O Guia Definitivo de Pesquisa por Voz: Como Vencer seus Concorrentes

O Guia Definitivo de Pesquisa por Voz: Como Vencer seus Concorrentes
O Guia Definitivo de Pesquisa por Voz: Como Vencer seus Concorrentes

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Nada se move tão rápido quanto o mundo do marketing digital.

Todos os anos, e às vezes todas as semanas, parece haver uma nova invenção ou interação que muda a paisagem à que os profissionais de marketing já estavam acostumados.

Em um ano, a onda era o conteúdo de blog. Depois, conteúdo de vídeo. Agora, é o vídeo ao vivo.

Mas esses são apenas exemplos de um ambiente em rápida mudança.

Para lhe dar outro, uma mudança atual que o mundo do SEO está experimentando agora é a pesquisa por voz.

Durante as férias de 2016, por exemplo, o Echo foi o produto mais vendido da Amazon.

Se você não sabe o que é o Echo, é basicamente um robô, para quem você pode fazer perguntas sempre que quiser.

E o Echo está vendendo extraordinariamente bem.

Mas por quê isso é importante?

Bom, o fato do Echo ser um bestseller é apenas uma ideia de como a pesquisa por voz está crescendo e o que isso significa para especialistas em SEO e profissionais de marketing em todo o mundo.

Neste guia, vou lhe mostrar como se preparar para a era da pesquisa por voz. Mas, primeiro, deixe-me lhe dizer porque isso é tão importante.

Por quê a pesquisa por voz de repente é tão importante?

Provavelmente você não pensou muito em busca por voz. Eu mesmo não o fiz por um tempo.

Até então, era apenas uma ferramenta semi-conveniente quando você fazia uma pesquisa.

Mas a pesquisa por voz não era a principal forma de busca online. Afinal, se suas mãos estão livres, você provavelmente escolherá a pesquisa à maneira antiga.

Mas para quem usa a pesquisa por voz, existem alguns dispositivos que podem ser usados. Siri, Cortana, Alexa e a busca por voz do Google são algumas das opções mais populares.

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Agora, você deve estar pensando: “Ótimo. Esses são dispositivos, mas a maioria das pessoas na verdade ainda não usam a pesquisa por voz, então, ao menos por enquanto, não há por que se preocupar com isso como profissional de marketing, certo?”

E é aqui que você se engana.

A verdade é que há mais pessoas usando isso do que você espera. Mais especificamente, esse número fica em torno de 20% de todas as pesquisas mobile.

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E desde 2013, as pesquisas por voz crescem continuamente.

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Isso é uma quantidade enorme de dados apontando para a proeminência da busca por voz.

Provavelmente, a pesquisa por voz está aumentando devido à sua conveniência. Ninguém gosta de digitar por muito tempo em seu telefone e escreve mal porque os botões são muito pequenos.

E agora que essa pesquisa por voz está melhorando e transformando a linguagem humana em texto, a era da busca por voz realmente começou.

Mas o que você, como especialista em marketing e SEO, deve fazer?

Aqui estão as oito coisas que você precisa fazer para se preparar.

1. Compreender e atingir os micro-momentos

A primeira coisa que você precisa fazer para otimizar sua estratégia de SEO para pesquisa por voz é atingir os micro-momentos.

O que são micro-momentos?

São pequenas janelas de oportunidade em que alguém pesquisando está pronto para comprar, experimentar algo ou fazer algo.

Essas pessoas não estão pesquisando por curiosidade ou interesse. Elas estão pesquisando porque precisam do seu produto ou serviço e estão dispostas a gastar dinheiro para obtê-las.

Para ser mais conciso, o Google define micro-momentos como momentos de eu-quero-saber, eu-quero-ir, eu-quero-fazer e eu-quero-comprar.

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Em outras palavras, estes momentos são cheios de potencial de geração de leads e conversão.

Eles representam uma mina de ouro de potencial para o seu negócio.

Se você atingir as pessoas durante esses micro-momentos, sua taxa de conversão irá decolar.

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Esses micro-momentos são, sem dúvida, ainda mais importantes quando se trata de pesquisa por voz.

Pense nisso.

Quando foi a última vez que você procurou algo como “Top 10 GIFs online”, “Vídeos engraçados”, ou algo assim por voz?

Normalmente, quando as pessoas usam a pesquisa por voz, elas fazem isso porque estão com pressa. Elas estão procurando coisas como “como cozinhar brócolis no microondas” ou por quê o meu carro não liga?”

Esses micro-momentos são ainda mais importantes quando vêm pela pesquisa de voz.

