre eles estão: notícias, definições de palavras e termos, artigos em wiki, vídeos, imagens e passo a passos.

Você pode ler mais sobre isso nesse outro artigo que escrevi para o blog. Não deixe também de ler sobre como usar o Google Imagens para otimizar o SEO das suas páginas.

Estratégia de conteúdo

Se antigamente as rainhas dos mecanismos de busca eram as palavras-chave, a liderança de hoje fica por conta do marketing de conteúdo.

Gerar conteúdo original e de qualidade, atualmente, é o melhor jeito de garantir as melhores classificações nos mecanismos de busca. Isso acontece porque o Google, hoje, favorece muito mais a semântica e relevância da página do que o número de palavras-chave.

O ponto de vista técnico não é o único no qual o marketing de conteúdo se sobressai. Essas estratégias possibilitam que mais clientes te encontrem, melhoram a imagem da empresa e aumentam a possibilidade de engajamento. Veja por que:

  • Pessoas tendem a procurar informações muito mais do que produtos. Por exemplo “como remover manchas de azulejos” é uma busca mais comum do que “produto para limpar azulejos”. Ao fornecer conteúdo relevante para sua área, você amplia o número de pessoas que encontram sua empresa.
  • O marketing de conteúdo cria a imagem de um negócio que se preocupa em informar e ser útil ao consumidor. É um contexto muito mais positivo do que apenas bombardear seu público com anúncios.
  • Conteúdo útil e original é frequentemente compartilhado. Sendo a fonte, todos os links apontam para seu site!

Captação de leads

Leads nada mais são do que clientes em potencial. Mas não qualquer pessoa que pertence ao seu público-alvo: São consumidores que já demonstraram interesse nos seus produtos.

Os leads podem ser, por exemplo, pessoas que se cadastraram no site para fazer download de algum material disponibilizado ou receber atualizações sobre os produtos.

Como você já deve ter imaginado, o marketing de conteúdo é uma estratégia importantíssima para a captação de leads. A ideia é criar motivos para que os clientes realizem esse primeiro contato com a empresa. As possibilidades vão desde cadastros e pedidos de orçamento até conseguir seguidores nas redes sociais.

A consultoria SEO deverá apresentar um plano claro, conciso e eficiente para captação de leads. Se quiser aprender mais sobre esse assunto, dê uma lida nesse artigo completo sobre o assunto que disponibilizei no blog.

Otimização para mobile

Em uma época onde a grande maioria das pessoas acessa conteúdo exclusivamente através de smartphones e tablets, otimizar seu site para essas plataformas é essencial.

A otimização para mobile, em geral, consiste em garantir que toda a informação do seu site pode ser facilmente acessada de um dispositivo móvel. Existem bastante ferramentas para garantir a compatibilidade. Eu falei um pouco mais sobre elas nesse post.

Veja alguns pontos que a consultoria SEO deverá checar sobre a acessibilidade mobile:

  • Performance geral do site;
  • Tempo de carregamento das páginas e imagens em conexões 3g e 4g;
  • Consistência da identidade visual com a versão desktop;
  • Acessibilidade dos links e menus de navegação;
  • Visualização adequada do conteúdo sem a presença de rolagem horizontal;
  • Exibição de texto e outros conteúdos sem necessidade de usar o zoom do navegador;
  • Compatibilidade com funcionalidades como touchscreen e a ausência de um mouse;
  • Experiência do usuário e de interface adequadas e intuitivas.

Copywriting para title e meta tags, e conteúdos em geral

Você conhece o copywriting? Trata-se de uma técnica de redação voltada especialmente para a venda de produtos e serviços. Imagine o texto como o discurso transcrito de um vendedor habilidoso. Isso é copywriting.

O título da página e o conteúdo das meta tags serão a primeira coisa que o consumidor em potencial vai ver. São essas propriedades que definem como seu site aparece nas buscas.

Por isso, utilizar essa técnica de escrita aqui é essencial para chamar atenção para seu site. Mas cuidado: para dar certo, o copywriting precisa ser feito da forma correta.

A consultoria SEO poderá te dar dicas e apontar os melhores caminhos para usar esse tipo de redação. Quando não é bem trabalhado, o copywriting soa artificial, forçado e desagradável. Por isso, é melhor estudar um pouco sobre gatilhos mentais e polir as técnicas de redação primeiro.

