COMO USAR O REVERSE IMAGE SEARCH DO GOOGLE PARA CONSEGUIR 26% MAIS BACKLINKS

Como Usar o Reverse Image Search do Google para Conseguir 26% Mais Backlinks
Como Usar o Reverse Image Search do Google para Conseguir 26% Mais Backlinks

image search

Eu adoro encontrar formas novas e interessantes para ajudar com problemas antigos.

É incrível poder usar bots do Facebook Messenger para obter taxas de abertura mais altas e aproveitar o Instagram para gerar mais vendas.

Na maior parte das vezes, essas soluções inovadoras são extremamente eficientes, porque ainda não há muitas pessoas utilizando-as.

Elas te ajudam a olhar para alguma coisa por uma perspectiva nova, para que você não fique muito preso.

Essa estratégia em particular é estranha, mas funciona muito bem.

A ideia é usar o reverse image search do Google para conseguir mais backlinks.

Uma das maiores razões pelas quais eu adoro isso é que métodos para obter backlinks nunca são demais.

Backlinks são a moeda do SEO.

Você quase sempre pode usar mais backlinks, e o seu objetivo final é acumular uma fortuna em links.

Sempre é bom descobrir novas formas de obter backlinks.

Se esse é o seu desejo, você vai adorar essa ideia.

Ela é uma tática de SEO um pouco obscura.

É completamente white hat, e por isso os mecanismos de busca não vão ter problemas com ela. Mas não é uma tática muito popular entre especialistas de marketing.

Estou destacando essa técnica desconhecida para que você possa usá-la.

Uma das razões pela qual vou apresentar esse método é a estratégia first-mover advantage (FMA).

Não há muitas pessoas usando essa técnica.

Assim, se você começar a usá-la agora mesmo, vai sair à frente dos outros.

Se você ainda não está familiarizado com reverse image search, vou mostrar isso em detalhes.

E então vou mostrar como você pode usar isso para gerar muito mais backlinks.

O que é reverse image search?

Você provavelmente está familiarizado com a boa e velha busca de imagens do Google.

Ao pesquisar qualquer coisa no Google, você pode clicar na aba Imagens, no topo dos SERPs, para ver apenas as imagens para os termos pesquisados.

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Esse processo consiste em inserir um termo a ser pesquisado e procurar uma imagem que se relacione a ele.

A reverse image search inverte esse processo.

Em vez de pesquisar usando uma palavra ou frase, você pesquisa com uma imagem.

Parece estranho, não? Como raios você pesquisa uma imagem?

Mas é surpreendentemente simples. Vou te mostrar como fazer isso.

Primeiro, vá a images.google.com e coloque o cursor sobre o ícone de câmera na barra de pesquisa. Você verá a mensagem “Search by Image.”

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Clique nela e uma nova janela vai abrir. Você pode colar a URL de uma imagem ou enviar uma imagem a partir daqui.

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Vou usar uma foto minha que você provavelmente já viu antes. Aliás, ela está do lado direito dessa página!

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Quando você já tiver inserido o link ou enviado a imagem, clique em “Search by Image.”

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O Google vai te informar tudo o que sabe sobre essa imagem. Isso geralmente inclui:

  • Tipo de arquivo
  • Tamanho da imagem
  • Outros tamanhos da mesma imagem
  • Páginas em que a imagem aparece
  • Imagens relacionadas
  • Páginas com imagens idênticas

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É uma lista bem completa.

Para ter os melhores resultados , clique em “All sizes” junto à imagem no topo da página.

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Isso vai te mostrar todos os resultados possíveis para sua imagem, independentemente do tamanho.

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Essa é uma introdução rápida sobre como a reverse image search funciona.

Antes de explicar todos os benefícios relacionados a links de usar a reverse image search, quero te mostrar algumas outras formas de usá-la.

Uma das formas mais fáceis de usar a reverse image search é com links de imagem.

Para obter o link direto de qualquer imagem, clique no botão direito sobre ela e selecione “Copy Image Address.” (Esse nome pode variar um pouco dependendo do navegador utilizado. Estou usando o Chrome.)

