Parece loucura gastar essa quantia de dinheiro em estratégias de marketing, não é mesmo?
Como eu gastei essa quantia? E por que?
A maioria das pessoas tem medo de gastar dinheiro.
Você trabalhou duro por isso, então por qual motivo você se daria o luxo de gastá-lo desta forma?
Mas, como diz o velho ditado:
“Você tem que gastar dinheiro para ganhar dinheiro.”
E isso é totalmente verdade.
Não é diferente de publicar anúncios ou contratar pessoas. Você deve estar disposto a gastar dinheiro hoje para trazer o de amanhã.
E essa é uma estratégia que eu me orgulho de implementar.
Eu sou extremamente calculista e eu sempre olho o ROI potencial de qualquer investimento que eu faço.
Desde comprar um café de $5 ou investir $252,000 em otimização de taxa de conversão, a questão é a mesma.
Qual será o retorno?
Esse café de $5 vai melhorar minha eficiência no trabalho e reduzir as horas de trabalho necessárias, pagando o próprio café?
Se sim, então eu vou compra-lo, porque a meta em qualquer negócio é trazer mais dinheiro.
Seu tempo é um investimento também.
Tudo deveria ser visto como um investimento, mesmo se não for diretamente relacionado a um valor monetário.
Veja como eu gastei $1,080,126 em estratégias de marketing e o que você pode aprender com cada centavo que eu gastei para atrair mais clientes.
Gastando $252,000 em otimização de conversão
Otimização de taxa de conversão concentra-se em vários diferentes fatores.
Ela inclui tudo, desde a experiência até a análise do comportamento do usuário. Ela também aborda como a página canaliza conversões.
Isso é uma tendência relativamente nova ao longo dos últimos anos.
É algo que a maioria dos profissionais do marketing ainda não estão familiarizados.
Um dos maiores problemas com otimização de taxa de conversão é a quantidade de conhecimento técnico necessário para realiza-lo da forma certa.
É difícil encontrar especialistas da área que possam te dar um ROI positivo quando muitos deles fazem isso a menos de cinco anos.
Mas isso pode dar um ótimo retorno quando você encontra a pessoa certa.
O ROI médio em ferramentas de CRO é de 223%. Isso é incrivelmente intrigante!
No período de 1 ano e meio, eu gastei o total de $250,000 em CRO.
Eu contratei os melhores dos melhores, incluindo o Conversion Rate Experts, Digital Telepathy e o Conversion XL.
O maior ponto que eu aprendi aqui foi medir o ROI tanto da receita quanto do conhecimento adquirido.
O que eu quero dizer com isso é o seguinte.
Seu ROI é muito mais do que simplesmente o quanto você gasta contra o quanto de retorno você tem.
Eu olho para o meu ROI por um fator relativamente imensurável (pelo menos para mim) como o de acumular conhecimento.
É como ir ao colégio ou universidade, você paga para acumular conhecimentos.
No final, aqueles $250,000 se transformaram em milhões de dólares em receita adicional.
Mas isso também resultou em mais conhecimento e experiência que continua a me trazer dinheiro para cada novo site ou projeto que eu estou trabalhando.
Eu agora sei alguns segredos da indústria CRO que eu não preciso pagar mais.
Gastando $30,000 em guias de conteúdo gratuito
Não é segredo que marketing de conteúdo é o rei do marketing hoje em dia.
90% das organizações online usam o marketing de conteúdo. E 78% dos principais escritórios de marketing acreditam que este modelo é o futuro do marketing.
Além disso, 90% dos visitantes online acham que conteúdo personalizado sem uma marca conhecida são úteis para ajudar na decisão de compra.
Além disso, o ROI do marketing de conteúdo é incrivelmente alto:
O marketing de conteúdo pode gerar números insanos de tráfego para seu site.
Isso significa que você pode capturar usuários que nunca ouviram falar de você.
E então você pode usar aquele conteúdo para converter esses visitantes em leads.
Marketing de conteúdo funciona, mas está cada vez mais difícil.
Anos atrás, já existiam 2 milhões de novas postagens em blogs todos os dias. E esse número continua a crescer.
