Sabe quando você está a procura de um produto e a primeira atitude que você tem é pesquisar no Google qual loja oferece o modelo ideal com o melhor custo-benefício?
Pela facilidade que a internet oferece de pesquisar em vários sites, essa busca pode ajudá-lo a encontrar em poucos minutos o produto tão desejado sem a necessidade de sair de casa.
Porém, mesmo achando uma oferta vantajosa por algum motivo você pode não concluir essa compra. E ainda assim, anúncios desse produto desejado podem ser apresentados para você em outros sites visitados.
Se já aconteceu com você não ache que é coincidência. O segredo por trás disso está na estratégia de Remarketing. Muitas pessoas ficam desconfiadas imaginando como esse outro site sabia exatamente o que você estava buscando, mas a realidade é que essa técnica pode ajudar muito a aumentar as vendas de seu e-commerce.
Ficou interessado para aprender mais? Conheça o que é e o que ela pode fazer pelo o seu e-commerce neste post!
O que é Remarketing?
Remarketing ou retargeting é uma estratégia para conquistar aquele usuário que acessou o seu e-commerce, mas por algum motivo não concluiu a compra. Para aumentar as chances dele retornar ao seu site e dessa vez consumir, anúncios com os produtos visualizados nessa visita podem ser exibidos para esse usuário em outros sites.
Dessa maneira, ele será relembrado do que poderia ter comprado e isso pode ajudar a trazê-lo de volta para o seu site. Você também pode oferecer outros atrativos, como descontos e produtos relacionados aos visualizados, que podem aumentar as chances da compra ser realizada nessa segunda visita.
Como ele funciona?
Cada visitante ao acessar o site de um e-commerce que adota estratégias de remarketing é marcado com um cookie – um tipo de arquivo de texto que consegue armazenar informações como dados de login e senha, páginas visitadas, endereço de IP etc –, que se mantém no computador até ser deletado ou perder a sua validade. Por isso, enquanto está ativo ele consegue identificar os usuários que estão visitando a sua loja virtual.
Com essas informações é possível saber quem visitou o seu site, visualizou algum produto em específico, abandonou o carrinho de compras ou mesmo concluiu uma compra.
Assim, você tem a oportunidade de criar uma campanha específica para cada uma dessas pessoas, seja por meio de anúncios exibidos em outros sites acessados e nas redes sociais, resultados nos motores de busca feitos com determinadas palavras-chave ou por disparo de email marketing personalizado.
Por que ele é uma estratégia importante para o seu e-commerce?
O principal objetivo do remarketing é aumentar as conversões, um dos grandes desafios enfrentados pelos e-commerces – segundo uma pesquisa da Experian Hitwise, a taxa média de conversão no Brasil é de apenas 1,65%.
Ao exibir mais vezes os seus produtos e a sua marca para quem já visitou o seu e-commerce é possível:
- mostrar as vantagens da compra e convencer aos poucos o visitante para essa ação;
- aumentar o reconhecimento de sua marca;
- atrair mais tráfego para o seu e-commerce;
- segmentar a sua estratégia para usuários que têm mais potencial de vir a se tornar clientes do seu negócio;
- diminuir a taxa de abandono de carrinho.
Ebook gratuito – E-commerce: Da criação à fidelização de clientes
Quer conhecer outras estratégias de sucesso para o seu e-commerce?
Preencha o formulário abaixo.
Como aplicá-lo?
Ficou interessado em aplicar essa estratégia em seu e-commerce?
Saiba quais ferramentas você pode utilizar para criar campanhas de remarketing em sua loja virtual e o que cada uma oferece para escolher a mais adequada para o seu negócio.
Algumas ferramentas que você pode utilizar são:
Google Adwords
Com o Google Adwords é possível utilizar tanto a rede display quanto a rede de pesquisas. Com a primeira os anúncios de seu e-commerce serão exibidos em sites parceiros que o seu visitante acessar. Já na segunda opção, os anúncios criados só aparecerão se esse usuário procurar algo relacionado com os produtos e/ou serviços oferecidos por você no Google.
Facebook Ads, AdRoll e Perfect Audience
Se você deseja criar uma campanha de remarketing no Facebook você pode fazê-la no próprio Facebook Ads ou utilizar o AdRoll ou o Perfect Audience. O AdRoll é um parceiro oficial do Facebook e com ele você tem uma grande possibilidade de segmentação para os seus anúncios. Já com o Perfect Audience é possível realizar o remarketing por um preço bem mais em conta, ideal se o negócio é pequeno e você está começando a investir nessa estratégia.
Chango
Especializado em remarketing de pesquisa, com Chango é possível criar anúncios tendo como base as buscas realizadas no Google, Yahoo ou Bing, sem necessariamente precisar que um usuário visite o seu site. Porém, essa última opção também é possível. Uma desvantagem é o seu alto custo que pode não ser vantajoso se você está iniciando os primeiros passo nessa estratégia.
ReTargeter
Com o ReTargeter você possui uma vantagem que é o auxílio de um account manager, independente do valor investido. Ao mesmo tempo, isso tem um custo e pode acabar resultando em um valor um pouco mais alto se comparado com outras ferramentas.
Métricas para acompanhar a sua estratégia de remarketing
Para medir o sucesso de sua estratégia de remarketing é importante levar conta algumas métricas para analisar os resultados conquistados. A seguir separamos três métricas principais para você calcular e conhecer mais sobre o desempenho de sua estratégia.
Elas são:
Taxa de cliques (CTR): qual a proporção das pessoas que clicaram no anúncio em relação ao número de vezes que esse anúncio foi exibido;
Custo por clique (CPC): o investimento feito dividido pelo número de cliques;
ROI: ou Retorno sobre Investimento é calculado da seguinte forma lucro do investimento menos o custo do investimento dividido pelo custo do investimento;
Conheça outras métricas essenciais para o seu e-commerce aqui.
Conclusão
Procuramos nesse post explicar como funciona uma estratégia de remarketing e o quanto ela pode ajudar no crescimento de seu e-commerce. Com a ajuda de algumas ferramentas e métricas é possível elaborar campanhas de sucesso e conquistar novos clientes para o seu negócio.
A conversão, como já falamos aqui, é o principal objetivo do remarketing e para isso ele é construído tendo em vista o relacionamento com os visitantes de sua loja virtual. A cada anúncio feito ou email disparado para conquistar esse usuário, você está nutrindo para que ele esteja cada vez mais próximo de se tornar um cliente.