Utilizar essa técnica no conteúdo também pode ser produtivo. No entanto, evite que todos os posts e comunicações utilizem esse mesmo estilo. Varie com o storytelling, tutoriais e instruções, notícias e outros tipos de textos.

Heading tags

As heading tags são parte da organização da página. Elas definem os títulos, subtítulos e separações do conteúdo. Você percebeu que esse texto está separado em pequenas seções? Isso é feito sinalizando para o navegador que certas linhas do texto tratam-se de subtítulos.

Essa estrutura é organizada de forma hierárquica. Através de códigos, definimos a divisão do texto em tópicos e subtópicos. Por exemplo:

  • O título principal desse post “Consultoria SEO: Otimize seu site para alcançar o 1º lugar do google” é sinalizado com a tag <h1> (heading 1)
  • Ele está separado em seções, como a atual: “Passo a passo de uma consultoria SEO”. Isso é especificado para o navegador através da tag <h2>
  • Dentro desse tópico, existem passos, como “SEO on page”. A sinalização é <h3>
  • Finalmente, estamos na seção que fala sobre heading tags, marcada como <h4>

Isso é importante por dois motivos: Primeiro, através dos títulos e subtítulos o mecanismo de busca tem uma ideia melhor dos assuntos que a página aborda. O outro ponto é que essa organização contribui para outro ponto importante do SEO: legibilidade.

É muito mais fácil para o leitor acompanhar o texto ou encontrar a informação que precisa com essa divisão. O Google leva isso em consideração, preferindo páginas nesse modelo sobre páginas que contém as temidas “paredes de texto”.

Performance geral do site

A performance do site é tão importante quanto o conteúdo. Pouquíssimas pessoas terão paciência para navegar em um site que apresenta erros, bugs e navegação complicada.

Contar com bons designers, focados em experiência de interface, e com bons desenvolvedores front end é essencial para o site.

Assuma que, no primeiro problema, seu cliente procurará outro site. Se alguma página não abrir, alguma imagem não carregar ou o leitor encontrar links quebrados, você perdeu esse cliente. Para ele, não importa se o erro for temporário ou apenas com o seu computador. Se não conseguir acesso às informações que precisa, ele vai procurar outra opção.

Por isso, é importante checar a performance do site, números de erros, bugs que impeçam a navegação e outros fatores que possam afetar a experiência do usuário.

Velocidade de carregamento

Dependendo da sua idade, talvez você se lembre do quanto tempo as pessoas estavam dispostas a esperar pelo carregamento de um conteúdo nos anos 90 e meados dos anos 2000. Mas como você provavelmente sabe, esse cenário mudou drasticamente.

Na grande maioria do mundo, as velocidades de conexão são incríveis. Os usuário se acostumaram rápido com essa comodidade, e não estão mais dispostos a esperar longos períodos de carregamento.

Seja para vídeos, imagens ou outros tipos de conteúdo, o seu site precisa carregar rápido. Lentidão no carregamento normalmente indica problemas com o banco de dados ou com os servidores onde o site está hospedado.

Parte da consultoria SEO é garantir que o plano de hospedagem escolhido atende todas as necessidades da empresa. Alguns tipo de negócios, como e-commerces, certamente precisarão de servidores mais potentes. Se a empresa tem apenas um site institucional, no então, planos mais simples podem resolver.

O importante é monitorar as velocidades médias de carregamento de todos os elementos do site e garantir que tudo funcione sem problemas.

#4 SEO off page

O SEO off page diz respeito às ações de SEO feitas em sites de terceiros. No começo, é comum ter dúvidas sobre isso: Como você pode ter controle do que acontece nos outros sites?

Bem, através de sistemas de parcerias, posts ou links patrocinados e principalmente através de redes sociais e marketing de conteúdo, é possível trabalhar o SEO fora do seu site.

Entenda melhor:

  • Quando você produz conteúdo original de qualidade, pessoas o compartilham em redes sociais, espalhando links do seu site pela internet;
  • Quando você fecha parcerias com outros sites, como blogs sobre sua área e sites de notícias ou negócios, você pode trabalhar com guest posts. Eles também podem exibir anúncios para seu site;
  • Existem blogs, páginas e grupos que oferecem serviços pagos de anúncios e posts patrocinados;
  • Quanto mais links para seu site estiverem presentes em outros lugares, melhor o seu rankeamento.

