Permanentelinks é a configuração padrão para URLs nos sites do WordPress, mas o que exatamente os torna bonitos? E se você é novo no WordPress, talvez você esteja se perguntando o que é um permanentelink?
Os links permanentes, ou permanentes, são URLs para páginas e postagens individuais, bem como arquivos de categoria e tag, em seu site. Eles nunca mudam e são um endereço web permanente usado para vincular ao seu conteúdo.
Os permalinks bem organizados são importantes tanto para atrair usuários para o seu site, tornando mais fácil para os visitantes e motores de busca navegar e se referir ao seu conteúdo.
Nesta publicação, exploraremos como os permalinks funcionam no WordPress, como você pode gerenciar as configurações no backend do seu site para otimizar o seu SEO e algumas configurações avançadas para garantir que os permalinks funcionem corretamente em seu servidor.
PermalinkS em WordPress
Existem três tipos básicos de permalink disponíveis:
“Ugly” Permalinks
Esta é a opção padrão no WordPress e assume a forma de um URL seguido de uma seqüência de consulta que identifica o ID de postagem relevante, por exemplo, http://www.example.com/?p=138. Este formato não é legível para humanos (ou seja, contém números em vez de palavras), daí o nome “feio”.
“Quase Bonito” Permalinks
Também referido como permalinks PATHINFO, estes são uma melhoria em permalinks feias. Eles incluem index.php
após o nome de domínio seguido de identificadores específicos relacionados a uma publicação, por exemplo, http://www.example.com/index.php/yyyy/mm/dd/post -name/
“Bonito” Permalinks
Estes são os links com os quais você estará mais familiarizado com a maioria dos sites modernos, WordPress ou de outra forma. Nesse caso, o nome do domínio é seguido por uma série limpa de identificadores que visam a postagem individual, por exemplo, http://www.example.com/2016/01/09/my-new-post
Alterando sua Estrutura Link
Vá para Configurações> Permalinks no backend do seu site para acessar as configurações de permalinks. Você pode escolher entre uma das estruturas de permalink mais comuns ou inserir a sua na
Você pode escolher entre uma das estruturas de permalink mais comuns ou inserir o seu próprio no campo Estrutura personalizada .
Existem seis opções para selecionar:
- Planície: esta é a configuração de permalink “feio”
- Dia e nome : usa um formato ano / mês / data seguido pelo nome da sua postagem. O nome aqui se refere ao slug da sua postagem
- Mês e nome : é o mesmo que a opção dois, mas sem a informação do dia
- Numérico : esta opção apenas usa o ID da postagem a partir da linha na
wp_posts
tabela do seu banco de dados - Nome do post : este usa o nome da sua postagem
- Estrutura personalizada : este último campo permite que você defina sua própria estrutura usando o conjunto completo de tags de estrutura disponíveis no WordPress
A configuração padrão é clara ou “feia” permalinks, que é configurada automaticamente quando você instala o WordPress.
Criando itens personalizados
O WordPress fornece 10 tags de estrutura para definir sua própria estrutura de permalink personalizada. Os sete primeiros são os que você encontrará com mais freqüência:
%postname%
: Slug do seu post%post_id%
: Identificação única de uma publicação%category%
: A categoria principal de uma publicação%year%
: O ano da publicação%monthnum%
: O mês em que foi publicada uma publicação%day%
: O dia numérico em que foi publicada uma publicação%author%:
Potencialmente útil em ambientes multi-autor, tipo de revista
Se você deseja obter específicas de hiper sobre horários com os seus permalinks, você também pode usar os %hour%
, %minute%
e %second%
opções, mas é difícil pensar em cenários típicos onde estes seriam realmente ser útil.
Tenha em mente que, quando você estiver juntando sua estrutura personalizada, você precisará incluir pelo menos uma %postname%
ou %post_id%
para que o WordPress possa segmentar uma publicação específica – estas são as únicas tags que dão aos identificadores únicos garantidos para funcionar com.
Com tudo isso em mente, se você quisesse criar uma estrutura de permalink personalizada que incluísse somente se fosse postagem de ID e nomes de postagem, você entraria o seguinte: /%id%/%postname%/
Vale a pena mencionar neste ponto que você também tem a opção de definir categoria personalizada e bases de tag para o seu site na mesma tela sob o opcional seção de configurações.
SEO-amigáveis Permalinks
A estrutura de links e links são importantes do ponto de vista dos motores de busca. Embora tenha havido muito ar quente apresentado sobre este tópico ao longo dos anos, as orientações do Google sobre a estrutura de URL permanecem admiravelmente diretas – mantenha-as tão simples quanto possível e as torne inteligíveis para os seres humanos.
Nos resultados de pesquisa do Google, os usuários recebem quatro informações diferentes: o título, a descrição, a data e o permalink. Esses detalhes fornecem aos usuários uma indicação rápida de se uma página contém o conteúdo que eles estão procurando. Por exemplo, se você tiver uma postagem sobre cabras de montanha e deixar as configurações de permalink padrão ativadas, o URL pode ser http://www.example.com/?p=135 enquanto que se você habilitar a configuração do nome da postagem, o URL pode ser Http://www.example.com/mountain-goats/ , que é muito mais fácil para humanos lerem e entenderem. Como tal, os permalinks feios não são tão fáceis de usar e geralmente não são recomendados para SEO de melhores práticas.
Um recente artigo do Moz.com sobre o assunto englobou um pouco mais adiante nesta frente, mas, novamente, o básico não é difícil de entender:
- Mantenha URLs curtos – idealmente menos de 100 caracteres
- Use palavras-chave em URLs dentro do motivo, mas não tente material de palavras-chave
- Remova as propriedades dinâmicas sempre que possível
- Use guias como separadores e omita palavras de parada, como e, ou, mas, de, o
Escolhendo o direito Estrutura Link para o seu site
Cobrimos as opções básicas para assumir o controle sobre seus permalinks até o momento, mas ainda não entendemos a sabedoria do que é a estrutura de permalink ideal para um site WordPress. A resposta curta: depende. Nem todos os sites se beneficiarão da mesma estrutura, mas há alguns pontos gerais a ter em mente.
O primeiro é que você quase certamente deseja incluir seu nome de postagem em seus permalinks. Sua combinação de utilidade tanto para os usuários do site quanto para os mecanismos de busca faz com que seja algo imperdível, e muitas vezes é tudo o que você precisa.
Se você estiver executando um site focado principalmente nas notícias, há um caso a ser feito para incluir informações de data em seus permalinks, mas, de outra forma, é difícil de justificar. Se você quiser incluir a informação da data como uma cortesia para o leitor, faz muito mais sentido simplesmente incluí-la na meta-informação da sua publicação, onde é mais facilmente digitalizada.
A inclusão de informações de categorias em seus URLs pode fazer sentido no contexto de sites com segmentos de interesse discretos e bem definidos. Tenha em mente que, se você estiver usando várias categorias para uma postagem, somente uma será exibida no link permanente e a prioridade será dada alfabeticamente. Se você precisar de um controle mais fino sobre isso, considere usar o plugin WP Category Link .
Enquanto você estiver incluindo informações de nome de postagem em seu URL, a solução precisa que você busca é pouco provável que tenha um enorme impacto de um jeito ou de outro. Antes do WordPress 3.3, houve um problema em que o uso de nomes de mensagens em permalinks levou a um sucesso de desempenho , mas esses dias estão felizes.
Como Matt Cutts, ex-chefe da equipe de spam na web no Google, ressalta, uma vez que você tenha as informações básicas no permalink, a estrutura exata que você procura é em grande parte uma questão de escolha pessoal.
Habilitando Pretty Stocks
Dependendo das peculiaridades da sua configuração particular de hospedagem, talvez seja necessário garantir que certas configurações no servidor estejam no lugar para que os permalinks funcionem corretamente. Simplificando, seu servidor web precisa de alguma forma de poder traduzir permalinks em algo que realmente pode atingir. Como isso é feito dependerá de qual tipo de servidor web você está usando. Com muitos provedores de hospedagem, esses detalhes já terão sido atendidos, mas você pode encontrar-se precisando pop o capô de vez em quando.
Apresentaremos a configuração mais comum abaixo, mas se você se encontrar com dificuldade em geral, a Solução de Problemas Comuns do Codex é um excelente local para iniciar a solução de problemas.
Usando Permalinks no Apache
Para a maioria dos sites do WordPress, o servidor da web que está sendo usado será o Apache. Se for esse o caso, você precisará ter certeza de que alguns pré-requisitos técnicos estão presentes e corretos.
Em primeiro lugar, o módulo mod_rewrite do Apache deve ser instalado e ativado. No diretório inicial do WordPress, você também precisará da opção FollowSymLinks habilitada e as diretivas FileInfo permitidas – você pode encontrar uma quebra útil de como fazer isso nos arquivos de configuração do Apache no Super User .
Você também .htaccess
precisará de um arquivo no lugar que o WordPress possa usar. Se isso não existir, o WordPress tentará criá-lo quando você ativar permalinks bonitos e também precisará acesso de gravação ao arquivo.
Tinkering com .htaccess
arquivos pode ser um negócio bagunçado no melhor das vezes, então nós recomendamos não mergulhar diretamente aqui, a menos que você tenha alguma experiência anterior. Você pode encontrar informações detalhadas sobre o uso de .htaccess
arquivos neste contexto na página Usar o Codex do WordPress .
Supondo que esses itens estão no lugar, você deve então gerenciar suas preferências reais do backend do WordPress.
Usando Permalinks em outros servidores da Web
O Apache está, obviamente, longe do único servidor em uso generalizado. Alternativas populares incluem Nginx e Lighttpd . Você encontrará instruções para usar permalinks com ambos no WordPress Codex , juntamente com dicas sobre como instalar e funcionar com servidores Windows e instalações locais em Mac e PCs.
Alterando os problemas em um site ao vivo
Idealmente, você deve decidir sobre sua estrutura de permalink preferida antes do lançamento do site e, em seguida, ficar com ela ao longo do tempo.
Você pode, no entanto, acabar tendo que fazer alterações em um site existente em algum momento. Tenha em mente que este é um grande passo para levar ao site, e você está potencialmente a jogar com fogo quando se trata de links externos e classificações de SEO existentes.
Fazer as mudanças no backend do WordPress deve ser bastante direto, mas você precisará redirecionar 301 todos os seus links anteriores para garantir que você não antagonize os usuários e os motores de busca. Comece certificando-se de ter uma lista completa dos URLs anteriores e do que redirecionará.
Idealmente, você quer usar um plugin, como o Redirecionamento ou o Plugin de Redirecionamento de SEO, para lidar com o levantamento pesado, garantindo que os links antigos ainda encontrem o alvo certo. Certifique-sede verificar a nossa visão geral dos redirecionamentos 301 no WordPress para uma quebra completa do assunto e orientar os plugins relevantes que você pode usar.
Empacotando
Obter sua estrutura de permalink definida é uma das primeiras decisões que você provavelmente fará em qualquer novo site do WordPress.
De uma perspectiva de SEO e desempenho, é melhor não usar as configurações de permalink “feias” padrão e, em vez disso, optar por uma estrutura de permalink “bonita” que seja humanamente legível. Também é importante manter em mente os guias de URL do Google ao configurar slugs para seu site e ao editar URLs para posts e páginas.
Por fim, certifique-se de você, se você decidir mudar sua estrutura de permalink existente em um site ao vivo, faça isso com um alto grau de cautela e assegure-se de colocar ferramentas para lidar com redirecionamentos.
Se você tiver dúvidas sobre permalinks, deixe um comentário abaixo e faremos o nosso melhor para ajudá-lo.