DICAS DE MARKETING DIGITAL: 8 PASSOS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS

O Marketing digital pode alavancar as vendas de sua empresa. Por isso, separamos dicas que dão resultados de verdade. Confira!

Se você está buscando impulsionar o seu negócio, já deve ter percebido que as plataformas digitais são essenciais, e algumas dicas de marketing digital podem fazer a diferença em suas vendas.

O Brasil é um dos países que mais usam redes sociais no mundo, e é comum que as pessoas passem o dia todo conectadas.

Assim, é preciso aproveitar a oportunidade para ter a sua marca na palma da mão de cada cliente utilizar esse canal de relacionamento.

O que é Marketing Digital

Marketing Digital é o conjunto de estratégias utilizadas pelas empresas para promoverem as suas marcas nos meios digitais, principalmente pela internet.

Assim, aplicam-se não somente as regras do marketing tradicional, mas um conjunto de ações que visam acompanhar o ritmo inovador das redes sociais, aplicativos, sites e outras plataformas virtuais.

O objetivo principal dessa técnica é atender as necessidades do cliente aonde quer que ele esteja e oferecer produtos e serviços de forma direcionada.

Isso porque as plataformas digitais permitem distribuir os anúncios de acordo com o perfil de cada cliente e de suas intenções de compras.

Ou seja, é seja, é possível chegar aos clientes que buscam exatamente as soluções que você oferece.

Por outro lado, as redes sociais são uma ferramenta poderosa de relacionamento com o público e de consolidação da marca.

Como o Marketig Digital pode aumentar suas vendas

O Marketing Digital tem a vantagem proporcionar um canal de comunicação direta com o seu cliente, mesmo com poucos recursos.

Comparado a outros tipos de mídia, como televisão, rádio e outdoors, é possível obter resultados investindo bem menos dinheiro.

É possível criar uma página um uma rede social em poucos minutos e sem gastar nada. E, com algumas técnicas básicas, é possível criar a presença virtual de sua empresa por conta própria, se ainda não for possível contratar um profissional.

O importante é entender que o seu perfil online é uma extensão do seu negócio físico. Mais do que uma vitrine, seu perfil é um canal de vendas.

8 dicas de Marketing Digital essenciais para seu negócio

Confira, a seguir, dicas e passos práticos para criar uma estratégia de Marketing Digital que realmente funciona.

1. Entenda o seu cliente

Conhecer o seu cliente é essencial na hora de oferecer o seu produto. Nas redes sociais, é possível direcionar seus anúncios para públicos específicos, então é importante concentrar a maior parte do seu investimento no seu público alvo.

Um exemplo prático, é o da empresa Lego, que há alguns anos esteve à beira da falência. Aconteceu que, na tentativa de aumentar suas vendas, ela decidiu diversificar sua base de clientes e produtos.

No entanto, nesse processo, ela acabou perdendo o foco do seu público principal: as crianças. Só após perceber e corrigir o erro, as vendas voltaram a aumentar e a empresa voltou a dar lucro.

A lição que fica é que é preciso entender o perfil do seu cliente, para que a sua comunicação seja assertiva e seus posts se convertam em vendas.

2. Escolha a sua equipe

Por mais que seja possível iniciar um trabalho de redes sociais sozinho, à medida que sua empresa for crescendo, será necessário aumentar o time.

Alguns empresários ainda pensam no time de marketing digital como um gasto, e em vez de um investimento.

No entanto, com um trabalho bem feito, é possível alavancar as vendas de uma empresa mesmo em períodos de crise.

Então, na hora de desenvolver as suas mídias sociais, considere os seguintes profissionais:

  • Social media: esse profissional tem a função de gerenciar as suas redes sociais, sendo responsável pelo planejamento estratégico, pelas postagens e, em alguns casos, por responder as mensagens dos clientes. Ele deve estar atento para detectar ameaças e oportunidades, além de gerenciar crises.
  • Designer: o designer é responsável pela criação e manutenção da identidade visual da marca. Ele também faz o design dos criativos das postagens, de acordo com as orientações do social media.
  • Copywriter: esse profissional é o responsável pela comunicação escrita da marca. Essa comunicação abrange textos para postagens, e-mail marketing, textos de sites, landing pages, anúncios patrocinados, entre outros. Além do domínio da linguagem, esse profissional deve estar a par da estratégia do negócio e deve conhecer o seu público.
  • Gestor de tráfego: uma das formas de chegar ao seu cliente antes dos seus concorrentes é por meio de anúncios patrocinados, utilizando o tráfego pago. Para que esse trabalho seja feito de forma certeira, é possível contar com um profissional especialista em gerenciar os anúncios.
  • Profissionais de Suporte: os profissionais de suporte são essenciais para garantir que o seu cliente tenha uma boa experiência no pós-venda, tanto para tirar dúvidas, quanto para solucionar demandas.