Estratégia de link building

Link building é a ação de gerar links para o seu site em outros lugares na internet. Isso pode ser feito através de compartilhamentos, parcerias, guest posts, anúncios e posts patrocinados, e até mesmo através da divulgação manual em grupos e comunidades do nicho.

É importante lembrar que algumas técnicas de linkbuilding, como spam através de bots e publicação de links em sites e grupos que não autorizam a prática são considerados black hat e extremamente mal vistas. Na maioria das redes sociais, essas ações acarretarão em bloqueio da conta.

Eu escrevi um artigo mais detalhado com algumas dicas de como conseguir trabalhar melhor o link building (sem sair do White Hat). Você pode encontrar o artigo nesse link se estiver interessado.

Estratégia de guest posts

Os guest posts são conteúdos escritos pela sua empresa e disponibilizados em outros blogs. Normalmente, eles seguem o modelo de um especialista explicando detalhes sobre a área. Blogs de notícias, nicho e comunidades sobre sua área são os melhores locais para usar essa estratégia.

No corpo do post, você pode fornecer links para artigos do blog da sua empresa ou até mesmo para o próprio site. Os modelos de entrevistas sobre os serviços e área ou tutoriais também são bastante populares.

Em algumas situações, é possível fazer parcerias e “trocar” guest posts com os sites escolhidos. Outras empresas cobram por esse tipo de serviço, usando o modelo de post patrocinado.

#5 Melhores ferramentas para consultoria SEO técnico

Para que a consultoria SEO seja realmente eficiente, é preciso acompanhar todos os dados e fazer muitas otimizações ao mesmo tempo. Dependendo do tamanho da empresa e quantidade de conteúdo, isso pode ficar muito complicado, muito rápido.

Por isso, é essencial que a consultoria SEO esteja familiarizada e faça uso de ferramentas eficientes que auxiliem na análise e tomada de decisão. E existe uma grande variedade de ferramentas disponíveis.

Escolher as opções mais adequadas para as métricas importantes para a empresa pode ser uma tarefa um pouco complexa. É preciso avaliar as funções de cada opção e entender o que precisará realmente ser utilizado.

Algumas ferramentas são gratuitas, outras pagas. Algumas oferecem uma quantidade sufocante de informação, enquanto outras são bem especializadas. Existem ferramentas que fazem as mesmas coisas mas variam em precisão.

Em resumo, é preciso estudar a fundo as necessidades atuais da empresa, que devem ter sido detectadas durante a análise da Consultoria SEO. Além disso, é preciso conhecer e se familiarizar com uma variedade de ferramentas.

A seguir, preparei as mais usadas no mercado atualmente. Confira:

Utilidades e vantagens do Screaming Frog

O Screaming Frog é uma ferramenta de análise extremamente completa – e complexa. O site disponibiliza uma versão gratuita, com menos funcionalidade e limitações de buscas. A versão paga é completamente personalizável e capaz de fazer quantas buscas diárias forem necessárias.

Um dos principais atrativos dessa ferramenta é a quantidade de dados levada em conta em cada busca. Ela simula o funcionamento do robô de indexação do Google, através do seu próprio crawler que percorre o site escolhido, mapeando as informações.

Ela tem a opção de analisar também sua concorrência direta, o que pode gerar dados muito úteis para o planejamento de marketing.

Todos os relatórios podem ser filtrados e exportados para planilhas do Excel. Essa é uma função que facilita a comunicação entre diferentes setores da empresa ou entre a consultoria SEO e o empresário.

Utilidades e vantagens do Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta completamente gratuita do Google que possibilita diagnósticos e geração de relatórios. Ela é voltada para avaliar principalmente a performance dos sites nas buscas.

A maior vantagem dessa ferramenta é que ela pode apontar exatamente quais são os problemas mais sérios com o SEO do site. A ferramenta ressalta tags não usadas, avalia a classificação dos tipos de conteúdos, além de fazer muitos outros diagnósticos específicos.

Ela também possui integração com o Analytics e outras funcionalidades do Google, possibilitando que você otimize vários aspectos do seu site.

