Você gostaria de construir um portfólio matador?
Um bom portfólio traz diversas vantagens para o seu dono. Ele é literalmente uma vantagem competitiva que faz a diferença entre conseguir um bom trabalho ou não.
De nada adianta possuir um ótimo currículo e um excelente serviço se a “sua vitrine” está mal feita.
E é melhor fazer o certo antes de se equivocar e acabar complicando sua situação. Você sabe, como empreendedor, que não há espaço para o erro.
Um portfólio é onde você lista os seus trabalhos profissionais como empresa, estudante ou profissional.
Ele é uma seleção dos seus melhores trabalhos e funciona como um aperitivo do que você pode fazer.
Existem várias categorias de portfólio, cada uma delas é adequada a necessidades específicas.
Seja qual for a sua, é possível achar um modelo que se encaixe com perfeição e auxilie você a mostrar o seu potencial.
Falando nisso, você também pode se interessar por saber como criar imagens incríveis para o seu conteúdo (mesmo que você não seja um artista gráfico) e também como criar uma estratégia de conteúdo para marca pessoal.
Neste artigo, vou mostrar para você o que é um portfólio, quais são os seus tipos, e como fazer um portfólio poderoso.
Com todas essas informações, você poderá construir um material importantíssimo para a sua trajetória profissional.
Está pronto?
Vamos lá. Boa leitura!
O que é um portfólio?
No dicionário de língua portuguesa, o portfólio é designado como um “dossiê ou documento com o registo individual de habilitações ou de experiências”.
E é exatamente isso: uma lista dos melhores trabalhos de um profissional ou de uma empresa.
É importante deixar claro que o portfólio não é a mesma coisa que um currículo.
Ele é mais que um currículo, diferindo por trazer exemplos práticos da sua experiência profissional – e não apenas mencionar a experiência em si.
É uma forma excelente de mostrar na prática do que você é capaz.
Se for bem feito e organizado, o portfólio consegue abrir portas, pois é a maneira mais fácil das pessoas conhecerem o seu trabalho.
“Fazer uma boa apresentação é um sinal de responsabilidade e cuidado com o seu trabalho e mostra firmeza na sua conduta profissional. Assim, poderá ser uma porta aberta para grandes oportunidades. E, lembre-se, portfólio não é só uma pasta com os seus materiais, é uma seleção dos seus melhores trabalhos, organizado de forma apresentável para uma ocasião profissional.” – Thiago Spyked, diretor de projetos, arte e editorial na Editora Cras. Designer e ilustrador no mercado editorial e publicitário
Mais do que importante, ter um portfólio é indispensável para um bom profissional.
Já ficou bem óbvio que você não pode ficar de fora, não é? Pense em quantos concorrentes aparecerão para tentar aquela vaga que você tanto sonha. Se eles estiverem melhores preparados, nem preciso dizer qual será o final dessa história.
Aqui você terá as ferramentas para mudar esse cenário.
Pronto para aprender? Vou falar sobre os tipos de portfólio a seguir.
Quais são os tipos de portfólio?
Existem os portfólios físicos e os digitais.
Antes da internet, era muito comum ver profissionais procurando emprego com pastas e mais pastas de exemplos do seu trabalho.
Hoje, essa cena é um tanto rara, embora ainda exista – tanto que alguns contratantes ainda exigem que seja assim.
Isso não é um problema.
Um portfólio físico não tem segredos para a sua execução. Tenha a versão impressa dos seus melhores trabalhos e leve-os junto com você em sua entrevista.
Use papel de formato A3 ou A4 de boa qualidade, e escolha uma pasta de material bom.
Agora, caso você prefira o ambiente digital, as opções são mais amplas.
Para começar, você pode fazer o seu portfólio em PDF. Este é um formato de usabilidade ampla, adotado em diversos processos.
É um meio mais prático, onde você pode prepará-lo direto no seu computador e enviá-lo para quem quiser.
Do outro lado da tela, a pessoa interessada pode facilmente abrir o arquivo e ter todas as informações de que precisa. É extremamente raro um profissional não ter conhecimento sobre como visualizar um arquivo em PDF.
Perceba que, por ser tão prático, os contratantes possuem centenas de arquivos assim. Você corre o risco de não ser notado entre tantos concorrentes.
Quer se destacar? A chave é ir para o online.
Quando falamos em plataformas online, esse universo de portfólio se amplia consideravelmente.
Pense só nas possibilidades!
Não tem como negar que tudo o que você precisa está ali. São muitas opções onde você pode armazenar os seus trabalhos.
Boa parte delas é gratuita – o que é ainda melhor.
Entre as principais plataformas, indico: Behance, DevianArt, WordPress, Cargo Collective e Wix.
Todas são bastante intuitivas e funcionais.
E, estando na internet, é muito mais fácil promovê-las.
Já falei sobre isso neste vídeo, aliás.
Escolhida a plataforma, o próximo passo é ver qual a categoria de portfólio mais se adequa ao que você precisa.
O seu portfólio é para a empresa, é acadêmico ou de design? São muitos tipos e cada um deles é especial para uma fase da vida e um objetivo profissional.
Falarei sobre todos eles adiante. Vamos abordar as principais categorias de portfólio e você determinará qual é a ideal para você.
Portfólio Para Empresa
Para prospectar novos clientes, a apresentação de uma empresa é algo fundamental.
