MODELOS DE EMAIL MARKETING PARA DIVERSOS TIPOS DE CAMPANHA

O email marketing é um formato de comunicação muito flexível. Com ele, é possível enviar mensagens nos mais diversos formatos, incluir imagens, links, texto, fontes coloridas, negrito, e por aí vai…

Por esse motivo, muitas empresas utilizam o email marketing em vários momentos das suas estratégias de marketing, para enviar conteúdos que vão desde promoções e ofertas até o relacionamento com clientes.

Se você acha que todo email é igual, está muito enganado! Podemos dividir os tipos de email marketing em 3 formatos principais:

  • emails transacionais;
  • emails relacionais;
  • e emails promocionais.

É preciso ter esses formatos em mente na hora de escrever os emails da sua estratégia de marketing. Afinal, cada um cumpre funções diferentes dentro das suas campanhas.

Se você quer entender mais sobre as diferenças entre os três formatos mais importantes do email marketing e conferir modelos que você pode usar para enviar em diferentes momentos da sua estratégia de marketing, continue a leitura!

Entenda os 3 tipos de campanha de email marketing

Como já mencionamos, o email marketing é muito flexível. Se você der uma olhada rápida na sua caixa de entrada agora, vai poder perceber que recebe emails de empresas que comunicam mensagens diferentes com formatos diferentes.

Um email de promoção de passagem aérea, por exemplo, não é feito da mesma maneira que uma confirmação de compra online. E os dois são considerados email marketing!

Para que os profissionais que trabalham com email marketing possam entender os fundamentos de cada tipo de email, aprender as melhores práticas de cada um e dividir sua estratégia de marketing de acordo, dividimos as campanhas de email marketing em 3 categorias principais: transacionais, relacionais e promocionais.

Emails transacionais

Como o nome indica, emails transacionais são aqueles que envolvem processos de transação entre duas partes.

Quando você realiza uma compra na Internet, por exemplo, recebe uma série de emails transacionais: um logo após a realização da compra que confirma a transação, outro quando seu produto é enviado, e por aí vai.

Exemplos de emails transacionais são:

  • Confirmação de transações;
  • Recibos;
  • Notificação de entrega;
  • Confirmação de criação de conta;
  • Confirmação de retorno;
  • Ticket de suporte;
  • Recuperação de senha;
  • Confirmação de endereço de email.

Emails relacionais

Esse tipo de campanha de email tem como principal objetivo o engajamento da sua base de contatos.

Os emails relacionais focam no relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, enviando para eles conteúdos que vão educar e gerar valor.

Seus emails relacionais podem conter:

  • Boas-vindas para um novo assinante;
  • Newsletter;
  • Artigos do blog;
  • Confirmação de webinar;
  • Pesquisas de opinião;
  • Novidades;
  • Cursos.

Emails promocionais

Promoções e ofertas são um dos tipos de email mais enviados por empresas para seus consumidores.

Por essa razão, esse é geralmente o formato mais relacionado com o email marketing (mas como você pode ver, existem diversos outros tipos de email que podem ser enviados por uma marca!).

Além de promoções e ofertas, um email promocional também pode ser aquele contém:

  • Lançamento de novos produtos ou serviços;
  • Lançamento de materiais ricos;
  • Divulgação de webinar;
  • Período de teste gratuito;
  • Oferta de upgrade.

Modelos de email marketing para cada tipo de campanha

Agora que você já entendeu a diferença entre emails promocionais, relacionais e transacionais, pode estar se perguntando como executar cada um desses tipos de campanha.

Para deixar sua vida mais fácil, fizemos um modelo de cada formato de email que você pode adaptar para sua empresa da próxima vez que for lançar um novo produto, enviar uma newsletter ou confirmar uma transação!

Modelo de email transacional: confirmação de compra

Antes de partir para a execução do seu email marketing, vale estar atento a algumas boas práticas específicas de cada formato. No caso do email transacional, a regra é manter a simplicidade.

Esse tipo de email deve ser claro, objetivo e conter todas as informações da transação que acabou de ocorrer, para que seu contato possa verificá-las quando quiser.

Além disso, não há necessidade de incluir imagens ou muitos elementos gráficos no template do email, pois o foco está mesmo no conteúdo da mensagem.

