Uma das maiores vantagens que o marketing de conteúdo oferece para pequenas empresas é o custo acessível. Além disso, esse método é muito eficiente para aumentar a visibilidade do negócio e educar o mercado.
De acordo com pesquisa realizada pela Rock Content, 71% das empresas já adotam a produção de conteúdo como estratégia.
Ainda segundo o estudo, dentre os 29% das marcas que não investem nessa tática, os principais motivos para não aplicação são a falta de tempo e de equipe disponível.
É fato que essa é a realidade de várias pequenas e médias empresas brasileiras. Afinal de contas, geralmente elas possuem uma equipe enxuta, com profissionais bastante atarefados. Com isso, a criação de conteúdo estratégico fica totalmente comprometida.
Sabemos que uma estratégia de conteúdo bem-sucedida requer tempo e muita dedicação. Sendo assim, é fundamental contratar uma empresa de marketing de conteúdo para auxiliar a sua marca.
Por essa razão, selecionamos os 10 pontos mais importantes para considerar ao terceirizar a construção do seu conteúdo. Acompanhe:
1. Contrate um especialista no assunto
Vamos imaginar que você precisa procurar um médico, pois está com uma dor específica na coluna. Se existe a possibilidade de marcar um especialista você vai optar por consultar com um clínico geral? É muito provável que não.
Da mesma forma que as pessoas buscam no setor da saúde por profissionais que são referência na sua área de atuação, no momento de decidir qual a melhor empresa para a produção do conteúdo não deve ser diferente.
Como a criação de conteúdo de valor é uma das estratégias mais recomendadas nos dias de hoje, é preciso estar muito atento. Ao contratar um profissional que não seja autoridade no tema, a sua empresa corre sérios riscos de perder tempo e não alcançar resultados expressivos.
Procure por empresas que são autoridades no assunto para garantir o sucesso da sua estratégia. Isso significa que ao contratar um especialista em marketing de conteúdo, o seu negócio pode evitar uma série de conflitos.
Afinal, a expertise desses profissionais é reconhecida e isso traz mais segurança e credibilidade. Sem falar que esses especialistas estão preparados para trabalhar com qualquer segmento, pois já lidaram com empresas de áreas totalmente distintas.
Outro ponto importante é que, com o apoio de uma empresa referência em produção de conteúdo, você pode focar em outras tarefas estratégicas do negócio. Ou seja, otimizar tempo e evitar gastos desnecessários com a aplicação dessa estratégia.
2. Avalie a possibilidade de encaixar os serviços na verba disponível
Um aspecto bastante importante ao contratar esse tipo de parceria é a flexibilidade da empresa na negociação dos serviços. Sabemos que hoje a economia está totalmente instável e boa parte das empresas possui uma verba limitada.
Por esse motivo, procure uma empresa que esteja aberta a negociar e adaptar o seu pacote de serviços para firmar uma parceria de sucesso com o seu negócio.
Encontrar fornecedores que apresentam planos mensais também pode ser uma solução interessante para não ultrapassar a verba disponível.
3. Conheça os cases de sucesso
É de suma importância avaliar os clientes que já foram atendidos pela empresa para constatar os resultados. Além do mais, observar esses casos de sucesso traz mais segurança e a certeza de que a marca é de fato referência em marketing de conteúdo.
Vamos imaginar que uma empresa do mesmo segmento que o seu obteve resultados incríveis com essa parceria. Desse modo, a marca se mostra capaz de compreender as peculiaridades do seu mercado no momento de produzir um conteúdo de qualidade.
Sem falar que os cases de sucesso podem demonstrar, também, a versatilidade da empresa em atender outros mercados distintos do que a sua marca atua. Essa expertise conta muito para a criação de conteúdo, pois mostra a capacidade da empresa em se adequar aos diversos modelos de negócio.
4. Observe o conteúdo produzido pela empresa
Se a empresa é especialista no assunto, o seu conteúdo precisa ser, no mínimo, extraordinário.
Ter acesso aos artigos produzidos pela empresa é uma maneira inclusive, de se educar a respeito do marketing de conteúdo.
Por meio desses materiais você pode compreender melhor até mesmo o que deve esperar ao contratar esse serviço de produção de conteúdo. Isso pode evitar muitos transtornos no momento de terceirizar o marketing de conteúdo do seu negócio.
5. Solicite uma avaliação gratuita
Outro aspecto muito importante no momento de terceirizar o marketing de conteúdo da sua empresa é observar se existe uma demonstração do serviço. Afinal, ao contrário dos produtos — que são palpáveis —, os serviços precisam ser sentidos.
Observe quais empresas oferecem a oportunidade de ter uma experiência com os seus serviços antes mesmo de contratá-los. Ou seja, procure empresas que possuem algum tipo de diagnóstico gratuito até mesmo para conhecer melhor a metodologia de trabalho desse fornecedor.
Essa experiência também permite avaliar a capacidade de entender o seu segmento que os profissionais têm.
6. Marque uma conversa via Skype
Criar um contato com a empresa significa adentrar ainda mais na sua cultura, entender melhor a dimensão da sua estrutura e como o time de vendas atua. Dessa forma, o processo de decisão de compra se torna mais simples.
Ao conhecer todos esses aspectos você se sentirá mais seguro para prosseguir com a negociação.
Não se esqueça de reunir as maiores dúvidas sobre a produção de conteúdo e teste os conhecimentos dos consultores que conversarão com você.
7. Baixe os materiais ricos da empresa
Tenha acesso aos e-books e templates produzidos pela empresa e perceba a qualidade dos materiais.
Certamente, se a marca produz um conteúdo valioso para o seu próprio negócio, ela tem plena condição de desenvolver vários temas para a sua empresa também.
8. Avalie a variedade de serviços oferecida
É importante ressaltar que a diversidade dos serviços oferecidos pela empresa é outro ponto muito relevante a ser considerado.
Principalmente quando o assunto é o marketing de conteúdo, muitas vezes, é preciso receber uma consultoria para prosseguir com a estratégia.
Já que a criação do conteúdo é apenas uma parte da metodologia do inbound marketing, é fundamental receber orientações até mesmo para extrair os melhores resultados com essa tática.
Mesmo que o seu conteúdo seja irresistível, é de suma importância criar maneiras para divulgá-lo no ambiente digital. De nada adianta produzir textos interessantes se o seu público não sabe que eles estão no seu blog.
Dessa forma, se o fornecedor também oferece uma consultoria em inbound marketing, a sua equipe pode ser devidamente orientada para conseguir elevar o ROI a partir de uma estratégia de conteúdo bem construída.
Portanto, dê preferência para as empresas que, além de oferecem a criação de artigos e materiais ricos, disponibilizam um treinamento com especialistas para aumentar consideravelmente os seus resultados com o marketing de conteúdo.
9. Investigue como a empresa se posiciona no ambiente digital
O atendimento pode revelar bastante sobre uma empresa, especialmente na internet. A dica é investigar nas redes sociais como a marca responde as dúvidas e as críticas do seu público.
Ou seja, essa postura da empresa indica se ela realmente se preocupa em atender os seus clientes ou deixa algo a desejar. Isso ajuda bastante a evitar conflitos terríveis com fornecedores sem compromisso e com retorno falho.
Aproveite o potencial do ambiente on-line para avaliar a reputação da empresa antes de contratar os seus serviços.
10. Foque em empresas que produzem conteúdo para aumentar o seu faturamento
Muitas empresas prometem vários benefícios com a produção de conteúdo terceirizada, mas se esquecem do essencial: a lucratividade do negócio. Essa é uma das preocupações mais comuns entre negócios de vários segmentos.
Por isso, a empresa parceira deve se comprometer não apenas em entregar conteúdo de qualidade e manter os canais atualizados. É preciso que a marca se posicione como uma empresa que vai contribui para o aumento do seu faturamento.
Afinal de contas, o marketing de conteúdo gera resultados tangíveis, sim! Desde que realizado por especialistas, essa estratégia pode transformar a sua empresa em uma autoridade no mercado e, consequentemente, trazer mais oportunidades de negócio.
É fato que o marketing de conteúdo não pode mais ser negligenciado pelas empresas no composto de estratégias de marketing para a geração de resultados positivos.
Independentemente do segmento, qualquer negócio pode investir na criação de conteúdo de valor para aumentar a sua visibilidade e gerar negócios.
No entanto, uma estratégia aplicada de maneira inadequada pode denegrir a imagem da sua marca durante muito tempo. Sem dúvidas, contratar amadores é um tiro no pé para o sucesso do seu conteúdo. Por essa razão, apostar na contratação de especialistas faz toda diferença.
Mas, afinal, mesmo depois que o seu conteúdo estiver sendo produzido, qual é a melhor maneira para mensurar os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo?
Nós preparamos um post para te ajudar a calcular o seu retorno e medir o desempenho das suas ações. Leia “O que é o ROI do marketing de conteúdo: aprenda a calcular e mensurar sua estratégia”.