Utilidades e vantagens do Bing Webmaster Tools

Apesar do Google ser atualmente o mecanismo de busca mais popular, não podemos esquecer dos outros players nessa área. O Bing oferece uma ferramenta chamada Bing Webmaster Tools, que possibilita diagnósticos, simulações do robô de busca do Bing e até mesmo gerenciamento de anúncios.

Entre as funcionalidades, destaca-se a ferramenta de verificação de compatibilidade com dispositivos mobile, as notificações sobre problemas no site e a disponibilidade da equipe de suporte.

Utilidades e vantagens do Deep Crawl

O Deep Crawl é uma ferramenta paga, focada na utilização de um robô crawler para mapeamento e análise SEO. As funcionalidades são bastante extensas, e a ferramenta promete resolver até mesmo os problemas mais específicos com o SEO.

Existem opções, inclusive, para recuperar o site de penalidades de rankeamento específicas do Google, como a Panda (aplicada a sites com excesso de páginas de baixa qualidade de SEO) e a Penguin (aplicada a sites que utilizarem técnicas black hat para link building).

O Deep Crawl também oferece análises específicas para quem está migrando o site, precisa melhorar a navegação ou vai lançar um site internacionalmente.

Utilidades e vantagens do SEO PowerSuite

Disponibilizando uma versão gratuita, mais limitada, e a versão paga em todo o seu poder, o SEO PowerSuite é uma opção extremamente completa de análise SEO.

Essa é uma interface ideal para quem busca fazer a maioria das análises usando apenas uma ferramenta. No entanto, é sempre recomendado verificar os dados em mais de uma fonte.

Veja as funcionalidades que o programa oferece:

  • Monitoramento do ranking em diversas buscas, com comparação de concorrentes;
  • Acompanhamento de ranking por localidade;
  • Análise de link building profunda;
  • Auditoria para evitar penalidades Panda e Penguin;
  • Análise de palavras-chave;
  • Auditoria e otimização de SEO on page;
  • Análise profunda de concorrentes, inclusive black links;
  • Geração e importação de relatórios;
  • Integração com Google Analytics e redes sociais.

Utilidades e vantagens do Supermetrics Data Grabber

O Supermetrics Data Grabber é uma ferramenta paga que disponibiliza um período de testes gratuito, incluindo todas as funcionalidades do software.

O seu foco é oferecer resultados rápidos da forma mais simples possível. Basta registrar seu site, escolher as métricas mais importantes e os resultados aparecem com o toque de um botão.

É uma ferramenta perfeita para quem quer manter a análise fácil e acessível. A importação dos dados para Excel também é muito fácil de ser feita. O destaque dessa opção é a possibilidade de automatização de tarefas repetitivas e facilidade de uso.

Utilidades e vantagens do SEO Tools Para o Excel

O SEO Tools for Excel é um plugin pago capaz de integrar as funcionalidades de análise SEO diretamente ao Excel. A maior vantagem desse tipo de ferramenta é que não é necessário se habituar a uma nova interface para usar opções.

O plugin é capaz de realizar as seguintes análises:

  • SEO on page;
  • Back links;
  • Conectores XML;
  • Robôs de busca.

Além disso, é integrado com o Google Analytics e possui mais de 100 pequenas extensões, como verificação de domínios e outras utilidades.

Utilidades e vantagens do Browse SEO

Completamente online, o Browse SEO é uma ferramenta que possibilita que você veja o site escolhido da mesma forma que o robô de busca o enxerga.

Ele funciona retirando toda a estilização do site, mostrando apenas aquilo que é relevante para o SEO. Com ele, é possível identificar problemas e analisar também os sites dos seus concorrentes.

Veja algumas das informações fornecidas pela ferramenta:

  • Resposta do servidor;
  • Detecção de redirecionamento e tipo de link;
  • Número de palavras na página;
  • Heading tags do h1 ao h6;
  • Número de links internos na página;
  • Número de links externos na página;
  • Informações como title, meta description, meta robots e outras tags presentes.

Utilidades e vantagens do Woorank

O Woorank é uma ferramenta paga focada em otimização do SEO do seu site. O site oferece um período de teste gratuito de 14 dias, contendo todas as funcionalidades do software para teste.

A ferramenta oferece auditoria SEO avançada, análise de palavras-chave, rastreador de página, simulação de robôs de busca, elaboração de plano de marketing digital e monitoramento SEO através de relatórios gerados em pdf.

O destaque dessa ferramenta é que a interface incentiva o aprendizado da mecânicas de SEO, possibilitando que o profissional descubra novas mecânicas e estratégias.

Utilidades e vantagens do Majestic

O Majestic é o maior banco de dados de indexação de links do planeta. Com ele, é possível realizar análises completas e muito detalhadas sobre o seu site. É possível, inclusive, escolher um site concorrente para comparar os resultados.

A ferramenta é completamente online. Entre as suas principais funcionalidades estão:

  • Site explorer: Simula um robô crawler, mapeando o domínio e todos os seus detalhes;
  • Histórico de backlinks: Relatório de número de backlinks detectados para o domínio;
  • Search Explorer: Analise de palavras-chave e páginas onde elas aparecem;
  • Link Intelligence: API amplamente documentado que possibilita exportação e uso do banco de dados do Majestic no seu próprio aplicativo ou software;
  • Usuários cadastrados podem salvar relatórios e criar comparações.

Utilidades e vantagens do Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ferramenta paga, no entanto uma versão gratuita com funções limitadas está disponível para download no site. A ferramenta realiza, principalmente, monitoramento do engajamento do público com o seu conteúdo. Ou seja, o quanto as pessoas estão interagindo com o seus posts em blogs e redes sociais.

É possível acompanhar qual é a página mais visitada em seu blog, qual das suas redes gera mais interação e quantas vezes um link foi compartilhado. Além disso, o software é capaz de acompanhar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos nos seus perfis.

A versão gratuita limita, principalmente o número de consultas realizadas diariamente. No entanto, é uma ótima opção para conhecer a ferramenta.

#6 Extensões para consultoria SEO técnico

Não são apenas os softwares completos que podem ajudar na consultoria SEO. Existem extensões para navegadores e plugins que também fazem um ótimo trabalho.

Na realidade, a minha recomendação é que as analises e monitoramentos sempre sejam feitas utilizando mais de uma ferramenta. As extensões apresentam a vantagem de retornar dados em tempo real e podem ser aliadas importantíssimas no diagnóstico de problemas com o SEO.

Novamente, você encontrará no mercado uma variedade incrível de opções. Algumas delas pagas, outras não. Algumas mais difíceis de usar, outras super simples. A mesma regra do tópico anterior continua valendo: O melhor é experimentar, conhecer e escolher com base nas necessidades reais da empresa.

Eu já escrevi um artigo aqui no blog falando mais detalhadamente sobre 15 extensões do Chrome que são essenciais para SEO. Se estiver interessado, pode encontrar esse conteúdo nesse link.

Confira as extensões para consultoria SEO mais utilizadas atualmente:

Extensão WooRank

Essa é uma extensão extremamente prática e completamente gratuita. Ela aplica a funcionalidade mais popular do WooRank, a análise SEO, diretamente a partir do seu navegador.

A extensão está disponível para Firefox e Chrome, e funciona com apenas um clique.

Extensão SEO Site Tools

Essa extensão é capaz de mostrar o rankeamento da página no google. Além disso, oferece diversas outras estatísticas e análises.

Confira algumas funções:

  • Rankeamento no Google;
  • Autoridade da página;
  • Rankeamento no Alexa;
  • Integração de dados com o SEMRush e do Majestic SEO;
  • Monitoramento de redes sociais (Facebook, Twitter, Reddit, Buzz);
  • Auditoria de SEO on page;
  • Detecção dos arquivos de sitemap e robots.

O plugin está disponível para Chrome e Firefox.

Extensão Check My Links

Essa extensão tem uma funcionalidade simples, porém extremamente útil para garantir a qualidade da sua página e a saúde dos seus links.

A extensão para o Chrome é capaz de chegar se uma página possui links quebrados ou que não estão funcionando por qualquer outro motivo.

Como a estrutura de links internos e externos nas páginas é super importante para o rankeamento, essa é uma verificação que não pode deixar de ser feita. A extensão ajuda muito, automatizando uma tarefa que tomaria muito tempo caso precisasse ser feita à mão.

Extensão Web Developer

Com muitas funcionalidades extremamente úteis para desenvolvedores, essa extensão adiciona um novo menu completo ao navegador.

Ela oferece utilidades para imagens, informações SEO, edição do código HTML e muitas outras funcionalidades.

