ALÉM DA VELOCIDADE: 5 RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ DEVERIA USAR UM CDN

Você provavelmente já ouviu falar de CDNs, você sabe, eles ajudam a tornar seu site mais rápido. No entanto, você pode sentir que depois de pagar por hospedagem na web, por que você deve pagar o mesmo valor (ou mais!) Para um CDN? A sua hospedagem não deveria fazer tudo isso?

Existe uma diferença significativa entre a infraestrutura necessária para sites de hospedagem e a infraestrutura necessária para hospedar um CDN, é por isso que estes são dois serviços completamente separados.

Mas por que você precisa de um CDN? É velocidade e desempenho? Ou há algo mais?

Hoje, vamos dar uma olhada em alguns benefícios adicionais de ter um CDN, que você talvez não conheça.

1. Velocidade – Como um CDN torna seu site WordPress mais rápido

Um dos principais fatores que podem tornar seu site lento é a distância que seu conteúdo tem para viajar entre o servidor que hospeda seu site e a localização do visitante do seu site. Simplificando, quanto mais a localização, mais tempo o seu site levará para carregar.

O principal objetivo de um CDN é reduzir a distância física que seu conteúdo (mais pesado) tem que viajar.

É assim que acontece:

Um CDN geralmente tem dezenas ou mesmo centenas de locais ao redor do globo, onde o conteúdo estático do seu site é “copiado” para. Quando um usuário atinge seu site, as imagens e outros conteúdos, como arquivos JavaScript e CSS, são servidos a partir da localização do CDN mais próxima do seu visitante em vez do site do seu próprio servidor.

No diagrama abaixo, podemos ver em detalhes o conceito de como um CDN funciona .

Servidor de origem para o servidor de armazenamento em cache

Por exemplo, abaixo, você pode ver a rede global do servidor de um serviço CDN, neste caso CloudFlare.

Se o seu site estiver hospedado nos EUA e seu visitante estiver na Europa, as imagens mais pesadas serão atendidas nos centros de dados da Europa.

Vice-versa, se seu servidor estiver baseado na Europa e seu tráfego vier dos EUA, um dos centros de dados nos EUA será usado para atender o conteúdo mais pesado.

Rede CloudNetwork CDN
CloudFlare opera com 28 centros de dados em todo o mundo.

Agora, além da localização física, o tamanho dos recursos é outro fator determinante na velocidade. E se você pudesse otimizar seu site de modo que ele tenha o melhor dos dois mundos?

Eu vou discutir isso ainda mais na seção final deste artigo.

2. Desempenho – Um site habilitado para CDN é capaz de lidar com muito mais tráfego

Embora a velocidade e o desempenho sejam muito úteis, são bastante diferentes. Obter o seu site para carregar mais rápido quando não há visitantes é uma coisa. Conseguir que o seu site continue a ser carregado rapidamente quando o seu site estiver sob carga pesada é um jogo de bola totalmente diferente. Fazer com que o seu site seja carregado rapidamente sem carga é simplesmente uma questão de otimização para tempos de carregamento mais rápidos.

Mas para o seu site carregar rapidamente sob carga pesada, seu site precisa escalar – a carga precisa ser tratada por vários servidores. E esta é outra maneira como um CDN pode ajudar seu site.

Para entender isso, precisamos realmente entender como funciona um CDN. Existem duas maneiras de implementar um CDN.

Cenário de implantação 1: Redirecionar recursos estáticos para o servidor CDN

Neste primeiro método, seu site usa um CDN reescrevendo o endereço dos recursos estáticos, de modo que, em vez de carregar do seu servidor de hospedagem, eles são carregados a partir do servidor CDN.

Por exemplo, digamos que estamos alimentando nosso site usando um plugin de redirecionamento de CDN. Um endereço como:

Https://www.example.com/images/logo-default.jpg

Agora é reescrito como

Https://cdn.example.com/images/logo-default.jpg

Você precisará executar algumas alterações em sua estrutura de DNS, de modo que o endereço cdn.example.com indique o nome do host certo do serviço CDN que você estará usando.

Dado que todos os seus recursos estáticos agora estarão apontando para a URL do CDN, todos serão atendidos através do CDN e não através do seu próprio servidor.

A desvantagem de usar essa abordagem é que TODOS os hits de trânsito serão diretos para o servidor. No entanto, existe uma outra maneira que pode reduzir significativamente a carga no seu servidor.

Cenário de implantação 2: use um CDN como um proxy reverso

O diagrama abaixo mostra como funciona um proxy reverso.

Usando um proxy reverso como um CDN

A ativação de um CDN usando um proxy reverso também requer pequenas alterações no DNS, de modo que o domínio agora aponte para o CDN em vez do seu site.

Isso significa que todo o tráfego é enviado pela primeira vez para os servidores CDN em vez do seu site. O CDN então faz um pedido ao seu servidor para qualquer conteúdo dinâmico exigido pelo visitante e, em seguida, serve todos os conteúdos estáticos e dinâmicos para o visitante.

O que isso significa é que a maior parte da carga é tratada pelos servidores CDN.

O fato de que a carga de tráfego está sendo compartilhada pelo seu próprio servidor junto com a rede do servidor CDN significa que seu site poderá lidar com muito mais carga do que seria possível se não tivesse um CDN no lugar.

Junte isso com um mecanismo de cache de página, e seu site agora é rápido e pode lidar com cargas pesadas.

3. Segurança – Um CDN tem segurança incorporada para parar o tráfego malicioso

Francamente falando, corrigir um site hackeado do WordPress não é agradável . Os plugins de segurança, como o Defender, são uma das primeiras coisas que eu instalo em qualquer site, mas com prazer tomarei qualquer leg-up que eu possa obter em termos de segurança.

Os CDNs têm muitos mecanismos embutidos para lidar com o tráfego malicioso.

Controle de Bot

Se você tivesse que dar uma olhada nos registros de tráfego de acesso direto do seu servidor, você provavelmente notará que uma grande parte do tráfego para o seu site vem de (ro) bots. Você verá isso marcado como tráfego não visto.

Podemos ver que os golpes do bot estão gerando mais tráfego do que os humanos.
Podemos ver que os golpes do bot estão gerando mais tráfego do que os humanos.

Os robôs são visitantes automatizados do seu site que executam uma função específica.

O Incapsula , em seu  relatório de bot de 2016 , estimou que 51,8% do tráfego é realmente tráfego de bot em vez de humanos! Alguns bots, como o Google Crawler Bot, e o Facebook Bot, visitam seu site para extrair informações e garantir que seu site seja tão visível quanto possível. Estes são os bons ou benignos bots. Esses bots representaram cerca de 23% do tráfego de todos os sites em 2016.

Depois, há os bots maliciosos, e garoto há muitos deles.

Em 2016, cerca de 29% do tráfego do site veio de bots ruins. Não vamos mergulhar muito sobre o que são os bots maus, mas basta dizer que eles não estão fazendo o seu site nada de bom. Os bots maus típicos são imitadores, sites que imitam ferramentas legítimas para tentar atacar seu site, ou direto para ferramentas de hacking malicioso.

Tráfico de bot

A maioria dos CDNs possui mecanismos incorporados para bloquear de forma implícita bots maus, que não só reduzirão a carga no seu servidor, mas também evitarão que muitos dos ataques aconteçam, em primeiro lugar.

Web-Application Firewall (WAF)

Normalmente, os CDNs têm um firewall de nível empresarial para parar vários tipos de ataques em seu site. Além de proteger contra os riscos de segurança da aplicação web mais crítica, como injeção SQL, scripts entre sites, acesso ilegal a recursos, inclusão remota de arquivos e outras ameaças, um WAF pode ser usado para definir regras personalizadas para se aplicar ao seu site.

Essas regras podem direcionar qualquer coisa, desde a origem da localização geográfica da solicitação até seu site, até regras muito detalhadas, de modo que você seja tão grande quanto necessário na proteção do seu site, especialmente se você estiver sendo atingido persistentemente por Uma série de ataques particulares.

Proteção do Backdoor

Existem vários tipos de hackers, mas os que achamos particularmente desagradáveis são aqueles que ficam sob o radar. Quando seu site é claramente e obviamente pirateado, há maneiras de descobri-lo e corrigi-lo. Mas, se o hacker simplesmente instalar uma porta traseira, você está à sua mercê.

Isso ocorre porque, com uma porta traseira instalada no seu site, o hacker pode controlar o seu site remotamente. Usando seus centros de Comando e Controle, eles serão capazes de realizar ações (maliciosas, destrutivas ou spammas na natureza), o que faz seu site uma festa dessas atividades maliciosas.

Um bom CDN será capaz de proteger das portas traseiras sendo instaladas. Também pode realmente descobrir qualquer backdoors existente em seu site e neutralizá-los.

Ainda não falamos sobre outro flagelo da web de hoje: ataques DDoS .

4. Impeça seu site de diminuir durante um ataque DDoS

Mais adiante neste artigo, eu discuti como a implementação de um CDN como um proxy reverso pode ajudar o seu site a lidar com picos de tráfego e melhorar seu desempenho. Mas em nenhum lugar essa performance será mais evidente do que se seu site estiver sob um ataque DDoS.

Um DDoS ou Negação Distribuída de Serviço , é um ataque malicioso que mata seu site completamente enquanto o site estiver sob ataque

Em um ataque DDoS, um exército de computadores ou servidores que foram comprometidos é recrutado para enviar uma inundação de tráfego para um site específico, de modo que há tanto tráfego “falso” que o site está sobrecarregado. Neste ponto, o tráfego legítimo não pode mais chegar ao site.

Existem várias razões pelas quais um site pode sofrer um ataque DDoS:

  1. Os hackers estão atacando seu site de tal forma que eles podem chantageá-lo para pagar uma taxa para parar o ataque
  2. Você fica preso no ataque cruzado de um ataque DDoS em um site hospedado no mesmo servidor compartilhado que você – seu site é o dano colateral
  3. Um concorrente quer prejudicar sua marca / reputação / renda

Há muitas outras razões pelas quais os ataques DDoS são realizados, mas estes seriam os mais comuns.

Seja qual for o motivo do ataque, uma vez que um ataque DDoS está em movimento, seu site está morto na água. A quantidade de dados que inunda o seu site NÃO pode ser processada, independentemente do tamanho da sua conta de hospedagem.

A natureza “Distribuída” de um ataque DDoS torna praticamente impossível mitigar o uso de técnicas tradicionais, como bloqueio de IPs, intervalo de IPs ou geografias. O ataque vem de tantas fontes diversas que não é possível bloqueá-lo usando mecanismos tradicionais de bloqueio (firewalls, negar regras, etc.).

Então, como você pode mitigar um ataque DDoS? Essa é outra maneira de um CDN ajudar seu site.

Como discutimos acima, um CDN tem servidores em todo o mundo. Ao implementar um CDN usando um proxy reverso, seu site não é servido por um único servidor, mas por vários servidores em todo o mundo.

Além disso, os CDNs são capazes de “reconhecer” quando um ataque DDoS está no lugar e pode descartar o tráfego malicioso quando atinge os servidores CDN, garantindo que seu servidor real não seja atingido pelo carregamento de tráfego malicioso proveniente de um ataque DDoS.

Como um CDN protege seu site de DDoS
Como funcionam as proteções DDoS

Uma vez que seu site foi direcionado para um DDoS, apenas um serviço destinado a mitigar esses ataques pode ajudar seu site.

Minha opinião? Prefiro estar seguro e ativar um CDN antes do meu site ser atingido.

5. Levando o desempenho de um CDN um passo além

De volta à primeira seção, discutimos velocidade e como os CDNs podem ajudar seu site.

Na WPMU DEV, sabemos que há outro fator importante que pode diminuir o seu site: o tamanho físico real de suas imagens.

Muitas das imagens que usamos em nossos sites geralmente são otimizadas para parecer incríveis, o que vem no “custo” do tamanho da imagem.

As imagens que parecem ótimas são tipicamente maiores em tamanho, e esse tamanho vem a outro custo – o tempo de carregamento do seu site – quanto maior o tamanho das imagens, quanto mais o seu site for carregado.

Mais uma vez, basta colocar, para tornar o seu site carregado mais rápido, suas imagens precisam ser otimizadas para a web, removendo qualquer peso supérfluo, de modo que elas sejam tão magra quanto possível (sem perda de qualidade).

A maioria de nós já sabe disso, mas se você é como eu, você provavelmente não tem tempo para passar pelo processo necessário para otimizar todas e cada uma das imagens em seu site. Mesmo se você tiver tempo, eu sou simplesmente preguiçoso ou simplesmente esqueça de fazer isso.

O Smush Pro é um plugin de compressão de imagem que vem em ação cada vez que você carrega um pesado conteúdo no seu site. Se você carregar uma imagem que não otimizou, o plugin “smushes” essa imagem em submissão, comprimindo a imagem para um tamanho que é ótimo para a web sem perder a qualidade.

A nova versão do Smush Pro vai muito além do que, no entanto, é construída para super-otimizar qualquer imagem em qualquer diretório, e não apenas as imagens em sua galeria de mídia.

Pronto para tornar o seu site rápido e seguro?

Há muitos outros benefícios que um CDN pode oferecer ao seu site. Certificados HTTPS, minificação e compressão de conteúdos, purga de caches de conteúdo à vontade, mas realmente e verdadeiramente acreditamos que o acima seja crítico para o sucesso do seu site.

Você está usando um CDN? Você experimentou os benefícios de um CDN? Você sofreu um ataque DDoS que seu site manipulou graças a um CDN? Adoramos ouvir seus comentários.
AVALIE GORA MESMO!
More from William Freitas

8 ERROS EM COMENTÁRIOS DE BLOG QUE VOCÊ PRECISA EVITAR

Quais erros de comentários em blog você está cometendo? Em 2015, eu...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *