Pensando em seguir carreira em alguma área da Comunicação? Almeja trabalhar com criação, divulgação e realização de campanhas publicitárias incríveis e atrativas ao público? Então, cursar a faculdade de Publicidade é um caminho a se considerar!
Mesmo se identificando com algumas atividades do profissional publicitário, você ainda tem muitas dúvidas sobre a carreira, o curso, o perfil do estudante, as melhores instituições para estudar e muito mais, certo?
Portanto, que tal acabar com as incertezas antes de decidir mergulhar a fundo na área? Continue lendo este post. Conheça 6 fatos que você sempre quis saber!
⒈ Atribuições do publicitário
Quando criado, todo produto, serviço ou solução precisa ser apresentado ao seu público-alvo da melhor maneira possível.
Considerando todos os elementos e os aspectos de um produto, cabe ao publicitário trabalhar de forma bastante abrangente para que uma campanha gere incrível repercussão.
Sendo assim, as suas principais atribuições, são:
- definição do público-alvo;
- criação da arte das embalagens;
- incorporação do produto à identidade da empresa;
- determinação da abordagem da propaganda;
- seleção dos canais adequados para a exposição;
- elaboração dos elementos de comunicação;
- monitoração da campanha.
A definição do público-alvo consiste no entendimento do perfil do consumidor, o que só pode ser efetivamente conquistado por meio de estudos e de pesquisas. O conceito foi aprimorado no Marketing Digital com o conceito de Persona.
A criação da arte da embalagem de cada produto é o que acrescentará aspectos que aguçarão os sentidos do consumidor ou trarão a ele o entendimento das suas necessidades. O design gráfico é um dos pilares da Publicidade.
Um produto comestível, por exemplo, deve despertar não só o apetite, mas a vontade de consumi-lo; um produto de higiene deve se mostrar prático e/ou confortável; numa oferta de serviço, a questão é demonstrar a sua capacidade de solucionar os problemas.
Também cabe à equipe de publicidade fazer com que a identidade corporativa esteja presente no produto. Portanto, existe uma série de requisitos que fazem de uma campanha adequada ou não.
Escolher a abordagem ideal para os anúncios, tal como os canais aos quais devem ser exibidos, é um ponto-chave para o sucesso da campanha, sendo a parte que exige muito planejamento e responsabilidade.
Uma boa campanha publicitária visa expor o produto aos olhos do consumidor em locais e em canais estratégicos, de modo que a marca crie o seu espaço no cotidiano do público-alvo.
Enfim, cabe ao publicitário, também, acompanhar o andamento da campanha e garantir que todo esse trabalho dê resultado na prática.
⒉ Graduação
Assim como na maioria dos cursos de graduação, a teoria se encontra presente em boa parte das disciplinas — principalmente no 1º ano de curso.
Até por isso, é comum encontrar algumas semelhanças entre os cursos da área de Comunicação nesse início, afinal, são fundamentos que valem para todos os profissionais do segmento.
Do 2º ano em diante, algumas especificidades começam a surgir. O estudante aprende as competências essenciais para lidar com o cotidiano de um publicitário, como mídia, criação e planejamento.
Conforme dissemos, é notório que o publicitário deve compreender várias coisas. Portanto, em algum momento do curso, o estudante se deparará com algumas disciplinas, tais como:
- Economia;
- Estatística;
- Fotografia;
- e Marketing.
É inegável que o enriquecimento em conhecimento é uma excelente característica da faculdade de Publicidade.
Com certeza haverá um grupo de disciplinas mais animadoras e outras desanimadoras. Entretanto, fato é que todas agregam muito à capacitação.
⒊ Perfil do estudante
Geralmente, a 1º dúvida de quem está considerando cursar uma faculdade de Publicidade é: “eu devo ser uma pessoa criativa?”.
Pode-se dizer que a criatividade é importante, mas deve ser vista apenas como uma qualidade a ser trabalhada, porque ela faz parte de diversas características que um profissional pode ter.
Isso significa que você, sendo uma pessoa criativa, já terá um estímulo maior para seguir uma área na qual a criatividade é um requisito maior. Se você não é criativo, não há problema algum!
Não são todas as áreas da Publicidade que exigem tamanha criatividade. Ao contrário do que muitos pensam ou veem em filmes, o publicitário não é o gênio que surge repentinamente com uma grande ideia.
O importante é que, em meio a abrangência do curso, você se identifique com algumas áreas e goste de trabalhar nelas. Dessa forma, naturalmente a sua criatividade se manifestará durante a carreira.
Outra questão que causa preocupação ao estudante que opta por um curso de Comunicação é a timidez.
A boa notícia é que as universidades estimulam o convívio social entre os alunos, além de oferecerem suporte por meio de treinamentos e de atividades que envolvem a interação com outras pessoas.
Ter — ou adquirir — a facilidade para se relacionar com as pessoas é uma característica primária para se tornar um profissional de sucesso na área.
