SERÁ QUE O MARKETING BOCA A BOCA AINDA FUNCIONA? DESCUBRA AQUI!

“Trocar uma ideia” é uma gíria que não se popularizou por acaso. Ela representa muito bem o que fazemos o tempo todo: conversar.

Seja em casa, na rua ou no trabalho, o fato é que tem sempre alguém trocando uma ideia com os outros. Aliás, até na internet, o que mais existe é aplicativo para bater um bom papo.

E, junto com as conversas, é inegável que surjam 2 coisas: fofocas e opiniões. A 1ª não nos interessa, mas a 2ª tem tudo a ver com o que falaremos neste post.

O marketing boca a boca é quando pessoas, trocando uma ideia, falam sobre as suas experiências como consumidores de um produto ou de um serviço.

Você sabia que essa ferramenta, quando bem explorada, pode ser um poderoso aliado da sua marca? Descubra agora como aproveitá-la para vender mais e melhor:

O conceito de marketing boca a boca

O marketing boca a boca é uma tradução de buzz marketing, estratégia nascida nos Estados Unidos como alternativa às mídias de massa.

Em vez de investir milhões em anúncios em jornais, revistas, rádios e TV, ela faz com que a mensagem da marca se espalhe de pessoa a pessoa.

Uma forma bem menos dispendiosa — mas genial —, que aproveita a necessidade do ser humano de se expressar para estabelecer ou fortalecer uma marca, um produto ou um serviço.

Eficiente e econômico, o boca a boca permite atingir o público-alvo com precisão e, uma vez espalhada a mensagem, funciona como o viral, com potencial de se multiplicar com rapidez.

O marketing boca a boca ainda funciona?

Sim. Embora muitas vezes seja mal utilizado ou ignorado, o marketing boca a boca encontra terreno fértil na internet, seja em sites e blog, em redes sociais ou em aplicativos de comunicação

A questão é entender como ele funciona e como construir um buzz positivo para a sua marca.

Pesquisa

Cada público reage a estímulos diferentes. Você sabe o que faz os seus clientes falarem bem da sua empresa? Esse é o 1º passo.

Descubra o que os faz reagir de forma positiva e negativa para trabalhar ambos em prol da sua marca.

Planejamento

2 das principais regras de todo bom bate-papo é saber o que abordar e como fazer essa abordagem. Então, não adianta simplesmente achar alguns clientes que repitam uma propaganda.

É preciso trabalhar a mensagem para que ela não seja apenas repetição.

Prática

O marketing boca a boca precisa ser mais do que uma mensagem bonita ou eficaz.

É preciso praticar tudo aquilo que você quer que o seu cliente perceba e passe adiante — caso contrário, é só propaganda enganosa.

Constância

Não basta uma boa ação em um determinado momento.

O público percebe rapidamente quando uma empresa age de um jeito para conquistar vendas e clientes. Além de se sentirem enganados, os clientes passarão a fazer propaganda negativa.

As qualidades do boca a boca

Confiável

Pessoas não confiam em empresas; pessoas confiam em pessoas.

Por isso, conseguir que os seus clientes espalhem boas críticas sobre o seu produto ou serviço pode ser o tão sonhado diferencial de mercado.

É bem mais provável conseguir novas vendas a partir de uma recomendação de alguém do que apenas com um anúncio.

Direcionável

Por mais que não exista uma fórmula, a partir do momento em que você usa a sua clientela como base para espalhar a sua mensagem, ela vai falar com pessoas de um mesmo círculo, com perfil que, provavelmente, também tem interesse no que você oferece.

Poderoso

Antigamente, era bem mais fácil lidar com as massas. Com o bombardeio de anúncios, era questão de pouco tempo para que os defeitos caíssem no esquecimento.

Com a internet e, principalmente, com as redes sociais, o cliente tem voz ativa sobre o que consome e como deseja ser tratado.

O botão de compartilhamento funciona como fogo em mato seco, espalhando rapidamente as mensagens.

Influente

O marketing boca a boca é a estratégia perfeita para acelerar processos de compra.

Se um prospect já vê anúncios e se interessa pelas soluções apresentadas, ao ver um amigo indicando, é mais do que provável que ele rapidamente vire cliente.

4 dicas para fazer marketing boca a boca

⒈ Invista em marketing de relacionamento

Criar e manter um relacionamento positivo com a clientela é supereficaz.

Invista de forma contínua em oferecer benefícios para quem opta pela sua empresa diante da concorrência. Se você está começando, isso é fundamental para se estabelecer no mercado.

Clientes valorizados e felizes com a qualidade do produto ou do serviço prestado tendem a ser fiéis. E mais: eles também têm mais propensão a compartilhar espontaneamente as suas experiências.

⒉ Produza conteúdo viral

Ajude a sua mensagem a ser espalhada e replicada. Para isso, é preciso que ela seja simples e surpreendente, algo que fuja do lugar-comum dos anúncios tradicionais.

Uma das formas mais usadas é o audiovisual. A razão é simples: além de entreter, vídeos chamam a atenção ao serem postados nas redes sociais.

E o que chama mais a atenção tem mais chance de ser clicado, curtido e compartilhado.

⒊ Atenda o cliente bem, sempre

Problemas existem, assim como soluções.

Já parou para pensar o que a sua empresa pode estar perdendo ao não investir em tratar o cliente sempre bem?

Defeitos e trocas, tudo pode ser uma forma para a sua empresa mostrar ao cliente que ele é o seu bem mais precioso. Afinal, sem consumidores, a sua marca não existe.

Siga estratégias de conteúdo e de marketing digital, usando as redes sociais não apenas como canal para propagar as suas informações, mas também como forma de atender de forma ágil e fácil.

Portanto, invista em treinamentos, pesquisas de satisfação e outras ferramentas de avaliação, controle e melhoria para fazer com que cada comprador tenha sempre a certeza de que sua empresa é a melhor escolha.

⒋ Foque na experiência do cliente no processo de venda

Falamos que é preciso tratar a clientela sempre bem. Isso significa agilidade em resolver problemas, responder questões, oferecer benefícios…

Uma das dicas mais preciosas que podemos oferecer para quem vai investir no marketing boca a boca é descobrir a jornada do cliente e aproveitar cada passo dela para oferecer uma experiência positiva inigualável.

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