COMO PUBLICAR NO INSTAGRAM CORRETAMENTE!

Aprenda como publicar no Instagram corretamente, tanto para a versão mobile quanto desktop.

Instagram já conta com mais de 700 milhões de usuários ativos.

Desde que a rede foi adquirida pelo Facebook, em 2012, temos visto investimentos na usabilidade do aplicativo e em novas funcionalidades, como os vídeos ao vivo e o Instagram Stories.

E diante de tantas mudanças, é de se esperar que as pessoas se perguntem como publicar no Instagram corretamente.

Por isso, preparamos este guia para você saber passo a passo como compartilhar as suas imagens no Instagram tanto no desktop quanto no celular. Confira:

Como publicar no Instagram usando o app?

O aplicativo do Instagram está disponível para dispositivos com Android e para aparelhos com iOS. Também existe uma versão para Windows Phone, mas ela não tem todas as funcionalidades como nas outras plataformas.

Veja os passos:

Escolha da foto ou do vídeo

Com a opção “Biblioteca”, você pode escolher uma foto (ou várias para posts no formato carrossel) ou um vídeo (de no máximo 60 segundos) salvo no celular.

É possível redimensionar a imagem para que ela fique no formato quadrado ou enviá-la no tamanho original. Para alternar 2 essas duas opções, é só tocar no botão que fica no canto inferior esquerdo da imagem selecionada.

As opções “Foto” e “Vídeo” permitem que você tire uma foto ou grave um vídeo diretamente do app.

Em ambos os casos, o resultado será uma imagem no formato quadrado. No caso do vídeo, você consegue gravar diversos trechos até completar 1 minuto no máximo.

Lembre-se de que os usuários seguem diversos outros perfis além do seu, então, capriche na produção da imagem.

Ainda que você use a câmera do celular, certifique-se de que ela tenha uma boa qualidade. Se for o caso, contrate um profissional para fazer as imagens.

Assim, as suas postagens chamarão muito mais atenção no feed dos seus seguidores no Instagram.

Filtros e edição

O Instagram tem dezenas de filtros para realçar a imagem, alterar a coloração, modificar o contraste e muito mais.

Ao deslizar as opções de filtros até o final, você terá a opção de “Gerenciar”. Com ela, dá para escolher os seus filtros favoritos dentre aqueles que o Instagram disponibiliza.

Você pode escolher apenas um filtro por imagem, mas também pode “Editar” — se for uma foto —, ou “Cortar” e escolher a “Capa” — se for um vídeo.

A opção “Editar” permite ajustar uma série de características como o alinhamento, o brilho, o contraste, a saturação e a nitidez da foto.

Já em “Cortar”, você escolhe trechos que deseja retirar do vídeo e em “Capa”, seleciona um quadro do vídeo que servirá como capa.

Legenda e publicação

Se você usa o Instagram com frequência, já deve ter visto uma foto sem legenda e, provavelmente, sentiu que algo estava faltando.

Isso porque a legenda funciona como um complemento para as imagens.

Procure sempre escrever descrições explicativas e/ou divertidas e não se esqueça de incluir hashtags que tenham a ver com o contexto, assim como os emojis.

Para chamar mais atenção de quem visualiza os seus posts, crie hashtags exclusivas para as postagens da sua empresa.

Como publicar no Instagram usando o desktop?

versão web do Instagram permite visualizar, curtir e comentar as imagens, mas não oferece o recurso de publicar fotos ou vídeos. Por isso, temos que usar sistemas como o Instamizerpara publicar via computador.

Depois que você completa o cadastro na ferramenta, já pode começar a publicar no Instagram (o plano gratuito dá direito a 8 publicações por mês).

Veja, então, o passo a passo de como postar usando o Instamizer:

Escolha da foto ou vídeo

No seu “Dashboard”, há diversas opções no menu lateral. Escolha “Novo post”.

Em seguida, arraste a sua foto ou vídeo para a área que diz “Arraste seu arquivo ou Clique Aqui”, ou clique nela para escolher o arquivo no seu computador.

O Instamizer permite redimensionar a foto ou até criar um fundo branco. Se quiser marcar pessoas na foto, esse também é o momento.

No caso do vídeo, é possível escolher a miniatura e pré-visualizá-lo.

Filtros e edição

Para aplicar os filtros que o Instamizer oferece ou fazer a edição, é só clicar em “Editar imagem”.

Aqui, você encontra opções semelhantes às do app, mas também tem acesso a recursos adicionais, como inserir stickers, remover olhos vermelhos e incluir texto na própria imagem.

Preenchimento dos campos

Feito isso, só fica faltando preencher os campos com as informações do seu post.

Selecione os perfis em que a imagem será postada (o plano gratuito permite publicar em 1 perfil).

Em seguida, inclua a localização se você quiser. As opções são buscar uma localização ou deixar o browser descobrir onde você está.

Depois, escreva a sua mensagem com no máximo 2 mil caracteres. Você pode usar um botão de atalho com emojis e outro com hashtags, em que é possível salvar grupos de hashtags e usá-los quando for conveniente.

Se desejar “Desabilitar comentários”, é só selecionar a opção correspondente.

E, se quiser que o 1º comentário seja do seu próprio perfil, selecione “Primeiro comentário” e escreva-o.

Para compartilhar o post no Facebook ou no Twitter, é preciso conectar o Instamizer a essas redes antes.

Publicação ou agendamento

Por fim, você pode optar por “Publicar agora” ou “Agendar publicação”. Dependendo da sua escolha, é só clicar em “Postar” ou “Agendar”.

É interessante destacarmos que o agendamento não é um recurso nativo do Instagram, o que faz do Instamizer e de outras ferramentas como Buffer e HootSuite importantes aliadas para a gestão de redes sociais.

Elas te ajudam a postar na hora marcada e você não precisa se preocupar com os horários para ficar entrando nas redes e publicar.

Como podemos perceber, há possibilidades de publicar no Instagram tanto com a conveniência do desktop quanto com a mobilidade do app.

Enquanto o celular oferece uma maior agilidade e a alternativa de capturar imagens diretamente e postar, as ferramentas para desktop fornecem funcionalidades extra, que permitem administrar melhor as suas postagens.

AVALIE GORA MESMO!
More from William Freitas

TRÁFEGO PAGO OU TRÁFEGO ORGÂNICO: A COMPARAÇÃO ENTRE OS DOIS

O desejo de todo negócio é conquistar novos clientes e aumentar a...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *