REDES SOCIAIS E SEO: 9 PRÁTICAS PARA APROVEITAR O MELHOR DESSA PARCERIA!

Redes Sociais e SEO: 9 práticas para aproveitar o melhor dessa parceria!
Redes Sociais e SEO: 9 práticas para aproveitar o melhor dessa parceria!

É sabido por praticamente todo profissional de marketing que ter uma presença forte nas redes sociais e um plano sólido de SEO são dois aspectos intimamente ligados.

Mas, de modo prático, como saber o efeito que um tem no outro? Tirando algumas exceções, as explicações ainda são um pouco vagas nesse sentido.

Por conta disso, tem até quem duvide que essa influência seja tão ativa, e fica mais difícil agir para integrar redes sociais e SEO com sucesso.

Quer acabar de uma vez por todas com essa dúvida? Então veja como as redes sociais se relacionam com SEO e algumas práticas que valem a pena seguir!

Afinal de contas, as redes sociais influenciam o SEO?

Já que nem todos os conteúdos sobre esse tema são claros o bastante, alguns têm dúvidas quanto ao real impacto das redes sociais para o SEO.

Então, vamos tirar essa dúvida de uma vez por todas, começando pela posição oficial dos principais buscadores a respeito do papel dos indicadores sociais na indexação das páginas.

Veja o que pensam os dois maiores sites de busca da atualidade, Google e Bing:

Google

O posicionamento oficial do Google até o momento é de que as redes sociais não fazem parte dos fatores de rankeamento de uma página.

Em outras palavras, ter um perfil forte no Facebook ou no Twitter não garante que o seu site terá uma posição boa também nos mecanismos de busca.

De fato, a empresa de Mountain View garante que as páginas das redes sociais são encaradas como quaisquer outras na web.

O lado positivo é que os links desses perfis para a sua página são levados em conta, o que pode ajudar no rankeamento.

Por outro lado, o número de seguidores ainda não faz diferença nenhuma nos critérios do Google.

Bing

Já o Bing, o segundo site de busca mais usado no mundo, tem critérios um pouco diferentes.

Além dos links de qualidade para a sua página, que são avaliados para determinar a relevância da sua página, o Bing leva em conta também a autoridade do seu perfil.

Isso quer dizer que, ao contrário do principal concorrente, ele considera o número de seguidores para rankear sua página.

Esse é um dado relevante, já que o Bing é grande o suficiente para ter peso nas decisões de marketing de qualquer empresa.

Sendo assim, deu para perceber que as redes sociais influenciam, direta ou indiretamente, o SEO do seu site, não é mesmo?

4 verdades que você precisa ter em mente sobre o assunto

Muito bem, ficou claro que o papel dos indicadores sociais como fator de rankeamento já é uma realidade, mesmo que isso aconteça de forma indireta.

Mas, ter algumas verdades em mente te ajudará a não perder de vista a importância das redes sociais em fortalecer o SEO do seu site. Veja quais são elas:

1. Os critérios de rankeamento mudam, mas não tanto assim

Se o Bing usar a autoridade do perfil no rankeamento ainda não convence você, pense nisso: os critérios mudam com o tempo, mas não tanto. O que isso quer dizer?

Mesmo que agora o Google não encare o número de seguidores como relevante, isso não quer dizer que daqui a um tempo não vai considerar.

O que é preciso pensar é que as redes sociais estão ganhando cada vez mais importância, e o Google não deixou esse critério de fora por falta de interesse.

É só questão de tempo até ele descobrir um modo de avaliar os dados sociais coletados de modo certeiro.

A questão é: você quer esperar isso acontecer para começar a investir nas redes sociais?

2. Perfis sociais são rankeados nos motores de busca

Mesmo sem ser usados diretamente na classificação das páginas, é bom lembrar que os perfis sociais são rankeados, e isso influencia quem faz uma busca.

Então, mesmo que a posição do seu site não seja alterada, o que o visitante vai ver na pesquisa, com certeza, será.

Imagine o impacto de ver seus perfis nas principais redes sociais logo na primeira página da busca.

Como são todos canais da sua empresa, haverá várias portas de entrada para o seu conteúdo, que futuramente levarão ao seu site.

Agora, se seus perfis sociais não tiverem conteúdo de qualidade, uma identidade visual atraente e interações verdadeiras com seus seguidores, essa arma será perdida rapidamente.

3. A força de marca impacta o SEO

Nunca se esqueça que as redes sociais estão entre as mais poderosas ferramentas de branding que você pode ter.

Afinal, por meio delas você estreita as relações com o público, o mantém engajado e conquista sua confiança aos poucos.

Mas, o que isso tem a ver com SEO? Em uma palavra: Tudo! Quanto mais forte a marca se torna, mais as pessoas vão querer saber sobre ela.

E aonde as pessoas vão quando querem saber mais sobre uma marca? Isso mesmo, para os sites de busca!

Logo, a força de marca gerada por uma presença ativa nas redes sociais vai fazer com que o SEO do seu site seja fortalecido “por tabela”.

4. Redes sociais também são importantes canais de busca

Não podemos nos esquecer de que as redes sociais já são, por si só, mecanismos de busca poderosos e amplamente usados pelos usuários.

Não faz sentido achar que as pessoas só usam o Google e o Bing para encontrar o que procuram na web.

Por conta disso, até referências em marketing digital, como o Neil Patel, acreditam que as redes sociais são o novo SEO.

O fato é que o conteúdo da sua marca pode ser facilmente encontrado e compartilhado, principalmente por conta dos filtros de busca avançados que estão à disposição.

O filtro mais comum, a hashtag, é tão útil que recebeu até um post específico aqui no blog!

9 melhores práticas nas redes sociais para impulsionar seu SEO

Tendo em vista que redes sociais e SEO são mesmo parceiros de guerra, está mais que na hora de se preparar para impulsionar a sua estratégia, não acha?

Separamos algumas das melhores práticas que você deve seguir nas redes sociais para ver seus resultados de SEO subirem nas alturas! Veja:

1. Conquiste mais seguidores

Só o fato de o Bing, um dos principais buscadores do mundo, usar o número de seguidores como critério de análise, já vale a pena investir nisso.

Além disso, visto que o Google rastreia os perfis sociais da sua empresa, ter muitos seguidores vai aumentar a credibilidade da marca perante os novos visitantes.

Só não caia na armadilha de comprar seguidores ou buscar estratégias similares, pois os mecanismos de busca também conseguem qualificar esses seguidores na hora de rankear.

O ideal é investir na construção de uma audiência real, algo que pode levar tempo, mas é muito melhor para a marca.

2. Otimize os posts para buscas

Um dos fatores mais importantes para que o seu conteúdo seja encontrado é a otimização de cada post para as buscas, tanto nos mecanismos tradicionais quanto nas redes sociais.

Tudo começa com o conteúdo do seu blog, que deve ser devidamente preparado para ser encontrado pelos robôs de busca.

Isso inclui o uso de palavras-chave, meta description, títulos, URL e outros elementos de SEO On Page.

Na hora de postar nas redes sociais, o uso das hashtags é essencial, mas não se limite a isso: cada rede tem recursos próprios que podem ampliar o alcance das postagens.

3. Publique conteúdo de qualidade

Nós poderíamos destacar milhares de técnicas, e você poderia seguir todas elas à risca, mas se o conteúdo produzido não tiver qualidade e profundidade, não vai adiantar nada.

Todos nós já cansamos de ouvir que o conteúdo é rei, e o motivo é bem claro: mesmo rankeando bem por um tempo, o conteúdo raso vai perdendo espaço para peças mais relevantes.

Por isso, capriche na pesquisa preliminar, definição e elaboração dos temas, títulos e tudo mais que for relacionado ao conteúdo.

Com isso, seu conteúdo terá uma base sólida, permitindo que ele chegue ao topo e continue lá.

4. Não se esqueça das imagens

Apesar dos holofotes sempre focarem no conteúdo escrito, já é conhecimento comum que as imagens têm um papel importante no bom desempenho de SEO de um site.

Por isso, além de usar imagens de qualidade para enriquecer o seu conteúdo, procure também otimizá-las. De que formas?

O nome do arquivo é a primeira informação que os motores de busca procuram, então use nomes claros em vez de “img03453289.jpg”.

O Alt Text também é um recurso essencial, bem como o conteúdo ao redor de cada imagem, entre outros fatores.

5. Trabalhe para conseguir links externos

Uma das melhores formas de engajar o público nas redes sociais é por divulgar conteúdo do seu blog.

A grande jogada, nesse caso, é que não são apenas os links do seu perfil que apontarão para o site. Se o conteúdo for realmente bom, mais pessoas e sites vão compartilhar os links.

Dessa forma, os mecanismos de busca vão perceber que aquele material teve uma boa aceitação por parte dos leitores, e que pode colocá-lo em destaque nos resultados das pesquisas.

Quanto mais evidente estiver seu conteúdo, mais fácil será conseguir links externos para ele.

6. Facilite o compartilhamento social do conteúdo

O compartilhamento social do seu conteúdo servirá para o mesmo propósito que destacamos acima, aumentar a credibilidade dele aos olhos leitores e, consequentemente, dos sites de busca.

Mas, como fazer para que esse conteúdo seja compartilhado com maior frequência? Criar um título atraente é um ótimo começo!

Indo um pouco além, procure repetir a postagem do mesmo conteúdo — lembrando de respeitar a frequência certa para cada rede social, é claro!

Por fim, inclua o conteúdo em discussões existentes sobre o tema em questão, como forma de agregar valor.

7. Mantenha a regularidade

Ser inconstante nas redes sociais é um dos maiores pecados que uma marca pode cometer. Isso faz com que o público acabe ficando desinteressado no que você tem a dizer.

Por sua vez, você perderá seguidores, não terá tantos compartilhamentos e links externos, e tudo isso se refletirá no seu SEO.

Nem que de início prefira começar com poucas postagens, é melhor fazer isso com regularidade.

Caso contrário, não vai conseguir construir uma audiência fiel e colher bons resultados de forma duradoura.

8. Aposte no conteúdo gerado pelos usuários

Outro esforço social muito interessante que certamente trará bons resultados diz respeito ao conteúdo gerado por usuários.

Apostando nele você terá, de uma vez só, maior engajamento para a marca, conteúdo novo de forma regular, tudo isso com pouco ou nenhum investimento.

Mas, como isso ajuda no SEO? A tendência é que essa iniciativa ajude a conquistar menções, compartilhamentos e links externos, tão importantes para a estratégia como um todo.

Esse conteúdo pode envolver campanhas, sessões de perguntas e respostas, e até discussões em tempo real sobre temas interessantes.

9. Acompanhe o progresso social da marca

A última, mas não menos importante, prática que você deve seguir estritamente é acompanhar o progresso da estratégia social da sua empresa.

Afinal, de que outra maneira vai conseguir saber se as ideias estão sendo bem executadas, e se os investimentos feitos estão dando algum retorno?

Comparar isso tudo com o progresso do SEO da empresa também dará uma noção mais ampla de como as duas áreas se alinham, e certamente vai apontar pontos em que é preciso melhorar.

Usar boas ferramentas de análise e seguir KPIs confiáveis é um bom começo para garantir que esse acompanhamento seja bem-sucedido.

O princípio básico que podemos entender é que quanto mais presente sua marca for para o público, melhores serão as chances de rankeamento nos motores de busca, que cada vez mais têm priorizado a experiência do usuário. Pensando nisso, capriche nas redes sociais para levar o SEO ao topo!

Além de ajudar com o seu SEO, sabia que é possível usar as redes sociais para vender? Conheça tudo sobre o social selling e como ele pode ajudar você!

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