Hashtag: Guia Completo de Como Utilizá-las

Hashtag: Guia Completo de Como Utilizá las
Hashtag: Guia Completo de Como Utilizá las

hashtag abertura

Você quer que seu conteúdo se espalhe e viralize nas redes sociais?

A hashtag é uma forma muito inteligente de fazer com que o seu conteúdo impacte mais pessoas.

Elas são gratuitas, e todas as empresas podem utilizar as hashtags mais populares. No entanto, isso não se traduz em sucesso de audiência.

Se o instrumento é gratuito, você precisa ser criativo para se destacar no meio da multidão digital.

Você já deve saber que divulgar seu conteúdo nas redes sociais é uma das chaves para conquistar muita audiência.

Caso ainda não saiba do que estou falando, hashtags são palavras precedidas por cerquilhas (#), também conhecidas como “jogo da velha”, e que se tornam palavras-chave sobre determinado assunto.

Ao clicar em uma hashtag, você verá todo o conteúdo publicado com a mesma palavra-chave.

São excelentes para ficar por dentro dos temas que estão bombando no momento. São uma carta na manga para quem tem conteúdo e precisa de público.

A hashtag certa pode ser a causa de uma viralização na web.

Muitas pessoas, embora a utilizem, não entendem realmente para que servem. E para complicar, o seu uso é um pouco diferente para cada rede social.

Mas não se preocupe, você vai descobrir tudo sobre hashtags a seguir.

Aproveite para utilizar todas as informações e estratégias aqui para alavancar o conteúdo do seu site nas diferentes redes sociais.

Comente ao final do texto caso tenha alguma #dúvida sobre o texto.

Uma ótima leitura!

Afinal, o que é hashtag?

O sistema de hashtag é uma forma de organizar conteúdo sobre o mesmo assunto na internet.

Quando uma pessoa publica algo e adiciona #hashtags, ela está contextualizando a sua publicação. Ao fazer isso, as pessoas podem clicar nessas categorias de assunto e ver o que outras pessoas estão falando a respeito.

Dessa forma, elas são utilizadas para agrupar e identificar conteúdos, através de determinados temas.

Uma ótima maneira para fazer pesquisas e medir os resultados do seu site – e até mesmo dos concorrentes.

A história das hashtags

As hashtags surgiram no Twitter, em 23 de agosto de 2007. O marcador foi ideia de Chris Messina.

Demorou um pouco para que começassem a utilizar, mas em 2009 a ideia pegou. Em 2009, o Twitter começou a hiperlinkar qualquer palavra antecedida por cerquilhas.

Em 2010, a rede social dá início aos Trending Topics, que são os assuntos mais comentados, reunindo as 10 hashtags mais utilizadas do momento.

Outras redes sociais também começaram a utilizar a hashtag, como o Facebook e o Instagram, mas sem sombra de dúvidas é no Twitter onde ela tem maior peso e é mais utilizada.

Símbolo da Hashtag

Messina diz ter se inspirado em canais de chat para introduzir a cerquilha. O símbolo já era utilizado por programadores desde a década de 60.

Nos EUA, o símbolo é chamado de “Pound key”, onde “Pound” faz referência à libra. É como chamam a tecla do telefone. No Brasil, chamamos a tecla de “Jogo da velha”.

Tradicionalmente era chamado de “number sign”, e o símbolo foi utilizado para definir posições, no sentido de #1 significar o número um, o primeiro lugar.

Na Inglaterra sempre foi chamado de “hash”, daí vem o termo hashtag. “Tag” significa alguma palavra-chave para classificar conteúdos na web.

Como usar hashtags: boas e más práticas

Para utilizar a hashtag, basta colocar o jogo da velha antes da palavra. Certifique-se de escrever tudo junto, pois hashtags não contém espaços.

É muito fácil utilizar a hashtag, mas existem práticas que podem tornar seu uso mais efetivo e até mesmo atitudes que podem tornar a hashtag ineficaz.

Um fator importante antes de utilizar a hashtag é fazer uma breve pesquisa. Elas costumam ter muitas variações, principalmente quando fontes oficiais estão envolvidas, embora essas fontes possam sugerir hashtags oficiais, como, por exemplo, no evento da copa de 2014.

A Fifa disponibilizou mais de 50 hashtags oficiais, e a mais utilizada foi #vaibrasil – palavra-chave que não era oficial.

O Loolapalloza, também elegeu a hashtag oficial no Brasil, #LollaBR, mas no Twitter e no Facebook escreviam outras variações como #LoolpallozaBrasil, ou LollapaloozaBR.

Utilize um perfil público para escrever suas hashtags

Lembre-se de usar um perfil público para que tenha mais alcance e relevância com sua hashtag. Usar em um grupo fechado no Facebook não gera o mesmo efeito de utilizar no mural.

Use hashtags que estão bombando

Aproveite as pesquisas e escolha as hashtags que mais estão sendo utilizadas, assim, a chance de alguém ter acesso ao seu conteúdo é muito maior.

Escolha as palavras ideais

A palavra certa pode ser a diferença entre uma hashtag que passa totalmente despercebida e uma que viraliza.

O ideal é que seja uma palavra fácil de ler e memorizar. Dê preferência às palavras curtas para não gerar poluição visual – embora isso não seja uma regra.

Por exemplo, veja a hashtag #BlackLivesMatter. É uma hashtag com causa social em defesa dos negros que possui muita reprodução por parte dos internautas. Apesar dela não ser tão simples, está entre as hashtags de causas sociais mais utilizadas de 2017.

Use palavras que estejam de acordo com o tema

Certifique-se de utilizar hashtags que estejam dentro do tema da proposta. Isso é crucial no momento de realizar pesquisas.

Uma hashtag fora do tema prejudica o engajamento.

Pesquise as palavras adequadas para cada rede social

Não é porque uma hashtag está bombando no Twitter que fará sucesso no Facebook. O público de cada rede social é diferente. Tenha certeza de que a hashtag escolhida está sendo utilizada nessa rede.

Falarei sobre o uso da hashtag em cada rede social mais adiante.

Não utilize muitas palavras

Um dos maiores erros no uso de hashtags é exagerar na quantidade de palavras.

Utilizar muitas hashtags no Facebook não é efetivo. O número de interações diminui conforme o de hashtags aumenta.

Além da poluição visual, o uso excessivo faz com que as pessoas nem terminem de ler tudo.

Não escreva tudo em uma hashtag

Se por um lado utilizar muitas palavras é ineficaz, o oposto também é válido. Escrever tudo em uma palavra só é inviável.

Hashtags curtas possuem maior legibilidade e, por conta disso, são mais fáceis de serem compartilhadas.

As mais longas, também podem viralizar, no entanto, é preciso ter cuidado com os exageros.

Não use uma hashtag por palavra

Se você utilizar #uma #hashtag #por #palavra com certeza vai conseguir baixo engajamento, além de fazer o conteúdo perder a sua essência.

Tenha foco na proposta da sua postagem.

Preste atenção na ortografia

Uma hashtag escrita de forma errada pode atrapalhar você. Já pensou escrever a tag #lolapalusa? Certamente existem pessoas que escrevem dessa forma, mas a sua postagem terá um alcance e visibilidade muito menor.

Não use conteúdo impróprio

Todas as redes sociais possuem filtros e, ao utilizar hashtags com conteúdos impróprios, como linguagem obscena explícita ou algo que possa prejudicar alguma pessoa, certamente a tag sofrerá restrições. Você pode inclusive prejudicar seu perfil na rede social, sofrendo algum tipo de punição.

Não use conteúdo enganoso

É comum usar hashtags para fins comerciais, a fim de divulgar a marca de determinada empresa por meio de sorteios ou promoções. A utilização de conteúdo enganoso com certeza resultará na remoção da hashtag das redes e na punição do perfil responsável.

Sites onde você pode pesquisar as hashtags

Se você quer pesquisar hashtags, pode contar com alguns sites e mecanismos que permitem a pesquisa em tempo real, em mais de uma rede social.

Mas, antes de conhecer as ferramentas que podem ajudar você na pesquisa de hashtags, é preciso levar algumas coisas em consideração.

Não utilize apenas uma ferramenta

Para que utilizar só uma ferramenta, se você pode aproveitar várias? Descubra a melhor forma de combiná-las para aprimorar o seu engajamento.

Existem ferramentas que você pode usar antes, para pesquisar as melhores hashtags; existem ferramentas que você pode usar durante a escolha das tags, para descobrir a possibilidade de engajamento e; existem ferramentas que medem os resultados do seu conteúdo. Por que usar apenas uma? Aproveite o máximo que puder!

Não dispense a busca nas redes sociais

Apesar das ferramentas contarem com um sistema completo de busca em redes sociais simultâneas, o sistema de busca de hashtags de algumas redes sociais é muito completo.

Alguns possuem um sistema de busca avançado que pode ser muito útil, já que algumas ferramentas podem ser simples demais.

A seguir, você pode conferir uma lista de ferramentas que permitem a pesquisa aprimorada de hashtags em diversas redes sociais. Veja quais são:

Tagboard

Vamos começar com um site cheio de potencial, o Tagboard. A ferramenta permite que você pesquise hashtags em diversas redes sociais simultaneamente.

Imagina só saber todas as hashtags que estão sendo utilizadas no Instagram, Twitter, Facebook e Tumblr? Você pode montar uma ótima estratégia.

site de pesquisas de hashtag

Para usar é bem simples. Na página inicial, você terá acesso a uma barra de busca, onde pode pesquisar qualquer hashtag. Ao pesquisar, poderá conferir os resultados nas mais diversas redes sociais, conferindo os posts dos usuários e diversas estatísticas precisas.

Os resultados são constantemente atualizados. Infelizmente o site não possui versão em português, apenas em inglês.

O Tagboard é gratuito.

Rite Tag

O Rite Tag é uma ferramenta que indica a probabilidade de sucesso que você pode ter, no momento de escrever a hashtag. Ela vai sugerir isso através das cores verde, azul e vermelha.

Além disso, o Rite Tag vai sugerir hashtags semelhantes sobre o mesmo tema, mas que possuem muito mais chance de serem notadas pelos internautas.

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Embora não tenha versão em português, seu uso é bem simples e intuitivo. Além de disponibilizarem vídeos bem fáceis e curtos, explicando o funcionamento na pratica.

O Rite Tag funciona em diversas redes sociais, mas é mais eficiente no Twitter. A ferramenta também é gratuita.

Hashtracking

O hashtracking é diferente das ferramentas anteriores, porque ele mede os resultados depois do uso da hashtag.

Seu uso é recomendado para eventos e campanhas, assim você consegue saber todos os tweets e retweets que a tag do seu evento gerou.

ferramenta de busca, hashtracking

É uma poderosa ferramenta para medir seus resultados de marketing. Só pode ser utilizado no Twitter.

A ferramenta é paga, mas você pode testá-la gratuitamente.

Top Hashtags

É um site muito simples e fácil de usar. O Top Hashtags mostra as hashtags mais populares de toda a internet, com foco no Twitter, Instagram e Facebook.

busca das top hashtags

Basta acessar o site, escrever a hashtag, e ver os resultados. O site não mostra estatísticas, e só é disponibilizado na versão em inglês.

O Top Hashtags é gratuito.

Keyhole

O Keyhole mostra resultados de qualquer hashtag no Facebook, Twitter e Instagram. Os resultados de busca são precisos e em tempo real.

keyhole buscador de hashtags

É muito fácil ler e entender todos os dados e estatísticas apresentados pela ferramenta. É útil para quem precisa de agilidade no serviço de pesquisa. Também só existe na versão em inglês.

A ferramenta é paga, mas é gratuita para testar.

Twitter Search

Twitter Search é uma ferramenta de busca do Twitter. Ela permite que você busque as hashtags da rede social e segmente em diversas categorias.

Você pode buscar as tags de cunho oficial, jornalístico, as mais populares, as mais recentes, entre outras.

twitter search hashtags

Para usá-lo é só escrever a hashtag desejada na aba de busca. Você será redirecionado para uma área onde poderá escolher as diferentes segmentações.

A interface torna tudo muito fácil e, além disso, está em português.

É totalmente gratuito. Vale a pena conferir.

Agorapulse

O Agorapulse é uma ferramenta muito eficaz para pesquisa e monitoramento de hashtags nas redes sociais.

Ela permite que você gerencie diversas redes sociais de uma só vez, e tenha acesso aos resultados dos seus conteúdos em tempo real. Você pode responder os comentários no Facebook e responder um Tweet na mesma aba.

Além de um sistema inteligente que sugere as melhores hashtags baseadas no conteúdo e na rede social em questão.

agorapulse hashtag

É umas das ferramentas mais completas, embora seja paga. No entanto, você pode testar gratuitamente.

A Hashtag nos dispositivos móveis

As hashtags podem ser usadas a partir de celulares e tablets normalmente. Algumas plataformas limitavam seu uso, mas isso já não acontece atualmente.

Basicamente, não muda nada na sua utilização. É só utilizar a cerquilha e escrever a palavra a seguir.

Muitas ferramentas de buscas não podem ser utilizadas a partir de dispositivos móveis. Você pode conferir a seguir alguns aplicativos que permitem uma pesquisa completa de hashtags. Infelizmente a maioria delas é voltada apenas para o Instagram.

Magnify for Instagram

O Magnify for Instagram é para Android, e conta com uma interface bem simples e amigável.

A proposta do aplicativo é facilitar a utilização da Hashtag nos dispositivos móveis, permitindo o armazenamento das tags usadas.

Além disso, o Magnify sugere as hashtags mais populares e pesquisadas no momento em que você está escrevendo.

Twitter IT

O Twitter IT é um aplicativo de busca de hashtags do Twitter. O aplicativo funciona de forma similar ao Twitter Search, mas de maneira compacta.

A versão também é exclusiva para Android.

É interessante destacar que esse aplicativo possui um alto índice de aprovação e elogios.

Tagomatic

É exclusivo para IOS. O aplicativo permite a pesquisa das hashtags mais populares no Instagram.

A interface do Tagomatic é simples e muito fácil de usar.

Infelizmente o aplicativo não conta com um sistema muito avantajado de pesquisa avançada.

Hash Tags

É um aplicativo completo que serve para Facebook, Instagram e Twitter.

Reúne as Hashtags mais utilizadas nessas redes sociais em tempo real e disponibiliza para que você use em seus conteúdos.

É leve, gratuito, simples e fácil de usar. Possui interface em português. É o aplicativo perfeito para quem precisa da melhor hashtag possível, mas está sem tempo.

Caracteres que podem ser utilizados nas hashtags

A maioria das redes sociais garante uma grande liberdade na hora de usar hashtags.

Com exceção do Google Plus que não permite que você use apenas números (por exemplo #2018), não existem limitações nos caracteres que podem ser utilizados depois do jogo da velha.

Você também pode ter problemas se tentar utilizar caracteres especiais como hífen (-) ou acento agudo (´) no Google Plus. Ele tentará separar tudo o que não for letra ou número da hashtag.

O Twitter tem o limite de 140 caracteres por tweet. As hashtags precisam se enquadrar nessa estruturação.

O Youtube ignora todas as hashtags de qualquer vídeo que contenha mais do que 15.

O Instagram impõe o limite de 30 hashtags por foto. Não existe limitação em nenhuma outra rede social.

Plataformas e Redes Sociais Para Utilizar Hashtags: Como funciona?

Embora a principal função das hashtags seja organizar o conteúdo, existem maneiras certas de utilizá-las em cada rede social.

No Instagram é possível criar comunidades com o auxílio das hashtags, e no Twitter é possível entrar em conversas ou se conectar e comentar sobre eventos em tempo real.

Usar muitas hashtags no Twitter ou no Facebook é ineficaz. No Instagram, quanto mais hashtags utilizar, melhores resultados terá.

É preciso entender como cada rede social funciona antes de sair inserindo jogo da velha em toda e qualquer palavra. É desse assunto que vamos tratar no seguinte tópico.

Como a Hashtag é utilizada no Twitter

O Twitter é o berço das hashtags. Entre todas as redes sociais, é a que promove melhor estrutura e possibilidades de uso.

Deixar de usar hashtags no Twitter é como deixar de usar marcações no Facebook, limitando o seu alcance e sua visibilidade.

O fato do Twitter só permitir 280 caracteres exige que os usuários sejam mais diretos. Antes era ainda mais restrito, por permitir somente 140.

bate-papo é uma opção única do Twitter. A hashtag direciona todas as pessoas para o mesmo espaço para conversar sobre determinado tópico. Como tudo acontece em tempo real, o bate-papo é utilizado para cobrir grandes eventos.

Para utilizar, basta descobrir qual hashtag todos estão usando para conversar. Dessa forma, você consegue ler os comentários sobre o tópico e, se quiser dar sua opinião, basta twittar utilizando a mesma tag.

Você também pode acessar as Tendências ou Trending Topics, que consiste em um ranking que organiza as hashtags que todos estão usando. Trata-se da tendência, do tema do momento. São muito utilizados para marketing e publicidade.

Os trending topics são organizados por localidade, destacando as tendências de cada região, embora qualquer usuário pode alterar isso da maneira que achar melhor.

As tendências são ranqueadas baseadas em um grande número de tweets, no menor espaço de tempo possível.

Falando em tendência, a hashtag #FF que significa “Follow Friday” é muito utilizada no Twitter. Seu objetivo é indicar algum perfil para que os outros sigam. Basta usar a tag e marcar o usuário.

A tradução literal é algo como “sexta-feira para seguir”. Acontece sempre em massa nas sextas-feiras, principalmente com perfis mais relevantes.

Além de tudo isso, o Twitter também conta com um sistema de busca avançada para aprimorar pesquisas com hashtags que permite que você busque hashtags em tweets que contenham fotos, vídeos, sejam de fontes oficiais, e até mesmo as tags com melhor engajamento.

Tweets com hashtags geram mais engajamento

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Fica claro que o uso de hashtags, além de aumentar o alcance do seu tweet, gera mais engajamento. Lembre-se que o seu uso não pode ser indiscriminado.

Você precisa se atentar ao número de hashtags utilizadas em cada postagem.

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Evite usar mais do que duas hashtags de uma só vez no Twitter. Quanto mais tags utilizar depois da segunda, menor o engajamento.

O Twitter exige uma abordagem mais direta.

Como usar hashtag no Facebook

O uso de hashtags no Facebook não é tão popular quanto no Twitter, mas a rede social ainda assim garante uma variedade de possibilidades de uso.

Você pode utilizá-las no mural ou em comentários, sem limitações. Se clicar na sua tag que você utilizou, será redirecionado para uma área onde estão todas as postagens e comentários de pessoas que também a utilizaram.

O sistema de busca é um dos mais completos. Você pode simplesmente escrever uma hashtag na aba de pesquisa e ter acesso a todos os perfis que utilizaram-na. Também existe a opção de escrever diretamente via HTML, determinando a sua tag na frente do seguinte link www.facebook.com/hashtag/.

Para tornar a pesquisa mais precisa, o Facebook oferece um sistema de busca específico para visualizar apenas pessoas, páginas, aplicativos, eventos, lugares e grupos.

Além disso, é possível buscar por hashtags mais utilizadas, dependendo da região de interesse, além de ser possível realizar uma pesquisa baseada nas tags mais recentes.

As opções de pesquisa de hashtags que são acompanhadas com fotos e vídeos, assim como no Twitter, também é disponibilizada pelo Facebook.

A melhor maneira de usar as tags no Facebook é utilizá-la com fotos ou vídeos, que são as mídias com maior retorno no Facebook.

Não use mais do que 2 hashtags

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Postagem com 1 ou 2 hashtags no Facebook possuem muito mais engajamento. A efetividade cai conforme o número de hashtags aumenta.

Não use mais do que duas hashtags no Facebook.

Como usar Hashtags no Instagram

Depois do Twitter, com certeza é no Instagram onde as hashtags são mais utilizadas. É uma excelente maneira de tornar suas fotos populares nessa rede social.

Falando em popularidade, assim que você começa a escrever a tag na sua foto, o Instagram sugere as hashtags mais utilizadas do momento. Use-as para que sua foto tenha mais visibilidade.

A hashtag #nofilter (sem filtro) é uma das mais utilizadas nessa rede. Ela serve para indicar fotos que não possuem nenhum filtro.

A tag #tbt (throwback thursday, que significa algo como quinta-feira do retorno) é usada em fotos antigas. As duas hashtags mais utilizadas são #love e #instagood, respectivamente.

O sistema de busca não deixa nada a desejar, então lembre-se de sempre fazer uma pesquisa para saber quais são as melhores palavras para utilizar.

As hashtags utilizadas no Instagram são mais genéricas do que no Twitter, onde são mais específicas sobre determinado tema.

É preciso ter equilíbrio e usar ambas. Utilize as genéricas para ter mais visibilidade e as específicas para atrair o público realmente interessado na sua marca.

Você pode usar muitas hashtags no Instagram

A estrutura do Instagram permite que você use muitas hashtags. Afinal, se você quer que vejam a sua foto, terá que garantir que ela apareça no máximo de pesquisas possíveis, certo?

Ah! Existe um porém. O uso excessivo de hashtags no Instagram pode acabar gerando diminuição no engajamento.

hashtags no instagram

O ideal é que você use menos de 10, ou sua postagem pode acabar sendo considerada como spam pela rede social, fazendo você perder o engajamento.

Se você usa 8 hashtags, consegue um número favorável de likes e não corre o risco de ter seu conteúdo considerado como spam.

Sua visibilidade no Instagram depende das hashtags

No Facebook, existe a possibilidade de você conseguir engajamento sem hashtags.

Até mesmo no Twitter existe essa possibilidade, embora não seja recomendável por ser estatisticamente menor.

O mesmo não ocorre no Instagram. Você depende inteiramente das hashtags nessa rede social ou a sua visibilidade será praticamente nula. O uso das hashtags no Instagram é obrigatório.

O uso da hashtag no Google+

O Google+ oferece um suporte completo para a utilização das hashtags com tudo que você precisa.

