Quem trabalha com marketing digital está acostumado com mudanças e sabe que nada está escrito em pedra.
Até o poderoso Google, que vira e mexe enlouquece a cabeça de profissionais da área com suas mudanças de algoritmo, não está imune a isso.
Na verdade, a empresa é uma das primeiras a ditar o ritmo das mudanças que acontecem no mercado digital, e promete fazer isso mais uma vez com uma novidade: o Google Marketing Platform.
Veja o que você precisa saber sobre essa novidade e como ela promete ajuda equipes de marketing de pequenos negócios ou grandes empresas a conquistar resultados melhores!
O que é o Google Marketing Platform
Em resumo, é a unificação de alguns produtos já existentes da empresa, bem como a reformulação de algumas funcionalidades deles.
Os serviços para anunciantes DoubleClick e Google Analytics 360 Suite estão, à partir de agora, sob a mesma plataforma e ganharam o nome de Google Marketing Platform.
Mas qual é o objetivo da mudança? Segundo a própria empresa, é se adaptar à nova realidade na qual os usuários querem ter maior controle sobre a forma como suas informações são usadas.
Assim, o objetivo é permitir que as empresas tenham resultados melhores por meio de um verdadeiro ecossistema de marketing, no qual podem planejar, comprar, medir e otimizar mídias digitais. Mas tudo isso sem deixar de lado a privacidade dos consumidores.
4 benefícios da novidade para a sua empresa
O Google promete vários benefícios para quem já usava os serviços de forma separada e agora, com a nova plataforma, os serviços serão unificados em um só lugar.
Unir as tecnologias de anúncios e analytics traz, pelo menos, 4 vantagens:
1. Marketing mais rápido e eficaz
Além da automação de processos e tarefas diárias, planejar e acompanhar tudo numa interface conjunta torna o trabalho mais rápido. Além disso, a troca rápida de insights tem tudo para aumentar a eficácia das ações e campanhas.
2. Maior controle sobre os investimentos
Agora vai ficar ainda mais fácil e rápido ver quais partes de uma campanha estão funcionando bem e fazer somente os ajustes necessários. Com alterações precisas e rápidas, você garante experiências de qualidade sem desperdício de recursos.
3. Compartilhamento mais eficiente entre equipes
A colaboração entre equipes nunca foi tão importante para que os esforços de marketing se concretizem e sejam transformados em resultados.
Levar a mensagem certa na hora certa é desafiador, mas com as ferramentas da nova plataforma é muito mais fácil compartilhar insights e tomar decisões de impacto praticamente em tempo real.
4. Visão completa da interação do público com a marca
Dados integrados representam uma visão maior e uma compreensão mais completa sobre quem é seu público, quantas pessoas na sua audiência são engajadas e o que fazer para atrair tráfego qualificado.
Basicamente, a novidade do Google veio para deixar a comunicação entre equipes mais forte e precisa, além de reforçar o compromisso com a experiência do usuário final.
Mas essas não foram as únicas mudanças. O famoso Adwords agora é Google Ads. Além disso, DoubleClick para publishers e DoubleClick Ad Exchange foram unificados para se chamar Ad Manager.