A personalização de email é significativa por uma razão.
Ela faz com que seus clientes sintam que você deseja desenvolver um relacionamento duradouro, e isso faz com que eles percebam que você os vê como seres humanos ao invés de apenas notas de dinheiro.
Mas a personalização não deve parar apenas nos emails.
De acordo com o Marketing Charts, a personalização de página é o segundo tipo de experiência personalizada mais popular utilizada pelos profissionais de marketing.
A época de ter apenas uma página inicial morreu. Você precisa de várias páginas iniciais que visam todo o tipo de visitante em seu site.
Seus clientes e visitantes estão usando diferentes canais e dispositivos para navegar na internet, e todos eles têm raízes diferentes.
Eles são de diferentes localidades, tem idades diferentes e têm necessidades diferentes.
A experiência deles em seu site deve refletir a isso e atender de forma personalizada. Considerando as ferramentas que existem hoje em dia, isso é muito importante e possível.
Você pode personalizar as páginas para criar experiências únicas, CTAs e mensagens individualizadas para cada visitante. E você pode fazer isso independentemente do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) que você construiu seu site.
Então, o que você está esperando?
Neste artigo, vou mostrar por que a personalização é tão importante para o seu site e orientar você através de várias maneiras de como fazer isso.
Primeiro, quais são os benefícios de personalizar suas páginas?
Os benefícios de páginas personalizadas
Um dos maiores benefícios do uso de páginas personalizadas é que elas aumentam a qualidade de seus leads.
Personalizando suas páginas, cada visitante saberá o que você tem para oferecer especialmente à ele. Uma página genérica pode não mostrar a todos os visitantes o que você tem para oferecer. Uma pagina personalizada pode.
Basta ver como o Optimizely almeja empresas específicas quando reconhece endereços de IP que visitam seu site a partir de algoritmos de propriedade da Microsoft:
Não fica mais pessoal do que isso. Ao oferecer a cada visitante uma mensagem específica e personalizada, eles saberão que eles adaptaram a experiência do usuário efetivamente.
E desde que você pode utilize o teste A/B em suas páginas personalizadas, você pode gerar mais informações direcionadas ao seu público e fazer o que funciona e mudar o que não funciona.
Isso significa que suas taxas de conversão aumentarão.
As páginas personalizadas também podem ajudar em seus esforços de marketing baseado em contas (ABM) de forma certa.
De acordo com o Marketing Profs, Personalizar conteúdos e mensagens é agora a tática mais efetiva quando se trata de ter sucesso em ABM.
De fato, cerca de 51% dos entrevistados disse que a personalização é ainda mais importante do que identificar contas existentes de alto valor e criar campanhas específicas para cada conta.
Isso faz sentido porque as páginas personalizadas combinam as vendas e o marketing para enviar uma mensagem focada à cada conta.
Cada página tem um propósito, então cada visitante irá se envolver com uma página especifica.
Quando você personaliza páginas, você também poderá ampliar seu alcance global, personalizando suas páginas de acordo com a localização.
Algo que está acontecendo nos EUA pode não estar acontecendo no Brasil, então por que você entregaria o mesmo conteúdo para clientes Brasileiros e Norte Americanos?
Personalizar suas páginas garante que os visitantes de todo o mundo tenham uma experiência relevante em seu site.
Se você ainda precisa ser convencido, a prova virá através da prática.
Estudos de caso
Em um artigo da Moz este ano, Cara Harshman escreveu sobre seu trabalho com o Optimizely para ajudar a otimizar o site deles, enviando mensagens personalizadas para cada visitante.
Se você ainda não sabe, o Optimizely é uma ferramenta de otimização de conteúdo que ajuda na experiência dos usuários em suas páginas e a encontrar os melhores resultados.
Faz sentido que uma empresa de otimização de sites tenha certeza de que o site deles seja o mais pessoal possível.
A empresa começou executando um simples teste A/B em uma página original (A) e personalizada (B).
O site mostrou a versão antiga para a metade dos visitantes, e para a outra metade a página personalizada.
Aqui estão as versões A e B:
Há uma grande diferença, certo? A versão da direita é muito mais extensa.
A empresa acompanhou métricas como taxa de conversão de lead, contas criadas e a taxa de qualificação de lead.
De acordo com Harshman, eles também rastrearam “dados informais como de que maneira isso ajudou nossa equipe de vendas e como nossos clientes reagiram a isso.”
Se você visitar o site tarde da noite, por exemplo, você pode ver a seguinte página:
Isso é legal, não é?
A frase “você ainda está acordado?” em uma página inicial, provavelmente chamaria sua atenção se você estivesse navegando na internet após sua hora de dormir.
E esse é apenas um exemplo das opções que a Optimizely faz.
Eles também otimizaram a página inicial deles para reconhecer endereço IP de alguma empresa. Assim, eles usaram imagens da empresa que esta visitando sua página.
Por exemplo, confira esta página usada para os funcionários da Target que visitaram o site deles:
Imagine ser um funcionário da Target e ver o famoso mascote da empresa, o Bullseye, em um site que não tem absolutamente nada a ver com o Target.
Isso é muito legal, não é?
As pessoas adoraram as mudanças.
No geral, a empresa viu grande sucesso depois de personalizar suas páginas. Aliás, eles viram:
- Um aumento de 1,5% no engajamento
- Um aumento de 113% nas conversões na aba “Solutions”
- Um aumento de 117% em suas conversões com o “Test it Out” um CTA que inicia o processo de criação de conta
Por fim, a empresa transferiu 100% do tráfego do site para a nova página inicial.
A VWO encontrou um sucesso similar personalizando as paginas de seu site.
A empresa estava à procura de novos funcionários para trabalhar em seu novo escritório em Delhi na Índia.
Para aumentar o número de candidatos, eles adicionaram um pequeno banner à sua página inicial que dizia: “Estamos contratando em Delhi :)”.
Então, a VWO segmentou essa versão de sua página inicial para usuários que acessam seu site da Índia.
Aqui está a versão da página inicial para a maioria dos usuários:
E esta é a versão para os usuários que visitam o site na Índia:
A empresa registrou um aumento de 149% na taxa de cliques na aba “Careers”.
Então, como você pode alcançar os mesmos resultados da Optimizely e do VWO? Comece com informações antigas sobre seus visitantes.
Informações do visitante
Como proprietário de um site, você pode acessar informações sobre como e de onde seus visitantes estão chegando ao seu site.
Você pode saber se eles clicaram em sua página a partir de um email, postagem no Facebook, ou através de uma busca no Google.
Use esta informação à seu favor. Por exemplo, apresente aos usuários que são visitantes de seu site pela segunda ou mais vezes, uma página diferente da primeira vez que eles acessaram.
A Adobe é conhecida por isso. Veja como a página inicial apareceu pra mim quando visitei o site deles pela primeira vez:
Na página inicial dizia:
“Qual é o próximo passo. Agora. A próxima geração do Creative Cloud está com aplicativos totalmente novos para design UX, composição 3D, fotografia e mais. É tudo o que você precisa para criar, desenvolver e se inspirar.”
Os botões CTA indicam “Pessoas físicas” e “Jurídicas”.
Eu naveguei um pouco pelo site deles, especificamente na seção “Marketing & Analytics” e logo depois sai do site.
Então, voltei para o site adobe.com alguns minutos depois. A página inicial que vi era completamente diferente da anterior:
Eles personalizaram a página com base no que eu estava olhando no site deles durante a minha última visita.
Não só as imagens mudaram, mas também os anúncios e o botão CTA. Agora, estava escrito:
“É uma experiência. Os principais lideres de marcado estão usando design e dados para criar experiências incríveis aos seus clientes. Faça da experiência o seu negócio.”
O botão CTA mudou para: “Learn how.”
A Adobe sabia que eu estava olhando para a área de “Marketing & Analytics” de seu site, e assim eles notaram que eu estava interessado em criar experiências incríveis para meus clientes.
Eles não estão errados.
O AdRoll está fazendo o mesmo, mas em uma escala muito menor.
Eles regularmente experimentam com CTAs para dar a cada visitante uma experiência única em seu site.
Por exemplo, eles podem mostrar um CTA para os clientes já existentes dizendo à eles procurarem um centro de suporte. Por outro lado, eles podem mostrar aos potenciais clientes um CTA diferente que diga para eles entrarem em contato com uma equipe de vendas.
Mesmo pequenas mudanças como essa podem fazer uma grande diferença
Outra coisa a considerar é segmentar os usuários com base na localização deles.
Localize seus visitantes
Quando os visitantes acessam seu site, eles querem ver um conteúdo relevante.
E se eles estão acessando sua página pela Califórnia, eles podem não estar interessados em comentários de clientes de que acessam no Missouri.
Sites bem sucedidos usam dados de endereço de IP para garantir que visitantes em diferentes localidades vejam páginas diferentes — como a Amazon, por exemplo.
Um visitante de Singapura que acessa o site deles verá uma página inicial totalmente diferente do que um visitante do Brasil ou da Virgínia.
O YouTube faz a mesma coisa com suas páginas iniciais. Isso faz sentido quando você considera que o conteúdo relacionado a tendências é diferente de um país para o outro.
As páginas iniciais na Virgínia e na Califórnia são as mesmas, mas os visitantes de Singapura, Brasil, Irlanda e Austrália irão ver algo completamente diferente.
Se você tem múltiplos negócios em locais diferentes em todo o país, você pode adicionar um botão “Encontrar locais perto de mim” onde os usuários podem inserir seus códigos postais para receberem uma lista personalizada de referente a sua localidade.
O KinderCare tem um em seu site, onde os usuários podem encontrar creches mais próximas da sua localização atual.
Você também deve usar os históricos de buscas e compras anteriores de seus visitantes para fornecer recomendações personalizadas em suas páginas.
Recomendações
Quando você acessou a página da Amazon, eles já recomendaram à você itens relacionados a produtos que você já viu?
Eles já recomendaram pra mim.
E eu realmente olho de vez em quando. É bom saber que a Amazon faz algumas recomendações e buscas para mim e que eles sabem o que me interessa.
No entanto, se eu estivesse buscando itens que não estivessem relacionados, essas recomendações teriam sido inúteis.
É por isso que você deve acompanhar seus visitantes em tempo real e atualizar as recomendações à medida que os usuários navegam, independentemente de se você está vendendo produtos ou serviços.
O YouTube faz o mesmo quando eles recomendam vídeos com base em outros vídeos que eu já vi anteriormente:
Por fim, você tem que saber como dominar a personalização completamente: mensagens individuais.
Mensagens individuais
Quando você desenvolve mensagens individuais, você está personalizando a experiência de um visitante combinando tudo o que você conhece sobre ele em um pacote.
A partir desde momento, eles não são apenas empregados da empresa ou um visitante do site. Eles são alguém na qual as preferências você realmente se preocupa.
As mensagens individuais se concentram nos aspectos de construção de relacionamento da ABM.
Isso poderia significar dar ao visitante que abandonou seu processo de compra em seu site uma oferta única. Oferecer a determinados clientes vendas exclusivas, novos acordos e muito mais.
Ao fornecer páginas diferentes para cada usuário em diferentes localidades de seu ciclo de vendas, você pode movimenta-los mais rapidamente através do seu funil de vendas.
Use seu site para se comunicar diretamente com seus clientes — não só através de sua conta de email.
Se alguém revisitar seu site, exiba uma oferta exclusiva para um item que ele estava pensando em comprar, por exemplo.
Agora que sabemos algumas maneiras de personalizar suas páginas na internet para cada visitante, você pode estar se perguntando como fazer isso.
Felizmente, há inumares de ferramentas de personalização para ajudar você a otimizar seu site.
Como personalizar páginas
Para começar a personalizar suas páginas, tudo o que você precisa fazer é escolher a ferramenta que funciona melhor para você e sua empresa.
O Convert.com, por exemplo, tem inúmeras integrações para escolher.
Você pode integrar o Google Analytics, o WordPress e mais, de modo que o software reconhece o quanto você sabe sobre cada um dos visitantes de seu site.
Existem outras ferramentas, como o Personyze, que você pode experimentar gratuitamente sem necessidade de um cartão de crédito.
Você também pode ver exemplos antes de utilizar a modalidade de experimentação.
No exemplo abaixo, o Personyze reconhece um visitante de seu e-commerce como um visitante que está interessado em comprar um telefone celular.
Antes do Personyze, o visitante do site veria uma combinação de produtos que eram personalizados para atender as suas necessidades ou histórico de navegação anterior:
Depois de Personyze, sua experiência é completamente personalizada. Eles vêem recomendações de produtos específicos de seus interesses, e os anúncios e banners que eles recebem se relacionam perfeitamente com seus interesses.
Outras ferramentas para personalizar páginas incluem o Monoloop, Monetate e Apptus.
Mas o Optimizely é um dos meus favoritos.
Independentemente da ferramenta que você escolher usar, comece decidindo sobre suas variáveis.
Você deve começar analisando seu tráfego de entrada.
De onde vêm os visitantes? O que eles estão fazendo enquanto eles estão em seu site?
Então, veja quais palavras-chave eles estão usando para acessar suas páginas. Uma vez que você detém essa informação, tente tornar suas experiência de compra ainda mais perfeita.
Escolha alguns segmentos relacionados ao seu público e crie mais segmentos conforme você for conhecendo mais sobre eles.
Uma maneira rápida de começar, é fazendo uma segmentação de URL básica, para escolher as páginas em que sua primeira experiência de personalização será executada.
A partir disto, você precisa criar um conteúdo segmentado juntamente com algumas regras e variáveis.
Com o Optimizely, você pode estabelecer regras decidindo quais visitantes segmentarão a partir de determinadas campanhas publicitárias, palavras-chave, navegadores e valores de gastos anteriores.
O próximo passo é direcionar sua segmentação personalizada e aguardar.
Acompanhe seus resultados em tempo real e faça todos os ajustes que possam melhorar a qualidade de como você está personalizando suas páginas à sua segmentação de público.
Se algo funcionar, não mude. Se uma alteração não está aumentando as conversões, dê um passo atrás e reavalie o que seu público alvo deseja realmente ver.
Através do Optimizely, você poderá ver uma página de resultados para todas as suas páginas e variações personalizadas delas.
Conclusão
Você já sabe que a personalização de email funciona.
Mas você sabia que você também pode personalizar seu site para segmentar exclusivamente cada visitante da mesma forma que você personaliza seus emails?
Páginas personalizadas não só podem aumentar seu CTR, como também podem ajudar com a geração de leads, ABM e muito mais.
Além disso, páginas personalizadas ajudam você a desenvolver um relacionamento duradouro com todos os que visitam seu site.
Cada pessoa que acessa seu site é diferente, então você tem que tratá-las de forma diferente.
Ao usar as informações do visitante que você coletou anteriormente, você pode fornecer um conteúdo baseado em como eles interagiram com seu site no passado.
Um visitante que acessa seu site pela primeira vez não deve ver a mesma página de outro visitante que acessará novamente.
A segmentação por localização permite que você otimize seu site para pessoas em diferentes áreas.
Você deve impactar um visitante do Canadá com um site completamente diferente do que de um visitante no Reino Unido.
Você também deve oferecer produtos e serviços recomendados aos seus visitantes com base no que eles olharam ou compraram no passado.
Eles apreciarão a sugestão e serão mais propensos a comprar.
E não se esqueça de se comunicar com cada visitante individualmente.
Se eles abandonaram sua página no momento da compra, receba eles com um desconto para esse mesmo produto ou serviço na próxima vez que acessarem o seu site.
Por fim, use uma ferramenta de sua escolha, como Convert.com ou Optimizely, para segmentar seu público e personalizar suas páginas.
Como você personaliza os seus sites?