Quais são os passos pelos quais uma pessoa passa desde o momento que ela toma conhecimento de uma loja, ou de um produto, até o momento da primeira compra? Este é o conceito do funil de vendas. Conhecer e aplicar as técnicas do funil de vendas vão ajudar você a melhorar o desempenho da sua loja virtual.
Um funil de vendas é bastante simples, o objetivo é converter a maior quantidade possível de visitantes em fregueses. Um bom funil usa ferramentas como newsletters, blogs, vídeos, landing pages e e-mails promocionais para guiar o visitante do primeiro contato até o momento de venda.
1 – Aumente a sua audiência
Não importa como você pretende trabalhar o seu funil, o primeiro passo é sempre conseguir uma audiência. Neste ponto não existe nenhum segredo, são três passos básicos: criar, otimizar e promover.
Criar conteúdo relevante é a chave, crie posts informativos para o seu blog, páginas de produtos otimizadas, ebooks, vídeos, mídias sociais. Use todos os canais à sua disposição. Certifique-se tembém que este conteúdo esteja otimizado para os mecanismos de busca, afinal de nada vale um bom conteúdo que não pode ser encontrado. Por último promova, todo grande conteúdo precisa de um pouco de divulgação, use anúncios, campanhas de adwords, banners, promova seus posts no facebook. Não se esqueça, uma boa promoção é tão importante quanto um conteúdo de qualidade.
Monte um blog com conteúdo voltado para o topo do funil, uma newsletter com conteúdo exclusivo, presença nas principais redes sociais e uma rede de anúncios nos principais sites do seu segmento.
2 – Converta sua audiência em visitantes
Agora que você já atraiu uma audiência para o seu site é preciso fazer com que ele se torne visitante constante. Você precisa conseguir que o público te dê permissão para continuar o processo de venda, e a melhor forma de fazer isso é através de conteúdo relevante.
Nesta etapa as suas landing pages devem possuir um call to action que seja focado, não em fechar uma venda, mas em conseguir permissão para continuar o processo de nutrição. O visitante deve ser apresentado a diversas opções de acompanhar o conteúdo produzido. Peça que ele assine uma newsletter, deixe claro onde está o seu blog e aponte para suas redes sociais.
3 – Converta os visitantes em clientes
Agora que o visitante já têm conhecimento da sua loja, e acostumada com o seu conteúdo é hora de fazer a primeira venda. Todos os materiais devem ter um call to action claro. Não deixe de guiar o visitante do seu post de blog, ou newsletter, para uma página de produto. Aproveite este momento para oferecer um desconto exclusivo, uma promoção relâmpago ou qualquer outra oferta. Se você fez tudo certo, neste momento você ganhou o direito de fazer um pitch de vendas.
4 – Converta clientes em fregueses
Após a primeira compra ainda existem muitas outras coisas que você pode fazer para transformar um consumidor em cliente. Todos nós sabemos que é muito mais fácil, e barato, vender novamente para uma pessoa que já comprou do que adquirir novos clientes. Portante não se esqueça de pensar em um funil de vendas para itens relacionados. Um conteúdo de qualidade pode ajudar você a transformar um cliente em um consumidor fiel.
Uma vez que o seu primeiro funil esteja funcionando você pode avaliar cada etapa e identificar onde estão os gargalos do seu processo de vendas. Lembre-se que, muitas vezes, aumentar o tráfego de um site que não possui uma sistema de conversão de clientes em fregueses pode ser dinheiro jogado fora.