O sistema de pesquisa é tão eficiente quanto o do Twitter e do Facebook. Além disso, no momento da escolha da hashtag ele sugere palavras similares e indica as mais usadas.

Um fator único do Google+ é que, ao utilizar uma hashtag pouco conhecida, ele automaticamente acrescenta outras que são muito usadas e têm relação com a palavra que você escolheu. As hashtags utilizadas por você ficam na cor cinza e as que o Google+ tomou a liberdade de inserir, ficam na cor azul.

Essa opção pode ser desabilitada nas configurações, mas é recomendado utilizá-la para conseguir melhor engajamento.

As limitações de uso das hashtags dessa rede social se tornam irrelevantes perto dos pontos positivos.

Como usar hashtags no Tumblr

Diferentemente da maioria das outras redes sociais, o Tumblr conta uma seção específica para utilização da hashtag.

Simplesmente usar a cerquilha antes de uma palavra não vai torná-la em um hyperlink. Você deve selecionar o item que deseja transformar em hashtag e utilizar a ferramenta de texto “tag”.

Funciona exatamente da mesma maneira que se gera hyperlinks internos e externos no WordPress.

A hashtag funciona como nas outras redes sociais, levando todos que clicarem para uma área em que todas as pessoas utilizaram a mesma palavra.

Como usar hashtags no Pinterest

O Pinterest funciona de maneira muito diferente do Twitter ou do Facebook. Dentre todas as redes sociais é a que precisa de maior cautela.

Ao usar, por exemplo, a hashtag “pintura” em uma de suas imagens, todos que clicarem serão direcionados para uma área onde todos os usuários utilizaram a mesma palavra, mesmo que não tenham usado a hashtag.

A melhor maneira de lidar com isso é escolhendo um conjunto de palavras bem específicas para divulgar seu conteúdo. Se optar por palavras mais abrangentes você corre o risco de perder visibilidade.

É aconselhável usar poucas hashtags no Pinterest para não perder engajamento.

Hashtag no Youtube

No Youtube, as hashtags são excelentes para encontrar vídeos.

Você pode usar a hashtag sobre um determinado tema, como “#cook” (cozinhar) e encontrar uma infinidade de vídeos que tenham essa temática.

Use hashtags específicas e genéricas para aumentar o alcance de visibilidade do seu vídeo.

Evite usar muitas hashtags. O Youtube deixa bem claro que diminui o engajamento de vídeos que contém muitas hashtags e anula o efeito de qualquer vídeo que contenha mais do que 15. Além disso, vídeos com uso excessivo de hashtags estão sujeitos à remoção.

Hashtag no LinkedIn

A rede com foco profissional também aderiu ao uso das famosas hashtags. O funcionamento é similar ao do Tumblr, contando com uma seção específica, onde você torna a palavra em um link.

Basta escrever sua palavra utilizando a cerquilha – seguindo o mesmo processo das outras redes –, e depois utilizar a ferramenta de texto para transformá-la em uma hashtag.

O propósito aqui é permitir com que encontrem conteúdos semelhantes no momento da busca e gerar mais visibilidade.

Tenha em mente que o LinkedIn é uma rede social mais séria, então é preciso ter tato na hora de escolher a hashtag certa.

De que forma minha empresa pode usar hashtag?

Com as hashtags, a sua empresa pode deixar a sua #marca nas redes sociais.

Ao utilizar corretamente as hashtags em cada rede social, você conseguirá maior visibilidade e engajamento.

Ao optar por tags mais específicas, você atrairá pessoas que estão interessadas na sua marca e no seu conteúdo. Isso gera interações. Ao optar por tags mais genéricas, o seu conteúdo terá um alcance muito maior.

As hashtags facilitam e intensificam o contato entre a empresa o público. Toda vez que alguém interage com a hashtag que você utilizou, também estará interagindo com a sua empresa.

Confira a seguir algumas formas de utilizar a hashtag para beneficiar a sua empresa.

Use hashtags através de campanhas, promoções e sorteios

É muito comum no Facebook criarem sorteios pedindo para curtirem a página, compartilhar, comentar e utilizar uma hashtag com o nome da empresa ou do produto. Isso pode auxiliar muito na divulgação da marca.

Também existem redes de fast-food que permitem descontos em tempo real para clientes que utilizam a hashtag da promoção no ato da compra.

Campanhas, principalmente se forem de causa social, também podem conseguir muito engajamento para sua empresa. Mas ela precisa estar alinhada com a proposta.

Pesquise as empresas concorrentes

Você também pode saber como as empresas concorrentes estão se saindo através de pesquisas das hashtags que estão utilizando.

Aproveite para desenvolver novas estratégias e não cometer os mesmos erros que elas.

Pesquise seus resultados em tempo real

Você pode saber se a sua hashtag está gerando engajamento de forma muito fácil na aba de buscas.

Além disso, você pode utilizar o sistema de busca aprimorada e ter acesso a resultados mais específicos. Por exemplo, caso esteja usando o Facebook, pode filtrar apenas as páginas ou pessoas físicas que utilizaram a sua hashtag.

Use hashtags para aprimorar seu SEO

Sim, hashtags afetam o SEO da sua empresa. Apenas pense que SEO tem relação com o engajamento e alcance do seu conteúdo. Elas já fazem parte fundamental da estratégia de marketing de muitas empresas.

A diferença é que hashtags se tornaram tão populares que as redes sociais decidiram criar setores específicos para o seu uso.

Utilize as técnicas de SEO junto com as hashtags e obterá resultados espetaculares.

Sempre anuncie novidades com uma hashtag

Está lançando um serviço ou produto novo? A sua empresa passou por mudanças? Está participando de uma nova parceria? Utilize uma hashtag para divulgar isso.

Como utilizar hashtags na sua estratégia de marketing digital?

As hashtags já fazem parte da cultura digital e não utilizá-las no marketing seria um desperdício. Quantas vezes elas já não viralizaram?

O primeiro passo é escolher quais são as redes sociais mais adequadas para a proposta de conteúdo da sua marca ou empresa.

Se sua intenção é divulgar um vídeo, não adianta apostar no Instagram. E se são fotos, o Youtube é dispensável.

O Facebook é a rede social mais utilizada do mundo e permite uma liberdade na utilização de mídias. Você com certeza quer divulgar sua marca lá.

O Twitter é uma das redes sociais mais usadas, e é onde as hashtags possuem maior potencial. Lá é o lugar certo para trabalhar o marketing digital com hashtags.

Confira, a seguir, o que fazer depois de decidir quais redes sociais você vai usar na sua estratégia de marketing.

Crie hashtags para sua empresa ou evento

Isso é o básico. Você precisa utilizar hashtags com o nome da empresa para divulgá-la.

Experimente fazer postagens com conteúdo criativo e relevante e finalizar utilizando uma tag com a marca.

Ao postar textos sobre a empresa, você pode inserir a cerquilha quando o nome da empresa aparecer. Cuidado para não ficar repetitivo.

Sempre crie hashtags para eventos que envolvam sua empresa. Já pensou todas as pessoas que foram, irão ou estão presentes nos eventos utilizarem a tag em suas redes sociais?

Crie uma hashtag indicando o local do evento

Não aposte apenas na hashtag que contenha o nome do evento ou nome da empresa, mas também em uma que contenha o nome do local em que tudo está acontecendo.

É comum pessoas tirarem fotos e usarem tags para mostrar onde estão.

Crie hashtags com o nome do produto ou serviço

Sempre crie hashtags com o serviço ou produto que a sua empresa está oferecendo, principalmente se ele for novidade ou acabou de passar por renovações.

É possível que as pessoas que adquiriram ou que querem adquirir o produto usem a hashtag.

Pesquise as hashtags adequadas para cada rede social

Não adianta usar #Nofilter no Facebook e nem #FF no Instagram, por mais que estejam entre as hashtags mais utilizadas. Cada rede social possui suas próprias tendências.

Fique por dentro das tendências de cada rede para não usar uma tag sem utilidade.

Procure hashtags com alto volume de publicações

Aproveite os sistemas de buscas de cada rede social para saber quais são as hahstags mais utilizadas do momento. As redes que oferecem um sistema de busca avançado podem ajudar você ainda mais.

Eventos muito relevantes sempre geram um alto número de tags, principalmente se for anunciada alguma hashtag oficial. Se a sua marca estiver participando de alguma forma desses eventos, use a hashtag.

Provoque interações positivas

Você pode iniciar a proposta através de CTAs, pedindo para que clientes satisfeitos com seu produto utilizem determinada hashtag, por exemplo, principalmente com o nome do serviço, da sua empresa, ou de ambos.

Proponha para o seu público (de maneira criativa) que usem a sua hashtag. Mas tenha cautela para não ficar uma coisa forçada.

Isso é muito utilizado no Facebook e gera um alto número de interações, mas fique preparado para interações negativas.

Facilitar o retorno para interações negativas

É possível que surjam pessoas insatisfeitas com o seu produto ou conteúdo e utilizem hashtags não muito amigáveis, relacionando-as com a tag da sua marca.

Já pensou alguém escrever o nome da sua empresa seguida pela hashtag #lixo?

Certamente você conseguirá ter acesso a esses conteúdos e poderá prestar o devido suporte e interagir com essas pessoas, diminuindo o retorno negativo.

O uso da hashtag por grandes empresas no Twitter

Muitas empresas conseguem bons resultados em seu marketing digital utilizando o Twitter.

A hashtag #superbowl é muito famosa no Twitter. Super Bowl é a principal liga de futebol americano dos Estado Unidos, e os fãs utilizam a tag no Twitter para comentar os jogos em tempo real.

Os fãs da Comic Con utilizam a hashtag #CCXP para comentar sobre o evento.

Empresas de jogos eletrônicos utilizam hashtags com o nome de jogos para divulgação de promoções.

Muitas vezes são os próprios fãs que criam hashtags quando estão ansiosos, utilizando o nome do produto que estão aguardando.

Quando se fala de pessoas que utilizam bem o Twitter para gerar engajamento, é preciso citar a Netflix. Ela sempre trabalha com frases criativas, respondendo bem os clientes e fazendo um excelente uso das hashtags.

Outro fator é que os fãs utilizam hashtags com o nome das séries que estão bombando, ou que desejam que fossem adicionadas na programação da empresa.

Use hashtags relevantes

Quando alguma empresa de jogos eletrônicos quer divulgar um jogo pouco conhecido, ela utiliza hahstags como #ps4 ou #xboxone. Por serem tags com alto índice de uso e pesquisa, existe muita probabilidade dos fãs de games darem uma conferida.

Aproveite o embalo de hashtags relevantes para utilizar suas tags de forma criativa e divulgar sua marca com eficiência.

A hashtag #BlackLivesMatter que é muito popular é utilizada por empresas de roupa e artesanatos de origem africana. Muitas empresas utilizam causas sociais para divulgar seu negócio.

Busque as hashtags relevantes no seu meio

Não busque apenas as hashtags que são relevantes como um todo, mas também as mais relevantes dentro da sua proposta.

Se a sua empresa trabalhar com marketing de conteúdo, tags como #SEO ou #marketingdeconteúdo são muito populares.

Mesmo que não sejam populares de maneira genérica, podem gerar muito engajamento de um público específico.

Siga tendências

Aproveite para usar a #FF do Twitter para divulgar sua marca, mesclando inclusive com outra hashtag mais específica sobre seus produtos.

Buscar as hashtags no Trending Topic é a melhor opção. Com certeza existe alguma que você pode utilizar para gerar engajamento para sua empresa.

Apenas tenha certeza de alinhar a estratégia com a hashtag em questão. Lembre-se que algumas tendências são bem passageiras, enquanto outras vieram para ficar.

Eventos como a Copa do Mundo de 2014 geraram um alto número de engajamentos com as hashtags, mas elas não podem mais ser utilizadas depois desse período.

Frases notórias, campanhas e causas – tudo isso gera hashtags. Quando isso acontecer, certifique-se de fazer com que sua empresa acompanhe o fluxo.

Crie sua própria hashtag

É preciso ter originalidade no momento de criar sua hashtag. Não adianta seguir tendências e conseguir visibilidade, mas não utilizar uma tag eficiente que gere engajamento.

Você precisa uma hashtag que represente o nome da sua empresa, mas não é assim tão simples.

Guia de tags nas redes sociais

Faça um planejamento das suas hashtags

Se você quer criar hashtags que tenham relevância, vai precisar de um planejamento preciso.

Embora cada empresa tem a sua maneira de se planejar, existem algumas estratégias que podem ser usadas para em qualquer plano para todas as redes sociais.

Determine um número fixo de hashtags por postagens

Essa é uma estratégia efetiva. Se você determinar um número fixo de hashtags, não corre o risco de perder engajamento por conta de erros simples.

Claro que você precisar determinar um número para cada rede social. Para o Twitter e Facebook, duas postagens estão de bom tamanho. Para o Instagram você precisará de um número maior.

Utilize hashtags que incentivem a interação

Os internautas precisam se sentir incentivados a utilizar a hashtag que você compartilhou. Seja por conta de um sorteio, promoção, causa, campanha ou simplesmente por ter despertado o interesse das pessoas.

Não desista na primeira vez

É claro que algumas hashtags viralizam assim que são lançadas, mas lembre-se que a hashtag em si demorou um bom tempo antes de se tornar tendência.

Então, só porque teve uma boa ideia, mas ainda não teve o retorno esperado, não precisa deletar a hashtag para sempre.

Continue utilizando em mais postagens para testar o resultado. Se não funcionar é porque ainda não é a hora certa.

Utilize suas hashtags em todas as redes sociais

É verdade que as hashtags que bombam em uma rede não bombam em outra, mas você pode lançar suas hashtags em todas para ver em quais você consegue melhor retorno.

Já pensou a sua hashtag sendo compartilhada em massa em 3 redes sociais diferentes?

Utilize hashtags em todas as suas postagens

Não utilizar hashtags é desperdiçar possibilidades. As chances de conseguir engajamento são sempre maiores, independente da rede social.

Use a criatividade, afinal você pode usar a mesma hashtag de inúmeras maneiras diferentes.

Não use a mesma hashtag o tempo todo

Algumas vezes vai ser preciso insistir na hashtag por algum tempo para obter retorno, mas tenha bom senso para não tornar isso em algo enfadonho e repetitivo.

Você pode usar o nome da sua empresa em uma postagem e usar o nome do produto em outro. Lembre-se de traçar isso muito bem no planejamento.

Não use hashtags diferentes em cada postagem

O oposto também é ineficaz. Se usar uma hashtag nova cada vez que for gerar conteúdo novo, dificilmente vai conseguir retorno com a sua hashtag.

Tenha o equilíbrio entre as tags novas e as que você já utilizou.

Utilize hashtags que tenham proximidade com seu público

Seu produto ou serviço causa alguma sensação nos usuários? Utilize hashtags que façam menção a isso.

Empresas que trabalham com produtos de suplementação para atletas podem usar hashtags que façam menção aos benefícios proporcionados, por exemplo.

Empresas que trabalham com calçados podem fazer menção ao conforto proporcionado ou sobre a estética do produto.

A hashtag não precisa ser sobre o produto em si.

Crie tendências

Sim, seguir tendências é uma excelente maneira de conseguir visibilidade, mas criar a sua própria tendência é algo ainda melhor.

Faça uma análise das hashtags que viralizaram e busque criar uma que contenha essas mesmas características.

Crie simplificações e use siglas

É recomendado que empresas com nomes muito complexos ou muito longos utilizem abreviações ou tags com o conteúdo mais simplificado.

Fãs da série Game of Thrones utilizam a hashtag #GOT. Assim como fãs de bandas com nome muito longo sempre usam as siglas nas tags.

Use a criatividade para criar uma palavra simples e que represente a sua empresa.

Use Letras Maiúsculas

Se não é possível abreviar porque prejudicaria a proposta do conteúdo, utilize letras maiúsculas para separar as palavras, de forma que a hashtag fique bem legível como na tag #TheWalkingDead.

Crie um Buzz

Um buzz é uma estratégia de marketing onde os próprios consumidores divulgam a marca. A tradução literal de buzz é “sussurro, fofoca, etc.”.

Só o fato de algum internauta utilizar a hashtag com o nome da sua empresa ou produto já está fazendo um buzz, mas isso pode ser muito mais aprimorado.

A palavra que define buzz marketing é inteligência. Grandes sacadas geram muito engajamento.

Já pensou que criativo uma empresa que vende filtro solar usar a hashtag #nofilter no Instagram para divulgar seus produtos?

Interaja com os usuários e com outras empresas

É claro que dependendo da quantidade de engajamento, fica muito difícil interagir com cada pessoa que utilizou a hashtag da sua marca. Entretanto, é preciso interagir com os usuários para criar uma relação mais intensa com a empresa.

Sempre responda pessoas que utilizam a hashtag da sua empresa para mostrar proximidade com os internautas.

As interações entre Burguer King e McDonald’s dão o que falar não apenas no Twitter, mas em muitas outras redes sociais com sacadas geniais.

Interações entre Coca-cola e Pepsi também costumam gerar muita visibilidade.

Então lembre-se que a empresa rival pode ser uma excelente fonte de engajamento, se interagir da maneira correta.

A interação com empresas que estão formando algum tipo de parceria é ainda mais simples.

Crie uma hashtag com trocadilho

Se o nome da sua empresa permite que você crie trocadilhos, faça isso. Hashtags do tipo são bem recebidas pelos internautas e dão um bom retorno.

Aproveite para fazer isso com seus produtos e serviços e conseguirá muitas interações e, consequentemente, conseguirá gerar o buzz.

Exemplos de hashtags mais usadas

O Instagram, apesar de ser uma rede social com hashtags mais genéricas, possui um alto índice de tags que são muito fixas. As tags #love, #instagood, #tbt, #cute, são utilizadas por muito usuários e se tornaram algo fixo.

No Twitter, a utilização de #FF e #TrendingTopics é muito popular e se tornou algo fixo. Ironicamente, as hashtags mais populares do Trending costumam ser passageiras.

O Facebook é a rede social onde as hashtags são mais passageiras. As tendências costumam ser piadas ou frases clichês.

Hashtags de grandes eventos ou empresas como #fifa, #nba, #pepsi ou #lolapalooza, possuem sempre um alto índice de utilização.

Entre as hashtags passageiras estão #copa2016 e #eleições. Geralmente são sempre grandes eventos que envolvem o país, embora temporários.

O nome de pessoas famosas também costuma ter um alto índice de compartilhamento. O nome do jogador #neymar é compartilhado em diversas redes sociais em todo o Brasil.

As 5 hashtags mais utilizadas

  • 1. #love
  • 2. #instagood
  • 3. #tbt
  • 4. #photooftheday
  • 5. #cute

Exemplos de hashtags utilizadas para sarcasmo

A utilização de hashtags com sarcasmo é muito frequente no facebook.

Um exemplo disso é a piada é feita a comparação entre #raíz e #nutella. A piada consiste em comparar algo mais antigo com o novo, de modo que satirize o novo. De forma indireta isso traz muito engajamento para a empresa Nutella e seus produtos.

A hashtag #7a1 também é utilizada fazendo menções e comparações ao jogo entre Brasil e Alemanha na copa de 2016. Ela ganhou maior popularidade quando o porta-voz de Israel a utilizou em um debate com a presidente da época, Dilma Rousseff.

Hashtags mais utilizadas de 2017

As hashtags do Instagram estão sempre entre as mais utilizadas por serem fixas, diferentemente das outras redes sociais.

Entre as hashtags mais utilizadas de 2017 podemos encontrar #trump, que embora tenha sido eleito em 2016, começou a governar apenas no começo de 2017. Seu mandato dividiu os internautas.

Entre as hashtags mais utilizadas com conteúdo ativista de 2017, estão #impeachtrump, #BlackLivesMatter e #Resist.

O entretenimento também gerou muitas hashtags em 2017 com nomes de filmes e séries, como #lalaland, #got e #13reasonswhy.

De forma geral, as hashtags são passageiras e você vai precisar pesquisar para saber quais são as mais utilizadas atualmente.

As 10 hashtags mais populares do Instagram em 2017

1. #love2. #instagood3. #photooftheday4. #beautiful5. #fashion6. #tbt7. #happy8. #cute9. #me10. #follow

As 10 hashtags mais populares do Instagram em 2017 no Brasil

1. #love2. #bomdia3. #boanoite4. #instagood5. #amor6. #fashion7. #moda8. #tbt9. #brasil10. #report

Conclusão

Nesse guia completo sobre hashtags, você conseguiu aprender tudo sobre o tema. Espero que tenha gostado.

As hashtags já fazem parte da cultura digital, e seu uso nas redes sociais é cada vez mais abrangente.

No Twitter e no Instagram as hashtags são praticamente obrigatórias se você quer obter visibilidade e engajamento dos seus conteúdos.

Elas não servem apenas como meio de aumentar o alcance da sua marca, mas também para pesquisa.

Serve tanto para medir seus resultados, quanto para ficar de olho nos seus rivais e poder traçar novas estratégias.

Hashtags reforçam a conexão entre os internautas e a sua marca. Toda vez que alguém usar a sua hashtag, estará interagindo diretamente com a sua empresa.

No entanto, cada rede social possui suas próprias hashtags mais populares. O que bomba no Twitter, não bomba no Facebook.

Além disso, todas as redes sociais têm suas estratégias únicas e básicas de utilização de hashtags. No Instagram, quanto mais hashtags, melhor (mantendo o bom senso). No Facebook, se você usar mais do que duas, perderá engajamento.

É crucial a pesquisa antes de utilizar a hashtag para marketing digital. É importante saber quais temas estão bombando e utilizá-los no seu conteúdo para alavancar a sua marca.

Para isso, todas as redes sociais dispõem de sistemas de buscas, além de ser possível encontrar ferramentas muito eficientes para essa função.

Você não pode simplesmente usar qualquer hashtag sem critério. É preciso que esteja dentro do tema proposto, ou não será eficiente.

Além disso, precisa estar de acordo com as políticas de uso da rede social, caso contrário, poderá sofrer punições e perder engajamento.

Espero que esse guia tenha sido útil para você. Como você usará as suas #hashtags?

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