Isso significa que quem pesquisa podem estar realmente envolvidos em suas atividades online quando estão buscando por voz ao invés de texto.

Mas como você segmenta esses momentos críticos que exigem uma decisão? Bem, trata-se de segmentar as palavras-chave corretas em seu site.

Faça uma pequena pesquisa de palavras-chave em uma fonte como a ferramenta de palavras-chave da Wordstream.

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Digite as palavras-chave que você está interessado em atingir. Neste caso, estou usando “comprar sapatos” como exemplo.

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Então, a ferramenta da Wordstream lhe mostrará uma lista das melhores palavras-chave que estão no entorno da sua pesquisa. Será uma lista das palavras-chave em ordem do maior volume de busca para o menor.

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Por que isso é tão importante? Bem, isso ajuda você a se preparar para micro-momentos com pesquisa de voz e pesquisa de texto exatamente pelo que as pessoas estão procurando.

Uma vez que você sabe disso, a segmentação de alto compromisso a partir da sua perspectiva é apenas uma questão de selecionar palavras-chave.

Escolha aquelas que representam micro-momentos e crie conteúdo e páginas em torno dessas palavras-chave.

No exemplo acima, as palavras-chave provavelmente seriam “comprar sapatos”, “sapatos online” e “sapatos com desconto”.

Estes são os momentos em que as pessoas optam, compram, e, em última análise, ajudam o seu resultado final.

E, muitas vezes, esses momentos ocorrem durante a pesquisa por voz. Para alcançar seu potencial, selecione as palavras-chave que representam essas minas de ouro de alto compromisso.

2. Prepare-se para mais palavras-chave de cauda longa

Quando as pessoas fazem a pesquisa por voz ao invés de digitar, as palavras-chave de cauda longa brilham.

O que é uma palavra-chave de cauda longa?

É apenas uma palavra-chave que é mais longa e menos comum que as palavras chave curtas.

Por exemplo, “Comprar sapatos” seria uma palavra-chave curta, e “Comprar tênis de basquete azul” seria uma versão de cauda longa.

Como você pode ver, a cauda longa é mais específica que a genérica.

E uma vez que ela é mais específica, há menos concorrência em torno dela. E em particular, essas palavras-chave são o coração da pesquisa por voz.

Por quê?

Porque quando as pessoas estão falando ao invés de digitando, elas costumam usar palavras-chave mais longas.

 

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Isso significa que para otimizar sua estratégia de SEO para pesquisa por voz, você precisa prestar atenção às palavras-chave de cauda longa.

Você pode, por exemplo, ir contra a corrente e considerar palavras-chave que incluam preposições e palavras de preenchimento.

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Em outras palavras, você deve segmentar palavras-chave que imitem a forma que as pessoas falam.

Você provavelmente não diria “Comprar sapatos” no seu telefone. Mas poderia dizer: “Comprar calçados de basquete azuis”, ou ainda “Onde posso comprar calçados de basquete azuis?”

Geralmente, pessoas que fazem pesquisa por voz estão com pressa e serão mais específicas.

E, como elas estão falando, serão mais coloquiais.

Isso torna as palavras-chave de cauda longa o topo do SEO para pesquisas por voz.

Por exemplo, aqui está um artigo que coloca a palavra-chave de cauda longa no seu cabeçalho.

How Marketers Make the Most of Voice Search ExchangeWire com

Esse é um exemplo perfeito de algo que você faria na pesquisa por voz. Quase textualmente.

Você pode fazer o mesmo com o conteúdo do seu site. Pense sobre o tema que você pretende ranquear, e então faça essas duas perguntas:

  • Como alguém faria essa pergunta se estivesse falando ao invés de escrevendo?
  • Como posso segmentar uma palavra-chave semelhante?

Quanto mais preparado você estiver para o desenvolvimento de palavras-chave de cauda longa, melhor será a sua estratégia de SEO para pesquisa por voz.

3. Optimizar os tempos de carregamento

Quando você pensa em busca por voz, provavelmente não pensa imediatamente sobre a importância de um site rápido.

Talvez você pense em desenvolver sua estratégia de palavras-chave ou mudar seu PPC. Mas o que é esse tempo de carregamento?

E o que isso tem a ver com a pesquisa por voz?

Bem, não é segredo que o tempo de carregamento do seu site afete diretamente a sua taxa de rejeição. Quanto mais tempo ele levar para carregar, mais pessoas o deixarão antes mesmo de ver qualquer coisa.

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Mas aqui é mais importante ainda para os nossos propósitos lembrar de uma coisa:

Se as pessoas abandonam um site lento quando estão digitando, o que acontece quando elas estão fazendo uma pesquisa por voz?

Afinal os pesquisadores por voz geralmente estão com mais pressa do quem digita a sua pesquisa. Em primeiro lugar, é por isso que elas estão falando em seus telefones.

Isso significa que se seu site é lento, isso será ainda mais prejudicial.

Mas como testar seu site para saber se ele é rápido o suficiente?

O Pingdom é uma ótima ferramenta para fazer isso.

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Insira a URL do seu site e escolha a localização de onde quer testar.

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Clique em “Começar teste”.

Website speed test

O Pingdom fornecerá um diagnóstico de velocidade do site. Você deve se assegurar de que seu seu site é pelo menos um “B”.

Idealmente, o tempo de carregamento do seu site deve ser inferior a três segundos. Isso garantirá que você não está perdendo visitantes em um site lento.

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Uma coisa é certa: se a velocidade de carregamento do seu site é sofrível, provavelmente sua estratégia de SEO também é. Especialmente quando se trata de pesquisa por voz.

Pesquisadores por voz têm mais pressa que os pesquisadores por texto, então certifique-se de otimizar a velocidade de carregamento do seu site se ela for sofrível.

4. Estude a intenção do pesquisador

Já aconteceu de você digitar algo em uma pesquisa no Google e os resultados não serem exatamente o que você estava procurando?

E então, você reformulou a pesquisa algumas vezes tentando encontrar um artigo ou site que respondesse à sua pergunta, mas sem sucesso.

Ficou parecendo que o Google interpretou mal a sua pesquisa, e você não encontrou o que precisava.

É importante estudar o que os pesquisadores realmente desejam quando usam as suas palavras-chave, seja na pesquisa por voz ou de texto. Então, entregue isso a eles.

Defina suas palavras-chave de destino.

Pergunte-se o que os pesquisadores querem quando usam essa palavra-chave em um mecanismo de pesquisa. E então, crie um conteúdo que atenda exatamente esse desejo.

Por exemplo, alguém que escreve “O que é marketing digital”…

… está em um lugar muito diferente na jornada de compra do que alguém que digita “contratar um profissional de marketing digital”.

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A primeira pessoa quer simplesmente estudar os conceitos básicos de marketing digital, enquanto a segunda quer contratar um profissional de marketing.

Quando você cria conteúdo, determine exatamente que tipo de conteúdo você está criando.

Você está gerando conteúdo para pessoas que estão prontas para converter? Ou você está criando conteúdo para pessoas que estão no topo do funil para gerar tráfego e leads para o seu site?

A diferença é crítica.

Em particular, “quem” e “o que” são questões de pouco comprometimento. “Como” já indica um comprometimento um pouco maior, seguidas de “Quando”. Finalmente, “Onde” são perguntas de alto comprometimento.

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Tome as seguintes perguntas e seu nível de comprometimento como exemplo.

  • O que é marketing digital?
  • Como funciona o marketing digital?
  • Quando devo investir no marketing?
  • Onde posso contratar um profissional de marketing digital?

Você pode ver os diferentes níveis de comprometimento com cada tipo de pergunta.

E, ao otimizar o conteúdo do seu site para SEO de pesquisa por voz, o que você está entregando precisa combinar com as intenções por trás das palavras-chave, porque geralmente é onde está o maior comprometimento.

5. Compreenda seu cliente

Entender o seu cliente e ir além da intenção do pesquisador é fundamental, não importa quais sejam seus esforços de marketing.

Para converter com sucesso as pessoas que vão comprar de você, é necessário saber quem elas são, como elas pensam e o que elas querem.

E na pesquisa por voz, isso é crítico porque as pessoas que falam em seus telefones estão com pressa, e ficarão aborrecidas rapidamente se os resultados não forem o que elas estão procurando.

Se você não entende o seu cliente, não pode convertê-lo com sucesso, e muito menos criar uma estratégia de SEO em torno da pesquisa por voz.

Uma das melhores maneiras de definir o seu cliente ideal é criar um avatar de consumidor com as características do tipo de pessoa que você deseja converter.

Preencha esses campos.

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No fim, seu avatar de cliente (ou buyer persona) deve parecer com algo assim.

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Quanto mais específico você for, melhor entenderá o seu público-alvo. Trate o avatar de cliente como se fosse um indivíduo, uma pessoa real.

Em seguida, crie conteúdo e páginas que atendam diretamente às suas dores, necessidades, vontades e desejos.

Não há maneira melhor de preparar o seu site para a pesquisa por voz do que entender as pessoas que estão por trás do microfone.

6. Use o marketing de conteúdo para aumentar o tráfego no topo do funil

Muitos pesquisadores por voz estão buscando como fazer algo. Eles querem saber como cozinhar um determinado vegetal, consertar o seu carro ou trocar o seu bebê.

Todas essas perguntas são excelentes temas de conteúdo de marketing de topo de funil para você segmentar.

Simplesmente faça uma pesquisa de palavras-chave para procurar as principais dúvidas que seu cliente ideal possa ter, e em seguida crie conteúdo segmentado que contenha exatamente essas palavras-chave.

Eu sei que otimizar estratégias de SEO de topo de funil pode parecer perda de tempo às vezes. Mas se você não consegue fazer com que as pessoas entrem em seu funil de vendas, você não poderá convertê-las em clientes reais.

Marketing de conteúdo, em especial, é extremamente eficaz para gerar tráfego para o seu site.

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E provavelmente é por isso que 86% dos profissionais de marketing B2C usam marketing de conteúdo como parte da sua estratégia de alcance.

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O marketing de conteúdo faz um ótimo trabalho quando se trata de capturar as buscas de “como fazer” dos pesquisadores por voz.

Essas buscas não tem necessariamente um comprometimento elevado. Mas se você ajudar as pessoas com um conteúdo bem colocado quando elas precisam, as chances de elas voltarem a você quando estiverem prontas para comprar é bem maior.

7. Crie um site responsivo para mobile

Você provavelmente já sabe o quanto é importante ter um site que seja amigável para dispositivos móveis.

A quantidade de dispositivos em que as pessoas fazem suas pesquisas hoje (desktop, celular e tablet) exige que o seu site se adapte rápida e facilmente ao dispositivo em que é visualizado.

Se não, a experiência parecerá insuficiente e preguiçosa para os espectadores.

Na verdade, 57% dos consumidores não recomendariam uma marca com uma experiência mobile ruim, 40% foram para a concorrência depois de visitar um site móvel ruim e 23% xingaram em seus telefones quando um site não funcionou.

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E na pesquisa por voz, isso é ainda mais importante.

Por quê?

Porque pessoas que fazem pesquisa por voz normalmente a fazem usando um dispositivo móvel. Elas não usam um computador ou tablet.

Mas como você descobre se seu site é amigável para mobile?

Simples, basta usar o  teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.

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Digite sua URL. No exemplo abaixo, estou usando uma loja online de moda para bebês, a Swanky Sweetums.

Clique em “Iniciar Teste.”

E então, esta página aparecerá.

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Se o teste mostrar que o seu site não é amigável para dispositivos móveis, você deve considerar usar um serviço de criação de sites que otimize automaticamente para celulares. WordPress, Shopify e Squarespace são algumas opções.

8. Teste e interaja sempre que possível

Indiscutivelmente, nada é mais importante para a otimização de pesquisa de voz do seu site do que a capacidade de testar e interagir com a sua estratégia.

A pesquisa por voz já existe há algum tempo, mas só recentemente tornou-se uma opção viável e procurada para pesquisa online.

A maioria das ferramentas de busca por voz  pode entender a fala humana com mais precisão agora do que já foram capazes antes.

Isso significa que as pessoas estão mais confiantes em usar o recurso de pesquisa por voz em seus dispositivos móveis.

Uma vez que a pesquisa de voz está se firmando, os testes e a interação são cada vez mais importantes.

Seu processo deve ser algo assim.

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Comece com a análise, avance para a estratégia e em seguida para a otimização. Repita a operação sempre que puder, e sua estratégia de pesquisa por voz trará tráfego, leads, e conversões sem demora.

Conclusão

Às vezes, é difícil acompanhar o mundo do marketing digital.

E é provável que a próxima ideia notável seja a pesquisa por voz.

Agora que a busca por voz é finalmente capaz de transcrever a fala humana com precisão, ela se tornou uma opção viável para os consumidores.

Isso significa que você também deve prestar atenção nisso.

Você deve estudar especialmente os micro-momentos e as palavras-chave de cauda longa para criar uma experiência de usuário realista.

Em seguida, otimize o tempo de carregamento do seu site, estude a intenção do pesquisador e compreenda seu cliente para que eles não se irritem e pulem para outro lugar.

Finalmente, use o marketing de conteúdo, assegure-se de ter um site responsivo para mobile e teste e interaja com sua estratégia tanto quanto possível.

Com essas estratégias, você nocauteará sua concorrência no fator de pesquisa por voz.

Como você otimiza seu site para pesquisa por voz?

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