Produção de Conteúdo: 10 dicas para você se destacar

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10 dicas essenciais para se destacar na produção de conteúdo

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018 | Comentários

Escrito por HostGator Brasil

Já faz algum tempo que sites de empresas deixaram de ser feitos apenas com informações básicas do produto ou serviço e começaram a oferecer mais relevância para os clientes. Para se adaptar à era da informação e de ampla concorrência foi preciso entender que o consumidor caminha por uma longa jornada e nesse processo ele busca por conteúdos que vão ajudar na decisão de compra.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para incluir na estratégia de produção de conteúdo para impulsionar a sua marca, dar mais credibilidade ao seu negócio e alavancar seus resultados.

Segundo a pesquisa da Content Trends de 2017, 71% das empresas já aplicam marketing de conteúdo na sua estratégia e 58,3% delas pretendem adotá-lo. Sabendo disso fica mais claro que atuar na jornada de compra do consumidor oferecendo conteúdos de qualidade é uma ação que precisa começar agora.

Como começar a Produção de Conteúdo?

1. Planejamento e estratégia

O planejamento é essencial em qualquer nova ação. Para que tudo ocorra da forma certa é preciso definir seus objetivos e traçar estratégias para a sua produção de conteúdo, não comece a produzir sem saber onde quer chegar.

Antes de começar, tenha esses pontos bem definidos

  • Estabeleça objetivos: gerar leads? Atrair novos visitantes? Gerar conversões?
  • Defina seu público-alvo: para quem você vai produzir?
  • Defina as categorias: quais são os assuntos que serão abordados de forma geral?
  • Organize um calendário de publicação: qual será a frequência? Quais dias serão publicados?
  • Decida quais são os produtores desses conteúdos: quem irá produzir?
  • Defina os canais para divulgação: Redes Sociais? Newsletter?

Com as próximas dicas você entenderá como desenvolver melhor alguns desses tópicos.

2. Defina sua persona

Produzir conteúdo pode parecer difícil, mas a tarefa se torna ainda pior quando você não sabe para quem está escrevendo, por isso é tão importante definir a persona do seu negócio. É a partir dessa análise que você vai traçar um perfil de pessoa que representa o seu público e, para isso, é importante considerar características como idade, profissão e assuntos que despertam interesse.

Ainda não definiu sua persona? Acesse nosso post com dicas de como construir personas para se aprofundar mais no assunto.

3. Fuja do “Compre agora”

A bola da vez é conteúdo e não mais aquele formato antigo de venda a qualquer custo, os clientes estão mais experientes e com opiniões mais concretas do que querem ou não, por isso, você deve produzir seu conteúdo com qualidade e relevância.

Experimente criar uma conversa com o consumidor, para isso use sempre uma comunicação pessoal, clara e objetiva. De modo geral, fuja do tom formal ou profissional e também não tente parecer mais esperto que os seus leitores – o que eles buscam são respostas para as dúvidas em um conteúdo interessante e amigável.

Lembre-se de escrever seus textos pensando na pessoa que você definiu na fase de planejamento, escrever dessa forma promove uma conexão direta com o leitor e tende a melhorar sua audiência pois você ‘fala a mesma língua’ dele.

4. Produza conteúdo para ser encontrado

Ao produzir conteúdo um dos objetivos é que ele seja encontrado pelas pessoas e isso exige muito mais que a compra de anúncios ou espaços em pesquisas de buscadores.

Ser encontrado nas primeiras posições das buscas orgânicas traz muita credibilidade para sua empresa e com algumas técnicas de SEO seu blog pode ficar melhor rankeado nos mecanismos de busca, como o Google e Yahoo. Lembre-se de definir uma palavra-chave antes de criar o conteúdo – esse é o fator mais importante em SEO, crie títulos atraentes e descrições bem elaboradas. Aposte também em guest posts, parcerias com empresas do seu segmento com o objetivo de divulgar conteúdo.

Se você precisa entender um pouco mais de SEO, veja esse post com 7 dicas de SEO para seu blog.

5. Invista tempo na diagramação

Conteúdos muito extensos costumam não prender a atenção do leitor. A ideia é que seu material seja dinâmico o suficiente para não se tornar cansativo. Para isso existem algumas regras básicas que um bom conteúdo deve seguir.

Construir parágrafos curtos torna a leitura mais fácil e mais atrativa ao olho humano. Acrescentar imagens ao longo do texto é importante para tornar o conteúdo mais visual, vale apostar em infográficos, vídeos e gifs. Se tiver partes do texto que mereçam destaque, use negrito. Essas e outras práticas tornam o seu conteúdo escaneável e otimizado.

6. Crie Link Building Interno

Na tarefa de fazer seus conteúdos alcançarem melhor performance, uma estratégia importante é acrescentar links no texto para direcionar o leitor para outros posts do seu blog.

A ideia é trazer tráfego para seus posts que ainda não são muito acessados, mas é importante ter atenção e linkar algo que realmente faça sentido e seja relevante para o leitor.

Veja mais: O que é link building e como utilizar da maneira correta

7. Fique atento à periodicidade

Depois que você começou a produzir conteúdo é importante manter postagens constantes para que você se torne relevante para o leitor. Quando se fala em periodicidade precisamos destacar que não significa publicar todos os dias e não ter qualidade. É fundamental que seu conteúdo seja bem escrito, possua informações verdadeiras e seja original, pois tanto o seu visitante quanto o próprio Google conseguem reconhecer esses fatores.

Crie um calendário selecionando assuntos e datas de publicação que seja coerente com o seu segmento e mantenha o público engajado a visitar sua página em busca de novas publicações.

8. Teste novos formatos

Falamos aqui de produzir conteúdo para blogs, mas alguns desses pontos também podem ser úteis para outros formatos. A dica mais importante é: teste. Alguns tipos de mídia podem funcionar bem com seu público, vídeos e podcasts estão em alta e costumam fazer sucesso.

Já ouviu falar em materiais ricos? São ofertas com conteúdo mais extenso e aprofundado, como ebooks, planilhas ou simuladores. Esse tipo de material também pode fazer parte da sua estratégia, já que é excelente para quem quer atrair mais leads.

9. Divulgue seus conteúdos

Tão importante quanto produzir conteúdo é distribuí-lo para seu público. As buscas orgânicas costumam trazer menos tráfego que as publicações patrocinadas, principalmente se você for um iniciante na produção de conteúdo.

É preciso estar presente nos canais em que seu público também está, identifique quais meios são mais relevantes para seus seguidores e aposte neles. As redes sociais costumam ser populares e uma boa forma de divulgação.

10. Interaja com seu público

Ter um conteúdo pronto e divulgado não é sinal de que a tarefa está finalizada. É preciso acompanhar o engajamento dos seus leitores e interagir com eles. Os comentários são um feedback super importante sobre aquilo que você produz e, mesmo quando forem negativos não deixe de responder e entender que as críticas são oportunidades de melhorar a qualidade do seu trabalho.

A produção de conteúdo é um constante aprendizado. Ao longo do tempo você conseguirá entender o gosto do seu público, suas principais necessidades e maneiras mais efetivas de atingir sua persona. O essencial é persistir nessa estratégia e sempre lembrar que o mais importante não é a quantidade, mas sim a qualidade do que você compartilha.

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Tags:conteúdo

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