O Facebook é a rede social mais popular no mundo inteiro. Para se ter uma ideia, a plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente.
É muita gente mesmo! Sabendo disso, empreendedores de todos os lugares escolhem vender pelo Facebook.
É claro que não poderia ser diferente. Com tanta gente acessando, não iria demorar para as pessoas perceberem a sua importância e investirem em estratégias de marketing digital nessa mídia.
Com o passar do tempo, a Rede Social do Mark Zuckerberg tem se profissionalizado cada vez mais e oferecido mais recursos para as empresas. No início, as marcas apenas o utilizavam para criar um relacionamento com o público. Hoje, é possível até mesmo vender por meio da plataforma.
Se você quer saber como vender pelo Facebook, além de conferir as dicas para fazer do jeito certo, continue lendo este post:
Como funciona o Facebook Store
O Facebook Store nada mais é que uma ferramenta dentro do próprio Facebook para divulgar e vender produtos. A seção loja permite que você exiba e venda os seus produtos de forma gratuita. Ou seja, o Facebook não cobra nenhuma comissão por isso.
Porém, de acordo com eles, esse recurso está sendo implementado gradualmente e pode ser que ainda não esteja disponível para você.
Para criar a seção na página da sua empresa, você deve clicar na aba “Loja”. Vai aparecer então um pop up perguntando se você concorda com os termos. Após você concordar, deverá escolher a moeda local, adicionar o seu produto e preencher a sua descrição. Simples, não?
Agora que você aprendeu o que é o Facebook Store e como criá-lo, veja algumas dicas para promover a sua empresa e melhorar as suas vendas.
6 dicas para vender pelo Facebook
Mesmo que o seu foco seja apenas vender, é preciso fazer de maneira correta. Apenas anunciar e esperar o dinheiro cair no colo não é uma prática recomendada. Logo, é preciso se atentar a alguns detalhes que te ajudarão a vender mais pelo Facebook:
1. Faça postagens descontraídas
Você montou uma página do seu negócio e deseja promover os seus produtos ou os seus serviços, correto? Certamente, divulgar promoções e novidades é essencial. Porém, você deve gerar engajamento com o público para atrair atenção.
Uma página que fica tentando vender o tempo inteiro pode afastar os possíveis clientes. É importante sempre equilibrar as postagens de vendas com outras mais descontraídas para se aproximar mais do público.
Uma forma de gerar engajamento é fazendo perguntas em sua página. Se a sua empresa é uma padaria, você pode fazer o seguinte post: “Pão francês ou de forma: qual você prefere?”. Dessa maneira, é mais fácil que as pessoas interajam com você.
2. Mostre fotos do produto
Tirar uma foto bem enquadrada de um produto atraente também é uma boa pedida.
Voltando ao exemplo da padaria, imagine que acabou de sair do forno um bolo de chocolate bastante recheado. Nesse caso, você pode publicar uma foto do bolo e deixar uma legenda: “Bateu a fome? É difícil quem resista à tentação”.
Sem contar que os posts com imagens no Facebook têm 2,3 vezes mais interações do que aqueles sem imagens. Então, esteja sempre compartilhando as melhores fotos
Isso vale também para aquelas famosas citações motivacionais. Quando você inclui uma frase dentro da imagem, a chance de ela ser compartilhada é maior.
3. Faça concursos
Outro recurso que funciona bastante e gera muito engajamento é o concurso. As pessoas são naturalmente competitivas e gostam de participar de concursos.
Você pode escolher, por exemplo, as 20 primeiras pessoas que comentarem a publicação para ganhar um presente. Ou então, quem der a resposta mais criativa ganha um valor de crédito para gastar como quiser na loja.
Imagina quantas pessoas vão compartilhar a publicação e marcar os amigos… Sendo assim, você ganha publicidade espontânea.
4. Crie vídeos curtos
Os vídeos podem ser considerados um fenômeno atualmente. Tanto que plataformas como YouTube ganham cada vez mais adeptos.
O próprio Facebook também já percebeu isso, e o que vemos em nossa timeline são inúmeros vídeos sendo compartilhados.
Aproveite que o público se interessa por esse formato e utilize-o também. Mas é importante que não seja um vídeo longo, senão você pode causar desinteresse por parte dos usuários.
Nesse caso, você pode criar um vídeo para informar uma novidade na sua empresa ou produzir um vídeo-clipe da reinauguração. As possibilidades são inúmeras, basta usar a criatividade.
5. Impulsione as suas publicações
Impulsionar as publicações de sua página é uma das maneiras mais fáceis de atingir mais pessoas. Além disso, é possível filtrar quem você deseja atingir e não desperdiçar o seu dinheiro nem os seus esforços.
Entre os fatores que você pode escolher para filtrar o público, temos:
- localização;
- idade;
- sexo;
- interesses.
O mais legal dessa ferramenta é que você pode utilizá-la de acordo com seu orçamento. Não é necessário gastar rios de dinheiro para promover o seu negócio.
Faça um teste com um valor baixo e analise o impacto da ação. Conforme necessário, você poderá aumentar gradativamente o investimento.
6. Redirecione o usuário ao seu website
Ter um site ou blog na internet é muito importante para o marketing digital. Mesmo que você tenha uma página no Facebook com muitas curtidas, considere criar uma página na web para o seu negócio.
Se você tem um site e está sempre produzindo conteúdos, utilize o Facebook para direcionar os usuários para lá. Quando sair um artigo novo, por exemplo, publique-o no Facebook. Crie uma chamada persuasiva e convide o público a ler aquele texto.
Para quem deseja criar uma estratégia eficaz de inbound marketing, aliar essas ferramentas é uma excelente opção.
Criar ações que promovam a sua página no Facebook pode não ser tão fácil, mas também não é um bicho de 7 cabeças. Como você pôde perceber, com alguns ajustes é possível criar um relacionamento mais próximo e interagir com o cliente de forma mais consistente.
Vender pelo Facebook é realmente bastante vantajoso e você pode linká-lo com outros canais de vendas. O website foi um exemplo.
Você pode ir mais além e criar uma lista de e-mail do seu público no Facebook. O e-mail marketing é uma das principais estratégias na hora de fechar as vendas. Portanto, esteja sempre atento às oportunidades.