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3. Escolha uma linha editorial

Aqui é o momento de pensar que tipo de conteúdo será postado em suas redes sociais.

Para isso, é preciso definir os seus objetivos de acordo com o seu produto e com o seu público-alvo.

Em alguns momentos, o seu objetivo será apresentar a marca, em outros será se relacionar com o cliente e em outros será vender.

A partir daí, é possível escolher assuntos de interesse recorrente do público e produzir um conteúdo que mantenha o cliente em sua página e faça com que ele se lembre de sua marca.

Tenha em mente que uma linha editorial se constrói ao longo do tempo e é preciso ter sensibilidade ao mercado, bem como acompanhar as métricas e resultados da página para saber o que está dando certo e o que precisa ser ajustado.

4. Monte um calendário de publicações

Um dos grandes fatores para o crescimento de uma página é a constância de suas publicações. Os algoritmos das redes sociais favorecem as páginas que publicam com frequência e o alcance dos conteúdos aumenta.

Além disso, quando um cliente visita uma página sem publicações recentes ele começa a se questionar sobre a qualidade dos serviços de uma empresa e até mesmo se ela ainda existe.

É mais ou menos como entrar em uma loja, não ver produtos nas prateleiras e não ter ninguém para atender.

Por isso, é importante criar um calendário de postagens, para que elas saiam organizadas e nas datas corretas.

O calendário também serve para programar as publicações de acordo com as estações, lançamentos de produtos, datas comemorativas e qualquer acontecimento especial que possa ser aproveitado estrategicamente pelo time de marketing.

5.Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é aquele que promove o seu produto, ao mesmo tempo que gera valor para o seu cliente, pois atende uma demanda específica.

Se você, por exemplo, vende colchões, é possível criar um conteúdo com “dicas para acabar com a dor nas costas”, que vai ajudar as pessoas que buscam uma solução para este problema.

No meio dessas dicas, você pode falar da necessidade de dormir em um bom colchão e, de quebra, indicar o seu produto.

À medida que o seu conteúdo for útil, ele será recomendado para outras pessoas e seu perfil se tornará referência em determinado segmento.

6. Integre as suas redes sociais

Em primeiro lugar, integrar as redes sociais significa garantir que o seu cliente terá uma experiência semelhante onde quer que ele o encontre.

Não faz sentido apresentar a marca de um jeito no Instagram e de outro completamente diferente no TikTok, por exemplo.

Por mais que a linguagem para cada mídia seja diferente, é necessário manter a identidade da marca em todas elas para não confundir o cliente.

Um outro aspecto da integração é o seu lado prático. Atualmente existem diversos recursos e APIs que auxiliam o gerenciamento das redes social.

Alguns programas, por exemplo, permitem que você receba os directs de todas as suas redes sociais em uma só plataforma, o que facilita o trabalho de relacionamento e de vendas.

7. Responda directs, comentários e mensagens

As redes sociais são, essencialmente, um lugar de conexão. O cliente que se conecta com uma marca espera ou, ao menos, deseja ser respondido, especialmente se o contato aconteceu por mensagem direta.

Por isso, é importante estar atento às mensagens e comentários em suas páginas.

Tenha em mente que cada mensagem no direct é uma venda em potencial. O cliente já entrou em sua loja, fez um pergunta, e agora o vendedor deve conduzi-lo em seu processo de compra.

Além disso, as mensagens e comentários são um canal de relacionamento direto, que faz com que o cliente se lembre da marca por muito mais tempo.

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8. Atente-se ao pós-venda

Em qualquer negócio, a experiência do cliente é um fator chave para que ele feche o pedido e volte a comprar no futuro. E essa experiência inclui o atendimento depois da venda.

Nas redes sociais, esse tipo de atendimento se torna ainda mais importante, pois um cliente insatisfeito pode prejudicar a reputação da empresa de forma incalculável.

Por isso, é importante manter um padrão de atendimento para responder as demandas e solucionar os problemas da melhor forma possível.

Se o volume das solicitações for alto, considere montar uma equipe de suporte para garantir que a experiencia do cliente seja satisfatória.

 

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