Caso você seja introvertido, é recomendado trabalhar em cima disso fazendo exercícios durante o seu cotidiano, procurando melhorar a sua sociabilidade desde cedo. Até porque a publicidade não consiste em trabalhos individuais, mas sim coletivos.
Por fim, além de ter como características a criatividade (independentemente do grau) e a relação interpessoal, o publicitário deve ser comprometido com resultados.
Você pode ser muito criativo e saber estabelecer um ótimo relacionamento com todos, mas as suas ideias e persuasões não devem prevalecer sobre os resultados.
São os resultados que determinarão a eficácia da sua campanha; todo o resto à sua volta não passará de capricho.
⒋ Estágio
Conquistar uma vaga de estágio no mercado da Publicidade não é uma tarefa simples. Assim como em muitas outras áreas, nela existe mais demanda que oferta de vagas.
Tamanha competitividade é uma das razões que levam o estagiário em Publicidade ser altamente exigido pelas agências.
Em outras palavras, isso significa que o estágio não será marcado pela paciência e pela tolerância que refletem em momentos de aprendizado. Haverá muita cobrança por resultados.
O estagiário deverá ser competente em alguns fundamentos para se manter no cargo, o que não deixa de ser uma forma de aprender sobre a realidade e sobre o cotidiano do publicitário.
Para não se sentir um pássaro doméstico saindo da gaiola, aproveite a faculdade para realizar projetos interessantes e atividades que por si só agreguem às suas competências.
Outra boa dica é esquecer a questão de estudar pelas notas; estude para adquirir a experiência e um bom portfólio para apresentar às agências.
⒌ Mercado de trabalho
Certamente você já percebeu que existe muita dinâmica e diversidade dentro da Publicidade, não é mesmo? Sem dúvidas, tais fatores refletem em oportunidades.
Com isso, podem surgir oportunidades em áreas que você não enxerga como um ponto forte. Porém, o desafio sempre estará presente, mesmo quando a vaga em questão for aquela dos seus sonhos.
Nesses casos, a determinação é um diferencial e tanto no momento de buscar por uma vaga de emprego. Independentemente de ser ou não o seu forte, agarre a oportunidade com todo o carinho.
Mas, o que pensa quanto ao erro? Simplesmente não há por que ter medo de errar, pois o erro faz parte da carreira de qualquer profissional, sobretudo do amadurecimento.
Antes de saber o que você gosta, é necessário experimentar. Concorda? E quanto a experimentar coisas novas, podemos dizer que a Publicidade constantemente leva o profissional a esse tipo de situação.
Todos os tipos de produtos e de serviços dependem de publicidade, ou seja, as agências trabalham com empresas de todos os segmentos do mercado.
Então, é possível que um dia você se reúna com os colegas para discutir uma campanha publicitária para um tablete de chocolate e, na mesma semana, para um creme dental ou para um serviço de construção civil.
⒍ Instituições de ensino
São muitas as instituições de ensino que oferecem cursos de Publicidade por todo o Brasil, dentre elas podemos destacar como as mais relevantes:
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
Localizada na capital paulista, ESMP é uma das principais instituições de ensino superior da área de Publicidade, afinal, trata-se de uma faculdade específica para o setor.
Nas avaliações de mercado, a ESPM sempre se encontra entre as mais valorizadas pelas agências. Não por acaso, muitos dos grandes profissionais do mercado foram formados na ESPM.
Além disso, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), realizado em 2016, a ESPM se consolida como a favorita do mercado de trabalho e ocupa o 1º lugar na avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Também situada em São Paulo, a Mackenzie também é uma referência na Publicidade, contando com uma rica matriz curricular, capaz de fornecer uma formação completa ao estudante.
A sua aceitação no mercado é um diferencial e tanto, ocupando nada menos que a 2ª posição no RUF 2016, além da 9ª colocação na qualidade de ensino e a 3ª, na avaliação do MEC.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
A instituição sediada em Belo Horizonte, capital mineira, é uma das maiores referências do mercado de Publicidade e, assim como a ESPM, também já formou muitos profissionais reconhecidos nacionalmente.
No RUF 2016, a UFMG, no quesito qualidade de ensino, encontra-se em 1º lugar. Enquanto na avaliação do mercado a universidade ocupa a 6ª posição.
Universidade de São Paulo (USP)
Não é novidade para ninguém que a USP é uma das grandes referências no ensino superior do Brasil. O seu corpo docente é sempre constituído por grandes mestres da área, com dedicação integral e parcial.
Segundo o RUF 2016, a faculdade de Publicidade oferecida pela instituição paulistana é reconhecida, pelas avaliações de ensino, de mercado e do MEC, como a 2ª mais relevante.
Conforme aprendemos neste post, a faculdade de Publicidade exige, junto da criatividade, uma ampla capacitação que só pode ser obtida mediante muita dedicação.