Se você é heavy user de internet conhece ou pelo menos já ouviu falar de nomes como PC Siqueira, Whindersson Nunes, Jout Jout ou Camila Coelho.
Todos eles fazem parte de uma nova geração de produtores de conteúdo, conhecida como influenciadores digitais.
Mas afinal, quem são essas pessoas?
Os influenciadores digitais são usuários ativos das redes sociais que criam conteúdos capazes de engajar milhares de pessoas e, por isso, acabam se tornando referência em determinados assuntos.
Um estudo recente realizado pelo Youpix mostrou que 2% dos influenciadores são responsáveis por 54% de todas as interações nas redes sociais.
Por causa desse potencial para gerar mídia espontânea, os influenciadores estão sendo cada vez mais procurados por empreendedores e empresas que desejam atrair visibilidade para a sua marca e aumentar as vendas do seu e-commerce, seja para produtos físicos ou produtos digitais.
Esse é o seu caso?
Então confira o nosso texto e aprenda a utilizar a autoridade dos influenciadores para alavancar as vendas do seu negócio digital.
Pesquise a sua audiência
A maioria das escolhas do seu negócio são baseados nos interesses da sua persona e nesse caso não será diferente.
Para escolher o influenciador digital certo para a sua campanha, você precisará pesquisar a sua audiência e descobrir quais conteúdos ela consome e compartilha nas redes sociais.
Você pode fazer isso por observação ou pode criar pesquisas de opinião e enviar por e-mail marketing para a sua base.
Algumas dicas de perguntas que podem dar os insights que você precisa para escolher o seu influenciador digital:
- Quanto tempo você passa na internet por dia?
- Quanto desse tempo é gasto com redes sociais?
- Qual é a rede social que você mais utiliza?
- Cite três sites que você visita com frequência
- Quais os canais que você acompanha no YouTube?
- Quais os perfis que você mais admira ou se inspira de alguma forma?
Com o resultado em mãos, você deve filtrar as respostas de acordo com as respostas mais recorrentes. Um processo parecido com o que você teve que seguir para definir a sua persona.
Analisando os influenciadores
Para essa etapa você precisará de uma planilha para listar os nomes dos influenciadores e os prós e contras de cada um.
Utilize ferramentas de mídias sociais como Klout, Twitter Analytics e até mesmo o Google, para descobrir quais os influenciadores são mais adequados para a sua ação, baseado na quantidade de seguidores, comentários, visualizações, likes, menções e postagens.
Aqui você deve priorizar os influenciadores que tenham fit com o seu produto. Algumas perguntas podem ajudar na hora de fazer a sua escolha:
- Quais são os assuntos sobre os quais eles mais falam?
- Os seguidores desse perfil são engajados?
- Os valores deles são coerentes com a sua marca?
- O meu produto têm penetração nesse nicho?
Pense em um exemplo clássico: você não chamaria uma musa fitness para anunciar uma loja de roupas plus size.
No caso do YouTube e dos blogs é mais fácil identificar quem são essas pessoas. Já em redes como Instagram e Snapchat, você deve checar as postagens mais recentes para conhecer a linguagem do influenciador, quais os produtos que ele utiliza e até mesmo os lugares que ele frequenta.
Os comentários dos seguidores também darão bons insights sobre a personalidade do seu influenciador. Ele é divertido? Polêmico? Como isso impactará em sua comunicação?
Essa etapa exigirá um esforço analítico maior, para que a sua campanha gere os resultados esperados.
Defina os objetivos da campanha
É possível estabelecer diversos objetivos para uma campanha publicitária e qualquer que seja o seu, deverá ser alinhado antes mesmo do contato com o influenciador digital.
Seu objetivo pode ser, por exemplo:
- Aumentar autoridade e branding da sua marca: Tornar a sua marca mais conhecida para outros públicos e aumentar a sua reputação naquele mercado.
- Lançar algum produto novo no mercado: Dar visibilidade para alguma novidade da sua loja.
- Atrair mais seguidores para suas redes: Aumentar a interação nos seus canais e direcionar essas pessoas para o seu e-commerce.
- Levar pessoas para seu site: Atrair visitantes que tenham interesse em produtos semelhantes aos seus.
- Aumentar o ticket médio de vendas: Aumentar a taxa de conversão do seu negócio.
O objetivo específico é o que determinará a audiência qualificada para a sua campanha, e consequentemente, o influenciador que trará os melhores resultados.
Escolha o formato do seu anúncio
Review
Nesse formato o influenciador faz um post dedicado àquele produto, com as informações que o público precisa saber como qualidade, preço e onde encontrar, por exemplo.
Funciona bem para blog e YouTube.
Normalmente são identificados com hashtags: #publi, #euindico, etc.
Tags de produtos
Se os reviews funcionam melhor nos blogs e no YouTube, o taggeamento de produtos é ideal para redes como o Instagram e Pinterest, onde as imagens predominam.