Você pode instalar essa extensão no Firefox, Chrome ou Opera.

Extensão Redirect Path

O Redirect Path é uma ferramenta capaz de detectar erros no seu site que podem não estar imediatamente aparentes. A extensão encontra problemas de redirecionamento, links quebrados e detecta erros de servidores, como os 301, 302, 404 and 500 HTTP Status Codes.

Ele também é capaz de simular como os navegadores vão interpretar scripts e apontar problemas de compatibilidade.

É essencial detectar esse tipo de erro o quanto antes para evitar que seu público deixe de acessar o site.

O plugin está disponível para Chrome.

#7 Plugins para consultoria SEO técnico

Os plugins para os administradores de conteúdo, como WordPress e Wix podem ajudar muito durante a consultoria SEO. Isso porque eles permitem que seja feita uma auditoria breve do conteúdo que será publicado antes mesmo que ele vá ao ar.

Dessa forma, o SEO acaba bem mais integrado na cultura dos produtores de conteúdo. Muito trabalho pode ser economizado dessa forma.

Existem centenas de plugins voltados para análise SEO de conteúdo. A seguir, vou falar sobre os mais populares e os que considero mais efetivos:

Vantagens do plugin Yoast SEO para WordPress

O Yoast SEO é um dos plugins para WordPress mais populares da atualidade. Com funcionalidades simples de configurar e usar, e sempre atualizado, ele oferece muitas vantagens:

  • Versão gratuita com pouquíssimas limitações (mas vale a pena investir no Premium);
  • Análise SEO através de uma checklist dinâmica;
  • Pré-visualização do Snippet;
  • Configuração de meta tags com análise de qualidade dinâmica;
  • Configuração de url;
  • Análise global do site para evitar palavras-chave repetidas e conteúdos concorrentes;
  • Análise de links, inclusive alertando se você linkar para páginas com a mesma palavra-chave que a escolhida;
  • Controle de breadcrumbs;
  • Alertas sobre irregularidades SEO no template do site.

Vantagens do plugin All in One SEO

Esse plugin do WordPress tem como proposta oferecer todas as funcionalidades SEO que você vai precisar em apenas uma ferramenta. O All in One SEO também possui uma versão gratuita com poucas limitações e oferece o upgrade para a versão profissional.

Veja algumas funcionalidades:

  • Suporte de mapa de site XML;
  • Suporte Google AMP (Páginas móveis aceleradas);
  • Suporte Google Analytics;
  • Suporte para SEO em tipos personalizados de publicações;
  • URLs canônicas avançadas;
  • Notifica automaticamente mecanismos de busca sobre as mudanças em seu site;
  • Integração SEO para sites de comércio eletrônico;
  • Automaticamente otimiza seus títulos para o Google;
  • Gera meta tags automaticamente;
  • Evita a duplicação de conteúdo.

Vantagens do plugin Squirrly SEO

Esse é um plugin para WordPress extremamente completo. Considero essa ferramenta como sendo uma suíte para marketing de conteúdo. O Squirrly é capaz de oferecer conselhos sobre o SEO dinamicamente enquanto você escreve o artigo.

As funcionalidades são realmente extensas, mas separei as principais vantagens do plugin:

  • Otimização automática dos artigos;
  • Suporte para importação de configurações SEO de outros plugins;
  • Encontra palavras-chave e temas otimizados para seu público;
  • Checklist mostra visualmente quando o post está otimizado;
  • Analisa todas as páginas do site e oferece relatórios de melhorias;
  • Oferece dicas para resolver problemas de SEO;
  • Banco de imagens de uso livre para que você inclua nos posts;
  • Monitoramento semanal de performance;
  • Mostra tweets recentes sobre o tema que você está escrevendo;
  • Dicas e tutoriais para escrever o melhor conteúdo possível;
  • Pré-visualização e configuração do Snippet.

Vantagens do plugin Premium SEO Pack

O Premium SEO Pack é um plugin pago para WordPress. No entanto, você pode testar suas funcionalidades por um período gratuito.

Além de relatórios completos e integração com o Google Analytics, o plugin também oferece opções de otimização em massa e auditoria para o SEO de cada postagem.

Confira as principais características:

  • Interface integrada com o Google Analytics;
  • Seleção de múltiplas palavras-chave de foco;
  • Otimização de scripts, códigos css e cache;
  • Otimização de SEO on page;
  • Monitor de erros e redirecionamentos;
  • Monitor de rankeamento;
  • Construção otimizada de links e backlinks;
  • SEO geo-específico;
  • Análise de performance da página;
  • Otimização de imagens;
  • Integração de compartilhamento para mídias sociais.

Vantagens do plugin SEO Auto Links

O SEO Auto Links é um plugin muito interessante que complementa bem qualquer suíte de SEO que você escolher utilizar. Baseado nas suas palavras-chave, ele é capaz de adicionar links automaticamente ao seu conteúdo.

No entanto, deixo um alerta: para esse e para qualquer outro plugin que realize tarefas do tipo automático, é recomendado revisar os resultados. A ferramenta é altamente customizável, mas pode cometer erros como linkar o site do concorrente. Então, sempre confira o conteúdo após usar ferramentas automatizadas.

Vantagens do plugin Redirection

O WordPress é uma plataforma desenvolvida em php, que lida com banco de dados. Isso significa que, às vezes, é inevitável encontrar alguns erros de redirecionamento e páginas localizadas no endereço errado.

Mas, é claro, você deve evitar o máximo possível esse tipo de acontecimento. A maioria desses erros pode ser resolvido com uma atualização da página ou esperando alguns minutos. Mas até lá, seu cliente em potencial pode ter procurado a informação que precisa em outro site.

O Redirection é capaz de manejar esses erros, redirecionando o usuário para páginas de aspecto menos técnico. Vale a pena instalar esse plugin, principalmente porque ele oferece estatísticas que podem te ajudar a identificar problemas mais graves.

#8 Local search

É muito importante, principalmente para negócios que não estão baseados completamente na web, otimizar o SEO para buscas locais. Afinal, quando seus clientes procurarem um serviço, vão querer encontrar algo que seja o mais conveniente possível.

É muito comum que os clientes em potencial façam buscas locais. Por exemplo, se você mora em Curitiba e seu carro quebrou, provavelmente buscará “oficina mecânica curitiba”, e não apenas “oficina mecânica”.

A consultoria SEO certamente deve levar as buscas locais em consideração. Mesmo nas lojas online, muitas pessoas preferem comprar dentro do próprio estado para evitar tempos de espera longos e fretes caros.

Trabalhar o ranking do site nas buscas locais é uma ótima forma de potencializar as conversões. Você estará atraindo clientes que têm muito mais probabilidade de fechar uma compra.

Eu escrevi anteriormente um guia completo para a otimização SEO local. Dê uma olhada nesse link para aprender a trabalhar isso com mais detalhes.

#9 Criação de relatórios baseado em métricas

Apesar dessa ser a última etapa da consultoria SEO, ela não deixa de ser fundamental. Os relatórios dos resultados obtidos devem detalhar todo o processo, desde a auditoria até atingir ou não as metas.

E o mais importante: os resultados obtidos e as estratégias utilizadas precisam estar extremamente claros para o cliente. É preciso que ele compreenda o trabalho realizado do início ao fim.

Isso porque a consultoria, essencialmente, é um serviço educacional. Se o seu cliente não aprender com o processo, faltou algo no seu serviço.

Conclusão

A consultoria SEO é parte importantíssima do seu planejamento de marketing digital. Ela ajudará a otimizar todos os aspectos do seu site, redes sociais e produção de conteúdo.

Com uma consultoria SEO de qualidade, é possível melhorar o seu rankeamento, aumentar a captação de leads, gerar autoridade e muito, muito mais.

Mais que uma estratégia de marketing digital, investir no SEO é uma necessidade no mundo atual. Lembre-se que a internet é o principal meio pelo qual seus clientes vão encontrar a empresa. Além disso, é a partir dela que toda a comunicação com o seu público acontecerá!

Se você quer mais dicas para deixar o SEO do seu site ainda mais poderoso, leia também esses outros artigos no blog:

  • Plano de marketing digital: Guia completo para alavancar seu negócio!
  • Consultoria de Marketing Digital e Otimização de Resultados
  • Como Otimizar a Pesquisa por Voz: 4 estratégias Simples de SEO

E você, que estratégias SEO considera mais importantes para o sucesso do seu negócio?

Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida!

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