Se descuidar logo aí, dificilmente o negócio poderá engrenar. Por conta disso, é preciso ser atencioso ao fazer o portfólio de sua empresa.
Ele é a peça-chave para começar com o pé direito nas negociações.
A primeira impressão é realmente a que fica, e um bom portfólio não é um bicho de sete cabeças como muitos devem pensar.
Colocarei um exemplo do que deve ter no portfólio para a sua empresa. Assim fica mais fácil entender.
Veja como é simples e rápido:
• Apresente a empresa com um breve histórico e cite a missão, valores e comprometimento;
• Mostre quais são os produtos e os serviços oferecidos. Não precisa incluir muitas especificações. Fotos dos produtos já ajudam muito;
• Faça uma lista com os principais clientes da empresa. Só a marca já é o bastante;
• Mostre a sua equipe, incluindo um breve currículo dos funcionários e seus resultados na empresa e;
• Depois de tudo isso, coloque as informações necessárias para que o seu prospecto possa encontrá-lo com facilidade.
Simples, não é mesmo?
Não tem nem desculpa para não fazer o seu. Pense na vantagem que será já ter ali, de fácil acesso, um catálogo visual e prático do que sua empresa tem a oferecer para os clientes.
Com essa ferramenta em mãos, suas reuniões de trabalho ficarão bem mais atraentes.
Vamos agora falar do portfólio acadêmico. Atenção, estudantes!
Portfólio Acadêmico: Como Fazer um Portfólio Para Faculdade
Como ferramenta versátil que é, o portfólio também pode ser usado na educação. Estamos falando do portfólio acadêmico.
Nele, você vai arquivar de maneira organizada tudo o que foi trabalhado em seus anos de faculdade.
Isso inclui textos de aulas, atividades, trabalhos, apostilas, exercícios e pesquisas. Tudo de relevante que você fizer em seus estudos, merece lugar ali.
Tirou nota alta naquele trabalho? Inclua no portfólio. Sua pesquisa recebeu comentários elogiosos do professor? Inclua também!
O portfólio acadêmico é uma maneira incrível e prática de ter para rápido acesso toda a sua história acadêmica, o que pode servir até mesmo como instrumento de avaliação.
Mais adiante, seu portfólio acadêmico pode se ampliar e conter uma seleção dos seus títulos educacionais.
É a hora de incluir os cursos de longa e curta duração, teses, artigos e citações.
Tudo de mais relevante nos seus estudos deve estar lá.
Um exemplo de estrutura a ser seguida para o portfólio acadêmico é obedecer ao roteiro que já lhe é familiar na faculdade.
Como se fosse um trabalho acadêmico, você terá capa, folha de rosto, sumário, considerações iniciais, desenvolvimento (não esqueça de incluir datas), considerações finais e anexos.
Com isso em mãos, você está pronto para mostrar ao mundo o excelente profissional que está caminhando para ser.
É importante que você demonstre, desde cedo, como ser um profissional organizado e ciente de seu potencial.
Agora vamos entrar no território da arte. Vamos começar falando do portfólio de fotografia.
Portfólio de Fotografia
Quando se trabalha com a arte de registrar boas imagens, apenas um currículo em texto não basta.
É preciso mostrar de verdade o seu trabalho.
Todo profissional da fotografia precisa mostrar as suas fotos para provar do que é capaz.
Com um portfólio, você consegue isso de maneira muito simples e eficaz – e ainda tem o bônus de mostrar o seu charme pessoal, seu bom gosto.
Afinal, se estamos falando de arte, imagem é tudo, o que inclui a sua pessoal.
Um bom portfólio precisa mostrar mais do que os trabalhos que você já realizou. Ele precisa transparecer sua personalidade de forma clara e objetiva.
Se guie por seu estilo. Você é mais despachado ou é mais formal? Isso deve transparecer no seu portfólio, para que o cliente saiba exatamente quem está contratando.
Por exemplo, se você tem um perfil mais sênior, não vai querer aparecer com um portfólio lotado de gírias, e nem vai usar português e imagens rebuscadas, caso queira uma colocação em um mercado mais jovem.
Falando nisso, é muito importante que você deixe bem claro a sua área de atuação.
Qual sua especialidade? Sabemos que no mundo da fotografia elas são muitas.
Seu foco é em eventos? Modelos? Produtos?
Escolha o tema e dê ênfase nele em seu portfólio, deixando em destaque trabalhos feitos nesta área.
Aliás, essa é outra dica muito importante.
Escolha muito bem os seus melhores trabalhos.
Você pode ter trabalhado em um milhão de coisas, mas coloque no seu portfólio apenas as melhores.
As mais criativas, as que foram realizadas para grandes empresas e marcas, aquelas que lhe renderam prêmios.
Use o seu melhor a seu favor.
Pode levar algum tempo fazer essa seleção? Que bom! Isso quer dizer que você tem muito a oferecer.
Dedique um tempo a isso. Não se preocupe se demorar um pouco mais que o previsto.
Você está construindo a sua identidade profissional e um portfólio sólido, que mostra exatamente o tipo de profissional que você é.
O que pode ser melhor que isso?
Ao final, é claro, adicione formas de contato.
Depois de ver seu talento, vão querer falar com você.
É bom deixar em posição de destaque em seu portfólio o seu e-mail, redes sociais e até mesmo o seu telefone comercial.
Com um bom conteúdo e os seus contatos, vai ser fácil para o cliente escolher você entre tantos outros.
É hora de falar um pouco sobre o portfólio escolar.
O Que é Portfólio Escolar
De acordo com HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166) o portfólio é :
…“um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”.
Um portfólio escolar serve como instrumento de identificação da qualidade do ensino por meio da avaliação do desempenho do aluno e do professor.
Ele compreende um compilado dos trabalhos realizados pelos alunos durante um curso ou ano letivo.
Serve para os pais acompanharem o progresso dos filhos, e para os filhos terem um registro desse progresso também.
É o desenvolvimento da capacidade de gerir seu próprio trabalho desde a base. É a chave para a construção de um futuro profissional responsável e organizado.
O portfólio escolar deve ser criado no começo do período letivo e é importante que contenha um diário reflexivo, onde o aluno anotará suas percepções sobre o estudo que está sendo feito.
Esta é uma excelente maneira de estimular o pensamento criativo.
Em sua estrutura, o portfólio escolar deve conter:
- Ficha com nome do aluno, série, ano e instituição de ensino;
- Fichamentos orientados pelo professor;
- Anotações e registros das aulas;
- Trabalhos, provas e pesquisas realizadas;
- Produções artísticas e;
- O diário reflexivo de que falei.
Este é um exemplo básico, que você pode complementar com mais itens, conforme eles forem surgindo.
Tudo que servir para documentar os anos de escola pode (e deve) ser incluído.
Muito simples, concorda? E é extremamente útil.
Vamos falar sobre design?
Portfólio de design
Tornar público seus trabalhos é primordial para um profissional da área de design.
É a forma de ser encontrado por possíveis clientes e de ter seu trabalho avaliado por aqueles com os quais você já está negociando.
Hoje em dia, a melhor maneira de fazer isso é no ambiente virtual. Assim, fica mais fácil qualquer pessoa ver seu trabalho quando e onde ela quiser.
Pense no seu portfólio online como uma loja aberta vinte e quatro horas por dia.
Você sempre será encontrado.
E, para isso, precisa estar apresentável também. Já parou para pensar nisso?
Deveria pensar, pois este é um fato. O portfólio é o maior aliado do designer, é a peça-chave para que o profissional apresente suas habilidades e conquiste novos clientes.
Por isso, ele exige total atenção e deve ser construído de maneira que reflita seu trabalho e também sua personalidade.
Escolha uma plataforma online para hospedar seu portfólio e atente para as minhas dicas de como produzir este portfólio.
Você verá que é bem simples, basta começar com os seguintes itens:
- Crie sua marca: deixe bem à mostra o seu nome ou o logo da sua empresa. Isso ajuda a ser facilmente distinguido de outros profissionais;
- Se apresente: Diga quem você é, sua formação e seus hobbies. Mostre que existe uma pessoa por trás daquele trabalho;
- Mostre o seu melhor: Inclua os seus melhores trabalhos, os que ficaram mais bonitos e os mais recentes;
- Indique sua especialidade: Foco é tudo e economiza seu tempo e do seu cliente. Deixe claro qual é a sua área dentro do design;
- Use categorias: Uma estrutura lógica facilita a vida de todos. Separe seus trabalhos por categorias e seu portfólio ficará muito mais organizado;
- Conte uma história: Sempre que possível, explique como foi o processo para fazer determinado trabalho. É importante porque mostra como você pensa e;
- Contato é tudo: Coloque seu e-mail, sites de apoio e até telefone. Seu cliente precisa encontrar você!
Com essas dicas, você terá em mãos um portfólio de alto nível, ou seja, terá tudo o que precisa para participar de maneira competitiva do mercado de trabalho.
A seguir, vou falar um pouco sobre o portfólio de artes.
Portfólio de Artes
Você precisa exibir seu trabalho para um possível cliente, uma galeria de arte ou uma faculdade?
Um portfólio de arte é a opção ideal. Esse tipo de portfólio destacará suas obras e ainda mostrará suas habilidades mais importantes, como profissionalismo, inspiração e personalidade.
Com um portfólio, você se diferencia dos demais e se mostra como um artista único, capaz de impressionar logo no primeiro contato.
A primeira coisa que você deve fazer é se informar dos requisitos que a parte interessada exige na recepção de portfólio.
Algumas galerias ou universidades tem modelos específicos de portfólios e você não vai gastar seu tempo formatando de um jeito para depois ter que mudar tudo de novo.
Siga à risca as regras para já começar com pé direito.
Mesmo assim, existem algumas dicas que são universais, independente do formato.
A primeira delas é que menos é mais.
Limite-se a incluir no máximo 20 trabalhos, ainda que você tenha centena deles. Esta é a sua chance de para refinar sua obra e analisar o que há de melhor nela.
Isso nos leva à segunda dica: tenha foco.
Parece que estou me repetindo? Na verdade, não.
O foco se refere a saber exatamente qual a mensagem que você está querendo passar em seu portfólio e para quem.
Se o seu portfólio é para uma galeria de artes, então inclua apenas suas pinturas. Se o portfólio é para uma cadeira de professor, não faz sentido incluir aqueles trabalhos que fez só para cumprir tabela. Mostre só o que de mais significativo você fez em sua carreira.
Mais uma coisa: apresentação é tudo. Pense em um formato agradável aos olhos, afinal, estamos falando de arte!
Faz sentido que a beleza seja um dos itens principais. O mais importante deles, arrisco dizer.
Invista em um portfólio que encante aos olhos já no primeiro segundo.
É isso o que vai colocar você em vantagem na hora de se apresentar para o mundo lá fora.
Portfólio de Produtos
Pense no portfólio de produto como um grande cardápio da sua loja.
Tudo precisa estar muito bem claro, em imagens de boa qualidade e texto de apoio de fácil compreensão.
Como um catálogo, ele deve conter os principais itens à venda na sua loja, bem como especificações e dicas de uso.
Ter o preço é opcional. Você deve analisar se é interessante para você.
Lembre que dar o preço logo de cara pode inibir um pouco os possíveis clientes, mas, por outro lado, pode ser mais prático para aqueles que não tem tempo a perder com negociação.
Dessa forma, é preciso analisar bem sobre qual frente você quer atacar, e qual delas reflete melhor a filosofia da sua empresa.
Já falei sobre a qualidade das imagens, mas preciso frisar isso aqui novamente. Em seu portfólio de produtos, é imprescindível que as fotos sejam de alto nível.
Isso não quer dizer que você precisa investir em um ensaio fotográfico caríssimo. Não é isso. O que estou querendo dizer é que você deve usar as fotos como uma forma de tornar seu produto ainda mais atraente.
Não faz sentido utilizar imagens de baixa resolução, ou com plano de fundo que destoem entre si. Juntas, as fotos devem formar uma apresentação harmônica, que além de informar, agrade aos olhos.
Não esqueça de deixar à disposição seus contatos e de afirmar o posicionamento de sua marca. Coloque em seu portfólio os valores e a missão da sua empresa.
Isso mostra que o que está apresentado ali é produto de uma empresa construída com seriedade.
Com essa poderosa ferramenta, vender vai ser muito mais simples.
Vamos passar agora para o lado prático. Anote as dicas que vem a seguir:
Como Fazer um Portfólio
Já deu para notar que fazer um portfólio é bem simples, certo?
Basta você ter clareza do seu objetivo e da sua intenção. Assim, fica fácil e rápido.
O portfólio deve ser o seu melhor amigo na busca de uma colocação no mercado de trabalho.
Ainda é um grande desafio para os profissionais mostrarem seu verdadeiro potencial no trabalho. Afinal, o papel aceita qualquer coisa e você pode dizer que fez o que quiser.
Porém, na prática, como você faz para provar seu conhecimento, atitude profissional e experiência? Fica mais difícil colocar isso em um currículo comum.
É aí que o portfólio entra para trazer o diferencial na sua apresentação.
Para fazer um portfólio, você precisa seguir algumas dicas simples, que irão otimizar seu tempo e contribuir para que o material produzido traduza exatamente a imagem que quer passar como profissional.
Vamos falar de cada uma dessas dicas a seguir.
Ao final deste artigo, todas as dúvidas estarão sanadas e você estará pronto para colocar no mercado um portfólio que represente você de maneira fiel. O que colocará você de maneira totalmente competitiva no mercado.
Está pronto? Sei que sim.
Então, vamos lá.
Defina o Objetivo do Portfólio
Como um empreendedor de sucesso, você precisa ter metas certeiras.
Definir o objetivo do portfólio é uma decisão crucial e a base de toda a sua produção que virá a seguir.
É esse objetivo que irá guiar o desenho, a organização e a informação que será selecionada e incluída no portfólio. Além de, por óbvio, definir qual será a utilização desse mesmo portfólio.
Esse objetivo deve ser claramente definido, explicitado e frequentemente revisado. Você precisa ter sempre em mente o que quer com o seu portfólio.
Carregar essa certeza com você facilita na hora de passá-la adiante.
O objetivo de um portfólio é se fazer presente no mercado, podendo inclusive ajudar você a conquistar uma vaga em específico.
Como são várias as categorias de portfólio, também são vários os objetivos que se pode ter com ele.
Pode ser que o objetivo do seu portfólio seja documentar a sua progressão escolar, ou pode ser que ele sirva para catalogar os produtos disponíveis para venda na sua loja.
Já parou para analisar seu objetivo com calma?
Saber com precisão o que você quer é o primeiro passo para que você consiga chegar lá.
Isso não é segredo algum e, na verdade, é bastante claro.
Aposto que dentro de você já existe essa inclinação de saber com certeza o que quer.
Tente pensar nisso de maneira objetiva: qual o meu objetivo para esse portfólio que estou prestes a fazer?
Pense bem nisso e guarde a resposta com carinho. Essa pergunta guiará você para o portfólio perfeito, aquele matador, que colocará você exatamente onde você sempre quis estar.
Com a possibilidade, inclusive, de ir além.
Foque nos Principais Trabalhos Desenvolvidos
Seu portfólio é onde você deve mostrar o que faz de melhor.
Isso não quer dizer que você vai esconder peças ou negar seu passado. A questão é que você vai focar apenas no que é interessante para você ali naquele material.
Se você tem muito material produzido, é bom refletir e fazer uma curadoria deles. Além de poder soar um tanto arrogante, um portfólio grande demais pode acabar sendo irritante.
Ninguém dispõe de muito tempo para analisar um portfólio em específico e, em uma concorrência, agilidade é tudo.
Você precisa ser sucinto e mostrar em poucas “palavras” a que veio. Seja breve e objetivo.
Por isso, é bom variar e não usar muitas peças de uma mesma campanha.
Para citar um exemplo bem simples, vamos dizer que você queira montar um portfólio com 15 trabalhos. Use no máximo 3 peças de cada campanha.
Caso contrário, vai parecer que você só tem um assunto e só fez uma coisa na vida.
Esta é uma ótima oportunidade para colocar sua carreira em perspectiva e analisar quais são os trabalhos de que mais se orgulha.
Seu portfólio deve falar por você. A boa notícia é que, com essas dicas, você é quem vai decidir o que ele dirá.
Dê os Devidos Créditos
É importante dar crédito aos outros, reconhecendo sua contribuição aos resultados. Essa é uma maneira incrível de mostrar ao mercado o tipo de profissional que você é.
Ao dar crédito, você não apenas reafirma o valor daquela contribuição individual, mas também reforça a imagem de profissional com o qual as pessoas gostam de trabalhar, pois sabem que há espaço para inovação e colaboratividade, em um ambiente onde se pode compartilhar livremente suas ideias.
O potencial de confiança multiplica quando você é justo e dá créditos.
Dar crédito é ser leal, e a lealdade se relaciona com integridade, gratidão e reconhecimento.
São valores que todos querem ter por perto, ainda mais em um ambiente de trabalho.
Em seu portfólio, dê créditos a quem ajudou você a construir todo o material que está ali.
Vá além. Fale sobre essas pessoas como se elas estivessem presentes. Mostre que você é confiável e grato.
Não existe melhor forma de se mostrar diante de pessoas com as quais você quer trabalhar.
E para elas, certamente, esse será um poderoso diferencial.
Organize os Trabalhos em Ordem de Importância
A ordem de como os seus trabalhos aparecem no portfólio é crucial.
Muita atenção aqui.
Já falei ali mais para cima que não é indicado colocar muito material.
Fica um conteúdo maçante de se ver. Imagine quantos portfólios por dia um empregador analisa quando uma vaga é aberta.
Se o seu tiver muitas páginas, vai logo para o final da pilha.
Por isso, antes de tudo, como já falei, coloque no máximo vinte peças.
Agora, é a ordem delas que vai colocar você em posição de vantagem diante dos outros concorrentes.
Vou mostrar como. A regra de ouro é começar o seu portfólio com as melhores peças – as excelentes, as que você mais acredita.
Lembre que a pessoa que está analisando seu material tem outros mais para conferir. Se não encantar de cara, não terá uma segunda chance.
Vá com tudo.
No meio do portfólio, coloque as peças boas – aquelas que não envergonhariam você e que contam uma história interessante.
Em seguida, suba um pouco o nível e coloque as muito boas.
Por fim, inclua uma peça no mesmo nível daquelas melhores do começo.
Isso serve para fechar seu portfólio em alto nível e firmar a ideia de que a qualidade é sempre linear.
Assim, visto do começo ao fim, o portfólio segue um padrão de qualidade que o torna coeso e irresistível.
Quer mais uma dica? Não use nada do que fez como favor.
Aquele trabalho para o primo do vizinho, a entrega feita para quebra um galho no negócio do seu avô.
Trabalhos que você fez sem tanto cuidado por não receber por eles pode te prejudicar.
Esqueça isso. Foque no profissional.
Peças medianas ou problemáticas nunca devem ir para o seu portfólio. Você não precisa disso jogando contra.
Você só deve usar o que for contribuir para você e para o seu objetivo.
Facilite a Leitura
Um bom portfólio, antes de tudo, é aquele que é agradável de ver.
Imagine como se você estivesse mostrando para um amigo o que você faz no trabalho. A ideia é que seja algo que desperte interesse e que seja empolgante, certo?
Ninguém quer se envolver em uma conversa chata e aborrecida, por isso, entediante é tudo o que seu portfólio não pode ser.
Para ajudar nesse sentido, a leitura deve ser facilitada – tanto a leitura das imagens, quanto dos textos em si.
Vamos falar de uma coisa de cada vez, tudo bem?
Sobre as imagens, tente deixar sempre uma com maior destaque na página e outras ao redor que “conversem” com ela.
Nem preciso dizer que essa de destaque será aquela matadora, não é?
Quanto ao texto presente em seu portfólio, cabe mais uma vez a regra de ser rápido e prático.
O que quero dizer com isso? Que o meu conselho é que você não demore demais nos textos, evitando ao máximo a prolixidade.
Opte por uma boa descrição básica abaixo de cada um dos seus trabalhos. Isso deve bastar.
Caso alguma peça em especial necessite de explicação maior, faça-o, mas seja breve.
Menos é mais, não esqueça disso.
Utilize Espaços em Branco
Todo espaço deve ser utilizado de modo a contribuir para o seu portfólio.
Analise bem a maneira de distribuir seu conteúdo por ele, assim não parecerá que ficou faltando alguma coisa.
Na pior das hipóteses, irá parecer que você é um profissional desleixado e não notou que faltou colocar algo ali naquela página.
Sabe que isso pode acontecer, não é?
Então, tenha bastante atenção e não deixe que isso aconteça com você.
Note que são muitos os detalhes e aqui estou abordando absolutamente todos, para que tenha segurança de estar entregando um material da mais alta qualidade.
Por isso, utilize os espaços em branco.
Por fim, deixe seu portfólio falar por você. Seguindo essas regras, ele só dirá coisas boas.
Contraste
Cuidar da qualidade das imagens e fotos do seu portfólio é essencial.
Volto a frisar: trabalhe apenas com imagens de alta qualidade.
Isso ajuda a mostrar o produto e serviço, e também torna mais agradável a experiência de analisar o seu portfólio para quem está tendo esta tarefa.
Contraste é um dos pontos-chave. Cuide para que o balanceamento das imagens esteja adequado.
Você verá o resultado aparecer.
Alinhamento
Cada tipo de portfólio requer um formato especial e que valorize seu conteúdo.
Não existe uma regra fixa, então, a minha dica, mais uma vez, é seguir a sua intuição e usar o que acha mais harmônico.
Claro, em caso de portfólios feitos para universidades ou instituições mais rígidas, haverá uma regra clara a seguir.
Não se preocupe, pois você certamente será informado dela em tempo hábil e, se não for, cobre essa informação o quanto antes.
Se for uma opção somente sua, escolha o que agrada mais o olhar.
Confie no seu bom gosto e na mensagem que quer passar, e tudo dará certo.
Criando a Capa Para Portfolio
A capa para o portfólio é outra escolha bastante pessoal.
Mais uma vez, você terá que se guiar pelas regras já impostas para o alvo do seu portfólio. Existe um padrão para ser seguido? Procure se informar para não dar bola fora e nem perder seu tempo criando um material que não está de acordo com o exigido.
No entanto, se não houver regras, crie as suas.
Procure seguir na capa a mesma linha de raciocínio do conteúdo do portfólio. Siga o mesmo padrão de cores e de fontes para criar um portfólio coerente do começo ao fim.
Claro que vai da sua personalidade, mas tente ser discreto e básico.
Lembre-se que é um material profissional e, por isso, deve ser antes de tudo, sério.
Ainda que sua mensagem final seja leve, você deve se posicionar como alguém que inspire confiança e seriedade no que faz.
Leve isso em consideração e sua capa, assim como seu portfólio como um todo, será um sucesso.
Dicas Para Criar Portfólios Criativos
Criatividade chama a atenção.
Se você já está pensando em como vai ser seu portfólio, é bom saber que quanto mais ele for criativo, mais destaque ele terá.
Isso é exatamente o que buscamos, correto?
Você pode pensar em formatos e tipografias diferentes para se destacar – contanto que elas sigam o seu estilo, é claro.
De modo geral, o portfólio precisa ser mais criativo do que o trabalho contido nele em si.
Como tempo é dinheiro e ninguém pode desperdiçá-lo, é preciso que seu portfólio aguce a curiosidade e cative já de cara.
Assim, o desafio é apresentar de maneira resumida e bastante atrativa o seu trabalho e sua experiência.
Então, não é exagero dizer que conquistar aquele projeto ou colocação que você tanto sonha depende muito do poder do seu portfólio.
Bem produzido, ele colocará você aonde quer chegar.
E aí entra a questão que você deve estar se perguntando: “como montar um portfólio criativo?”.
Existe um jeito certo para chamar a atenção de quem está analisando seu trabalho?
São muitas questões! Vou responder algumas delas a seguir.
Não existe uma fórmula mágica, embora as muitas dicas que eu trouxe aqui ajudem bastante.
Na hora de analisarem o seu portfólio, o que vai mais vai contar (com toda a certeza) é a organização e a visibilidade das peças, e se esse conjunto apresentado é claro e coeso.
Você tem que saber vender seu trabalho, e isso envolve ser extremamente atento a ele.
Algo que conta muitos pontos também é sempre renovar seu portfólio. Ele é um trabalho em progresso e constante renovação, não se esqueça disso.
Deixe seu portfólio sempre novinho em folha com novas ideias que tiver, novos trabalhos que fizer, e até com releituras melhoradas de trabalhos antigos.
Isso fará seu trabalho soar sempre fresquinho e moderno, mantendo você sempre em destaque.
Formas Eficientes de Divulgar o Seu Portfólio
Um problema comum entre aqueles que estão começando a carreira é a dificuldade em conseguir encontrar clientes.
Seu trabalho está pronto, o portfólio está na mão e você está cheio de garra para começar a trabalhar. Porém, onde estão os interessados?
Eles existem, basta encontrá-los.
Vou mostrar aqui algumas maneiras infalíveis de divulgar seu trabalho e seu portfólio, e assim conseguir seus primeiros contratos.
Vamos lá?
Regra número um – aquela que não pode ser deixada de lado de jeito nenhum: seu trabalho precisa ter qualidade, você precisa ter postura profissional.
Invista seu tempo e faça um portfólio do qual se orgulhe, com as dicas e exemplos que trago aqui. Se apresente como um profissional confiável e interessante.
Tudo certo nesse sentido? Então podemos continuar.
Uma dica muito boa é começar do pequeno. Você pode oferecer seus serviços para negócios locais. Que tal essa ideia?
Fale direto com donos de pequenos negócios como mercados de bairro, escritórios e lojas. Essas empresas menores não costumam ir atrás de serviços. Elas gostam que os serviços venham até elas.
Sendo um empresário novato, normalmente ele entenderá a sua situação, o que contará a seu favor na hora de fechar negócio.
Escolhida a pequena empresa ou profissional para quem você vai mostrar seu portfólio, é fundamental fazer uma prévia avaliação do que pode ser feito por ela.
Por exemplo, você não vai chegar sugerindo um logo novo para uma empresa que acabou de abrir, certo?
Eles não precisam disso no momento. Talvez, no entanto, possam precisar de outros trabalhos de design, como arte para folhetos e redes sociais.
Quando escolher o seu alvo, já tenha em mente que vai precisar justificar para ele a necessidade de investir em você. Vá preparado!
Com seu portfólio focado nisso, fica muito mais fácil agradar.
E nada agrada mais do que um trabalho convincente, feito por alguém confiante.
Confiança é tudo para um profissional.
Com seu portfólio finalizado, é hora de falar com o cliente.
A melhor forma é pessoalmente, mas nem sempre ambas as partes têm disponibilidade.
Assim, use a internet como aliada e abuse de e-mails e mensagens por ferramentas de mensagens. Telefone, dependendo do caso, já não faz tanto sentido. As pessoas costumam ignorar esse tipo de contato.
Vender seu trabalho, falar com as pessoas, expor seu trabalho… tudo isso pode ser um pouco mais complicado por exigir desenvoltura na hora de se comunicar.
Se você não desenvolveu essa habilidade ainda, é bom começar a treinar.
Imagine colocar tudo a perder em uma reunião presencial? Isso não pode acontecer.
Para garantir, não esqueça do básico: atenção com o visual e com a aparência. Você deve transmitir profissionalismo. Deixe as roupas casuais de lado, mesmo que a empresa visitada seja pertinho de casa e você ainda vá passar na mercearia depois.
Seu cliente não precisa saber disso, e não é você, com seus modos, que vai contar.
Para se sentir mais seguro ao se apresentar, você pode montar uma pequena apresentação de slides. Algo rápido, que não passe de cinco slides.
É o suficiente para provar o seu ponto de vista, sua visão e proposta para a empresa. A apresentação de slides serve de apoio e desvia a atenção visual para o trabalho, tirando-a exclusivamente de você.
Para não correr o risco de falhar por imprevistos externos, leve sempre uma versão impressa do seu trabalho. Assim, você não fica na mão caso ocorra algum problema com o computador, energia e conexões de internet, em geral.
A internet é, aliás, uma das mais poderosas ferramentas de divulgação do seu trabalho, e você pode fazer tudo de casa, gastando muito pouco ou nada.
Com a concorrência acirrada, é preciso estar em todos os lugares. E a internet, atualmente, é o lugar mais importante para se estar.
Use as redes sociais a seu favor. Crie perfis profissionais seus ou da sua marca, e os alimente com regularidade.
Você pode compartilhar conteúdos produzidos por sua empresa ou de parceiros, conseguindo um bom tráfego.
Lembre-se que, estando nas redes, é preciso ter atenção em alguns detalhes.
Você precisa sempre dar resposta rápida. Pedidos de orçamentos devem ser respondidos nem que seja com uma previsão de resposta.
Entenda que a rede é um lugar de conversa e aproximação, ou seja, não faz sentido estar ali se você não vai colaborar para que o diálogo aconteça.
Tendo tudo isso em vista, vamos repassar com mais detalhes dicas imprescindíveis sobre portfólio impresso e portfólio online para que não restem dúvidas.
Portfólio Impresso
Se estamos falando de tradição, um portfólio impresso é o que de mais valor existe no mercado na hora de se colocar à disposição para novos clientes.
Com ele, você tem o seu trabalho literalmente nas mãos para provar do que é capaz.
É a comprovação física e tátil de que você tem muito a oferecer para aquele cliente em potencial.
Antes de gastar tempo e dinheiro imprimindo tudo a esmo, caso seja possível, busque a opinião de algum colega de profissão. Opiniões críticas podem ajudar, ainda mais vindas de quem entende do assunto.
Se você nunca trabalhou, esse retorno é mais importante ainda.
Fica mais fácil trilhar o caminho quando você conta com a experiência de quem já fez essa caminhada.
Já sei o que você vai dizer: “erros podem doer quando apontados”. Mas quer um conselho? Aceite, e tenha em mente que, quando apontado a tempo de ser corrigido, o erro não pode prejudicar você, contanto que esteja aberto a se aprimorar.
Sempre busque a excelência. E isso inclui o material a ser escolhido para o seu portfólio impresso.
Comece com uma boa pasta. Nada de material baratinho e comum.
Não precisa ser também o mais caro do mercado, basta apenas que seja possível reconhecer a qualidade já no primeiro olhar.
Você pode também personalizar a sua pasta com uma capa interessante ou até mesmo interativa.
Surpreender positivamente sempre é uma opção boa.
O papel interno do seu portfólio impresso também deve ser de qualidade. A principal característica deve ser a resistência ao manuseio.
Afinal, com sorte, ele passará por muitas mãos, e não é de bom tom que as folhas comecem a sujar ou se partir, concorda?
A impressão deve ser feita em local especializado, de sua preferência. O cuidado com as cores também é importante, sobretudo se o seu trabalho for ligado a artes, design ou fotografia.
Portfolio Online
Seu portfólio pode estar ao seu alcance, distante apenas por um clique. Pode ser acessado gratuitamente, em qualquer horário do dia, e estará atualizado quando você mais precisar.
Parece maravilhoso, concorda?
E é. Ter um portfólio online é exatamente assim: fácil, prático e moderno.
Isso é ótimo. É uma ferramenta da qual você com certeza deve lançar mão.
Ter um portfólio online imprime confiança e credibilidade ao seu trabalho, além de agregar valor à sua marca.
Ele mostra com facilidade e rapidez o seu trabalho para futuros empregadores.
Vai além do currículo, já que demonstra, ao invés de só falar.
Vai além da carta de recomendação, pois usa a sua própria essência.
Para a sua página, escolha um domínio curto, fácil de ser lembrado por todos e que combine com você.
Ser divertido pode ser interessante se você tiver a liberdade para isso. Só tenha cuidado para não dar margem de cair na própria piada. Não escolha nada que vá constranger.
Dê preferência às plataformas mais leves. Não dê chance de cair no pesadelo do seu portfólio demorar a abrir ou travar bem no meio daquela apresentação importante.
Pode ser que você não esteja presente na hora da avaliação do seu material, então facilite o contato.
Coloque suas informações de contato em lugar de destaque, facilitando a busca. Mantenha esses dados sempre atualizados também.
Com essas dicas, fica bem simples começar, concorda?
E é para ser assim.
Um portfólio deve ser agradável à leitura e simples, facilitando a vida de quem o analisa.
Exemplos de Portfólio incríveis
Falamos bastante sobre a importância do portfólio, impresso ou online, e de como ele é fundamental para que você consiga uma excelente colocação no mercado.
Sem um portfólio, a verdade é que você está em desvantagem – um passo atrás em relação aos seus concorrentes.
Se mesmo com todas essas dicas ainda faltar um empurrãozinho para começar, não se preocupe.
Trago aqui algumas inspirações que vão colocar sua cabeça para funcionar.
Muita atenção nas próximas imagens.
São alguns dos melhores portfólios da atualidade, aqueles que vão fazer você se inspirar e começar o seu imediatamente.
Vamos a eles?
1. Bert
Um “olá” bem grande abre o portfólio do designer Bert.
Veja como é convidativo.
Descendo a página, mais informações aparecem. Mas o fundamental já está ali. Uma apresentação de impacto, poderosa e confiante.
2. Adhemas Batista
Simplicidade em cores chamativas no portfólio do brasileiro Adhemas Batista.
Observe como ele deixa suas informações de contato já em destaque logo de cara, bem como o logo da sua empresa, que leva seu nome.
O idioma é em inglês por ser um artista atuante em Los Angeles. Se você também considera prospectar clientes internacionais, pode ser uma boa alternativa.
3. Robby Leonardi
Um pouco mais complexo e, por isso mesmo, inspirador até o último pixel.
O portfólio de Robby é interativo. Você anda com o personagem para a direita, como em um vídeo game e, assim, navega pelos trabalhos do artista.
Incrível, concorda?
4. Marc Thomas
Redes sociais e e-mail de contato em destaque no portfólio de Marc Thomas. Com um site assim, não tem como não ser encontrado, certo?
É tudo o que você precisa. Sem dúvida, uma inspiração e tanto.
5. Ellen de Medeiros
Veja que exemplo interessante neste portfólio impresso onde a profissional se apresenta de maneira clara e objetiva. Não são necessários rodeios quando você está certo da mensagem que quer passar.
6. Gabriel Lira
Um exemplo extremamente funcional de portfólio impresso. A capa já é parte da ideia do projeto como um todo e estabelece um diálogo fluído com o material que vem a seguir.
Conclusão
Portfólios são imprescindíveis para quem está chegando agora no mercado de trabalho, e mesmo para os já experientes, como forma de se modernizar.
É uma forma rápida e quase que instantânea de mostrar seu talento criativo e seu nível profissional de maneira mais elaborada do que um currículo.
Ainda que cada portfólio dependa totalmente da experiência e intenção do profissional, trouxe aqui dicas universais e alguns segredos infalíveis para que o seu material se destaque no mar de opções por aí.
Como recurso visual, o portfólio segue sendo imbatível. Você não vai encontrar opção melhor para mostrar o seu trabalho do que ele.
Por ser algo pessoal e de cunho bastante artístico, não há um modelo único e exclusivo de portfólio.
Falei aqui sobre as duas maiores categorias: portfólio impresso e portfólio online.
O primeiro une a elegância com a tradição. Você pode fazer uma bela pasta com seus principais trabalhos e levá-la sempre com você em reuniões e prospecções de novos clientes.
Já o portfólio digital ganha em modernidade e praticidade. Pode ser feito na internet, como um site, blog, ou até como perfil em alguma rede social.
As opções são inúmeras e falei delas aqui também.
Todo esse esforço não faz sentido se você não fizer a manutenção e a divulgação do seu portfólio.
Mantenha seu material sempre atualizado, com tudo de novo e digno de destaque que tem feito.
As redes sociais cumprem com louvor o papel de ajudar com a divulgação desse material.
Caso ainda precise de mais dicas, veja esse vídeo e refresque suas ideias.
Você também pode se interessar por esses artigos relacionados ao tema:
- 32 Erros que Você pode Estar Cometendo com Design do seu Site
- 9 Passos para Criar uma Landing Page que Atraia os Seus Clientes
- Como Lidar com um Site Pesado por Causa das Imagens
Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo e vamos conversar!
O que você tem feito para tornar o seu portfólio poderoso?