Storytelling em vendas: como colocar em prática

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Storytelling em vendas: como colocar em prática

terça-feira, 8 de janeiro de 2019 | Comentários

Escrito por HostGator Brasil

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Quais sãos as técnicas usadas pelo seu time de vendas para estimular a tomada de decisão dos clientes? O storytelling é uma abordagem que pode ser usada para envolver emocionalmente as pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

A técnica já é aplicada em filmes, seriados, comerciais de TV, blogs e canais do YouTube e tem conquistado a atenção do público. Então, por que não testá-la no universo de vendas?

O que é storytelling e como usá-lo para aumentar as vendas?

A palavra storytelling vem do inglês e significa contar histórias. Essa técnica de usar a narrativa para transmitir uma mensagem é algo que conhecemos desde a infância. Porém, nem sempre aplicamos ao mundo dos negócios, embora faça muito sentido. Afinal, se você quer convencer alguém sobre algo, o melhor jeito de fazer isso é por meio de histórias.

Qual é a história da sua empresa? E os produtos ou serviços que você comercializa têm algum diferencial? Essas e várias outras informações podem ser transmitidas aos clientes por meio do storytelling. Essa técnica pode ser um diferencial usado pela sua empresa para se destacar em meio aos concorrentes. Por meio do storytelling é possível:

  • estabelecer uma conexão com seus clientes;
  • envolver as pessoas;
  • influenciar a tomada de decisão;
  • fortalecer a sua marca ou produto;

Para alcançar melhores resultados como storytelling em vendas é importante seguir alguns passos. Embora todos saibam contar histórias, quando se trata de vendas é importante seguir algumas etapas para aumentar a eficácia da narrativa.

Como usar o storytelling em vendas?

Toda boa história tem começo, meio e fim. E, um artigo publicado pela Forbes afirma que somos 22 vezes mais propensos a lembrar de uma informação quando ela está envolvida em uma narrativa. Portanto, o storytelling pode ser uma ótima alternativa para apresentar a proposta de valor do seu produto ou serviço, os diferenciais e como ele pode melhorar a vida do seu cliente.

Embora tudo isso pareça simples, é importante seguir um roteiro para garantir a eficiência. Por isso, listamos alguns passos abaixo:

Divida a narrativa em três atos

O storytelling em vendas também segue a estrutura de início, desenvolvimento e conclusão. Portanto, você deve dividir a sua narrativa nessas três etapas.

Aponte dificuldades

Demonstre que você conhece o seu público citando problemas que ele pode estar enfrentando. Toda boa história tem um clímax e os problemas podem ser apresentados neste momento.

Pratique a empatia

O passo seguinte é demonstrar que você entende as dificuldades enfrentadas, que de alguma forma já enfrentou o mesmo problema.

Apresente a solução

Aqui é a hora da virada. Você já descreveu o problema e demonstrou empatia. Agora é o momento de apresentar a solução, que é exatamente a forma como o seu produto ou serviço resolve a dor do consumidor.

Envolva o potencial cliente

Outra técnica é envolver o seu potencial cliente com a solução apresentada. Fazê-lo imaginar os benefícios de usá-la no dia a dia e reforçar os diferenciais.

Esses são os passos básicos para usar o storytelling em vendas. É importante priorizar histórias curtas, afinal de contas as pessoas não têm muito tempo. Lembre-se de também de usar call to action no seu discurso, são as chamadas para ação, ou seja: convidar a pessoa para experimentar, testar, comprar, recomendar, etc.

Em resumo, o storytelling pode ser aplicado em qualquer atividade e formato. Pode ser oral, quando o próprio vendedor usa as narrativas para convencer o cliente; online, por meio de sites e blog; impresso, que é o caso dos jornais. Independente do tipo de venda que você faz: para o consumidor (B2C) ou para empresas (B2B), mantenha sempre o foco na humanização (H2H). Portanto, antes de mais nada, procure conquistar a confiança do consumidor.

Se você gostou deste post sugerimos também a leitura dos conteúdos abaixo:

  • O que é Growth Hacking e como implementar em seu negócio
  • O que é e como aplicar NPS (Net Promoter Score) no seu negócio
  • Como usar o e-mail marketing para vender mais
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Tags:vendas

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