A diversidade de negócios que são idealizados com a existência da internet é infinita. Por isso, nossos sistemas online – sejam eles sites ou lojas, precisam sempre estar em constante evolução, adaptando-se com as estratégias mais utilizadas no momento para gerar lucro.
O WooCommerce é um sistema para lojas virtuais tendo como base o WordPress e com ele muito pode ser criado. Diversos tipos de negócios precisam trabalhar com níveis diferentes de clientes e parceiros. Logo, exibir preço por tipo de usuário no WooCommerce é excelente para incentivar pessoas a aumentarem seus níveis dentro do negócio ou simplesmente comprarem mais, conquistando maiores descontos ao seu carrinho.
Preços Diferentes por Tipo de Usuário
Digamos que uma loja virtual possua clientes de níveis diferentes e para cada um deles, um desconto ou um preço diferente para produtos é oferecido. Assim, o ideal seria criar regras e valores diferenciados para cada tipo de usuário do seu sistema de loja ou de vendas. Se liga, é exatamente isso que o Script Certo vai te ensinar hoje e de uma forma que não envolve qualquer linha de código. Confira!
WooCommerce Role Pricing
De acordo com o tipo de usuário que um cliente obedece, o plugin WooCommerce Role Pricing dá a capacidade de dar descontos nos preços da sua loja. Então, você pode configurar por quanto quer oferecer seus produtos para os diferentes níveis de clientes que seu e-commerce possui.
Para lojas virtuais que desejam incentivar as compras trabalhando com algum sistema de pontuação ou para sistema de afiliados, o WooCommerce Role Pricing é uma das ferramentas mais leves, práticas e objetivas que você pode encontrar. Escolha dar descontos por meio de taxas ou na quantia total da compra e configure quantos preços diferentes quiser para níveis de usuários cadastrados.
Configurando Diferentes Preços no WooCommerce
Depois de instalar e ativar o plugin WooCommerce Role Pricing no seu site WP, em WooCommerce clique no link Role Price Light.
Na página de configurações você poderá ver que são pouquíssimas a serem realizadas. Sendo o primeiro passo, escolher como o desconto para oferecer diferentes preços por tipo de usuário deve ser aplicado – por Taxa (rate) percentagem ou por uma Quantia Indicada (amount).
Taxa ou Quantia
Escolher o método de desconto Rate ou Taxa, quer dizer que o desconto aplicado será por porcentagem, ou seja, 15%. Já para Amount ou Quantia, você definirá um valor fixo. Exemplo: R$ 1,00.
O próximo passo é escolher se o desconto deverá ser mostrado para o preço regular ou para o preço de venda.
Agora, um dos passos mais importantes. Você quer oferecer desconto sobre o preço geral ou deseja aplicar um preço fixo para todos os produtos? Para o primeiro caso, em You have set escolha Discounts e se quer um preço, escolha Amount.
Definindo Desconto para Preços de Produtos
Em Roles você vai definir especificamente as taxas ou valores que quer aplicar para cada tipo de usuário. Aqui serão mostrados todos os tipos de usuários que você possui criados em seu sistema – veja mais em User Roles, Funções e Capacidades do Usuário WordPress.
Então, se você selecionou que quer aplicar descontos baseado em Taxa (Rate) é necessário que você insira o percentual que deve ser calculado para que cada tipo de usuário tenha essa redução no preço. Por exemplo, abaixo eu configuro que quero dar desconto de 50% (0.5) para Editores e de 10% (0.1) para Clientes:
Agora, se você quer quantias; valores fechados (Amount) – como R$ 2,00, sejam abatidos do valor de cada produto, a configuração já é diferente. Exemplo que segue abaixo, desconto de R$ 3,00 para Editores e de R$ 1,00 para Clientes:
Depois de todas as configurações para descontos, exibindo diferentes preços por tipo de usuário, não esqueça de salvar. Para isso, clique no botão Save localizado no final da página.
Exibindo Preço por Tipo de Usuário
Agora chegou a hora de testarmos se nossas regras estão realmente corretas. Confira abaixo como ficaram as nossas configurações segundo o tópico anterior.
Antes do Desconto
Meus preços antes dos descontos serem aplicados e antes dos usuários estarem logados, seriam estes:
Depois do Desconto por Quantia
Para usuários do tipo Editor o desconto em quantia, ou seja, valor fechado será de R$ 3,00. Então, meus produtos para os usuários logados e que pertençam a esse role type terão seus preços mostrados assim:
Depois do Desconto por Taxa
Para usuários do tipo Editor o desconto com a taxa aplicada, ou seja, percentual será de 50% (0.5). Veja como ficou:
Conclusão
Como você pode ver no post de hoje, existem mil e uma formas de você construir ou desenvolver um negócio rentável e fazer vendas com o WooCommerce. A realização de ajustes é necessária para qualquer ramo ou tipo de negócio. Pois, encontrar a forma como seu nicho de mercado compra e que é interessante para o seu bolso é uma busca constante, de verdade!
Empresas ou empreendedores que trabalham com pontos, níveis, afiliados ou marketing de rede – o plugin WooCommerce Role Pricing é um forte aliado para garantir a eficiência e eficácia do trabalho na hora de vender produtos. Sem qualquer tipo de programação você consegue definir regras claras e simples para dar descontos ou oferecer preços diferentes em sua loja, baseando-se sempre pelo tipo de usuário ou user role type do seu sistema WordPress e WooCommerce.
Para garantir vendas seguras, uma loja estável e que passa credibilidade – independente de oferecer ou não preço por tipo de usuário no WooCommerce, atentar para a qualidade e suporte da sua hospedagem, bem como medidas de segurança dentro da sua loja, é algo essencial. Por isso, recomendo que comece lendo o post Como Aumentar a Segurança e Esconder o Fato que Você usa WordPress com o Plugin Hide My WP e acompanhe as dicas que o Script Certo possui sobre hospedagem, certificados, performance e ferramentas para alavancar vendas.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.