Nesse formato, o influenciador digital compartilha uma foto utilizando algum produto seu e identifica a sua marca através de tags na foto.
Para a ação ser mais efetiva o influenciador pode marcar o perfil da sua loja na descrição ou criar hashtags associadas ao seu produto.
Ações comemorativas
Uma ótima estratégia para divulgar o seu produto de uma maneira mais natural é promover ações próximas à datas comemorativas como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Dia dos Pais.
Um exemplo de ação comemorativa é promover um amigo secreto entre influenciadores em que eles troquem presentes da sua loja.
Concursos e sorteios
Enviar produtos para o influenciador sortear entre seus seguidores também é uma ótima ação de branding.
Sugira regras para os participantes do concurso como: compartilhe esse post, curta a página da loja nas redes sociais e marque seus amigos.
Isso vai fazer com que a sua marca fique conhecida, inclusive por pessoas que não seguem o perfil do influenciador.
Aparições em eventos
O influenciador participa de um evento da marca e registra a sua presença através de posts nas redes sociais.
Funciona bem para lançamentos de coleções, descontos e/ou promoções.
Coleções colaborativas
O anunciante convida o influenciador para criar uma linha colaborativa que leva o nome dele, em troca de participação nas vendas.
Não é indicada para e-commerces menores, pois demanda mais investimento e esforço de desenvolvimento, mas é interessante porque rende publicidade perene.
Independente do formato que você escolher, respeite a capacidade criativa do seu influenciador.
O anúncio deve parecer espontâneo, como se ele estivesse recomendando um serviço para os amigos.
Postagens identificadas como patrocinadas recebem 25.3% menos comentários, 12.7% menos likes e 83% menos shares.
Ou seja, investir na personalização da sua publicidade ainda é a melhor forma de reter a sua audiência.
Faça a sua proposta de parceria
Nunca entre em contato com o influenciador através das redes sociais. Além de ser pouco profissional da sua parte, é bem provável que a sua mensagem fique perdida em meio às centenas de recados de seguidores que esses perfis recebem diariamente.
O seu contato deve ser feito sempre pelo e-mail profissional. Quanto à abordagem, seja objetivo sobre as vantagens da parceria comercial para o influenciador e por que você escolheu ele para representar a sua marca.
Outra dica que ajuda é enviar algum produto seu para o influenciador experimentar e assim decidir se a parceria também é interessante para ele e para a sua base de seguidores.
No primeiro contato, é importante mostrar que você é familiarizado com o trabalho do seu influenciador. Cite algum post que ele tenha feito que chamou a sua atenção positivamente.
Essa postura conta pontos positivos para você, porque demonstra a sua preocupação em fazer uma publicidade bem informada.
Negocie valores
O cachê vai variar conforme o formato do anúncio. Você pode:
- Pagar preços fixos por produtos específicos como vídeo, foto, post, aparição em, evento;
- Negociar valores diferenciados de acordo com o desempenho da campanha (quantidade de impressões, número de cliques e taxa de conversão).
- Negociar participação na venda de produtos ou linhas licenciadas.
Perfis com menos seguidores tendem a ser mais flexíveis nessa parte e, em alguns casos, aceitam negociar a sua exposição em troca de produtos ou serviços do anunciante.
Já os influenciadores mais conhecidos cobram valores mais altos e estão pouco abertos para negociações. Mas isso não significa que você nunca deve abordá-los, tenha em mente que o preço que eles cobram é equivalente à reputação que eles construíram online.
Seja qual for o acordo, certifique-se de alinhar todos os detalhes da sua parceria para evitar refações e custos extras. Um briefing bem feito cumpre essa finalidade.
No contrato deixe explícito as cláusulas de rescisão entre as partes, e tudo que resguarde tanto os seus direitos de anunciante, quanto os direitos de imagem do seu influenciador.
Crie um relacionamento duradouro
Durante a etapa de negociações se esforce para criar um vínculo com o seu influenciador. Isso porque, é importante que ele tenha afinidade com a sua marca, para que sinta-se à vontade para fazer novas parcerias no futuro.
Envie suas novidades constantemente, entre em contato em datas importantes como aniversários ou marcos profissionais como recorde de seguidores, número de likes, número de inscritos no canal, etc.
Essas ações vão ajudar a manter a sua marca “viva” na lembrança do influenciador, o que vai refletir em uma publicidade muito mais qualificada.
Aproveite para criar uma rede de relacionamento com outros influenciadores, mesmo que isso não envolva uma parceria comercial de fato. A medida que o seu e-commerce vai amadurecendo, as metas vão mudando, e é necessário que a sua comunicação chegue à outras pessoas também.
Adicione conteúdo em seu site/blog indicando os canais dos influenciadores; Interaja com eles nas redes sociais e compartilhe conteúdos deles no seu site, quando for pertinente. Tudo com a devida autorização do influenciador, é claro!
Esse trabalho de relacionamento deve ser constante, porque facilita o primeiro contato e a negociação de parcerias, porque eles passam a conhecer você e a sua marca.