Este post foi originalmente publicado na Comunidade Rock Content.
Nessa semana, tivemos a divulgação de uma excelente notícia para todos os produtores de conteúdo para web! Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital no mundo, acabou de adquirir a Ubersuggest.
Mas a melhor parte é que ele decidiu aprimorar a ferramenta e disponibilizá-la de graça. Quer saber o que mudou nesta plataforma? Vamos lá!
O novo Ubersuggest
Após adquirir a página, o Neil Patel decidiu combinar o Google Keyword Planner com o Google Suggest e integrar todos os dados no Ubersuggest. Com isso, tivemos as seguintes melhorias:
mais sugestões de palavras-chave; disponibilização do CPC (custo por clique), competição e volume de pesquisa; opção de filtrar e exportar os dados facilmente; tudo isso liberado gratuitamente!
Antes, nós costumávamos recomendar aos cliente que utilizassem o Google Keyword Planner. E isso exigia um passo a passo para conseguir cadastrar no Google Adwords e registrar uma campanha, que no fim não seria lançada de fato. Porém, ele passa por várias atualizações e temos que estar sempre atentos para atualizar o tutorial de cadastro.
Agora, não há por que passar por todos esses trâmites para ganhar acesso ao Keyword Planner mais. E quer saber como utilizar o Ubersuggest? Essa é a melhor parte:
Passo a passo para utilizar o Ubersuggest
Acesse a página do Ubersuggest; Configure para português, ou o idioma que preferir; Divirta-se!
Sim! O funcionamento dessa ferramenta é extremamente simples, intuitivo e eficaz, mas faremos um tutorial mesmo assim! Vamos pesquisar por “freelancer”:

E assim, temos os seguintes resultados:

Imediatamente, já temos as seguintes informações:
- palavra-chave relacionada; volume de pesquisa mensal de cada keyword; CPC: custo por clique, em euros, para anúncios; competição: dificuldade de disputar as palavras (quanto mais próximo de 1, maior a dificuldade).
Passando o mouse sobre o símbolo de gráfico na coluna de volume de pesquisas, temos um gráfico com o número de pesquisas em cada mês ao longo de 2017:

E, fazendo o mesmo com o gráfico na coluna de CPC, vemos a quantidade de clicks (orgânicos e pagos) por posição na SERP:

Também temos o recurso de palavras-chave negativas, onde inserimos os termos que desejamos eliminar da nossa pesquisa:

E a diferença que isso promove nos resultados:

Outra feature é a de filtrar resultados. Com ela, selecionamos termos que queremos que constem na pesquisa. Por exemplo, “trabalho”:

Desse modo, apenas um resultado é exibido:

Caso queira salvar os resultados que aparecem em uma planilha, é só clicar em “exportar para csv”!
Baseando-se nas palavras-chave sugeridas pela ferramenta, você pode definir qual será a melhor opção para produzir seus conteúdos. Por exemplo, vemos que “freelancer” tem uma dificuldade de 0,25, mas “freelancer o que é”, por outro lado, tem uma competição de 0,02. Optando pela segunda opção, você irá rankear também para a primeira
Então, o que você está esperando para experimentar essa ferramenta? Acesse agora e nos diga o que achou nos comentários!
Se você quer descobrir tudo sobre SEO e palavras-chave, faça o download do Guia Definitivo de SEO.
Ubersuggest: ferramenta de palavras-chave é disponibilizada de graça! 2018-03-04T09:00:56+00:00 2018-03-02T17:19:01+00:00 Dimitri Vieira