GOOGLE NOTÍCIAS: AUMENTE O TRÁFEGO DO SITE COM ESTE RECURSO!

Google Notícias: Aumente o Tráfego do Site Com Este Recurso!
Google Notícias: Aumente o Tráfego do Site Com Este Recurso!

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Você pode obter milhares de cliques para o seu site a partir do Google Notícias.

E você nem precisa ser jornalista!

Blogueiros e profissionais de conteúdo de marketing digital inteligentes já estão usando esse excelente recurso para direcionar tráfego. O Search Engine Watch, por exemplo, aumentou sua média de visitas mensais em 329% a partir do Google Notícias.

Você já pensou em como direcionar tráfego a partir do Google Notícias? Este guia prático vai te ajudar a obter tráfego em tempo real a partir do Google Notícias.

O Search Engine Watch teve a sorte de ser incluído no Google Notícias, em parte porque o blog publica artigos atuais e oportunos. E sim, segundo Danny Sullivan,

Se você não é um site de notícias, o Google Notícias provavelmente não vai te dar atenção.

O que é Notícia?

O Google define notícia como “uma informação recém adquirida ou digna de nota, especialmente sobre eventos recentes ou importantes”.

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Se você está na linha de frente de sua indústria e publica de forma oportuna informações que são do interesse de seu público-alvo, você está publicando notícias.

O Google Notícias é uma plataforma de distribuição de conteúdo introduzida pelo Google para ajudar a organizar notícias do mundo todo e deixá-las mais acessíveis ao usuário.

O Google Notícias envia 6 bilhões de cliques por mês para editores ao redor do globo. Se você obtiver apenas 0,0001% desses cliques para o seu site, já será muita coisa. Faça o cálculo.

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Dito isso, é um desafio conseguir que seu site seja indexado pelo rastreador do Google Notícias e que seus artigos sejam indexados e ranqueados no Google Notícias.

Se você quer ter seu site adicionado ao Google Notícias, esse artigo detalhado vai te mostrar uma abordagem passo a passo que funciona.

Vejamos algumas das melhores práticas para garantir a adição ao Google Notícias e como obter tráfego em tempo real.

Respeite os Princípios do Bom Jornalismo

Se você verificar as adições mais recentes à plataforma de distribuição do Google Notícias, verá que o Google já não está 100% focado em conteúdo de notícias e eventos recentes.

A plataforma evoluiu com o tempo, passando a oferecer oportunidades similares para blogueiros, criadores de conteúdo e especialistas em notícias. Essa evolução talvez não fique óbvia nas manchetes, mas o conteúdo revela a expansão.

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No entanto, os princípios do bom jornalismo não foram esquecidos. O Google ainda se importa com o estilo e o conteúdo dos artigos. Fazer bom jornalismo é principalmente ser verdadeiro e o mais objetivo possível.

Por que você acha que o Google Notícias rastreia, indexa e publica conteúdo da CNN, da BBC, do Techcruch, do The Wall Street Journal e outros?

Um dos motivos é o fato de que esses sites respeitam práticas rigorosas do jornalismo. São órgãos que praticam a transparência e seguem as mesmas normas profissionais.

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Seus relatos devem ser originais, verdadeiros e bem estruturados. O jornalismo padrão se baseia principalmente na investigação. Você deve ser capaz de investigar uma história e confirmá-la antes de publicar.

Para que sua história chame a atenção dos editores, que por sua vez vão optar por distribuí-la no Google Notícias, a PBS recomenda que você disponha as informações do conteúdo mais importante ao menos importante.

Existe um processo estabelecido para que você tenha suas histórias destacadas no Google Notícias. Mas antes de se submeter a ele, siga as orientações a seguir:

1. Não copie de outros sites. Escreva notícias originais.

Antes de qualquer coisa, você precisa garantir histórias originais.

O Google Notícias não quer distribuir conteúdos idênticos. Você precisa garantir que seu conteúdo seja original, com dados precisos fornecidos por fontes confiáveis. Qualquer que seja a origem da informação, é preciso confirmar que a fonte é de confiança.

Visite a homepage do Google Notícias. Todas as histórias em destaque são conteúdo original com fontes credíveis. E não, nenhum dos sites é classificado mais do que uma vez por suas histórias.

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O Google é uma empresa com muita credibilidade, que tem a confiança de milhões de usuários mundo afora. Imagine o que acontecerá se as notícias publicadas no Google forem falsas.

Qual seria o efeito para a credibilidade do Google?

E por falar em credibilidade, o Google também presta atenção também ao Author Rank.

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Não existe melhor forma de se tornar um autor de boa reputação do que escrever para outros sites de notícias e revistas. Se você nunca escreveu para sites jornalísticos de alta credibilidade, como o Forbes, Inc. ou oBusiness Insider, precisa começar a fazer isso.

O Google sabe que autores e colunistas bem conceituados não copiam histórias de outras fontes.

Em vez disso, esses autores fazem um esforço extra para conseguir histórias originais. Autores famosos que têm diversas histórias originais publicadas ao longo do tempo recebem créditos a fim de conseguir melhores rankings e melhorar sua reputação, independentemente das publicações para as quais escolhem escrever.

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Uma forma de ter sua história adicionada ao Google Notícias rapidamente é trabalhar com um co-autor que tem um Author Rank alto.

Na visão do Google, esse autor trará um nível de autoridade mais alto para o seu site, e também uma maior possibilidade de a história ser original e de confiança.

Para começar a publicar notícias, você precisa de histórias originais. O guia abaixo vai te dar mais informações:

A Origem das Histórias: Como Jornalistas Encontram e Criam Notícias na Era da Mídia Social, Competição e Jornalismo Barato

2. Escreva manchetes com muitas palavras-chave que comuniquem o assunto da notícia

Sua manchete faz uma promessa ao leitor. Se você usar uma boa manchete, sua notícia provavelmente será escolhida pelo Google Notícias e por outros jornalistas, que podem ampliar o alcance do seu conteúdo.

Segundo o Poynter, você deve tentar “usar manchetes diretas e pouco enfeitadas. Use palavras concisas e familiares, se possível”.

Você talvez se sinta tentado a usar números em suas manchetes. Afinal, usuários adoram números. Mas se você quer usar uma manchete do tipo “artigos de listas”, é preciso que ela contenha ideias específicas e não se pareça com matérias “iscas de cliques”.

Já observei que sites de autoridade que publicam notícias no dia-a-dia raramente usam o formato artigos de listas ou manchetes com números.

Eles simplesmente escrevem manchetes precisas, claras e atraentes. Podemos nos inspirar no Search Engine Land, por exemplo:

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Assim como nos posts de blog, a manchete de sua notícia determina se essa história será ou não distribuída pelo Google Notícias.

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a escrever manchetes que merecem ser publicadas:

i). Não repita palavras: O propósito de conseguir que seu site ou sua história sejam adicionados ao Google Notícias é obter cliques e visualizações de sua enorme base de usuários. Você não precisa repetir palavras ou palavras-chave na manchete, como se estivesse trabalhando ativamente com SEO.

Aqui está uma manchete fraca:

“Como investidores experientes podem orientar investidores que estão prestes a desistir”

Evite essa repetição o máximo possível.

Em comparação, veja aqui algumas manchetes típicas – sem repetições:

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ii). Use a voz ativa: Uma manchete é uma forma rápida de mostrar o que está na notícia.

Não deixe os usuários entediados ou desencoraje os jornalistas que poderiam selecionar sua história. Evite usar a voz passiva.

Na voz passiva, o sujeito está recebendo a ação contida no verbo. Por exemplo:

  • Voz passiva: Mary foi atingida pelo carro.
  • Voz ativa: O carro atingiu Mary.

A voz ativa começa com o sujeito. Com a voz ativa, você pode dizer mais em menos palavras. A concisão é uma tática essencial da redação de notícias e cativa o público.

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Usar a voz ativa em suas manchetes também ajuda a retirar palavras desnecessárias. Se você visitar a homepage do Digg, verá que a maioria das histórias distribuídas tem títulos em voz ativa.

Eis um exemplo:

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A versão em voz passiva da manchete acima é obviamente mais fraca:

  • An Episode of ‘Top Chef’ Was Produced with Help From the CIA (Episódio de “Top Chef” produzido com ajuda da CIA)

iii) Escreva no tempo presente: Esse é outro aspecto que é importante lembrar na hora de escrever uma manchete visando a distribuição no Google Notícias.

Mesmo que a história tenha sido escrita no passado, a manchete deve indicar o que está acontecendo agora mesmo. Afinal, essa é a definição de “notícia”.

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Muitas notícias do Google Notícias são escritas no tempo presente. Veja só:

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iv). Saiba que palavras escrever com letras maiúsculas: Você já percebeu que nem todas as palavras em uma manchete começam com letra maiúscula? Como regra geral, sempre use letras maiúsculas na primeira palavra. Também é preciso usar maiúsculas em nomes próprios.

Na homepage do Google Notícias aparecem tanto notícias com a primeira palavra e nomes próprios em maiúsculas, quanto notícias em que todas as palavras se iniciam com maiúsculas.

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Se você quiser iniciar todas as palavras com maiúsculas, não faça isso com os artigos, preposições e pronomes pessoais. Então, por exemplo, “Juiz Rejeita Última Tentativa de Kesha de se Libertar de Dr. Luke” está correto, as palavras “de” e “se” não devem começar com maiúsculas.

3. Escreva artigos relacionados a notícias do dia a dia, não conteúdo de interesse permanente.

Ao adicionar sites ao Google Notícias, o Google somente pode escolher aqueles que respeitem suas Diretrizes para Webmasters.

Se não houver nenhum aspecto oportuno em seu assunto ou sua história, não há notícia. Simples assim. Em jornalismo, “o tempo é tudo.”

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Para que seu conteúdo seja aceito, você precisa escrever artigos de notícias regularmente. Conteúdo de interesse permanente não serve para o Google Notícias.

Além disso, o Google determina que tipos específicos de conteúdo vai aceitar. Nas palavras do Google:

“Não incluímos guias e tutoriais, colunas de aconselhamento, anúncios de emprego ou conteúdo estritamente informacional, como a previsão do tempo e dados da bolsa de valores.”

No mundo dos blogs, a criação de artigos de interesse permanente é a sua forma de garantir tráfego orgânico sustentável. E o Google privilegia esse tipo de conteúdo em seus resultados orgânicos.

Mas esse tipo de conteúdo não é notícia, e por isso o Google não vai distribuí-lo.

Ao visitar a homepage do Google Notícias, você verá que as histórias são oportunas, e quase sempre aparecem na medida em que os eventos se desenrolam.

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4. Escreva pelo menos 2 notícias por dia.

Por acaso você é o único responsável por gerir seu site? Se você quer que ele seja adicionado ao Google Notícias, talvez tenha que fazer uma mudança.

A maioria dos sites de notícias que tem conteúdo distribuído pelo Google Notícias tem múltiplos autores, ou seja, mais de uma pessoa escreve para o site.

Pense em sites como CNN, BBC, BloomBerg, New York Times, Huffington Post e outros.

Esses sites são atualizados a cada minuto por uma equipe de redatores muito produtivos, que são transparentes e precisos ao reportar notícias.

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Você precisa de mais escritores que possam procurar novas histórias, escrever sobre elas e publicá-las em questão de horas.

Talvez você tenha que treinar bons redatores. Você pode começar contratando redatores freelancer e treinando-os para seguir a abordagem jornalística que o Google Notícias e outras plataformas de mídia exigem para suas histórias.

Você deve também ensinar seus redatores a seguir as diretrizes de sua marca. Informe-os sobre os elementos que devem aparecer nas notícias – as manchetes, a voz narrativa, a necessidade do uso de fontes e as regras para citações.

Idealmente, crie em seu site uma página sobre os autores e apresente cada redator em sua equipe.

O Google vai solicitar uma lista de todos os autores que contribuem com notícias para o seu site. De fato, você terá que fornecer informações de contato para cada redator ao fazer o pedido de inclusão no Google.

5. Estabeleça autoridade com seu blog.

Compreensivelmente, o Google é muito exigente ao avaliar se um conteúdo é notícia. Nem todo artigo é notícia.

Na maioria dos casos, a questão não é a história em si, e sim o contexto ou ângulo pelo qual o autor abordou o assunto.

Já que o Google é apaixonado por histórias atuais e oportunas, você precisa de uma forma de mostrar que está respeitando essas diretrizes.

Você precisa estabelecer autoridade com seu blog. No mundo web, a autoridade se resume a quantos sites de uso simples criam links para o seu site.

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Digamos que você tenha um blog com 3 meses de vida que tem publicado histórias oportunas e atuais na medida em que os fatos acontecem.

Digamos que um outro site (o Mashable, por exemplo) tenha mais autoridade que o seu blog.

Agora responda a essa pergunta:

Se o seu blog publicar a mesma história atual que o Mashable, e ambos seguirem as orientações para a criação de notícias, qual das duas histórias será rastreada, indexada e classificada primeiro pelo Google?

Você respondeu Mashable?

Você está 100% correto.

A razão para isso é óbvia: o Mashable tem mais autoridade do que seu blog de três meses.

O Mashable publica mais conteúdo oportuno porque tem um orçamento em que cabe o número de redatores necessário para fazer isso. Se você tem um pequeno negócio, não pode competir com eles.

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Desenvolver autoridade para o seu blog não é uma coisa simples. E definitivamente não vai acontecer de um dia para o outro.

Você precisa sair do seu site. Precisa estar em todos os lugares.

Enquanto constrói seu Author Rank contribuindo para outros sites de confiança, sempre faça referência à sua história, de forma natural.

Quanto mais você contribui para sites de autoridade e recebe links, mais autoridade seu blog receberá. Seu blog vai crescer gradualmente. Tenha paciência!

As mídias sociais também são essenciais, então lembre-se de compartilhar. Tenha uma presença ativa em plataformas de mídias sociais como o Facebook, o LinkedIn, o Instagram, o Twitter , é muito importante para o Google Notícias, o Google+.

Não tente copiar ou simular o estilo de outro autor. Encontre sua voz. Persista com ela. Essa é a única maneira de chamar atenção em meio à multidão e ter seu site adicionado ao Google Notícias.

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Quando seu conteúdo é original e atraente, muitos usuários vão clicar em sua manchete e visitar seu site.

Mas quando suas notícias são iguais às de todos os outros, você não está criando impacto. O público não vê nada de atraente, e, consequentemente, vai embora.

Conclusão

Agora que você viu a possibilidade de ter seu site e suas notícias adicionadas ao Google Notícias, é hora de entrar em ação e pedir sua inclusão.

Não faça isso muito rapidamente. Primeiro você precisa criar em seu site um caminho que possa ser rastreado por um bot ou spider do Google Notícias, para que eles possam rastrear suas notícias a medida que são publicadas.

Para facilitar esse processo, o Google sugere que você adicione um Sitemap do Google Notícias. Se o seu blog está hospedado no WordPress CMS, você pode encontrar plugins para o sitemap do Google Notícias no repositório do WordPress.

Após instalar um dos plugins, faça aqui seu pedido de adesão ao Google Notícias. Isso vai conectar você a uma conta do Google Console, facilitando a adição de vários sites ao Google Notícias.

Por acaso seu site atende aos requisitos do Google Notícias? Se sim, por que você ainda não usa o Google Notícias para obter tráfego em tempo real?

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