Lamento se isso tiver acontecido com você.
Não porque seja minha culpa, mas, bem, eu sei como é criar um monte de conteúdo que ninguém lê.
“Você sabe, Neil?”, você provavelmente está perguntando.
Sim. Eu sei.
Eu não me tornei uma autoridade no cenário do marketing digital da noite para o dia. Não, eu criei muito conteúdo, fui rejeitado várias vezes e tive muito pouco tráfego.
Pelo menos no início.
Então, eu sei como é se esforçar muito e não ter o retorno esperado.
Infelizmente, no mundo de hoje, existem muitas regras de marketing de conteúdo para se seguir.
Idealmente, seu conteúdo deve ter pelo menos 2.000 palavras.
Ele também deve incorporar muitas imagens, mirar nas palavras-chave certas, ter um título atraente e estar livre de erros de gramática. Ah, sim, e ser melhor que a concorrência.
Obviamente, é muita coisa para se atentar.
E se você sente que não consegue, você veio ao lugar certo.
Eu vou te mostrar algumas dicas de redação simples e eficazes para você começar a gerar tráfego no seu blog usando recursos gratuitos online.
Porque, infelizmente, você tem muita concorrência.
O WordPress que é primordialmente, uma plataforma para blogueiros, toma conta de 25% da Internet.
E profissionais de marketing estão gastando 25% do seu orçamento no trabalho de marketing de conteúdo.
Isso significa que não dá para você simplesmente escrever posts, publicá-los e torcer para que dê certo.
Não. Você precisa ter certeza de que a qualidade do seu conteúdo é alta o suficiente, promovê-lo corretamente e até atualizá-lo regularmente.
E isso é só uma parte superficial de todas as “coisas” de marketing de conteúdo que você precisa fazer.
Na verdade, se manter em dia com tudo é quase impossível.
Isto é, até você descobrir as ferramentas que eu já vou te mostrar para melhorar o seu blog.
Se você tem alguma coisa em comum com a maioria dos profissionais de marketing, então você tem dificuldades em gerar tráfego e leads acima de tudo.
É por isso que eu vou te ajudar com dicas de como escrever bem para o seu blog.
Porque o negócio é o seguinte. Você não consegue gerar tráfego ou leads se o seu conteúdo não é interessante. Você tem que ter um título atraente, conteúdo incrível sem erros de gramática e uma voz consistente.
Se você quer construir um público para o seu blog, então você precisa usar essas oito ferramentas para escrever bem para o seu blog e garantir que todos os textos que você produz estejam à altura!
1. Buzzsumo
Buzzsumo é, possivelmente, uma das melhores ferramentas disponíveis para profissionais de marketing.
Com ele, você pode ver as páginas de melhor performance dos seus concorrentes e depois reproduzir seu sucesso.
Você também pode usá-lo para descobrir o quão bem os posts do seu próprio blog estão indo e aproveitar seu sucesso ao máximo.
O Buzzsumo, contudo, mede sucesso de conteúdo a partir do compartilhamento em redes sociais.
Então, se você não está nas redes, essa ferramenta não vai te servir muito.
A maioria de vocês, no entanto, está.
Então aqui vai como usar a ferramenta.
Vá até o Buzzsumo.
Depois digite um assunto ou concorrente que você queira analisar.
Clique “Go!” e o Buzzsumo vai te mostrar quais URLs estão performando melhor e quais estão performando pior.
Você pode ver os compartilhamentos que as páginas receberam do lado direito do painel.
No exemplo acima, eu usei o Buffer.
Mas você pode digitar qualquer site que você quiser.
Mas por que isso é tão importante?
Bom, a razão é bem simples.
Quando você sabe que tipo de conteúdo funciona melhor para seus concorrentes, você pode criar conteúdo similar.
Use essa ferramenta na fase de idealização dos posts do seu blog para determinar quais artigos (e títulos) te dão mais chances de atrair um público grande.
Se determinado post atraiu atenção para seus concorrentes, ele provavelmente vai fazer o mesmo por você.
2. Grammarly
Ninguém domina a gramática perfeitamente.
Eu escrevo uma quantidade gigantesca de conteúdo e, ainda assim, não tenho uma gramática perfeita.
Mas, infelizmente, você não pode ser dar ao luxo de cometer erros gramaticais bobos ao longo do seu conteúdo.
Não só porque isso atrai o troll da Internet que vai te encher de comentários com a opinião indesejada dele, mas também porque simplesmente não parece profissional.
Se você tem alguma coisa em comum comigo, quando você entra em um site e vê erros de gramática, fica difícil de confiar, e, mais ainda, trabalhar com ele.
Então erros de ortografia e gramática podem acabar com o seu negócio rapidamente.
Obviamente, você não quer que isso aconteça.
É aqui que entra o Grammarly.
Você pode baixar a extensão do Grammarly gratuitamente, e, não importa onde você esteja escrevendo, o Grammarly vai captar erros na escrita e fazer sugestões para melhorar o seu blog.
Talvez você não possa pagar um editor para revisar todo o seu conteúdo, mas o Grammarly é gratuito, então com certeza cabe no seu bolso.
E é mais uma garantia contra erros bobos que todos nós cometemos.
É assim que aparece quando você está escrevendo no Grammarly.
E, para sua referência, aqui vai uma lista das 15 palavras mais frequentemente escritas errado.
Em quais você mais se reconhece?
Sejam quais forem, o Grammarly pode capturá-las e resolver o problema.
Aí então você poderá ter a confiança do seu público e manter os trolls longe dos seus comentários.
3. Readability Test Tool
Vamos admitir.
Todos nós temos momentos em que queremos soar inteligentes.
De vez em quando, nos sentimos bem em usar palavras grandes que ninguém entende e tornar as coisas mais complicadas do que elas precisam ser.
Isso costuma dar uma massageada no ego e nos faz achar que somos mais inteligentes do que os nosso leitores.
No entanto, fazer isso pode acabar com qualquer esperança de ter um público.
Na verdade, a maioria das pessoas prefere ler em um nível básico.
Pense no seguinte.
Quando você clica em um artigo online, você quer ter que se esforçar para completar a leitura ou você quer que seja super simples?
A segunda opção, tenho certeza.
Porque você está com pressa. E o seu público também.
Felizmente, o Readability Test Tool pode te ajudar a ter certeza de que a sua escrita é facilmente compreensível para as pessoas.
Depois de publicar um texto, basta inserir a URL em que o conteúdo está hospedado e clicar “Calculate Readability.”
Para te mostrar um exemplo, eu entrei em um dos meus posts mais recentes.
Aqui estão os resultados.
Parece que o post que eu inseri caiu no nível exato.
Idealmente, seu texto deveria ficar entre os níveis de leitura da 7ª e 8ª séries.
Dessa forma, seu conteúdo será fácil de se ler e entender.
Se não for, você pode ter certeza que as pessoas vão abandonar a página logo depois de entrar.
Se você perceber que seu conteúdo é difícil demais para as pessoas lerem, procure simplificá-lo. Use palavras mais fáceis e uma linguagem mais simples para deixá-lo um pouco mais mastigado.
Você quer que seu conteúdo diga as coisas do jeito mais compreensível possível.
Com essas dicas de redação, você terá uma chance muito maior de atrair leitores e uma chance menor de perdê-los.
4. SmartBlogger Headline Hacks
Eu adoro esse recurso do SmartBlogger.
Muitas vezes, pensar em um título para o seu post é a parte mais difícil da criação.
Você sabe sobre o que você quer falar, mas não sabe como resumir isso em um título atraente, claro e que vale o clique.
Mas não se preocupe.
É por isso que os gênios do SmartBlogger criaram esse recurso para melhorar o seu blog.
Com ele, você pode acessar templates de títulos gratuitos e usá-los quando quiser.
Em vez de gastar horas ou mesmo dias tentando pensar em títulos para o seu conteúdo, você pode ir direto para esse recurso para obter inspiração para escrever bem para o seu blog.
Mas não se trata só de inspiração. Você pode receber conselhos práticos, também.
E, para te dar uma ideia do quão útil ele é, dê uma olhada nesses trechinhos.
Esse é um dos templates de título que eles recomendam usar:
E outro:
Claro, são só 2 dos 52 que eles oferecem por toda a ferramenta.
E já que é totalmente gratuito, você pode baixá-lo também.
Porque o negócio é o seguinte.
O título é a parte mais importante do seu post.
Mas você provavelmente não tem tempo para fazer a pesquisa de palavras-chave e de popularidade para os melhores títulos possíveis.
Felizmente, o SmartBlogger tem. E eles fizeram.
Então você pode baixar facilmente esse recurso e roubar os dados. Gratuitamente.
5. Focus Booster
Você já teve dificuldade de se concentrar enquanto escrevia um post para o seu blog?
Se você tem alguma coisa em comum com a maioria dos blogueiros, sim.
Você provavelmente levanta mais que o necessário para ir ao banheiro, fala demais, ou simplesmente tem dificuldade de começar.
É uma aflição comum para quem deseja ser um escritor e produtor de conteúdo conhecido.
Algo em relação a sentar para escrever por várias horas de uma vez parece incrivelmente difícil.
Eu entendo.
Mas, se você não escreve, você definitivamente não vai construir um público.
Felizmente, o Focus Booster pode te ajudar.
Você pode baixar o app no seu celular.
Uma vez baixado, o aplicativo permite que você coloque prazos e linhas do tempo para seu calendário de redação.
Você pode, por exemplo, configurar um cronômetro para os próximos 25 minutos.
Durante esse tempo, você não poderá fazer nada além de escrever. Depois, de repente, se dê um intervalo de 10 minutos, seguido de mais uma sessão de trabalho de mais 25 minutos.
Seja qual for sua maneira de organizar seu horário, esse aplicativo pode te ajudar a se manter concentrado.
Se você, como eu, se distrai facilmente, você pode usar o Focus Booster para te manter na linha. E depois, se dê alguns intervalos para não ficar exausto.
Você pode até ver um painel de métricas na ferramenta, que mostra exatamente o quão produtivo você foi recentemente.
Porque não tem nada pior do que querer criar um blog de sucesso, sentar para escrever e perceber que é bem mais difícil do que você pensava.
Qual a resposta?
Se forçar a escrever, independente de como você está se sentindo naquele momento.
Com o Focus Booster, você pode fazer tudo isso acontecer.
E, quanto mais você escreve, melhor você fica.
6. Portent’s Content Idea Generator
Precisando de uma ideia de conteúdo?
Ah! Todos nós.
Na verdade, às vezes a fase de idealização é a mais difícil quando o objetivo é criar posts incríveis.
Você tenta pensar em assuntos, mas todos parecem meio nada a ver.
Você não consegue entender porque não está funcionando e rapidamente perde o estímulo.
Mas, como com todos os problemas desse mundo, alguém criou uma ferramenta para tentar resolver essa fase da idealização da criação de conteúdo.
E ela se chama Portent’s Content Idea Generator.
É simples e divertida de usar.
Mesmo que você não pegue as ideias diretamente dela, é um ótimo lugar para se visitar quando você precisar de inspiração para uma palavra-chave ou assunto específico.
Aqui embaixo, você pode ver que eu digitei “marketing imobiliário”. E a ideia que me deram foi a seguinte:
Nada má essa ideia de título: “13 Mitos Sobre Marketing Imobiliário Revelados.”
É atraente, com carga emocional e vale o clique.
E mesmo que eu não queira usar exatamente esse título, ele imediatamente me dá algumas outras ideias de conteúdo que podem ser mais adequadas para meu blog e minha situação atual.
Eu fiz a mesma coisa com “marketing digital”
Veja o que apareceu para esse assunto.
De novo, nada mal para um título: “Os Únicos Recursos de Marketing Digital Que Você Precisa”.
Se você estiver no meio de um bloqueio criativo, vá até lá para obter inspiração, encontre um título e comece a escrever mais rápido do que você começaria normalmente.
7. Thesaurus
Imagine que eu tenha escrito isso em um dos meus posts:
“Eu acho que SEO é importante porque vai direcionar tráfego e aumentar seus rankings. E nada é tão importante quanto direcionar tráfego e aumentar rankings. Claro, é importante encontrar uma estratégia que funcione para você. Mas também é importante encontrar uma estratégia que funcione para o seu público.”
As ideias ao longo do parágrafo não são um problema.
Mas ainda assim você deve ter ficado meio incomodado.
Por quê?
Eu usei a palavra “importante” em todas as frases.
Poucas coisas estragam uma leitura tão rápido quando palavras repetidas. Isso não só faz você parecer menos inteligente (desculpa), mas também faz parecer que você não sabe a diferença entre boa e má escritas.
Felizmente, o mágico Thesaurus (ou qualquer dicionário de sinônimos) pode te ajudar a encontrar um novo termo para o que você está tentando dizer quando faltam palavras.
Basta digitar a palavra para a qual você está tentando achar um sinônimo e o Thesaurus vai exibir uma longa lista de opções para você usar.
Em vez de “gerenciar”, por exemplo, você pode usar a palavra “administrar”.
Acredite ou não, seus leitores ficam irritados quando veem você usar a mesma palavra várias vezes ao longo das frases.
Então não deixe de alternar as palavras regularmente.
E o Thesaurus pode te ajudar com isso quando seu próprio vocabulário te deixar na mão.
8. Emotional Marketing Value Headline Analyzer
Quando você pensa em marketing de conteúdo, você provavelmente não pensa em como você deveria fazer seu público se sentir emocionalmente.
Mas você deveria.
Por quê?
Porque quando as pessoas recebem um estímulo psicológico – empolgação ou raiva, por exemplo – elas tomam uma ação.
Se elas não vivenciam algum tipo de emoção quando leem o seu título, então elas provavelmente não vão clicar.
Mas se o seu título provoca uma emoção, então elas vão clicar.
Naturalmente, você quer que as pessoas cliquem no seu conteúdo. É por isso que você o escreveu. Para que as pessoas o leiam.
Carregar seu título de emoção é dica de redação simples e eficaz produzir esse resultado.
E o Emotional Marketing Value Headline Analyzer te diz o quão carregado de emoção é o seu título.
Para exemplificar, eu inseri o título desse artigo e cliquei “Submeter à Análise”
Eis o que a ferramenta me mostrou:
Como você pode ver, o título desse artigo que você está lendo entra no nível recomendado de carga emocional.
Isso é fundamental. Se o seu título não criar uma resposta emocional nas pessoas que estão lendo, eles não vão clicar, não vão ler e definitivamente não vão compartilhar.
Por essa razão, tenha certeza de que cada título que você criar tenha um reflexo emocional aos olhos dos seus leitores.
E você pode usar essa ferramenta para racionalizar esse processo.
Conclusão
Como eu disse, eu não aprendi a atrair o público para o meu conteúdo da noite para o dia.
No início, eu cometi muitos erros.
Erros de gramática, títulos e até legibilidade. Mas a verdade é que todos nós cometemos esses erros.
Mas a boa notícia é que você não precisa cometê-los.
E se você puder pular a parte difícil de se tornar um blogueiro de primeira linha, por que você não faria isso?
Com, com essas oito ferramentas, você pode.
- Buzzsumo
- Grammarly
- Readability Test Tool
- SmartBlogger Headline Hacks
- Focus Booster
- Portent’s Content Idea Generator
- Thesaurus
- Emotional Marketing Value Headline Analyzer
Use-as do jeito certo e você vai atrair leitores como nunca.
Qual a sua ferramenta ou recurso de redação para o seu blog atrair um público maior?