Utilize o seguinte modelo na hora de escrever seu email transacional:

Assunto: Confirmação do pedido nº123456

“Olá [nome], tudo bem?

Obrigado por comprar na Sua Loja! Este email é para confirmar que seu pedido foi recebido com sucesso.

[ Número do pedido]

Depois de processado, seu pedido estará pronto para envio e será despachado em até X dias úteis.

Mais informações sobre seu pedido:

[ Número do pedido]

[Data e hora do pedido]

[Itens]

[Valor pago]

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco no endereço seuemail@sualoja.com.br, ou por telefone [telefone da sua empresa].

Um abraço,

[Sua Empresa]”

Modelo de email relacional: Newsletter

Você sabia que newsletters são o tipo de email mais enviado por empresas? De acordo com uma pesquisa da Pardot, 66% dos emails enviados em campanhas de email marketing são newsletters.

Esse formato é muito popular entre marcas que desejam engajar sua base de contatos, pois permite uma distribuição fácil de conteúdos ao mesmo tempo que auxilia na construção da identidade da marca.

Se você vai começar uma estratégia de newsletter para sua empresa, não se esqueça de definir três pontos importantes:

  • a periodicidade (semanal, quinzenal ou mensal);
  • o tipo de conteúdo que vai ser incluído (artigos de blog, materiais ricos, artigos de terceiros, novidades, notícias);
  • e o tom da newsletter (formal ou informal).

Separamos um exemplo real do blog da Comunidade Rock Content para usar de inspiração na hora de escrever sua newsletter.

Assunto: Rocking News #8 – Eu sei o que você fez na redação passada…

“Olá [nome],

Esta é a oitava edição da Rocking News,  a newsletter da Comunidade Rock Content. Hoje ela está cheia de zumbis, fantasmas e criaturas assustadoras. Confira e veja se conseguirá sair deste e-mail vivo….

Artigos de destaque essa semana

  • O que The Walking Dead me ensinou sobre escrita para web
  • Como escrever “O Texto Perfeito” com: Filmes de terror
  • Os maiores segredos de ghost writing

Até a próxima e feliz Halloween!”

Quer mais exemplos de newsletters? Confira nosso artigo sobre as 9 melhores newsletters brasileiras.

Modelo de email promocional: Lançamento de material rico

Se você trabalha com uma estratégia de inbound marketing, sabe que produzir materiais ricos como ebooks ou webinars é fundamental para educar seu mercado, atrair visitantes para seu site e gerar leads.

Mas tão importante quanto produzir um material rico é lançá-lo, e o email é um dos melhores canais para fazer isso!

Por esse motivo, escolhemos o lançamento de um material rico da Rock Content como exemplo de email promocional para você.

Independentemente do objetivo do seu email promocional, ele deve sempre focar na oferta que vocês está fazendo, por exemplo:

  • fazer download de um material;
  • obter cupom de desconto;
  • comprar um produto etc.

Por isso, evite distrações como informações desnecessárias ou chamada para outras ofertas.

O modelo abaixo é um exemplo real de email promocional que usamos na Rock Content para lançar materiais ricos.

Assunto: [Ebook Gratuito] Content Trends 2016

“Olá [nome],

Lançamos hoje a segunda edição da maior pesquisa sobre marketing de conteúdo do Brasil, que vem recheada de dados incríveis sobre o futuro do mercado de marketing digital brasileiro

2.725 profissionais de marketing participaram e contribuíram com dados reveladores, como o fato que 79% das agências do Brasil adotam essa estratégia.

Quer saber mais?

QUERO FICAR POR DENTRO DAS TENDÊNCIAS DO MARKETING DE CONTEÚDO EM 2106

Um abraço,

Vitor Peçanha”

Como você pode ver, cada tipo de email demanda um formato e escrita diferentes.

Por isso, é necessário identificar as campanhas de email marketing que sua empresa envia e ajustar sua estratégia de acordo com o objetivo de cada campanha.

AVALIE GORA MESMO!
More from William Freitas

Calendário editorial: como criar conteúdos de qualidade para blog

Divulgue seu siteMarketing Digital Calendário editorial: como organizar e planejar os conteúdos...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *