Empresas e profissionais dos mais variados ramos recorrem ao marketing digital para expandirem os seus negócios e, logo no início da pesquisa pela solução, dão de cara com a seguinte dúvida: vale a pena investir em consultoria em marketing digital?
A resposta varia de negócio para negócio. Por isso, criamos este post. Assim você pode ver se esse é o tipo ideal de serviço para a sua empresa.
O que é consultoria em Marketing Digital?
A consultoria em marketing digital funciona com os mesmos parâmetros de outros trabalhos de consultoria, ou seja, ela tem o objetivo de dar conselhos, apontar falhas e ajudar o cliente na criação de estratégias que o façam alcançar as suas metas.
E de que maneira isso ajudará o seu negócio? Como todo esse processo de dicas e de conselhos funciona?
Resumidamente, estas são as etapas:
- entendimento dos valores, das missões e dos objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa;
- diagnóstico de tudo o que envolve a presença online da marca;
- confirmação dos objetivos após análise de dados do diagnóstico;
- indicação detalhada das mudanças (campanhas e estratégias que envolvem a presença on-line, por exemplo).
A seguir, vamos ver 5 benefícios que a consultoria em marketing digital pode trazer para o seu empreendimento. Confira:
Quais são os benefícios da consultoria em marketing digital?
Visão geral do negócio
O diagnóstico feito logo no início da consultoria já é uma grande arma que pode ser usada para melhorar os mais diversos aspectos do seu negócio.
Muitas vezes, por falta de conhecimento, dados que estão ao seu alcance deixam de ser analisados, e eles escondem informações importantes:
- o que faz com que as pessoas abandonem a loja online ainda com itens dentro do carrinho de compras?
- quais são as palavras-chave que atraem mais visitas para o seu site?
- que tipo de post gera mais engajamento nas redes sociais?
E esses são apenas alguns exemplos.
O consultor vai transformar todos aqueles números e gráficos que você não entende em informações úteis para conquistar mais clientes e aumentar as vendas.
Além disso, os seus concorrentes também serão avaliados pelo consultor para comparar certos aspectos e mostrar como eles podem ser melhorados. Nada melhor do que um exemplo prático, certo?
Especialista em campanhas
O consultor em marketing digital não atende apenas a sua empresa. Isso significa que ele tem uma boa experiência com vários tipos de campanhas online.
Em outras palavras, ele é capaz de fazer com que você economize bastante dando aquela enxugada nos anúncios e em outros tipos de serviços online para que você gaste apenas com o essencial.
Outra vantagem disso é que muitas vezes ele possui um template, ou seja, um modelo prontinho para rodar as estratégias que o seu negócio vai adotar.
Isso economiza muito tempo e faz com que você não precise aguardar dias para iniciar uma nova campanha de vendas, por exemplo. E como tempo é dinheiro, essa é uma ótima vantagem.
Opinião de fora
Quem nunca sentiu que precisava ter uma nova ideia para dar aquela turbinada em um projeto? É bem comum que o consultor sirva para te ajudar a ter aquela luz que faltava para uma ideia fenomenal nascer.
Isso pode acontecer, por exemplo, durante a apresentação do diagnóstico da presença online, já que muitas informações relevantes que geralmente estavam escondidas de você aparecem por lá.
Algumas empresas podem descobrir que um determinado produto não estava chamando tanta atenção assim porque o marketing focava na vantagem menos atraente.
Pode ser, ainda, que aquele produto que você não dava tanta bola tenha um potencial de vendas incrível que nunca foi explorado.
Outro ponto é que o consultor normalmente conhece técnicas de divulgação e de promoção de um negócio que alguém de fora do marketing digital nunca tenha visto ou imaginado.
Dessa maneira, é possível inovar a forma da sua empresa fazer propaganda e se engajar com o público interessado.
Equipe pronta num piscar de olhos
O consultor pode não ser um super-herói, mas ele vai te ajudar a deixar as coisas prontas para funcionar bem mais rápido.
Algumas empresas contratam um consultor para auxiliar o setor de marketing, enquanto outras fazem a contratação para iniciar os trabalhos de marketing.
No 1º caso, a vantagem é que o consultor pode ser o elo que faltava para a sua equipe que trabalhava apenas com o marketing tradicional e que não estava tendo tanto sucesso com o meio online.
No 2º caso, em que você está começando do 0, o consultor servirá como o “cara do marketing” que tem todos os contatos e que vai te ajudar a liderar uma equipe de freelancers.
É sempre bom ter todos esses contatos à disposição para não precisar agendar entrevistas, realizar testes e esperar meses para montar a sua equipe de marketing.
Isso sem falar na economia que você terá por não precisar comprar meia dúzia de computadores e outros acessórios para essa equipe.
Retorno sobre investimento garantido
O trabalho do consultor está diretamente ligado à qualidade. O retorno do cliente tem que ser maior que o investimento em marketing digital para que o consultor continue com o emprego.
Por conta disso, pode ter certeza de que ele se empenhará ao máximo para que a sua empresa trilhe o caminho certo para mais clientes e vendas.
Isso significa que um bom consultor sempre continua estudando para oferecer aos seus clientes as estratégias mais top de linha do marketing digital naquele momento.
Vale ressaltar que não adianta receber todas as diretrizes do consultor e não aplicá-las. Pior do que isso, só mesmo fazer alterações na estratégia.
É incrível a quantidade de empresas que deixam de obter ótimos resultados simplesmente porque decidiram seguir um “achismo” de marketing que viram em algum canto perdido na internet. Se você não quer entrar para essa estatística negativa, é melhor ficar alinhado com o consultor.
Você acha que a sua empresa é compatível com o serviço de consultoria em marketing digital? Independentemente da resposta, é uma boa ideia conhecer mais algumas formas que o meio online tem de ajudar o seu negócio.