Mesmo que você tenha começado a se interessar por marketing digital no mês passado, é bem provável que já tenha lido alguma coisa sobre as vantagens de ter um blog.
Independentemente de você ler meus posts ou os de outras pessoas, os blogs certamente têm sua parcela de fãs.
Mas para cada blogueiro de sucesso que está ativo e divulgando as vantagens de ter um blog, há muitos outros que fracassaram.
É importante saber reconhecer por que esses blogueiros falharam, para não repetir os mesmos erros. Afinal, se ter um blog não funcionar para você, não será porque blogs são uma maneira ruim de autopromoção – mas sim porque você provavelmente fez algo errado.
Neste post, vamos ver algumas falhas que prejudicam a maioria dos blogueiros.
Vamos examinar as posturas e hábitos que induzem os blogueiros ao erro e conhecer o que blogueiros de sucesso fazem.
Ao fim desse post, você saberá o que é necessário para se tornar um blogueiro de sucesso, para que possa também compartilhar o seu case.
Vamos começar.
Você não leva seu blog a sério
Assim como muitas coisas na vida, se você quer ser um blogueiro de sucesso, não trate seu blog como um hobby ou um projeto paralelo.
Muitos blogueiros de primeira viagem erram nesse aspecto e acabam colhendo resultados fracos.
Manter um blog exige consistência e dedicação.
Isso quer dizer que você precisa produzir conteúdo de qualidade, com frequência.
Se suas atualizações forem consistentes, você vai conseguir gerar ainda mais tráfego com o seu blog.
Como você pode ver no gráfico abaixo, empresas que publicam 16 ou mais atualizações por mês têm 3,5 vezes mais tráfego do que outras que publicam até 4 vezes por mês.
Além disso, as empresas que mantêm o blog sempre atualizado tendem a captar mais ‘leads de inbound.’
O gráfico abaixo mostra que empresas que publicam acima de 16 atualizações por mês conseguem 4,5 vezes mais leads do que aquelas que publicam até 4 posts por mês.
Portanto, o ideal é postar conteúdo novo pelo menos uma vez por dia. Quanto mais conteúdo você publicar regularmente, melhores serão os seus resultados – especialmente em longo prazo.
Levando isso em conta, você deve aceitar que seu blog não pode ser tratado como algo que você faz de vez em quando, mas sim como uma atividade prioritária.
O seu conteúdo não gera engajamento
Outra razão pela qual muitos blogueiros fracassam é porque não produzem conteúdo excepcional, que gera engajamento.
Com tanto conteúdo sendo produzido por aí, ter um conteúdo de qualidade no seu blog é o mínimo para se tornar um blogueiro de sucesso.
Criar conteúdo que traga engajamento é tão importante que 72% dos produtores de conteúdo B2B têm essa meta como ‘prioridade máxima.’
Evidentemente, é preciso um pouco de prática para atingir o nível em que a criação de conteúdo excepcional passe a ser corriqueira, mas existem alguns atalhos que você pode tomar.
A primeira e mais óbvia atitude que você pode tomar é desenvolver um conhecimento mais amplo do seu mercado.
Fazendo isso, você poderá oferecer insights difíceis de encontrar em outro lugar. Consequentemente, você oferecerá aos seus leitores informações que não estarão disponíveis em nenhum outro blog.
Se você estiver bem preparado, saberá lidar com assuntos complexos com mais facilidade, oferecendo aos seus leitores um entendimento completo dos avanços do seu mercado.
E na maioria das vezes, você só poderá fazer isso se possuir um conhecimento profundo sobre os assuntos abordados.
Portanto, invista todo o tempo necessário para ler, assistir, ouvir e pensar a respeito dos assuntos que pretende abordar. Feito isso, você conseguirá discutir temas complexos de maneira simples e fácil de entender.
Se você quer se manter atualizado a respeito das novidades do seu mercado, pode criar um Alerta do Google para receber notificações sempre que algo novo for publicado.
Você também pode criar conteúdos incríveis a partir do que já foi publicado.
Digamos que você acabou de começar um negócio de venda de chá verde e quer criar um blog.
Pode ser útil pesquisar o que já foi publicado sobre chá verde e reduzir as chances de erro investindo em temas já consolidados.
Não que você vá fazer isso sempre. Mas isso pode te ajudar quando você estiver começando.
O Buzzsumo é uma ferramenta que permite descobrir quais tipos de conteúdo funcionam melhor para o seu nicho de mercado.
Por exemplo, imagine que eu quero encontrar alguns temas consolidados para o meu blog sobre chá verde.
Digito ‘chá verde’ no Buzzsumo e aí vejo o que aparece.
Se eu quiser obter resultados um pouco mais relevantes, posso mudar os parâmetros de data para obter resultados mais recentes ou posso usar outra palavra-chave.
Você pode, por exemplo, combinar sua palavra-chave com termos como ‘guia, ‘como fazer’ ou ‘dicas.’ De certo modo, você precisa criar palavras-chave que te ajudem a criar conteúdo útil – algo que tenha tendência de dar certo para a maioria dos mercados.
Você pode usar as funções de Autosugestão oferecidas pelo Google e YouTube.
Veja o que aparece quando digito chá verde no Google:
Se eu acessar o YouTube e digitar minha palavra-chave, veja que, novamente, aparecem outros termos que representam os temas relacionados a chá verde que as pessoas já estão buscando.
Posso trabalhar com esses temas e criar posts úteis e incríveis para o meu blog. Posso até utilizar os vídeos que encontrei na busca como parte da minha pesquisa.
É preciso usar a criatividade para usar a função de Autosugestão, mas essa pode ser uma fonte de muitas boas ideias, caso tenha paciência para experimentar.
Você não divulga o seu trabalho
Como mencionei no começo desse artigo – muitas pessoas têm blog hoje em dia.
76% dos profissionais de marketing afirmam que vão produzir mais conteúdo em 2016 do que em 2015.
E com os blogs cada vez mais populares, pode apostar que boa parte desse conteúdo será em forma de blog posts.
Em outras palavras – a concorrência hoje em dia é bem maior.
Isso significa que você precisa melhorar -e muito- a sua divulgação.
Pra começar, a melhor tática promocional é produzir algum conteúdo que seja excepcional.
Mas, se você seguiu as dicas que mencionei acima, provavelmente já fez isso.
Então, o que você pode fazer para divulgar o seu conteúdo?
Basicamente, você tem duas opções.
Você pode usar o método orgânico -que requer um pouco mais de tempo para funcionar- ou pode usar métodos pagos.
Os métodos orgânicos se dividem em duas categorias.
Por exemplo, você pode enviar e-mails para as pessoas que anteriormente publicaram conteúdo semelhante, para informá-los que você criou algo novo que pode interessar a eles.
Você pode encontrá-los usando a função ‘Visualizar Compartilhamentos’ no Buzzsumo, e colher os e-mails desses usuários para informá-los sobre o seu conteúdo.
Quando você enviar e-mails para essas pessoas, elas podem compartilhar e expor seu conteúdo para um público maior, consequentemente gerando mais tráfego.
Escrevi em detalhes sobre essa tática neste post.
Por outro lado, você pode criar a expectativa de que as pessoas que receberem seu e-mail vão criar links para o seu conteúdo.
É possível que, ao notificar pessoas relevantes sobre o seu conteúdo você consiga alguns links. Mas esse não é o objetivo principal desse método.
Por outro lado, para a segunda opção, o objetivo é gerar links para que você possa melhorar a sua posição de SEO em longo prazo. Não espere resultados imediatos ao pedir que as pessoas compartilhem o seu conteúdo.
Você pode conseguir isso buscando links quebrados em sites, avisando o proprietário a respeito e a seguir, perguntando se ele se pode linkar o seu conteúdo.
Esse processo é um pouco complexo, mas você pode saber mais a respeito lendo este post, onde explico em detalhes como atingir esse objetivo.
Ao melhorar o posicionamento de SEO do seu conteúdo, você estará divulgando seu blog de um jeito mais prolongado.
Atenção: Guest posts também podem ser um ótimo jeito de divulgar seu blog.
Se você começou seu blog a pouco tempo, pode ser uma boa ideia tentar emplacar alguns guest posts em blogs mais conhecidos.
As vantagens do guest post vêm em dobro.
Primeiro, você poderá se aproveitar do público já consolidado desses blogs, fazendo com que mais pessoas conheçam você e o seu discurso.
Isso vai aumentar o número de buscas e visitas ao seu blog.
Segundo, na maioria das vezes, quando você for escrever um guest post, poderá incluir um link para o seu blog no espaço da biografia do autor.
Esse link vai ajudar a gerar tráfego direto, mas também pode melhorar o seu posicionamento de SEO em longo prazo.
Se você quer encontrar oportunidades de guest post, considere usar as palavras-chave abaixo na busca do Google. Substitua ‘Sua Palavra-Chave’ pelo seu mercado.
Se você quer saber mais sobre guest posts, leia este blog post.
Como já disse antes, você pode utilizar tráfego pago para promover o seu blog.
Se você vai escolher essa opção, é importante ter um jeito de converter o tráfego em lucro.
Se você não tem um jeito de coletar leads e transformá-los em clientes, vai acabar desperdiçando muito dinheiro, já que os leitores provavelmente irão engajar, talvez compartilhar seu conteúdo e depois, seguir em frente.
Atenção: Esse conceito também se aplica caso você prefira fazer divulgação orgânica.
Com a divulgação orgânica talvez você não perca dinheiro, mas perderá tempo. Se seu tráfego aumentar e você não souber como aproveitar, então não há motivo para divulgar seu trabalho ou seu blog.
Quando você souber como transformar leitores em assinantes e começar a incluir esses assinantes em um funil bem construído, poderá realizar campanhas de tráfego pago (e campanhas de promoção orgânica também) em longo prazo, gerando lucro no processo.
Uma das melhores formas de tráfego pago para iniciantes é o Facebook Ads. Se você quer começar a usar esse tipo de publicidade, pode encontrar muitas informações úteis neste post.
Uma das melhores maneiras de capturar leads é criando uma imã de leads.
Atenção: Se quiser, quando fizer um guest post você pode incluir um link para um imã de leads em sua biografia.
Isso vai facilitar a captura de leads, além de garantir que você tenha mais alguém para notificar por e-mail quando seu próximo post for publicado.
Você é igual a todo mundo
Quando falamos sobre o que é necessário para produzir conteúdo excepcional, falamos sutilmente.
Mas criar conteúdo incrível envolve mais do que trabalhar com temas consolidados.
O que eu quero dizer é que você precisa fazer com que seu blog se destaque. É preciso dar um motivo para as pessoas se apegarem ao seu conteúdo e se tornarem suas fãs e fãs do seu blog.
Existem diversas maneiras de fazer isso.
Uma delas – claro – é criar conteúdo que seja incrível para o seu público – mas você precisa definir que conteúdo é esse.
É um conteúdo que é muito, muito, muito mais aprofundado do que outras fontes?
É um conteúdo que tem um alto volume de pesquisas?
É um conteúdo com ilustrações e gráficos originais?
É um conteúdo que foi formatado de um jeito peculiar, que facilita a leitura?
Pode até ser que o seu jeito de escrever seja o que te diferencie de outros blogueiros no seu nicho de mercado.
O seu estilo de escrita pode ter grande impacto no desempenho do seu conteúdo. E se você deixar transparecer a sua personalidade no texto, os leitores vão lembrar tanto do seu conteúdo quanto de você.
Escrever como se estivesse escrevendo para um amigo geralmente é o melhor jeito de equilibrar o estilo do seu texto, para que seja tão fácil de ler quanto informativo.
Você talvez se pergunte o que é preciso para criar conteúdo que seja original e memorável.
Meu desafio de $100,000 é um bom exemplo, assim como o post da Ferrari.
Se você trabalha com marketing, pode ousar e realizar alguns experimentos de marketing para em seguida discutir os resultados.
Você pode até dar uma abordagem inexplorada aos assuntos do seu nicho de mercado.
Você pode registrar sua trajetória como profissional de marketing enquanto trabalha em outro emprego. Ou você pode ser alguém que está se preparando para uma maratona usando estratégias pouco convencionais.
Se exite algo que você possa fazer para tornar você e seu conteúdo mais interessantes – faça.
Os leitores vão lembrar e gostar mais de você por isso.
Conclusão
Os blogs estão cada vez mais populares, mas isso não significa que todo mundo sabe o que está fazendo.
Se você quer evitar o fracasso e alguns dos erros mais comuns que prejudicam blogueiros novatos (e até os experientes), leia esse post novamente e pense em como você pode ajustar sua estratégia.
Caso precise fazer grandes ou pequenas mudanças, certifique-se de estar fazendo algo para adaptar o seu estilo, de modo que você consiga se tornar um blogueiro de sucesso no futuro.
Tem alguma dica de como evitar erros e se tornar um blogueiro de sucesso? Deixe sua mensagem nos comentários!