Se você usa o Google Chrome ou o Mozilla Firefox versão 4 ou posterior, existem algumas formas adicionais de fazer busca.

Você pode arrastar uma imagem diretamente para a barra de pesquisas em images.google.com.

Você pode também clicar no botão direito sobre qualquer imagem e selecionar a opção “Search Google for Image”.

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Você pode usar um processo similar para pesquisar com imagens usando a app do Chrome em seu dispositivo móvel.

Encontre a imagem que quer usar e toque nela para abrir uma versão maior.

Depois, pressione e segure sobre a imagem para abrir um menu. Selecione “Search Google for this image.”

Bem, é assim que se usa a função reverse image. Agora vamos falar sobre como usá-la para obter mais backlinks.

Encontre backlinks sem créditos

Se você já criou qualquer tipo de imagem, pode usar essa estratégia.

Há uma boa probabilidade de que alguém esteja usando suas imagens sem os seus créditos.

Na maioria dos casos, as pessoas não estão roubando sua mídia intencionalmente.

Encontrar a origem de uma imagem pode ser difícil, especialmente se você não tiver muito tempo para pesquisar páginas e mais páginas.

Assim, a maioria das pessoas acaba usando imagens sem nenhuma atribuição, como faz este site.

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Você pode usar a reverse image search para descobrir se suas imagens aparecem em outros sites e solicitar os backlinks a que tem direito.

Para começar, eu recomendo que você vá às suas páginas mais visitadas (você pode verificar isso no Google Analytics).

Se tiver qualquer imagem original que use dados ou fatos, comece com elas. Infrográficos e gráficos entram nessa categoria.

Eu constatei que esses tipos de imagens são compartilhados com mais frequência do que quaisquer outros.

Você pode também utilizar fotos suas, caso já tenha construído autoridade em seu nicho.

Vou usar aquela foto minha de pijama que mostrei anteriormente.

Como estou usando o Google Chrome, vou clicar no botão direito e selecionar a opção “Search Google for Image”, mais conveniente.

Eu sou levado imediatamente ao Google, onde posso ver todas as informações relevantes sobre a imagem:

Os resultados em links (os que parecem resultados de uma busca comum no Google) devem ser o seu foco. Esses são todos os sites onde sua imagem aparece.

Ao examinar os resultados, um link desconhecido chama a minha atenção:

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Eu geralmente lembro dos sites em que já apareci, e não reconheci esse link.

Como esperado, encontrei um link sem créditos nesta página:

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Teoricamente, eles me deram os créditos, mas não incluíram um link direto para o meu site.

É exatamente esse tipo de resultado que você quer encontrar!

Se você encontrar sua imagem sendo utilizada sem um link para a(s) fonte(s), pode tomar providências.

É importante ter certeza de que realmente não há um link.

Às vezes, o link está diretamente abaixo da imagem:

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Outras vezes ele aparecem em um bloco de texto.

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Se mesmo assim você não vir um link, experimente colocar o cursor sobre a imagem. Seu navegador deve mostrar se tem ou não um link para o seu site. (Lembre-se, estou usando o Chrome.)

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Outra nota que preciso acrescentar: qualquer site que use uma das suas imagens deve usar um link para o site para onde você quer enviar as pessoas.

Na maioria dos casos, esse site é a fonte da imagem (a página onde a imagem apareceu pela primeira vez.)

Mas nem todos os sites fazem links para a fonte.

É possível que suas imagens tenham sido publicadas em certos sites sem sua permissão. Alguém pode encontrá-las nesses sites e dar o crédito a eles, em vez de você.

Aqui está um exemplo.

Uns anos atrás, o Copyblogger criou este infográfico sobre regras gramaticais:

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Foi um sucesso instantâneo, que gerou mais de 263.100 compartilhamentos.

Um site chamado RenegadeWord.com compartilhou o infográfico:

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E eles incluíram um link para a imagem, mas não para o Copyblogger.com (a fonte original).

Em vez disso, o RenegadeWord.com fez um link para esta página do Visual.ly onde o infográfico tinha sido compartilhado.

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O Visual.ly incluiu um link para o site do Copyblogger:

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Mas o RenegadeWord.com não fez isso.

Está vendo o problema?

Quando um conteúdo é compartilhado e recompartilhado tantas vezes, é difícil rastrear sua origem. Alguns sites, como o RenegadeWord.com, cometem erros.

Usando a reverse image search, você pode encontrar esses erros e obter mais backlinks para o seu site.

Como eu disse anteriormente, isso se aplica a todos os tipos de imagem, e não só infográficos.

Essa é a ideia básica por trás dessa estratégia.

Mas há mais algumas coisas que eu quero mencionar.

Que sites você deve abordar?

Muitas vezes, as pessoas se esquecem que estratégias precisam ser…estratégicas.

Você não deve utilizar excessivamente uma estratégia.

Eu adoro a otimização de palavras-chave e acho que ela é uma parte super importante do SEO. Mas se você não fizer nada além de otimização de palavras-chave, seu marketing em geral vai perder.

Isso também se aplica à reverse image search. E por acaso, também se aplica a backlinks em geral.

Nem todos os sites valem o seu tempo.

Alguns links são naturalmente melhores do que os outros. Você precisa obter links que te ajudem a subir de posição nos SERPs.

E o que vai te fazer subir nos SERPs?

Backlinks com muita autoridade e popularidade.

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Links de sites com rankings de Autoridade de Domínio (DA) altos vão dar ao seu site um impulso de SEO mais significativo.

Você precisa considerar a que sites você vai pedir links.

Solicitar links de todos os sites que estão usando suas imagens não é prático.

Às vezes sites de spam vão usar suas imagens, e obviamente, você não deseja links nessa situação. Nesse caso, eu até sugiro enviar um email simpático pedindo ao site para não usar suas imagens!

Mas na maioria dos casos, a situação não é tão simples. Você terá que pesquisar para determinar que sites vão te fornecer backlinks de qualidade.

Vou te mostrar o que estou dizendo. Aqui está uma imagem do Capítulo 1 do Quick Sprout’s Advanced Guide to Content Marketing:

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Se eu fizer uma busca no Google com essa imagem, vejo este resultado:

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Aquele link leva a um artigo em Vietnamês sobre marketing de conteúdo.

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Eu verifiquei a DA daquele site, e é apenas 8 em 100.

Assim, não vale a pena gastar meu tempo tentando obter um backlink daquele site.

Ao pesquisar sites que estão usando suas imagens, você provavelmente vai encontrar muitos sites como esse.

Não fique desmotivado.

E não adote padrões baixos demais. É possível usar esse método até para obter backlinks de sites com DA superaltas.

Como regra geral, qualquer DA acima de 50 é um bom resultado. 60 ou mais é ainda melhor. E se você estiver na faixa de 70-80 range, está feito!

Rastreie cada imagem no seu site

A próxima dica será muito útil se você tiver um site menor e puder passar algum tempo pesquisando (ou se você quiser ser extremamente rigoroso.)

Você pode usar uma das minhas ferramentas de SEO favoritas, o SEO Spider do Screaming Frog’s SEO Spider, para exportar uma lista com todas as imagens no seu site.

Depois, você pode passar cada imagem pela reverse image search.

Isso pode levar bastante tempo, e por isso não recomendo essa ideia para todo mundo. Mas se você tiver tempo e recursos para fazer isso, vá em frente.

Para fazer isso, baixe a ferramenta SEO Spider aqui. É totalmente gratuito.

Abra o SEO Spider e navegue até Spider. Desmarque todas os items exceto “Check Images.”

Em outras palavras, a caixa “Check Images” deve ser a única marcada.

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A seguir, insira sua URL na ferramenta e selecione Images no menu suspenso do lado esquerdo.

Clique em Start e o Spider vai rastrear seu site, pegar cada uma das imagens e reunir todas as URLs de imagem.

Você pode então exportar os links em um arquivo .csv, para facilitar o uso deles.

Agora você tem as URLS de todas as suas imagens, e elas estão prontas para serem inseridas na reverse image search.

Essa estratégia não deixa nada de fora.

Ela também é extremamente conveniente. Mesmo que você não tenha tempo para pesquisar cada imagem, ter todas as URLs das suas imagens em um lugar só é útil.

Outra alternativa é terceirizar esse trabalho. Eu tendo a fazer isso com tarefas simples ou repetitivas para as quais não tenho tempo.

Contratar alguém no Fiverr não fica muito caro (mas verifique se a pessoa tem boas avaliações).

Encontre novos públicos

Como é muito fácil copiar e colar imagens online, algumas pessoas veem isso como uma forma de roubo.

Por exemplo: muitas pessoas querem receber créditos por suas imagens, geralmente na forma de backlinks. Como eu falei no início desse artigo.

Mas eu não acredito que todo compartilhamento de imagens seja negativo, mesmo que ele aconteça sem a sua permissão.

Deixe-me explicar isso.

Digamos que você tenha feito um infográfico.

Esse infográfico compartilhando no Infographicdesignteam.com é um bom exemplo:

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O artigo atribui o crédito do infográfico ao Social Media Today, e há um backlink para o site deles.

Então está tudo bem, certo?

Não exatamente.

Eu pesquisei um pouco. Veja o que eu descobri.

Aquele backlink leva a uma imagem JPG no Leadgenius.com.

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Eu encontrei a imagem no blog e fiz uma reverse image search.

Após ver alguns sites, descobri que a fonte original da imagem é o ColourGraphics.com.

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Assim, na verdade o Infographicdesignteam.com precisa identificar o ColourGraphics.com como criador da imagem.

Caso você esteja se perguntando isso, o Infographicdesignteam.com tem uma DA de 40 e uma PA (Autoridade de Página) de 46.

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Esses números não são ruins, e por isso seria interessante para o ColourGraphics.com tentar conseguir um link.

Essa situação ilustra exatamente o que eu estava dizendo no início dessa seção.

O Infographicdesignteam.com provavelmente encontrou o gráfico através do Leadgenius.com e deu identificou aquele site como o proprietário original.

Não acho que ninguém estivesse tentando roubar a imagem ou evitar atribuir os créditos aos verdadeiros criadores dela.

Isso mostra como as imagens podem se espalhar por aí. É como um jogo de telefone sem fio, mas com imagens e mídias.

Isso pode parecer injusto à primeira vista. Mas você pode obter enormes benefícios caso isso ocorra com você.

Esse fenômeno pode acontecer até com imagens de sites de nicho.

Talvez você tenha muitos backlinks sem créditos por aí, graças ao uso de imagens. Mas você tem que descobrir isso sozinho.

Conclusão

As imagens são um elemento tão grande da Internet. Mas quando se trata de SEO, elas não recebem a atenção que merecem.

É fácil pensar, por exemplo. que algum fator como SEO local é mais importante do que alterar as tags alternativas nas suas imagens.

E você está certo. Se você tem um pequeno negócio local, deve dedicar a maior parte da sua atenção ao SEO local.

Mas não ignore essa tática.

As imagens são incrivelmente importantes!

Em 2014, uma média de 1,8 bilhões de fotografias foram enviadas e compartilhadas todos os dias.

Todos os dias!

A maior parte dessas imagens está em redes sociais e serviços de mensagem. Mas mesmo assim. Muitas outras imagens estão aparecendo em outros sites!

Talvez você ache que essa estratégia não é muito realista.

Talvez você pense: “Ah não, Neil, quem ia querer usar as minhas imagens? Qual é a probabilidade de isso acontecer?”

Mas pense sobre isso.

Com bilhões de imagens sendo compartilhadas diariamente, há uma probabilidade de que algumas delas sejam suas.

No fim das contas, isso não é tão estranho.

E se você se esforça muito em tudo o que faz, provavelmente está produzindo imagens incríveis, que outras pessoas definitivamente vão querer usar.

Se você estiver em busca de backlinks que te ajudem a construir autoridade, essa estratégia é fantástica.

Os melhores perfis de links são redes expansivas com um alcance enorme.

Sim, fazer isso acontecer vai tomar algum tempo. Mas atalhos como esse vão te ajudar a chegar lá muito mais rápido.

Você já usou a reverse image search para obter backlinks? Qual é a sua experiência com essa tática?

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