PASSOS FUNDAMENTAIS PARA ALCANÇAR O SUCESSO DA SUA AGÊNCIA 6 PASSOS

Todas as agências de uma forma geral estão tão focadas em atender bem os seus clientes atuais e sempre à procura de novos, que acabam esquecendo de algo muito importante: o seu próprio negócio.

E esse pode ser o principal obstáculo que está impedindo a sua agência de alcançar o sucesso.

Sabemos que no seu negócio você sempre busca aumentar a receita, poupar gastos e diminuir riscos. Esses três desejos estão ligados e só serão alcançados a partir de um bom funcionamento de sua agência.

Isso significa que os processos internos precisam ser bem definidos e estar alinhados com cada membro de sua equipe. Além disso, é necessário oferecer serviços condizentes com a necessidade e as tendências do mercado.

Ser uma agência digital que oferece serviços de Marketing de Conteúdo já é uma realidade que atinge cerca de 75% das agências entrevistadas na Pesquisa Panorama das Agências Digitais.

As vantagens de se adotar essa estratégia não se restringem apenas aos serviços que você pode prestar para os seus clientes, elas também abrangem a sua própria agência. Afinal de contas, ela é o seu principal cliente.

Ser um negócio que, além de oferecer, também adota Marketing de Conteúdo como estratégia para si, agrega mais autoridade e credibilidade, além de possibilitar que a sua agência se beneficie de todos os ganhos que os próprios clientes também apresentam com essa estratégia.

Já adiantamos uma dica! E você pode conferir ainda mais vantagens do Marketing de Conteúdo aqui. Mas, para ajudar a sua agência a alcançar o sucesso, vamos listar e explicar os 6 passos que você precisa colocar em prática o quanto antes.

1.Cuidar do próprio marketing

A maioria das agências não apresentam uma estratégia de marketing para a própria agência. E, isso reduz a visibilidade que ela poderia ter no mercado e as chances de conquistar novos clientes.

Além disso, cuidar do próprio marketing ajuda a mostrar a autoridade de sua agência, afinal a sua equipe terá mais conhecimento e experiência para oferecer aos clientes e o principal caso de sucesso será a sua agência.

E, para isso a sua agência precisa:

Definir a persona de sua agência

É papel da sua agência descobrir quem seria o cliente ideal do serviço que ela oferece, no caso, a persona.

Com ela construída é possível saber sobre objetivos, desafios e outras características essenciais para compreender suas necessidades e oferecer um serviço condizente, aumentado as chances de fechar negócio.

Se você já sabe todos os aspectos da sua persona, que tal construí-la? Uma forma simples e fácil é com O Fantástico Gerador de Personas.

Elaborar a jornada de compra pela qual essa persona irá passar

Agora que você já conhece a sua persona precisa saber também em qual etapa ela se encontra para tomar a melhor atitude. Existem quatro fases e elas precisam ser levadas em conta para que a sua estratégia de marketing tenha sucesso:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra;
  • Ação.

Conheça mais sobre cada uma dessas etapas aqui.

Produzir conteúdo relevante

Com a persona e jornada definida, é momento de produzir conteúdo para atrair potenciais clientes.

Um conteúdo adequado de acordo com o momento no qual a persona se encontra na jornada faz toda a diferença e pode ser o que faltava para ela se transformar em cliente.

Isso envolve:

  • Muito planejamento para definir quais as melhores palavras-chave e formatos para cada etapa;
  • Uma execução bem feita para que os conteúdos acrescentem valor para o leitor;
  • Uma divulgação com frequência e adequação para cada canal escolhido;
  • E, claro, mensuração para analisar o resultado de cada conteúdo produzido.

2. Focar em reter clientes

Uma das grandes dificuldades das agências é reter clientes. Para resolver esse obstáculo é preciso mostrar o diferencial do seu negócio e apresentar resultados satisfatórios e de forma periódica para os clientes.

Essa retenção é importante para a receita de sua agência não depender de um único cliente, conquistar fidelização, oferecer novos serviços para os clientes atuais, e aumentar o ticket médio já gerado por esses, ganhando mais previsibilidade.

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