SAIBA COMO UM CLUBE DE ASSINATURA PODE AJUDAR SEU E-COMMERCE!

O mercado de e-commerce está em constante crescimento com novos negócios surgindo e segmentos dos mais diversos sendo explorados.

Segundo uma pesquisa encomendada pela PayPal entre os anos de 2014 e 2015, existiam cerca de 450 mil sites de e-commerce no Brasil.

E já há algum tempo, o modelo de clube de assinatura associado a esse tipo de negócio vem ganhando destaque e alcançando números impressionantes mesmo em tempos de crise.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) declarou que em 2015 o segmento de e-commerces com assinaturas tiveram adesão de 500 empresas e gerou cerca de R$ 600 milhões de reais, 40% a mais do que no ano anterior.

Já em 2016, dados referentes a expectativa dos especialistas, previram um número de adesões subindo para 700 negócios e o faturamento alcançando um aumento de 15%.

Para aprender mais sobre esse modelo que você pode integrar ao seu e-commerce, decidimos elaborar esse post.

Confira a seguir mais um conteúdo específico sobre o mercado de e-commerce e conheça as vantagens e peculiaridades de um clube de assinatura.

O que é um serviço de assinatura para e-commerce?

É um modelo que oferece produtos com uma certa frequência e por isso, cobra-se um preço mensal, semestral ou anual de acordo com o plano escolhido, em vez do valor único de uma compra.

Existem diversos segmentos atuando dessa maneira, abrangendo desde comidas, livros, maquiagens, e vinhos, por exemplo.

clube de assinatura para e-commerce

A TAG é um exemplo de clube de assinatura literário

Em um serviço de assinatura, o consumidor faz um compromisso com o e-commerce de seu interesse e em troca de um pagamento recorrente, recebe, de tempos em tempos, o que foi escolhido dentre as opções existentes.

Com comodidade, o produto desejado é entregue em domicílio, antecipando a necessidade do consumidor que não precisará fazer um novo pedido, passar por todo o processo de compra de uma loja virtual ou mesmo ter que ir até uma loja física.

Qual é o seu diferencial?

Diferentemente de um e-commerce tradicional, quando esse está associado a um serviço de assinatura, é possível ter uma receita recorrente ao invés de pagamentos únicos espaçados, gerando uma maior previsibilidade financeira.

Porém, o desafio de fidelizar clientes ainda existe. Mesmo exigindo um pagamento periódico, os seus assinantes podem decidir não continuar pagando a mensalidade, por exemplo, e por isso, é preciso investir no processo pós-assinatura para reter os seus assinantes.

Uma outra diferença desse modelo é que o cliente tem um limite sobre o que ele pode escolher. Por meio de planos fixos, o assinante opta por aquele que mais lhe agrada e só poderá consumir o que foi selecionado para aquele determinado plano.

Ou seja, é essencial que o e-commerce conheça a persona de seu negócio para poder oferecer algo atrativo.

clube de assinatura para e-commerce

Outro exemplo de clube de assinatura é a Clubeer

Benefícios desse modelo

Quando comparamos com o modelo tradicional de e-commerce, a associação a um clube de assinaturas proporciona diversas vantagens. Entre elas estão:

Maiores chances de fidelização

Você não precisa bolar estratégias para levar quem já comprou a consumir novamente. Um clube de assinaturas apresenta uma única compra.

Quem assina, caso não cancele, gerará uma receita recorrente duradoura para o seu e-commerce.

Maior previsibilidade

Ao oferecer um plano de assinatura é possível ter uma previsão maior em relação ao faturamento do seu negócio, visto que com  esse modelo você sabe exatamente quanto cada cliente contribuirá no próximo mês, podendo se planejar a longo prazo.

Mais comodidade para o cliente

Além de não precisar passar pelas etapas do checkout para concluir uma compra, ao adquirir um determinado plano de um e-commerce o consumidor recebe os produtos no conforto de sua casa de tempos em tempos, sem a necessidade de ter que refazer os seus pedidos.

Controle maior sobre a receita

Um clube de assinaturas possibilita um controle maior sobre a receita gerada: se os clientes aumentarem, a receita aumentará — contanto que os clientes atuais se mantenham.

Já em um e-commerce tradicional, os valores de uma compra podem variar drasticamente e não gerar o crescimento esperado para a manutenção de seu negócio.

Preços mais acessíveis para os consumidores

Quem adquire um plano em um clube de assinaturas, normalmente, paga um plano e recebe alguns produtos selecionados.

Caso esses mesmos produtos fossem comprados individualmente, fora desse plano, eles apresentariam um valor mais caro. Ou seja, assinando um e-commerce você pode consumir mais pagando menos.

Exclusividade para os assinantes

Os clientes desse tipo de e-commerce tem acesso em primeira mão aos lançamentos antes de chegarem ao mercado, podem receber amostras grátis, são informados sobre as últimas novidades e além disso, possuem descontos para migrar para planos mais completos.

Melhor gerenciamento do estoque

Com planos de assinatura, apenas o que é selecionado é vendido, não correndo o risco de ter um produto menos procurado se acumulando em seu estoque.

E ainda é possível ter um planejamento melhor, visto que é possível saber qual será o pedido de cada cliente de acordo com os planos oferecidos.

clube de assinatura para e-commerce

Para quem gosta de ficar por dentro das novidades cosméticas, a Glambox é um dos vários clubes de assinatura desse tipo

Desafios

Um clube de assinatura vai muito além da comercialização de produtos, ele oferece uma experiência única para os seus assinantes.

Por isso, cada etapa precisa ser pensada levando em conta a expectativa de cada consumidor para poder superá-la.

Um outro grande desafio é o de evitar que o seu cliente cancele a sua assinatura. Para que isso não aconteça é importante constantemente trabalhar no relacionamento com os seus clientes, tanto para conquistar novos quanto para reter os atuais.

E, claro, o grande obstáculo de se reinventar. Afinal, é preciso estar sempre oferecendo produtos novos e de qualidade, além outras opções de planos para conquistar e fidelizar os assinantes.

O prazo de entrega também é um fator para se atentar e assim, cumpri-lo de acordo com o que foi prometido para o cliente. Pacotes e embalagens para o envio desses produtos devem ser escolhidos com cuidado e o ideal é que eles surpreendam de forma positiva na hora da entrega.

E um último ponto, mas não menos importante, é a escolha da plataforma. Ela precisa ser adequada ao fluxo de visitas de seu e-commerce. Pense sempre na experiência de seu cliente e trabalhe para fazê-la da melhor maneira possível.

Kit gratuito para e-commerces

Quer aprender a transformar o seu e-commerce em um negócio de sucesso?
Preencha o formulário abaixo.

Conclusão

Se você possui um e-commerce e ele não apresenta a opção de um plano de assinaturas, você pode estar perdendo uma ótima oportunidade para o seu negócio.

Avalie os benefícios e os desafios apresentados nesse post e elabore uma estratégia para integrar um clube de assinaturas em seu e-commerce.

O que você achou desse conteúdo? Deixa a sua opinião nos comentários abaixo e aproveite para nos contar sobre as suas dúvidas relacionadas ao mercado de e-commerce. Até a próxima!

AVALIE GORA MESMO!
More from William Freitas

ESTRATÉGIAS DE WEB DESIGN QUE MELHORAM O USO E CONVERSÃO

Eu costumava gastar milhares de dólares com designers para criar páginas incríveis...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *