DICAS PARA A COMUNICAÇÃO SEM STRESS COM SEUS CLIENTES INDEPENDENTES

A tomada de novos projetos de desenvolvimento web é emocionante. Mas se você já esteve no bloqueio algumas vezes, você conhece a sensação de medo que acompanha o trabalho com um novo cliente. Será que eles serão um escorredor de escopo? Eles tentarão contatá-lo em horas estranhas? Será que eles se envolverão em conversas apropriadas de clientes do inferno?

Isso pode soar como um exagero, mas o medo pode ser real. Trabalhar com um cliente “ruim” pode adicionar uma tonelada de estresse à sua vida e fazer você se preocupar com futuros projetos. E com certeza, é provável que haja alguns clientes genuinamente ruins lá fora, que não sabem o que querem ou simplesmente são grosseiros. Mas a grande maioria do estresse no desenvolvimento web está relacionada à falta de comunicação.

E acho que todos nós podemos concordar, é algo que pode ser corrigido.

Então, com esse objetivo em mente, vamos passar algum tempo hoje a falar sobre como os desenvolvedores aumentam suas habilidades de comunicação para tentar promover melhores relacionamentos com clientes e reduzir o estresse relacionado ao projeto.   

Estabelecer Expectativas

Uma das melhores maneiras de reduzir o estresse em todos os seus projetos web dev é estabelecer (e gerenciar) as expectativas. Uma comunicação clara é como você pode realizar isso, é claro, mas alguns passos possíveis que você pode tomar incluem:

  • Crie um plano sólido. O que constitui um “plano sólido” será coberto nas próximas seções, mas, por enquanto, apenas saiba que quanto mais informações você se comprometeu com a caneta e o papel sobre um projeto, mais provável é que você evite o todo Caindo dos trilhos.
  • Use questionários do cliente. Você vai querer perguntar aos clientes potenciais o maior número possível de perguntas sobre o que eles querem antes de começar. Isso ajuda a reduzir as surpresas ao longo do caminho (para ambos), encurtar o comprimento do projeto e reduzir o número de revisões necessárias. Há toneladas de exemplos on-line, mas eu encontrei dois em Scribd e um em Tuts + – isso parece especialmente adequado aqui.
  • Crie uma proposta e orçamento. Depois de passar por todas as suas perguntas e apresentar uma visão para o projeto, anote-o. Esta é a sua proposta. Faça o mais detalhado possível. Inclua todas as entregas relevantes e suas respectivas datas. Na verdade, publicamos um artigo que abrange alguns desses territórios recentemente, então você pode querer verificar como sempre ser pago, não jogado como um Freelancer WordPress .
  • Desenvolva um escopo do projeto. Esta é uma parte da sua proposta e contrato, mas eu queria me certificar de que eu chamei por nome aqui porque é tão integral para o sucesso do projeto. Scope creep é uma coisa muito real e a menos que você tenha todos os detalhes de um projeto escrito por escrito, há uma chance muito real de que um cliente possa aproveitar. É mais do que provável que nem sequer seja proposital. Mas o escopo do escopo ainda pode causar estragos em um projeto e levar a frustração para todos os envolvidos. Defina um número limitado de revisões para ajudar a mitigar isso tanto quanto possível.
  • Assinar contratos. Ambas as partes precisam assinar um contrato. Não há dúvida. Vocês dois precisam concordar com os termos estabelecidos em sua proposta e alcance. Você também precisa concordar com o orçamento. Ter tudo isso por escrito com as assinaturas em anexo ajudará a evitar confusões e desentendimentos mais tarde.

Estabelecer entregáveis

Eu mencionei entregues quando falamos de contratos acima, mas garantem sua própria seção. Muitas vezes, os maiores estressores relacionados aos projetos de desenvolvimento web envolvem entregáveis de alguma maneira, seja as datas de vencimento ou quais são os resultados efetivos.

Estas são coisas que você precisa identificar antes de começar um projeto (ou muito logo após o início):

  • O que é o produto principal é : neste caso, é provável que seja bastante claro. É provável que você entregue um site.
  • Quantas peças compõem a entrega? É sempre uma boa idéia dividi-lo em partes lógicas. Assim, um site pode ser dividido em um esquema de site, um design de página inicial, um design de loja, etc. Você pode fazê-lo por página, recurso por recurso, ou qualquer outra coisa que faça sentido para sua situação dada.
  • Quando você enviará entregas? Atribua uma data de vencimento para cada uma das partes acima e certifique-se de deixar tempo suficiente para revisões.
  • Como você enviará entregas? Você criará um ambiente protegido por senha para que os clientes façam login e visualizem o progresso em seu projeto? Você enviará um e-mail para maquetes?
  • Como o cliente deve fornecer feedback? Certifique-se de que suas expectativas estão definidas em termos de como você deseja receber a contribuição do cliente.

Faça as perguntas certas

De acordo com a União de Freelancers , um dos maiores erros que freelancers em geral faz é não fazer as perguntas certas. Você vê, não é seu trabalho ler a mente do cliente. É seu trabalho dizer o que eles querem. Muitos desenvolvedores se aproximam de um projeto como se precisassem de ter a resposta para tudo do nada, mas isso não é necessário. Ouvir o cliente e determinar quais recursos eles querem é a sua melhor aposta.

Mas se o cliente está tendo problemas para articular o que eles querem, o que você faz então? Por que, faça muitas perguntas, é claro.

Basta perguntar ao cliente, “O que você quer em seu site?” Não é suficiente, no entanto. Você precisa se tornar específico. Aqui está uma lista de perguntas a serem usadas se você estiver tendo problemas para chegar ao fundo do que um cliente deseja:

  • O que você deseja que seu site realize?
  • Como você planeja usar o site para melhorar seus objetivos de negócios?
  • Você tem um guia de estilo da empresa?
  • Existem exemplos de sites que você gostaria de refletir?

Não faça suposições

Sobre qualquer coisa. Sempre. Você pode achar que sabe o que o cliente quer, mas, a menos que você queira arriscar ter que iniciar um projeto novamente, esclarecer todos os detalhes antes de passar a qualquer momento em um site. Se você investiu tempo em fazer perguntas e criar um contrato detalhado, você deveria estar aqui.

Mas há um detalhe que muitas pessoas esquecem ao trabalhar com um novo cliente. A sua pessoa de contato é a pessoa que toma as decisões na empresa? Ou eles respondem a outra pessoa? Você precisa saber isso porque seu contato pode fazer um comentário passageiro como “Isso parece ser bom”, porque é sua opinião. Então, alguns dias depois, você poderia receber uma mensagem que diz: “Bem, na verdade, queremos mudar em uma direção diferente”. E a menos que você pergunte o ponto em branco às vezes, talvez você não conheça esses detalhes importantes.

Então, descubra quem tem o poder de tomar decisões do lado do cliente. Em seguida, ajuste suas expectativas para atender a essa informação. Se houver várias pessoas que terão uma opinião final no projeto do site, chegarão a um acordo sobre quando eles vão deixar suas opiniões serem conhecidas. Defina prazos claros para que o cliente forneça comentários também.

Finalmente, definir um limite de revisões claras em seu contrato (como discutimos acima) pode ajudar os clientes a ver que é do seu interesse fazer com que todas as partes que querem / precisam estar envolvidas na tomada de decisões falem em tempo hábil.

Steer Clear of Jargon

Como um cliente pode tomar decisões informadas se não entender o que você está dizendo? Embora possa ser fácil entrar no jargão, especialmente se você fala principalmente com outros designers e desenvolvedores, você deve fazer um esforço para colocar as coisas em termos simples ao falar com os clientes.

Você vê, às vezes, os clientes concordarão com algo porque sabem que você é o especialista e não quer questionar o que você disse. Então imagine sua surpresa quando você enviar o projeto, e não é como eles imaginaram. Eles ficarão desapontados porque perceberão que concordaram com algo que eles não queriam. Claro, o cliente deveria ter solicitado esclarecimentos, mas você não deve colocá-los na posição que precisa perguntar em primeiro lugar.

Não é necessário manter o seu cliente em uma lição de desenvolvimento web. Mas você deve aproveitar o tempo para explicar e definir os termos que eles precisam saber para tomar decisões sobre como seu site parece e funciona. Seja direto no seu discurso e simplifique quando necessário.

Seja um ouvinte melhor

Às vezes, você pode eliminar o estresse de seus projetos de desenvolvimento web simplesmente ouvindo. Se você perguntou ao cliente um monte de perguntas, você tem muitas informações para trabalhar. Revise suas anotações e veja se você pode destilar o que seu cliente deseja para uma declaração simples. Então, enquanto trabalha no site, mantenha essa declaração em mente.

Você também deve ter em mente durante todas as futuras interações com o cliente. Se uma conversa parece contradizer as informações de suas entrevistas iniciais, peça esclarecimentos ao cliente. Talvez você simplesmente tenha entendido mal. Talvez tenham esquecido momentaneamente seus principais objetivos.

Independentemente disso, ouvir garante que você e o cliente permaneçam na mesma página em todos os momentos e você continuamente se encontra com as expectativas do outro.

Prática de entrevistas com clientes

Um monte de sucesso de avançar com projetos sem estresse é ser um comunicador claro e conciso. Se falar não é sua força, é uma boa idéia praticar com alguns de seus colegas. Um de vocês pode fingir ser o cliente em um projeto de desenvolvimento falso de sua escolha. Então você pode se revezar role-playing.

Esta é uma ótima maneira de interpretar como uma entrevista de cliente pode ir e ver quais tipos de perguntas suscitam as respostas mais informativas.

Não deixe o cliente se perguntar

É normal ir alguns dias entre as comunicações com um cliente, especialmente se você está realmente absorvido em um projeto. No entanto, se o seu cliente o chamar ou enviar por e-mail, é uma boa idéia responder no mesmo dia se puder. Isso mostra atenção e faz com que o cliente se sinta como uma prioridade.

Se o cliente obtém antsy e tem que verificar com você para ver como um projeto está acontecendo, você espera muito tempo. Claro, alguns clientes podem simplesmente pular a arma um pouco e esperar resultados imediatos. Para a maior parte, no entanto, seus clientes só querem permanecer no circuito, então mantenha-os informados .

Há uma exceção, é claro. Os clientes não devem esperar uma resposta imediata fora do horário comercial ou nos fins de semana. Mesmo que você trabalhe às 2 da manhã, não tenha o hábito de responder aos e-mails naquele momento. Isso dará a impressão de que você está sempre disponível. As fronteiras são uma coisa boa.

Levante-se pelo melhor interesse do cliente

Você sempre deve ouvir o que o cliente tem a dizer e você deve respeitar sua contribuição. No entanto, às vezes um cliente estará errado. E isso pode causar algumas situações potencialmente estressantes. A chave é saber quando deixá-lo ir e quando ficar de pé .

Se você se deparar com um aspecto de um site que está construindo, dê uma volta e avalie o que o cliente está dizendo. Eles simplesmente estão mal informados? Em caso afirmativo, forneça o contexto e a maior informação possível sobre o motivo pelo qual as coisas precisam permanecer iguais / mudadas / o que mais se adequa à sua situação. Se o cliente quiser um site seria destrutivo para seus negócios, por todos os meios, fale!

No entanto, se é apenas algo pequeno ou se resume às preferências, talvez seja melhor deixá-lo ir. Este é o seu site, afinal.

Remova Stress de seus projetos

Ao se aproximar de um projeto de desenvolvimento web com um novo cliente, é vital que você aproveite os detalhes e crie um plano de comunicação detalhado. Para economizar nos estágios de planejamento e detalhes do contrato é pedir problemas e muito estresse mais tarde. Então não faça isso. Planeje com antecedência, prepare-se e seja um comunicador eficaz a partir deste ponto. Seus nervos previamente disparados agradecerão.

Quais são algumas das estratégias de comunicação mais eficientes que você utilizou para fazer seus projetos de desenvolvimento web funcionar sem problemas? Você conseguiu esquivar a catástrofe ao ser um comunicador claro? Por favor, compartilhe suas histórias abaixo.

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