Com o passar do tempo em que vamos nos familiarizando e descobrindo as infinitas possibilidades que o WordPress oferece, apaixonar-se pela plataforma é inevitável. É muito comum passar de um “mero usuário” para alguém que desenvolve soluções personalizadas para o seu negócio.
Com a flexibilidade e suporte por meio de documentação e fóruns que a plataforma possui e dispõe, fica muito interessante criar seus próprios temas ou plugins WordPress. Para ambos os casos, entender suas formas de uso são imprescindíveis para desenvolver de forma correta, limpa e coerente. Confira o que o temos a te mostrar para ajudar na tomada de decisão sobre qual a melhor solução a desenvolver.
Tema ou Plugin WordPress?
Na hora de desenvolver um sistema ou site WordPress, logo pensamos em temas e plugins que usaremos. Em muitos casos, construir um código próprio é a escolha mais acertada. Tanto para o bolso, quanto para o resultado que precisamos conquistar no final do processo – que por sinal, deve respeitar um prazo.
Assim, não são todos os projetos que requerem a construção de plugins. Pois, muitas das funções que são necessárias podem ser adicionadas diretamente a um Tema. Bem como, o desenvolvimento de um Plugin próprio vem a ser a opção mais sábia. Logo, precisamos entender o que é um Tema e o que é um Plugin WordPress. Só então começaremos a enxergar na prática, como cada um deles funciona e para que foram criados.
O Que É Um Tema
Provavelmente o seu primeiro passo no WordPress foi escolher um tema. É muito comum decidir por um tema após analisar sua estrutura de layout, imagens, cores, etc. No entanto, quando você ou um cliente querem algo feito do “zero”, com funções e designs personalizados – torna-se praticamente impossível escolher por um tema pronto.
Assim, um Tema WordPress diz respeito aquilo que será exibido no Front-End. Será aquilo que seus visitantes irão enxergar ao acessar o site. O tema engloba códigos e toda a lógica necessária para a “estrutura e visual” do site em si. Mas, também pode possuir funções de código e lógica como na maioria dos temas Premium atuais.
Você precisa pensar no tema WordPress como a visualização do seu site, o resultado final de toda a engenharia, códigos e estilos que trabalham por de trás. Chamadas de funções como get_header ou get_footer, por exemplo – são exemplos simples de códigos referentes e pertencentes a arquivos de um tema WP. O primeiro chama o arquivo referente a exibição do cabeçalho e o segundo, o arquivo que possui o rodapé que compõem o seu site.
O Que É Um Plugin
Poderosa e flexível, as soluções que os Plugins WordPress oferecem são muitas. Desde um slider, a uma busca mais avançada e extremamente detalhada, essas ferramentas têm lugar garantido em qualquer site desenvolvido em WP.
A maneira mais simples de entender do que se trata um plugin é pensando nele como um englobamento de códigos PHP, AJAX e toda e qualquer estrutura de dados que venham a definir código e lógica. Logo, é um conjunto de códigos que permitem a realização de tarefas específicas dentro do WordPress.
Hora da Decisão: Tema X Plugin
Agora que você já tem uma noção mais clara e abrangente do que se trata um Tema e um Plugin WordPress, é preciso levar em consideração alguns fatores. Só então você poderá decidir qual a melhor opção a ser desenvolvida para obter o que você procura e deseja.
O empacotamento e organização de códigos de funções – de todas as linguagens possíveis, é altamente eficaz para conquistar uma ótima usabilidade por parte dos usuários finais e também por parte dos diversos profissionais que trabalham em cima de um site WordPress.
Equipe
Quem está responsável pelo desenvolvimento do site ou sistema? Se for apenas você, levar em consideração a forma mais fácil de organizar as coisas segundo a sua lógica de trabalho é a melhor coisa. Se for mais de uma pessoa, como um designer e um programador, separar os códigos por área é algo obrigatório. Exemplo: O profissional responsável pela estrutura e design do Front-End precisa ter acesso aos arquivos de Tema. Já para o programador, manipular códigos dentro do plugin é a área de seu interesse.
Uso e Distribuição
Com certeza você já comprou ou fez o download de algum tema ou plugin WordPress. Pois é, se o seu objetivo é utilizar umas dessas soluções em diferentes sites, você precisa pensar na melhor maneira para distribuí-la.
Então, se você está desenvolvendo uma nova função que pode ser utilizada com qualquer tipo de tema é uma boa ideia criar um plugin independente para isso. Assim, você terá uma ferramenta completa e organizada para ser utilizada sempre que precisar.
A escolha pelo desenvolvimento de um tema dependeria da necessidade de acompanhar toda uma estrutura de layout e conjunto de funções. Um excelente exemplo é pensar nos Custom Post Types (Tipos de Posts Personalizados) que você quer utilizar para facilitar o uso e manipulação de informações do seu site.
Como Desenvolver um Tema ou Plugin
Nós sabemos que muitos de nossos visitantes querem criar seus próprios sites com modelos, design e necessidades diferentes. Por isso estamos preparando nossa primeira Série WordPress que trata do desenvolvimento de temas e plugins. Agora você também vai aprender como fazer verdadeiras modificações em seu tema atual ou até mesmo para o seu próximo projeto.
Conclusão
A decisão entre desenvolver um tema ou plugin WordPress precisa ser algo que envolva todos os participantes do seu site. Como você acabou de descobrir, existem áreas que são de interesse apenas do designer. Assim como áreas que dizem respeito e devem ser manipuladas apenas por um programador. Logo, esse é o primeiro passo.
Depois, entender aquilo que se quer criar e aplicar é fundamental para descobrir se o que você busca é um tema ou plugin. Se você tem a mania de sempre recorrer a plugins, reveja a sua lógica de negócio. Quando um conjunto de códigos têm efeito apenas para um site ou tema em questão, é melhor aplicá-lo em seus próprios arquivos do que criar um novo plugin.
Facilitar e simplificar o seu processo de criação deve ser sempre o seu objetivo. Se para isso você precisa adicionar códigos mais complexos – que dariam um ótimo plugin, no functions.php do tema, faça-o!
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.