O que é automação de marketing e quais ferramentas usar

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O que é automação de marketing e quais ferramentas usar

quinta-feira, 25 de julho de 2019 | Comentários

Escrito por Pluga

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Se você quer saber o que é automação de marketing, possivelmente andou pesquisando como aumentar o tráfego ou as vendas em seu site ou blog e encontrou essa expressão. A automação de marketing é hoje uma das melhores estratégias para geração de leads e engajamento de clientes.

Neste post, você vai entender perfeitamente o que é automação de marketing, como implantá-la em seu negócio e quais as melhores ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado.

O que é automação de marketing, afinal?

É fácil entender o que é automação de marketing com apenas a seguinte definição:

Automação de marketing, automatização de marketing ou ainda marketing automatizado é uma estratégia de marketing digital baseada na segmentação de público-alvo e no envio de conteúdo extremamente relevantes para esses segmentos, com o objetivo de conduzir leads através do funil de vendas até a conversão de uma compra.

Para isso, são usadas técnicas de SEO, marketing de conteúdo, inbound marketing e ferramentas de automação de marketing.

Resumidamente, a automação de marketing segue 6 etapas.

Como implantar automação de marketing em sua empresa em 6 passos

  • Use de técnicas de SEO para descobrir quais as palavras-chave são as mais usadas por seu público-alvo nos mecanismos de busca;
  • Crie conteúdos em blogs e outras mídias sociais baseados nessas palavras-chave;
  • Desenvolva materiais ricos com esse conteúdo mais aprofundado, como e-books, infográfico, webinars e outros;
  • Inclua links para baixar esses conteúdos ricos nos posts e outras publicações online produzidas;
  • Crie landing pages com formulários para captação de informações dos leads que são direcionados para elas por meio dos links citados acima;
  • Envie e-mail marketing segmentado e com conteúdo de relevante interesse aos leads, com o objetivo de levá-los, pouco a pouco, à conversão de uma venda;

As 6 melhores ferramentas de automação de marketing

Agora que você já sabe como implementar a automação de marketing, que tal conhecer algumas das melhores ferramentas de marketing automatizado?

1. RD Station

Não tem como falar de ferramentas de automação de marketing no Brasil sem citar a pioneira RD Station.

Ela se posiciona com a ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de marketing digital.

Uma das startups de maior sucesso de nosso país, o RD Station já está expandindo suas fronteiras com escritórios na Colômbia e no México.

Saiba mais sobre ela neste vídeo:

2. Mailchimp

A ferramenta gratuita de disparo de e-mail marketing mais popular do planeta evoluiu. O Mailchimp é agora uma completa ferramenta de automação de marketing que não deixa nada a desejar em relação a seus concorrentes.

O Mailchimp conta com templates de e-mail marketing e de landing pages, teste A/B, segmentação poderosa e muito mais.

3. LAHAR

Foi escolhida como a melhor ferramenta de marketing digital de 2019, a LAHAR vai além do tradicional envio de e-mail marketing e inclui canais como SMS em sua automação de marketing.

A LAHAR também conta com ferramentas para a escolha das palavras-chave, o que agiliza muito o processo de marketing automatizado.

4. Mautic

Que tal usar uma ferramenta de automação de marketing open source gratuita?

O Mautic é essa ferramenta! Com uma grande quantidade de funcionalidades e plugins, o Mautic é muito usado por empresas que querem personalizar ao máximo seus contatos com os clientes.

Apesar de gratuita, é preciso muito conhecimento e horas de programação para usar todas as suas funcionalidades.

5. Leadlovers

Outro player nacional, assim como RD e LAHAR, a Leadlovers foca no uso de interfaces do tipo “arrasta e solta” para criar desde suas páginas na internet e sequências de e-mails até cursos EAD (ensino a distância).

6. E-goi

Para fechar nossa lista de ferramentas de automatização de marketing, uma empresa portuguesa.

A E-goi tem diversas funcionalidades bastante desenvolvidas, como automação de marketing multicanal, tracking de e-commerce e até torpedos de voz interativos.

Se já não bastassem todas essas vantagens, o fato de ser em português também conta a favor da E-goi!

Como deixar a automação de marketing ainda mais automatizada?

A Pluga é uma empresa especializada em integrar as diferentes ferramentas online que você usa no dia a dia para ter mais produtividade.

Para isso, cria automatizações prontas, que você configura em menos de 2 minutos. Assim, pode usar sua ferramenta de automação de marketing trocando informações com seu meio de pagamento, planilhas online, Slack, CRM e muito mais.

Veja como isso funciona neste vídeo:

  • Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.
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Tags:automação

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