No post “A maldição do Job” vimos que existem alguns pontos que toda agência precisa se atentar para que o seu negócio prospere.
Cuidar dos elementos abordados no artigo mencionado é de extrema importância para se alcançar previsibilidade — fator essencial para o sucesso de sua agência. Afinal, sem ele não é possível crescer nem sobreviver no mercado.
Uma vez que crescimento exige investimento, não é possível investir sem saber se no próximo semestre, por exemplo, você atenderá as contas dos mesmos clientes que atende hoje, sem que haja uma alteração no faturamento.
Isso quer dizer que para ter previsibilidade financeira, a sua receita, além de estar baseada em um modelo de receita recorrente, também precisa vir de vários clientes, em vez de um só.
Afinal, se por um acaso esse cliente decidir sair, toda a parte financeira de sua agência correrá sérios risco, podendo, inclusive, ser o fim do seu negócio.
Ou seja, é mais do que aconselhável evitar o máximo de riscos que podem ser controláveis, para que caso aconteça algo fora do planejamento, relacionado a variáveis externas, como crises econômicas, a sua agência tenha condições de superar e até mesmo aproveitar as oportunidades desse novo cenário.
Como estamos vivendo algo parecido, elaboramos a pesquisa Panorama das Agências Digitais 2017, para entendermos como as agências estão se comportando diante dessa nova situação econômica.
Os resultados mostraram que a oferta de serviços digitais prevalece como uma ótima oportunidade para as agências, mesmo em uma época de desaceleração da economia.
Visto que a maioria dos negócios teve 49,7% de crescimento no número total de clientes no último ano, e que 91,1% das agências que adotam o modelo de receita recorrente também se destacaram ao conseguir adicionar novas contas no período.
Quer saber como conquistar mais clientes para a sua agência? Confira as dicas abaixo!
Trabalhe com nichos
Ter como foco de sua agência um segmento específico pode ser uma ótima oportunidade de diferenciação no mercado. Afinal, o conhecimento especializado adquirido pode contribuir para torná-lo uma referência dessa área e isso pode favorecer indicações tanto de clientes quanto de parceiros.
Na pesquisa Panorama, que citamos antes, foi possível observar que cerca de 32,7% das agências trabalham com nichos específicos. Dentre elas, os setores que mais se destacam são e-commerce, tecnologia e indústria.
Estruture e qualifique a sua equipe
Pelo fato de grande parte das agências apresentarem equipes enxutas é muito importante que todos os profissionais envolvidos tenham um papel claro e com foco em resultados. Para isso, é necessário mensurar cada uma das atividades por meio de métricas.
Com essa estruturação definida é preciso capacitar essa equipe com cursos e treinamentos para que ela tenha as melhores condições de entender o seu próprio trabalho e executá-lo da melhor maneira possível.
Esse alinhamento entre as pessoas de sua agência possibilita um atendimento mais claro e próximo ao cliente, além de uma entrega de resultados mais eficiente, aumentando as chances de satisfação e, consequentemente, de fidelização.
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Cuide do próprio marketing
Oferecer serviços de Marketing, mas não adotá-los para si, é um grande erro que a maioria das agências cometem.
Uma das consequências geradas é redução da visibilidade que o seu negócio poderia ter no mercado e, consequentemente, das chances de conquistar novas contas, que se tornam restritas às indicações dos clientes atuais e de parceiros.
Cuidar do próprio marketing oferece vários benefícios, dentre eles, a possibilidade de aumentar as chances de gerar autoridade para a sua agência.
Quanto maior o contato e conhecimento sobre as estratégias de marketing adotadas com os clientes e para a sua agência, maiores são as chances dessa expertise ser conhecida no mercado, atraindo novas contas para o seu negócio.