CADASTRAR PRODUTOS COM PREÇOS VARIÁVEIS NO WOOCOMMERCE

WooCommerce tornou-se ferramenta predileta para quem quer vender utilizando o WordPress. Com inúmeras possibilidades de vendas, você pode configurar os mais diversos modos que deseja para exibir produtos e ganhar dinheiro. A depender do produto é necessário utilizar de preços diferentes, como por exemplo, tamanho de um objeto. Logo, saber como usar preços variáveis WooCommerce é essencial para quem trabalha com vendas e lojas virtuais na internet.

Preços variáveis WooCommerce

Preços variáveis WooCommerce

Imagina só esse cenário: você tem um produto onde a depender do seu tamanho (pequeno, médio ou grande) é necessário cobrar preços diferenciados. Desse modo, não seria nada prático ter de realizar cadastros diferentes para cada produto que diferencie-se no tamanho e influencie em seu valor de venda. Quando há a possibilidade de utilizar preços variáveis, você faz um único cadastro de produto e então configura para cada tamanho um preço diferente. Muito mais prático!

WordPress e WooCommerce para começar

Se você quer saber como utilizar preços variáveis seguindo esse tutorial, saiba que é necessário possuir o WordPress e o WooCommerce devidamente instalados e configurados para sua loja virtual. No caso de você possuir o WordPress, mas ainda não fez o download do sistema de loja virtual WooCommerce, abaixo segue um botão que vai te redirecionar para baixar tal plugin.

O que são atributos

Para começar a utilizar preços diferentes para um mesmo produto é necessário entender que distintas características precisam existir para que haja uma diferenciação no preço. Tais características são intituladas no WooCommerce como atributos.

Com o intuito de proporcionar um melhor entendimento sobre o assunto, veremos um simples exemplo. Você vai vender uma camisa com diferentes cores e tamanhos, estes últimos são atributos do produto “camisa”. Saiba que, atributos podem ou não ser utilizados para aplicar variação de preço no WooCommerce e hoje vou te ensinar como cadastrá-los e utiliza-los para realizar vendas em seu site.

Como Cadastrar atributos – O primeiro passo

Se você quer adicionar produtos com variação de preço em sua loja, o primeiro passo é cadastrar atributos. Acesse Produtos > Atributos para iniciar o cadastro e configuração de atributos e seus respectivos termos.

Na área de cadastro de atributos você deve informar o Nome, Slug o Tipo e clicar em Adicionar atributo. Recomendo que deixe o tipo do atributo como “Selecionar”. Pois, dessa forma seu cliente poderá escolher dentro de uma lista a opção que deseja.

No caso de cadastrarmos o atributo Tamanho a página ficaria dessa forma:

Preços variáveis WooCommercer - Cadastro de Atributo

Depois, clique no botão Configurar termos referente ao atributo que acabamos de cadastrar. Agora o processo é semelhante ao anterior.

Preços variáveis WooCommercer - Configuração de Termos

Para configurar termos você precisa informar um Nome, Slug, Pai (se for o caso) e uma Descrição (opcional). Adicione quantos termos forem interessantes e condizentes ao seu atributo. Adicionei tamanhos referentes a camisas, ficando assim:

Preços variáveis WooCommercer - Termos

Pronto! Agora você já tem um atributo e seus respectivos termos cadastrados. Então, é possível continuar no fluxo para utilização de preços variáveis WooCommerce.

Inserir diferentes preços para um produto

Para cadastrar produtos acesse Produtos > Novo produto. Então, siga adicionando o Nome/Título do produto, sua descrição, escolha a qual categoria pertence o produto e parta para a área mais importante para o nosso tutorial: Dados do produto.

Escolha o Tipo do produto como Produto variável e siga para a área Atributos.

Preços variáveis WooCommercer - Tipo de Produto

Em Atributos você deve escolher “Tamanho”, aquele que acabamos de cadastrar e configurar seus termos. Depois de escolher tal atributo clique em adicionar. Aguarde alguns segundos e já comece a escolher os termos que necessita para o produto “camisa” (utilizado nesse tutorial) – você pode escolher quantos quiser.

Preços variáveis WooCommercer - Adição de Atributo

Para escolher todos os termos existentes, clique em selecionar todos, caso contrário escolha de um a um com o clique do mouse na área de digitação.

Preços variáveis WooCommercer - Adição de termos

O que vai permitir que todos esses termos sejam utilizados na variação de preços WooCommerce é a marcação do check-box com o título Usado para variações. Logo, marque tal opção para o atributo tamanho que estamos utilizando. Após a escolha dos termos e verificação do check-box que permite o uso dos atributos para variações, clique no botão Salvar atributos.

Preços variáveis WooCommercer - Check-box Usado para Variações

Com os atributos adicionados ao nosso produto “camisa”, siga para a área Variações (Dados do produto > Variações). Já no respectivo box para variações, clique em Linkar todas as variações – caso essa opção não esteja disponível, volte a Atributos (Dados do produto > Atributos), confirme ter adicionado os atributos, marcado o check-box Usado para variações e siga para clicar no botão Salvar atributos.

Clicando em Linkar todas as variações, confirme a sua escolha pelo botão OK. Assim, você verá uma listagem de todos os termos do atributo tamanho da seguinte maneira:

Preços variáveis WooCommercer - Termos Adicionados para variação

Perceba que para cada tamanho (G, GG, M, P, etc) você terá a opção de adicionar um preço. Vá de um em um informando o valor que deve variar mediante a escolha do cliente. Assim, quando o tamanho GG for escolhido o preço informado será diferente do tamanho PP, por exemplo.

Preços variáveis WooCommercer - Preço adicionado

Para que os preços com variações comecem a ser utilizados em seu site, você deve informá-los para cada termo necessário e clicar em Publicar no topo da página.

Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixe seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.

5 (100%) 1 vote
More from William Freitas

COMO AS MARCAÇÕES DO GOOGLE MAPS IMPULSIONAM VENDAS LOCAIS

Impulsionar vendas locais parece mais difícil do que nunca. Parece que meus...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *