Olá tudo bem? Você sabe o que fazer depois de instalar o seu blog em WordPress na sua hospedagem?
Está é uma das principais perguntas que recebo dos iniciantes nesse mundo do WordPress e pensando nisso vou listar aqui 10 coisas importantes que você precisa fazer depois de instalar o WordPress.
#1 – Alterar o Título e a Descrição do blog.
É importante altera o título e a descrição do blog para a não ficar “Só mais um site WordPress”.
Para alterar é bem simples acesse Configurações>Geral e modifique onde tem Título do Site e Descrição.
#2 – Altere o links permanentes
Por padrão o WordPress define a estrutura do link por código exemplo www.scriptcerto.com.br/?p=123 e essa estrutura não é amigável para os buscadores como o Google.
Para resolver isso acesse Configurações>Links Permanentes e altere o link permanente para a estrutura “Dia e Nome” ou “Nome do Post”, aqui no script certo utilizo o “Nome do Post” pois deixa o link mais limpo e amigável.
#3 – Configurar definições de leitura
Aqui você vai configurar as definições do seu blog como por exemplo quantas postagens vão aparecer na a página principal ou se vai ser uma página estático com informações de serviços.
Existe também a possibilidade de definir a quantidade de post no Feed, se o texto é completo ou resumido e a parte mais importante que é a parte de indexar o site nos mecanismos de busca.
Veja abaixo as configurações de Leitura.
#4 – Eliminar temas não utilizados
Normalmente instalamos e testamos muitos temas até achar o ideal para o nosso blog. Em vez de deixar todos esses temas instalados, deixe apenas o tema utilizado no blog.
Se quiser deixar alguma tema lembre-se de sempre atualiza-lo pois a não atualização pode criar um risco de segurança para seu blog.
O processo de exclusão do tema é bem simples, acesse Aparência>Temas e clique em “Detalhes do Tema” e depois em “excluir” como na imagem abaixo.
#5 – Instale um plugin de cache
O plugin de cache vai ajudar no carregamento do seu blog deixando mais rápido, pois ele cria páginas estáticas reduzindo o consumo do seu servidor.
Esse processo é ótimo para o SEO e também para o seu visitante, pois não precisa esperar muito para ver o conteúdo do seu blog.
#6 – Utilize um CDN
O CDN (Content Delivery Network) é um serviço que espalhar seu blog em vários servidores pelo mundo e assim melhorando a velocidade de carregamento do seu blog.
Por exemplo seu blog é hospedado aqui no Brasil e uma pessoa da China faz o acesso, para que o carregamento seja rápido um servidor da china que tem as informações do seu blog envia sua página para o seu visitante chinês, dessa forma é mais rápido a resposta para seus visitantes.
#7 – Aumentando a Segurança
Esse parte é muito importante pois tenho certeza que você não quer perder seu blog para alguma Hacker não é verdade?
É precido modificar algumas configurações do WordPress e arquivos como .htaccess para melhorar ainda mais a segurança do seu blog.
Veja postagem sobre como deixa o seu blog em WordPress mais seguro e também veja como adicionar um Captcha na área de login e assim você não se preocupa mais com ataques de força bruta.
#8 – Faça backups regularmente
O primeiro passo é instalar um plugin de backup para ter sempre uma cópia atualizada do seu blog.
Veja as duas postagens e aprenda como fazer o backup utilizando o Dropbox ou faça o backup com o Google Drive.
As duas formas podem ser configuradas para fazer o backup automático e assim sempre ter um backup atualizado do blog guardado em seu computador.
#9 – Ativar o Akismet
Eu odeio Spam e acredito que você também.
Ative o plugin Akismet e deixe ele trabalhar por você eliminando os Spam dos comentários.
#10 – Utilizar técnicas de SEO
Outra coisa importante é não deixar títulos duplicados e também sempre preencher o título e o texto alternativo das imagens do seu blog.
Veja todas as configurações e comece desde já a fazer SEO no seu blog.
Espero que tenha gostado dessas 10 dicas com informações do que fazer depois de instalar o WordPress.
Não existe uma sequência, o importante é realizar todos os passos.
Você tem algo a acrescentar nessa lista? Compartilhe conosco!
Até mais!