MELHORE SUAS VENDAS COM MARKETING DIGITAL: 5 ESTRATÉGIAS INFALÍVEIS

Procurando maneiras de aumentar suas vendas? Aprenda agora!

Marketing e vendas são 2 grandes amigos — ou, pelo menos, deveriam ser. A sua empresa está por dentro das tendências e das estratégias mais eficazes para conquistar clientes por meio da internet?

Confira este post e turbine suas vendas com a ajuda de técnicas de marketing digital que já deveriam estar sendo usadas pela sua equipe:

O novo comportamento do consumidor

Já parou para pensar sobre como você toma a decisão de comprar algo ou contratar um serviço? É claro que muitas pessoas ainda vão até as lojas para pesquisar preços e conferir detalhes daquilo que querem comprar.

A questão é que, geralmente, esse é o passo que vem logo depois de uma pesquisa pelo produto com a ajuda do Google — algo feito por mais de 60% dos 106 milhões de brasileiros que estão online.

As pessoas querem praticidade, e pesquisar na internet acaba sendo uma economia de tempo e de gasolina.

Infelizmente, muitas empresas não pararam para pensar sobre como os seus possíveis clientes decidem fazer uma compra, e é justamente aí que mora o problema.

O marketing de hoje não é apenas para criar artes para outdoors, panfletos e comerciais de rádio ou de TV com o objetivo exclusivo de atrair clientes para a loja.

Durante as buscas por um produto ou um serviço, as pessoas procuram por detalhes que vão além do preço. Quais são as vantagens disso? Que tipo de resultado isso pode gerar para mim? Isso se encaixa nas minhas necessidades?

Você pode até não pensar exatamente nessas perguntas, mas o conceito por trás delas faz parte das suas preocupações.

É assim, por exemplo, que o seu plano de internet é escolhido ou que você decide que vai comprar aquele modelo específico de celular, televisão, computador, entre outras coisas.

O que isso tudo significa? Bem, significa que a equipe de vendas não é a única responsável pelas vendas da sua empresa.

O marketing de hoje tem um papel gigantesco nisso, sendo vital a colaboração entre o setor de vendas e o de marketing para que as vendas aumentem.

As estratégias usadas por times de marketing

A seguir, veremos algumas estratégias que podem ser utilizadas pelo time de marketing para ajudar nisso.

1. Marketing de Conteúdo

Essa é uma estratégia que funciona em diversos segmentos e que pode ser usada em conjunto de várias outras técnicas, sendo perfeita para você iniciar os trabalhos de marketing digital na sua empresa.

Se as pessoas estão procurando por informações sobre produtos e serviços, é isso o que a sua empresa deve oferecer para conseguir visibilidade na internet.

O Marketing de Conteúdo usa, principalmente, a produção de textos para blogs — mas mídias como vídeos, podcasts e infográficos também estão presentes na estratégia.

A ideia é usar informações direta e indiretamente conectadas ao seu produto para esclarecer dúvidas, gerar interesse, passar credibilidade e ajudar o público a aproveitar melhor os benefícios que você tem a oferecer.

Por usar dicas e informações úteis como maneira de estabelecer contato com o público, essa estratégia tende a apresentar menor rejeição e maiores taxas de compartilhamento.

2. Social media marketing

Quase toda empresa tem contas em redes sociais, mas será que esse trabalho está sendo bem executado?

Apenas compartilhar ofertas atrás de ofertas não funciona. OK, você pode conseguir algumas vendas com isso, mas saiba que está desperdiçando o potencial das redes sociais.

O ideal é fazer exatamente o que os usuários fazem: interagir. Transforme os seus perfis online em canais de comunicação da marca, que não só divulgam ofertas, mas que também:

  • recebem críticas;
  • solucionam problemas;
  • tiram dúvidas do público;
  • e compartilham outras coisas da empresa, como textos e vídeos criados com a estratégia de markerting de conteúdo.

Além disso, aproveite para fazer anúncios em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para divulgar a sua marca por valores bem menores que os do marketing tradicional com relação ao custo-benefício.

Já ouviu falar de segmentação?

Essa é uma vantagem disponível na internet que permite a seleção de diversos filtros — como localidade, idade e gênero — para que o seu anúncio só apareça para pessoas que se enquadrem nesses padrões.

Anuncie diretamente para o seu público sem gastar 1 centavo com pessoas que não se encaixem no perfil.

3. Email marketing

De certo modo, o email marketing segue uma lógica parecida com a das redes sociais: não envie apenas emails de ofertas.

Crie uma newsletter com novidades sobre a empresa e selecione conteúdos que possam ser úteis para as pessoas da sua lista de e-mail.

A grande pegada dessa estratégia é utilizá-la para acompanhar toda a jornada do cliente e contactá-lo ao longo do processo (explicamos isso em detalhes no texto sobre funil de vendas).

4. Mobile marketing

mobile marketing, que atua prioritariamente em smartphones, engloba um grande conjunto de estratégias.

Envio de SMS, anúncios que aparecem de acordo com a localização atual do usuário e até ações pontuais por meio de conexão Wi-Fi ou Bluetooth.

O principal motivo para trabalhar com isso é um só: os dispositivos mobile, como tablets e smartphones, fazem cada vez mais parte do dia dos brasileiros.

Em 2015, por exemplo, 46% dos internautas brasileiros usaram esses dispositivos para fazer pagamentos, e os números só aumentam.

A dica principal é criar um site otimizado para mobile, ou seja, um site que possa ser acessado sem problemas por usuários de dispositivos móveis.

Já pensou quantas vendas você pode perder porque o site não carrega rapidamente em um desses aparelhos?

Aproveite para ficar de olho no uso de aplicativos, mesmo que eles sejam de terceiros. Quantos restaurantes não aumentaram as suas vendas simplesmente porque estavam presentes na lista de estabelecimentos do iFood?

5. Retargeting

Já ouviu falar de retargeting? Basicamente, essa estratégia permite que anúncios personalizados apareçam para pessoas que já interagiram de alguma forma com a sua marca na internet.

Pode ter sido alguém que clicou em um texto do blog da empresa, que adicionou um item ao carrinho de compras e não concluiu a compra ou até mesmo assistiu a um vídeo no canal da empresa no YouTube.

Várias plataformas dão acesso a esse recurso, que deve ser utilizado estrategicamente para reconquistar a atenção do possível cliente ou simplesmente para continuar engajando aquela pessoa que está interagindo com a sua marca e demonstra potencial de compra.

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