Não é surpresa nenhuma dizer que grande parte dos e-commerce que existem por aí nem mesmo possuem um blog corporativo.
Embora hoje encontremos inúmeros motivos na internet a respeito do porquê as empresas devem investir na criação de um blog, o e-commerce ainda parece ser ignorado por muitos empreendedores e gestores.
Mas saiba que esse é um ponto imprescindíveis para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo!
As empresas que estão antenadas no mercado sabem muito bem qual é a importância do blog, principalmente no que diz respeito ao aumento do tráfego e o aumento na geração de leads.
No entanto, inúmeros outros benefícios ainda estão a favor de quem investe nessa poderosa ferramenta de marketing, especialmente para o comércio eletrônico.
O importante é pensar que, uma vez que grande parte dos concorrentes não investe em blogs, essa é uma enorme vantagem competitiva para você, já que será possível destacar sua empresa das restantes.
Se você ainda não está convencido e não sabe se esse trabalho vale a pena, o post de hoje dará as principais razões a respeito do porquê um blog é tão importante para o e-commerce.
Vamos lá?
O blog atrai tráfego para a loja online
Sim, é verdade.
Uma vez que você investe em uma boa produção de conteúdo para o blog da empresa, ele ajudará a chamar a atenção das pessoas para a sua loja online.
Tudo dependerá de uma boa estratégia de SEO.
A ciência por trás dessa estratégia é simples.
À medida que você escreve novos posts para o blog, novas páginas serão adicionadas ao site, construindo assim uma boa relação com os buscadores (Google, Yahoo, Bing e etc).
De tempos em tempos o Google verificará o site, a fim de classificá-lo nas pesquisas.
Mas não pense que basta você escrever um post sem periodicidade alguma.
O marketing de conteúdo precisa ser constante e sempre com posts que ajudem os leitores de alguma forma, ou seja, é uma tarefa que traz um ótimo retorno a médio/longo prazo.
Uma boa maneira de conseguir mais tráfego para o blog é colocando links dentro dos próprios posts para outras páginas do seu site ou do próprio blog.
Esse é um dos fatores principais que o Google leva em consideração na hora de ranquear um site.
E essa é só a primeira vantagem!
Um blog para e-commerce pode convencer o público a comprar de você
Pode ser que as estratégias de marketing da sua empresa consigam atrair alguns poucos visitantes para a loja online da sua empresa, mas o que acontece depois?
Entenda que a primeira impressão é a que fica, e, se você não tiver cuidado, os possíveis clientes podem simplesmente desaparecer.
Uma empresa de e-commerce precisa de uma boa maneira de converter os clientes e um blog é a ferramenta perfeita para fazer isso.
Mas por quê?
O blog ajudará a destacar a empresa no meio da multidão, provando seu poder como especialista no produto que vende.
Você poderá fazer o que quiser com o blog, contanto que ele seja bom naquilo que se propõe a fazer.
É importante investir em posts a respeito dos produtos mais recentes, entrevistas com clientes satisfeitos ou até mesmo falar sobre produtos que ainda serão lançados pela empresa.
A única certeza é que um blog de e-commerce deve ser interessante, educacional e mostrar autoridade a respeito dos produtos ou serviços que vende.
Pense que com ele será possível oferecer dicas e encantar os possíveis clientes, a fim de que eles fechem uma venda com você.
O blog abre as portas para que sua empresa seja notada nas mídias sociais
Se você ainda não possui um blog para seu e-commerce, é bem provável que não saiba o quão importante é compartilhar conteúdo nas redes sociais certas.
A partir do momento que uma empresa começa a utilizar o blog como ferramenta de marketing ela terá a faca e o queijo na mão.
Isso ajudará com que a empresa seja notada no mercado e os conteúdos disseminados em outras redes, atraindo muito mais seguidores e possíveis leads para a loja online.
Não precisa postar sempre material educativo.
O importante do blog é descobrir o que sua persona gosta de ler e compartilhar, usando isso para sua vantagem. Não só os posts escritos devem ser o foco de um blog, mas também infográficos, vídeos e materiais mais ricos como e-books e whitepapers.
Além disso, crie uma boa estratégia e marque ponto em redes como Facebook e Twitter, pelo menos.
O blog mostra a real personalidade da sua empresa
Você sabia que o blog pode realmente ajudar a definir e transmitir ao público qual é a personalidade da marca?
Um bom blog passará confiança ao usuário, fazendo com que eles se conectem com a empresa e considerem comprar dela.
Certifique-se de deixar disponível ao público a opção de comentar nas postagens abaixo de cada texto, isso fará com que eles se sintam incluídos e livres dentro do seu ambiente, além de ser uma ótima maneira de obter novas ideias para futuros posts ou até mesmo verificar como o público reage a cada post.
Não tenha medo ou receio de comentários negativos. Responda cada um deles, sendo claro e objetivo. Dessa maneira sua empresa será vista como honesta e respeitável com clientes e possíveis clientes.
O blog aumenta sua base de dados
Que empresa não sonha em ter mais leads?
Bom, uma vez que você começa a postar conteúdo interessante, relevante e realmente valiosos, a empresa estará dando às pessoas uma razão para que elas voltem sempre e confiem na empresa.
Ao criar um blog, certifique-se de que as pessoas possam assinar seu feed através do e-mail.
Dessa forma elas sempre estarão em dia com aquilo que você posta, e o número de leads só tende a aumentar.
Ofereça também algo de valor elevado, como um e-book ou um código de desconto que poderá ser usado para uma próxima compra.
Isso conquista o cliente e faz com que ele crie um laço com a marca.
Certifique-se de que não haja nenhum tipo de spam no seu e-mail de vendas, pois isso afastará o público, fazendo com que ele desista de fechar negócio com você.
Afinal, ninguém gosta de receber spam, não é mesmo? Em vez disso, proporcione uma experiência gratificante para cada cliente, oferecendo conteúdos completos e pequenos tópicos internos sobre os produtos.
As vendas virão naturalmente.
O alcance da marca atinge níveis muito maiores
Não é segredo que uma empresa deseja atingir um público cada vez maior. Mas como fazer isso se as pessoas nunca ouviram falar do seu site?
A verdade é que as pessoas gostam de conteúdos que possam ser compartilhandos dentro do ciclo de amizade delas; por isso é tão importante criar um conteúdo épico para postar no blog da empresa.
À medida que isso acontece, mais e mais pessoas ouvirão sobre você e ficarão curiosos a respeito daquilo que você vende.
Não se esqueça de habilitar os botões de compartilhamento para outras redes sociais, pois essa será a maior chance de ter outras pessoas em outras redes ouvindo o que a sua empresa tem a dizer.
O que você está esperando para começar a encantar seu público?
Depois de ler essas 6 dicas a respeito da importância de ter um blog para e-commerce, é bem provável que você já esteja convencido de como essa estratégia digital é importantíssima para os negócios de qualquer empresa do ramo.
O mercado está a cada dia mais competitivo e as empresas precisam inovar e estar sempre à frente da concorrência.
Essa é uma oportunidade única de fazer com que o comércio eletrônico da sua marca consiga ganhar a confiança e a lealdade do público que deseja atingir.