DO COMUM AO EXTRAORDINÁRIO: OS 8 MELHORES APLICATIVOS DE EDIÇÃO DE VÍDEO COM IA!

Editar vídeos com Inteligência Artificial já é uma realidade. O assunto envolve discussões calorosas sobre o trabalho autoral e feito por humanos, além de ter vantagens e desvantagens do uso.

Editar vídeos com Inteligência Artificial já é uma realidade. O assunto envolve discussões calorosas sobre o trabalho autoral e feito por humanos, além de ter vantagens e desvantagens do uso.

Editar vídeos com Inteligência Artificial é possível principalmente pensando em materiais mais simples, além da produção de pequenos trechos com a ajuda da IA. Para quem deseja poupar tempo e recursos, conhecer apps para editar vídeos com inteligência artificial é interessante.

Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial para editar vídeos, além de apresentar os 8 melhores aplicativos de edição de vídeo com IA. Continue conosco e descubra!

As desvantagens e vantagens da edição de Vídeo com Inteligência Artificial
Os 8 Melhores Aplicativos de Edição de Vídeo com IA

As desvantagens e vantagens da edição de Vídeo com Inteligência Artificial

O constante avanço da Inteligência Artificial proporciona novas possibilidades, especialmente no que diz respeito à otimização do tempo e recursos de trabalho. Uma vantagem inegável é a redução do tempo e também dos custos relacionados à produção e edição audiovisual.

Esse fator permite que pequenas empresas e empreendedores possam operar com equipe reduzida ou mesmo sem equipe. É claro que nem toda ferramenta de Inteligência Artificial é acessível e algumas podem ter custos expressivos, porém, há opções gratuitas e de baixo custo.

Portanto, a rapidez e a acessibilidade são as maiores vantagens da edição de vídeo com Inteligência Artificial.

O outro lado da moeda: desvantagens em editar vídeos com Inteligência Artificial

Se por um lado temos a redução de custos e a rapidez, também há desvantagens a serem consideradas.

A primeira delas é a dificuldade em inovar. Ainda que a IA seja desenvolvida para ter aprendizado constante e em formato de rede, como é o cérebro humano, a capacidade de criação e recuperação de dados ainda é bastante limitada.

Além disso, a discussão sobre a substituição do trabalho humano deve ser considerada. Afinal, quem recebe remuneração quando um trabalho é feito com Inteligência Artificial. Essa e outras discussões sobre o trabalho criativo e a IA são válidas e muitas delas permanecem sem respostas nos dias atuais.

Vale ressaltar que embora as IAs substituam muitos cargos de trabalho, ainda existe a possibilidade de novos trabalhos surgirem a partir dela. Afinal, toda tecnologia precisa de trabalho humano, tanto na sua elaboração, quanto no uso cotidiano.

Portanto, trabalhos relacionados à manutenção, melhoria, desenvolvimento e operação são possibilidades com o avanço da Inteligência Artificial.

Os 8 Melhores Aplicativos de Edição de Vídeo com IA

Agora que já apresentamos as principais discussões que envolvem o uso de IA em trabalhos criativos, podemos apresentar os melhores apps para editar vídeos. A seguir, saiba mais sobre eles, como funcionam e para quais finalidades são indicados.

1. inVideo

Logo do Invideo

O inVideo é um app de edição de vídeo com IA que permite gerar vídeos a partir de comandos e produzir materiais em audiovisual completos, incluindo com narração, em questão de minutos. A ferramenta é tão surpreendente que ganhou o apelido de “ChatGPT dos vídeos”.

A proposta desta tecnologia é digitar um comando, que é uma espécie de roteiro do seu vídeo e em minutos o inVideo entrega seu material pronto, com narração, imagens e transição. Com o vídeo pronto, também é possível instruir a IA para que edite esse vídeo pronto, incluindo novos elementos, transição e mais.

Contudo, a IA não desenvolve, até o momento, vídeos em português. A versão atual gera apenas narração em inglês e é preciso incluir o comando também neste idioma. A tendência é que nos próximos meses a ferramenta seja expandida para próximos idiomas, assim como acontece com outras tecnologias.

2. Synthesia AI Video Generator

Agora se o que você precisa é criar avatares, essa ferramenta pode ajudar! Quando não é possível contratar um ator ou ninguém da equipe se sente à vontade para falar na frente das câmeras, o Synthesia AI Video Generator é uma excelente opção.

Basta incluir os comandos, como as características do avatar, cenas para o vídeo e o texto que será falado. A ferramenta também traduz rapidamente o texto do vídeo.

A melhor opção para vídeos com personagens é apostar em atores ou em alguém da equipe. Mas quando isso não é possível, o Synthesia surge como a melhor opção para gerar vídeos com personagens.

3. Lumen5

Logo do lumen5

Assim como outras opções disponíveis para editar vídeos com Inteligência Artificial, o Lumen5 é fácil de usar e cria vídeos rápidos em poucos minutos. Seu uso é recomendado especialmente para quem não tem habilidade com edição de vídeos e mesmo com ferramentas de tecnologia, pois é simples e intuitivo.

Porém, de acordo com avaliações dos usuários, a ferramenta deixa a desejar na inovação, já que os templates são bastante limitados e os resultados de diferentes vídeos são similares.

4. Vidnami

Logo da vidnami

O Vidnami é uma ferramenta que permite a criação e edição de vídeos a partir de templates prontos. É possível escolher os templates a partir de uma lista disponível para cada tipo de plataforma, como vídeos para YouTube, Instagram, TikTok, entre outros. Dessa forma, o vídeo já é gerado para se adaptar melhor a cada uma delas.

Após escolher o template, basta incluir o script, escolher imagens e adicionar a narração, caso desejar.

5. Doodly

Doodly: interface do editor de videos animados com IA

Deseja criar vídeos animados? A ferramenta Doodly tem um uso simples e intuitivo e nela é possível criar vídeos no estilo desenho manual. É possível incluir música e uma narração feita por você, ao finalizar seu vídeo. Uma das maiores vantagens da ferramenta é o número de ilustrações disponíveis.

6. Canva

tela do editor de vídeos com inteligência artificial do Canva

O Canva é uma das plataformas mais conhecidas para edição de imagens. O que muitos usuários não sabem é que também é possível editar vídeos por lá.

Assim como na edição de imagens, é possível criar vídeos a partir de templates e também contar com ferramentas de edição disponíveis dentro da própria plataforma. Além disso, o Canva permite criar vídeos com diferentes formatos dependendo de onde será disponibilizado.

Na edição com IA, basta acessar a aba “apps” dentro de um projeto e encontrar as ferramentas de IA disponíveis para o uso.

7. Kapwing

Interface do editor Kapwing

Se o que você procura é um app de edição de vídeo automática, o Kapwing vai te ajudar. Para usar, basta fazer o upload do vídeo na plataforma e deixar que a edição ocorra automaticamente.

Assim, o Kapwing realiza cortes automáticos, como trechos de silêncio no vídeo. Também é possível amenizar ruídos. Com o app você poupa tempo de edição manual e otimiza a pós-produção de vídeos.

8. Runway

O Runway é capaz de transformar imagens e textos em vídeos animados. Na plataforma, basta selecionar uma das opções e então realizar o upload da imagem ou escrever um script para ser transformado em um vídeo curto.

Os vídeos gerados pelo Runway possuem efeitos cinematográficos, o que é ideal para quem deseja produzir audiovisuais com esse estilo.

Como vimos, há muitas ferramentas para criar e editar vídeos com Inteligência Artificial. Contudo, salientamos que a IA jamais substituirá o trabalho criativo de uma pessoa.

Nossa plataforma é uma solução completa para as empresas que desejam crescer de forma orgânica e apostar em conteúdo original, escrito por pessoas de verdade. Acesse e experimente gratuitamente o WriterAccess por 14 dias e teste nossas soluções com inteligência artificial integrada.

AVALIE GORA MESMO!
More from William Freitas

QUAL A HORA CERTA PRA MUDAR A ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO

Você já ouviu isso em muitos lugares, e especialmente aqui: o conteúdo...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *