Quando se trata de hospedagem de loja virtual, escolher a plataforma certa é essencial. Sem as ferramentas corretas, você pode perder tempo e dinheiro. E, por isso, é importante pesquisar com cuidado antes de bater o martelo. Pensando nisso, montamos um comparativo entre duas das plataformas mais populares do mercado: Magento e Shopify.
Usaremos os seguintes critérios de comparação para Magento vs Shopify:
- Facilidade de uso
- Gerenciamento da loja
- Desempenho
- Segurança
- Personalização
Esperamos que, ao término da leitura, você tenha as informações necessárias para fazer sua escolha. Mas, primeiro, vamos apresentar as duas plataformas.
Conteúdo
- Introdução ao Magento vs Shopify
- Facilidade de uso
- Gerenciamento da Loja
- Desempenho
- Segurança
- Personalização
- Vantagens do Shopify
- Vantagens do Magento
- Conclusão
Introdução ao Magento vs Shopify
A maioria das soluções de plataforma de loja virtual se enquadram nas seguintes categorias: hosted e self-hosted. As plataformas hosted são aquelas que você não precisa se preocupar em procurar um ambiente de hospedagem para sua aplicação, pois já vem incluído no pacote.
As self-hosted, por outro lado, exigem que você tenha um plano de hospedagem contratado para poder hospedar a sua loja. Isso quer dizer que vai dar um pouco mais de trabalho para você. Mas a flexibilidade e liberdade que esse modelo proporciona faz valer a pena.
O Shopify é uma plataforma de ecommerce do tipo hosted. Com ela você consegue criar uma loja virtual intuitiva rapidamente graças ao construtor ‘arraste-e-solte’. E, também, aos diversos temas modernos disponíveis.
Já o Magento é uma plataforma self-hosted conhecida pelas ferramenta que possui. Com ela, você pode construir desde pequenas lojas virtuais até lojas de nível internacional.
Nas breves descrições apresentadas, já dá para ter uma noção de que ambas as plataformas são muito diferentes. Ou seja, você precisa saber o quê exatamente cada uma delas oferece antes de tomar uma decisão. Agora vamos comparar Magento vs Shopify!
Facilidade de uso
Se essa é a primeira vez que você está construindo uma loja online, o ideal é utilizar uma ferramenta que seja fácil de aprender. O Shopify, por exemplo, oferece uma experiência simples desde o momento de contratação até o lançamento da loja.
Para começar, basta criar um conta grátis no Shopify e escolher um nome para sua loja. Em seguida, você vai ter acesso ao painel.
A plataforma vai criar uma loja de demonstração utilizando seu tema padrão e produtos fictícios para você ter uma noção de como o Shopify funciona.
Se o tema padrão da loja não agradar, é sempre possível mudar para um novo. O Shopify oferece uma grande coleção de temas grátis, assim como diversas opções premium.
Adicionar novos produtos no Shopify também é fácil. É só acessar a aba Products e clicar no botão Add Product. Na próxima página, você pode configurar os dados de seu novo produto, como título, descrição, imagens, preço e mais.
Resumindo, criar uma loja no Shopify não poderia ser mais fácil. Adicionar todos os produtos e personalizar a loja pode demorar um pouco. Mas, certamente, é melhor do que criar tudo do zero.
No Magento, o processo é um pouco mais complexo. Por ser uma plataforma self-hosted, primeiro é necessário achar um plano de hospedagem adequado. A Hostinger oferece planos de hospedagem compartilhada para o Magento a partir de R$ 3,12 por mês. Esse valor é excelente para uma loja que está apenas começando.
Depois de contratar a hospedagem, é necessário instalar o Magento no servidor. Depois de instalado, você vai ter acesso ao painel da plataforma.
É possível perceber que o Magento oferece mais configurações já de cara. Pelo painel, você consegue monitorar vendas, ver pedidos recentes, saber quais são os produtos mais vistos e mais. Nesse momento, sua loja vai ter uma aparência totalmente básica.
Para melhorar a aparência, é preciso mexer no layout através da instalação de temas. Então, você já pode trabalhar no lançamento do primeiro produto acessando a aba Products > Catalog. Agora, é só clicar no botão Add Product.
Se você gosta de customizar seus produtos, então vai amar o Magento. O editor de produtos é bem completo. Mas também possui tantas opções que pode levar algum tempo para se familiarizar com todas as opções.
Fica até difícil comparar Magento vs Shopify no quesito facilidade de uso. Porém, o Shopify ganha com vantagem. Isso não quer dizer que o Magento seja uma opção ruim. Mas é inegável que o tempo de aprendizado é um tanto maior.
Gerenciamento da Loja
Agora, no comparativo Magento vs Shopify, o que cada plataforma oferece para o gerenciamento de sua loja.
Depois de adicionar os primeiros produtos no Shopify é preciso cuidar de algumas outras configurações antes de começar a vender. Por exemplo, é necessário configurar os métodos e valores de envio dos produtos.
O Shopify também permite o uso de diversos métodos de pagamento. Para configurar, é só acessar Settings > Payment providers e habilitar a opção Accept Credit Cards. Por padrão, o Shopify vai habilitar o uso de cartões de crédito através de seu próprio processador.
É importante lembrar que o Shopify cobra uma taxa por transação. Você também precisa configurar como calcular impostos em sua loja. O Shopify possui uma tela dedicada somente a isso, onde você pode configurar os impostos de cada produto e como enviá-los.
O Shopify como um todo faz um bom trabalho em tornar o processo de gerenciamento de loja simples e eficiente.
Onde Shopify prioriza a simplicidade, o Magento permite a personalização de cada aspecto de sua loja virtual. Por exemplo, você pode escolher os métodos de pagamento na seção Stores > Configuration > Sales > Payment Methods.
Por padrão, o Magento habilita o PayPal e Braintree, além de transferência bancária. E mais, você pode integrar outros métodos de pagamento através de extensões.
Quanto ao envio, o Magento suporta uma grande variedade de métodos de acordo com sua necessidade e localização. Muitos deles até sem a necessidade de extensões.
Em relação aos impostos, o Magento surpreende mais uma vez com a quantidade de opções. Você pode configurar os produtos que são incidentes, como calcular os impostos e assim por diante.
Ou seja, o Magento oferece muito mais opções de gerenciamento de loja do que o Shopify. Configurar sua loja nessa plataforma é sem dúvidas mais trabalhosa, mas vale a pena quando comparado com todo o controle que você tem sobre a loja e suas funcionalidades. E é por isso que vai levar a melhor neste quesito.
Desempenho
Desempenho é essencial, independente do estilo do seu site. Se sua página demora muito para carregar, é provável que seus visitantes desistam de tentar acessá-la. Isso é ainda mais crítico no caso de de lojas virtuais, pois você não está perdendo apenas visitantes, mas possíveis vendas.
Com o Shopify você geralmente não precisa se preocupar com isso. Por ser uma plataforma hosted, eles próprios cuidam da otimização do servidor para garantir que a loja esteja sempre funcionando com velocidade.
Não podemos esquecer que alguns dos temas utilizados podem ter um desempenho melhor do que outros. Assim como adicionar extensões demais pode ser prejudicial. Em outras palavras, ainda é importante monitorar a performance das suas páginas, mesmo em plataformas hosted como o Shopify.
Mas com plataformas self-hosted é outra história. O Magento, em particular, é famoso por sua escalabilidade. Isso significa que é uma excelente opção para lojas de todos os tamanhos devido à boa performance do software.
É claro que o desempenho da loja vai depender bastante do servidor onde está hospedada. Isso quer dizer que é importante escolher um provedor que leve otimização a sério. E que permite o aumento de recursos de acordo com o crescimento da loja. Principalmente quando os recursos de uma hospedagem compartilhada não forem mais suficientes e você precise de um upgrade para um Servidor VPS.
No geral, o Magento possui mais liberdade quanto aos recursos liberados para sua loja. Por isso, ganha esta rodada de Magento vs Shopify.
Segurança
Segurança é um elemento primordial para qualquer loja, virtual ou física. Se houver vulnerabilidades, as informações de seus clientes podem ser comprometidas. Isso é algo a ser evitado a qualquer custo.
O Shopify garante a segurança de seu site contra ataques, uma das vantagens de utilizar um software hosted. A plataforma possui um histórico praticamente impecável, sem nunca ter tido problemas críticos de segurança. Um dos principais motivos de todo esse sucesso é o bounty program, um programa que recompensa indivíduos que encontram vulnerabilidades.
Já o Magento exige que você seja mais proativo no quesito segurança. Assim como o desempenho, o provedor de hospedagem escolhido tem um papel importante na proteção de seu site e dados já que é a primeira linha de defesa contra ataques. Também existem diversas extensões que podem ser adicionadas para garantir segurança extra.
Outro ponto importante sobre o Magento é que atualizações dedicadas somente a segurança são feitas regularmente. Os desenvolvedores da plataforma são muito dedicados a manter os usuários seguros. Por isso, o vencedor neste categoria de Magento vs Shopify é o Magento.
Personalização
Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre o que cada plataforma oferece para personalização de aparência. Afinal, a aparência é a primeiro impressão de qualquer cliente.
Com o Shopify você tem três ferramentas para customizar sua loja: temas, aplicativos e o construtor “arraste-e-solte”. Quanto aos temas, mencionamos que há dezenas de opções. Pela nossa experiência, a grande maioria deles possui uma aparência mais moderna, o que é uma vantagem.
Também existem diversos apps que podem aumentar as funcionalidades de sua loja. Muitos deles são grátis, mas os melhores são pagos (premium). É bom lembrar disso caso você queira adicionar alguma ferramenta específica em sua loja.
Finalmente, vamos falar sobre o construtor de sites. Para muita gente esse é o principal benefício do Shopify. Afinal, é o construtor que permite que você crie sua loja sem ter nenhum conhecimento de programação.
Entretanto na prática o que pode ser feito com o construtor é um pouco limitado. Você vai poder construir uma loja estilosa, mas não no nível das melhores lojas do mundo.
Com o Magento, você tem acesso a grande parte dos mesmos recursos. Por exemplo, você tem acesso a uma grande coleção de temas. Mas, na maioria dos casos, o mais recomendado é criar seu próprio template. Apesar de todo o tempo e esforço requerido, sua loja vai ter a aparência que você sempre sonhou.
Quanto às extensões, com o Magento é muito mais simples. O Magento Marketplace possui milhares de opções que podem implementar praticamente qualquer ferramenta que você quiser.
Mas assim como no Shopify, muitas das extensões são pagas, e tendem a ser um pouco caras.
Resumindo, o Magento é uma plataforma que te dá mais liberdade de personalização, principalmente pela quantidade de extensões. Além de que, com a capacidade de criar templates próprios, você tem acesso a opções mais avançadas. Nesta rodada final de Magento vs Shopify, também vai para o Magento.
Vantagens do Shopify
Como vimos no comparativo Magento vs Shopify, ambos são plataformas muito diferentes, focadas em público alvos distintos. Para demonstrar isso, vamos dar alguns exemplos dos benefícios do Shopify.
- Aprender a usar a plataforma é relativamente simples.
- Sua loja pode estar no ar em questão de minutos.
- Não precisa se preocupar com hospedagem e segurança.
- Customizar o estilo da loja é simples, assim como configurá-la.
Se você procura uma plataforma simples para gerenciar seu site, o Shopify é a opção ideal. O ponto negativo é que não oferece tantas opções de customização como seus concorrentes. Porém esse é um fator recorrente entre as plataformas hosted no geral.
Vantagens do Magento
De fato, o Magento não é a plataforma mais simples de aprender para quem é novo no mundo de ecommerces. Mas se você tiver paciência e vontade de aprender vai ver muitos benefícios que a plataforma possui.
- Um grande número de opções avançadas de customização para sua loja.
- Flexibilidade nas configurações e medidas de segurança.
- Um poderoso editor de produtos, com centenas de opções de configuração.
- Acesso a uma grande coleção de extensões para aumentar as funcionalidades da loja.
Em uma comparação mais superficial o Magento possui grandes vantagens sobre o Shopify. Mas o mais importante é escolher a plataforma que te deixe mais confortável.
Conclusão
Escolher a plataforma ideal exige muito tempo e dedicação. Quando se trata de Magento vs Shopify, a última é mais recomendada para usuários iniciantes ou lojas de pequeno porte. Porém, para a grande maioria dos usuários, o Magento é uma plataforma mais poderosa e customizável.
O que você achou da comparação entre Magento vs Shopify? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, mande uma mensagem para a gente nos comentários abaixo!