Esse é o motivo de eu ter gasto $30,000 criando guias de conteúdo gratuitos que se destacam.
Eles são evergreen. Eles vão direcionar tráfego para meu site por anos e anos.
Eu publiquei um dos meus guias de $30k favoritos no QuickSprout em 2014 e ele ainda direciona mais tráfego do que a maioria das minhas postagens padrões.
Foi o Guia Completo Para Construir Sua Marca Pessoal:
Ele possui 8 capítulos detalhados que cobrem tudo, desde definir a visão e descobrir seu público alvo até alavancar sua marca para ter um marketing gratuito.
O guia tem mais de 30,000 palavras. Isso é conteúdo suficiente para um livro!
O que significa que isso não é como uma postagem feita para ficar bem ranqueada:
Ele é 12x maior que minha principal postagem e 15x maior que minha postagem na 10° posição.
Ele acumula toneladas de conteúdo com várias dicas incrivelmente úteis para construir sua marca.
A razão disso ter custado tanto foi por causa do design e a incrível quantidade de tempo gasto escrevendo e editando e o trabalho coletivo necessário para fazer ele ficar pronto em apenas 2 meses.
Ele foi criado como um HTML infográfico para poder manter seu design atrativo e ainda permitir acesso aos mecanismos de pesquisa que anexem este conteúdo.
O trabalho personalizado do design para isso é caro e consome muito tempo.
Mas vale a pena.
Meu tráfego aumentou muito com esses guias.
Gastar $30,000 em um guia de 30,000 palavras parece loucura para algumas pessoas.
Mas vou repetir, eu não estava focando no custo.
Eu foquei no retorno.
Eu fiz uma pesquisa minuciosa em branding pessoal e encontrei uma falta de conteúdo que poderia ser colocado em prática.
Eu encontrei pouca coisa que não satisfazia os pontos onde eu tinha maiores dúvidas.
No final, o tráfego valeu a pena.
Até mesmo hoje eu consigo direcionar muito tráfego com esta postagem. A mesma quantidade de tráfego poderia me custar centenas de milhares de dólares nos AdWords ou em anúncios no Facebook.
Você deve levar em conta o custo de diferentes alternativas.
Como você poderia gerar esse tráfego? Qual seria o custo de um anúncio na rádio para conseguir os mesmos resultados?
Você vai perceber que o marketing de conteúdo e o SEO são muito mais baratos quando colocados em comparação a outros.
Esse é o motivo de eu ter repetido este sucesso inúmeras vezes.
Eu já criei dezenas de guias definitivos para dominar as palavras-chave mais competitivas no meu nicho.
Alguns destes guias de conteúdo tem me gerado 400,000 visitas cada um deles!
Compare isso ao AdWords. Um ou dois dólares por clique iria me custar mais de $400,000 para gerar o mesmo tráfego.
Agora os $30,000 parecem uma barganha, não é mesmo?
Gastando $659,635 no meu cartão de crédito em um mês
Sim, você leu aquele número corretamente.
Eu realmente gastei $659,635 em um mês com meu cartão de crédito.
E não, eu não gastei tudo isso em sapatos, roupas ou produtos elegantes.
Eu gastei isso tudo em marketing e desenvolvimento de negócios.
Eu gastei em serviços SEO, marketing de conteúdo, pesquisa e tarefas terceirizadas.
Também houve viagens para conferências e reuniões e gastos com comida em reuniões de negócio de alto nível.
Antes de nos aprofundar, aqui está a prova que eu gastei essa quantia em um único mês:
A razão pelo qual eu estava apto a gastar essa quantidade de dinheiro no meu cartão de crédito em um único mês foi devido ao nível do meu cartão.
Eu tenho o American Express Centurion Card. É mais conhecido como o “cartão black” que você vê celebridades usando.
Não é tão legal como parece, confie em mim.
Eu só tenho esse cartão black por causa da quantia que eu tenho gasto com a American Express ao longo dos anos.
Eu coloquei todas as transações de negócios neste cartão e sempre paguei a conta em dia.
Por isso que meu limite é quase ilimitado.
E quem vai querer usar esse dinheiro se não for para ter retorno? Garanto que eu não.
Esse é o motivo de eu rastrear meus gastos em uma planilha:
Eu preciso saber onde eu estou gastando meus dólares e onde esse dinheiro está dando retorno.
Além disso, isso me ajuda ver onde eu estou usando dinheiro que não está melhorando meus negócios.
Meu objetivo final para tudo é focar no ROI, e é por isso que eu coloco todas as minhas despesas neste cartão.
Todos os meus serviços de pagamentos, produtos que eu uso para tocar meu negócio diariamente, consultorias e muito mais.
Mas os gastos neste mês foram absurdamente altos. Mas esse valor não foi gasto na loucura.
Tudo que eu comprei serviu para um propósito maior e colocar tudo no mesmo cartão me ajuda a gerenciar meus negócios com mais efetividade.
Por exemplo, pontos de recompensa são importantes.
Eu voo por todo mundo por causa de meus negócios. Eu estou constantemente em novas cidades e países.
Gastar dinheiro no meu black AMEX me fornece mais pontos que podem ser resgatados em outros lugares.
Eu gasto mais de $100,000 todo o mês em publicidade. E o serviço de concierge platinum me ajuda a gastar melhor este dinheiro.
Por exemplo, se eles notassem que eu estava gastando $100,000 em publicidade, eles me ligariam para me dizer que o cartão gold era melhor para estes gastos pois ele dava 3x mais pontos para custos com publicidade.
O objetivo em tudo que eu faço é fazer um bom retorno do meu investimento. E este é o motivo de eu ter colocado todos os meus custos no mesmo cartão.
Gastando $138,491 em refeições de negócios
Esse aí parece até clickbait. No entanto, eu prometo que não é.
Eu sei o que você está pensando.
“Neil, mas o que é que você está comendo? Caviar e caranguejo de Dungeness para essas refeições?”
Acredite. Eu queria que esse fosse o caso.
Na verdade, isso é o que eu gastei em 12 meses com minha corporação pessoal.
Quando meu contador me enviou o relatório no final do ano eu quase cuspi a bebida que eu estava tomando.
Foi aproximadamente $11,540 todos os meses.
Mas novamente, minha mente analítica trabalhou rápido:
Qual foi o ROI? Quais jantas com clientes se tornaram um novo relacionamento de negócios? Qual foi o valor do tempo de vida?
Eu consigo identificar os gastos desperdiçados?
Por exemplo, eu não gosto de cozinhar. Eu não sou o melhor cozinheiro do mundo.
Eu gosto de comer de forma saudável e comidas deliciosas. É muito mais fácil ter alguém para preparar isso, para que eu possa focar no que eu realmente sou bom (que no caso, não é cozinhar).
Eu posso economizar tempo e me manter no meu trabalho trazendo novos negócios em vez de perder tempo fazendo uma comida grosseira.
Reparando nos detalhes, eu notei algo interessante:
Eu tive mais de 600 reuniões naquele ano e a quantia gasta por refeição foi mais de $200.
Isso não é terrível considerando que eu estava em restaurantes de alto nível com grandes clientes.
Eu gastei a quantia de $21,491.28 levando colegas de trabalho para almoçar.
Por favor lembre disso: Nunca calcule o ROI do gasto com colegas de trabalhos em refeições.
Colegas de trabalho são o que fazem seu negócio crescer. Eles não são commodities.
Eles são pessoas reais com vidas reais que estão ajudando a crescer seu negócio.
Mostre sua admiração!
Aqui estão as categorias dos gastos com jantares:
Deixe-me explicar isso para você.
Gastar quase $100,000 com clientes é um pouco excessivo.
Eu não recomendo fazer isso, a não ser que você tenha um histórico comprovado de usar essas reuniões ao seu favor.
No entanto, com esses clientes eu fui capaz de estimular o relacionamento que existe hoje e gerar muito valor de tempo de vida.
Além disso, isso me ajuda ver onde eu estou usando dinheiro que não está melhorando meus negócios.
E não é segredo que vender para clientes existentes é muito mais fácil e lucrativo.
Eu consegui gerar $520,000 em vendas com clientes já existentes nessas reuniões. Nada mal levando em conta os $200, não é mesmo?
Novamente, pense sobre o que isso custaria e o que eu poderia ter comprado com o mesmo valor.
Na verdade, eu economizei uma tonelada de dinheiro aqui ao não gastar centenas de milhares em aquisições e publicidades.
Em vez disso, eu foquei em nutrir meus clientes e cuidar dos pontos onde eles tinham mais problemas.
Eu foquei em trata-los como seres humanos ao em vez de uma máquina com engrenagens e isso me levou a ter um ROI muito melhor.
Eu também gastei $14,510.83 em almoços com empresários.
Gastar essa quantia de dinheiro em networking e levar outras pessoas com uma mente parecida para um almoço parece ser um pouco demais.
Mas de fato, estes almoços de networking e trocas de ideias me geraram o melhor ROI. De longe.
Eu gastei um pouco mais de $14,500 e depois de implementar algumas novas estratégias de marketing para vendas que eu aprendi nestas reuniões, eu fui capaz de gerar um aumento na minha receita de $472,000.
Veja como é que isso aconteceu.
As refeições que eu tive com inúmeros líderes na indústria do marketing me deram a oportunidade de discutir sobre novas táticas para atrair clientes.
Eu fui capaz de aprender coisas que eu ainda não tinha conhecimento. Ou eles me mostraram como melhorar meus próprios sistemas atuais para gerar um ROI mais alto.
Durante um dos meus almoços, eu recebi uma dica para começar a fazer uma segmentação geográfica no meu site para aumentar o tráfego e receitas locais.
Por exemplo, veja como meu amigo Timothy Sykes menciona a cidade do visitante em seu site:
Usando esta estratégia, eu fui capaz de direcionar mais tráfego que acabou gerando $187,000 em receita.
Eu consegui medir este retorno facilmente.
Usando ferramentas como o Kissmetrics e o Crazy Egg ficou simples ver como essas novas ideias geraram retornos tão rapidamente.
Nada mal por alguns milhares de dólares em gastos iniciais, não é? Foi um retorno de 10X o investimento!
O ponto é o seguinte:
Levar outros empresários para almoçar mostra que você se importa com eles. Você está cultivando um relacionamento real com outros líderes que possuem ideias incríveis.
Sabe todos aqueles problemas que você está enfrentando neste momento?
Outras pessoas já passaram por isso. Eu garanto para você.
Encontre eles e os leve para um almoço. Se precisar, viaje para realizar o encontro.
Seja cortês e pague a conta. Você não vai se arrepender.
Conclusão
Gastar milhões de dólares é arriscado.
Se você gastar nos lugares errados você pode quebrar rapidamente.
No entanto, gaste nos pontos corretos e seu investimento pode se multiplicar na mesma velocidade.
Muitas pessoas nem sonhariam com isso. Eles nunca gostariam de estar em uma posição para arriscar esta quantia de dinheiro.
E você pode se encontrar perguntando: “Neil, por que você gastou todo este dinheiro?”
Bem, é simples.
Eu gastei dinheiro para fazer dinheiro. Eu apenas gasto com a intenção de retorno.
Obviamente, um retorno positivo nem sempre é possível, mas quase todo o dinheiro que eu gasto é com a ideia de me gerar retorno.
As vezes isso custa caro, como a criação de um novo conteúdo.
Mas outras vezes, tem custo leve. Reuniões com clientes e dinheiro gasto para te salvar um pouco de tempo são mais difíceis de colocar no papel.
Meu negócio gasta incontáveis dólares em publicidade, networking e desenvolvimento.
E nós gastamos este dinheiro para fazer mais dinheiro!
Gastar toda aquela quantia em CRO, reuniões e guias de conteúdo foi arriscado.
Mas no final, valeu a pena porque eu foquei na base de tudo.
Criar e entregar um serviço fantástico. Fazer meus clientes felizes.
E manter eles voltando para mais.
Que táticas de marketing com um preço mais salgado você já realizou para entregar um ROI positivo?