GANHAR DINHEIRO COM SEU BLOG: ENGAJAR-SE COM SEU PÚBLICO

Bem-vindo a esta quarta parcela nesta série sobre a monetização do seu blog! Até agora você aprendeu a identificar o seu nicho, configurar seu site e planejar o conteúdo.

Nesta parte da série, vou me concentrar no assunto que você não pode estar sem se o seu blog for bem sucedido – uma audiência. Eu vou demonstrar que simplesmente escrever conteúdo e esperar que as pessoas tropeçam nisso não é suficiente se você quiser aumentar o seu público. Eu também vou olhar para alguns blogs bem-sucedidos e identificar as ferramentas que eles usam para aumentar sua audiência, incluindo SEO, convertendo os visitantes em seguidores e usando as mídias sociais para promover o engajamento.

“Se você construir, eles virão” – desculpe, mas Kevin Costner estava errado.

Você encontrará que muitas das ferramentas que vamos ver aqui fazem mais de um trabalho – alguns irão ajudá-lo a encontrar um público, torná-lo fiel e crescer. Então, vou apresentar algumas das melhores ferramentas primeiro e, em seguida, olhar para cada uma dessas áreas, identificando o que você pode fazer para alcançar cada uma delas.

Ferramentas para atrair e engajar com uma audiência

As ferramentas que você usa dependerão da natureza do seu blog e do seu público, por isso não sugiro que você use todos os itens abaixo. Em vez disso, escolha quais são os melhores para você.

As ferramentas que eu vi os blogueiros usam de forma mais eficaz incluem:

  • SEO –  Este é o seu primeiro porto de chamada quando se trata de atrair pessoas para o seu site, e está envolvido com o seu conteúdo e os títulos do seu blog.
  • Inscrição no email –  Encorajar as pessoas a se inscrever por e-mail pode ajudar a garantir que elas continuem voltando e fiquem leais. Mas cuidado com o fato de ser muito insistente.
  • Freebies –  Ao oferecer um brinde em troca do endereço de e-mail de um visitante, você pode adicioná-los à sua lista de circulação, seja para uma newsletter ou para atualizações em novas postagens.
  • Colaboração com outros blogs – Muitos blogueiros de redes que utilizam para encorajar seus seguidores a visitar os sites uns dos outros.
  • Comentários –  Certifique-se de que os comentários estão ativados em seu blog para que as pessoas possam iniciar e / ou participar de uma conversa.
  • Conteúdo –  Se isso não for bom, ninguém voltará ou compartilhará seu conteúdo.
  • Plugins de compartilhamento de conteúdo –  Certifique-se de que você tenha instalado um no seu site.
  • Conteúdo recomendado / relacionado –  Isso pode ajudar as pessoas a permanecer no seu site e explorá-lo com mais profundidade.
  • Mídia social –  A (s) plataforma (s) que você usa dependerá do seu público e do que está usando. Os meios de comunicação social populares para blogueiros incluem Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn e reddit.
  • YouTube – O  streaming de vídeo para o seu site a partir do YouTube, ou o lançamento de um canal do YouTube autônomo, ajudará as pessoas a encontrá-lo.
  • Aparências da vida real –  Alguns blogueiros falam em conferências ou eventos ou aparecem em shows relevantes para seu nicho. Os realmente bem sucedidos têm seus próprios passeios e programas de TV.
  • Chat ao vivo –  Um bate-papo programado com seus seguidores pode ajudar a consolidar um relacionamento e dar-lhe uma exposição mais profunda.

Portanto, há muitos canais que você pode usar para se envolver com seu público e, na lista acima, eu incluí apenas as mídias sociais como uma delas. Este é provavelmente aquele sobre o qual você esteve mais focado, mas é apenas uma arma no seu arsenal. Vejamos as diferentes etapas da construção de uma audiência: pesquisa, atraindo visitantes, criando fidelidade e aumentando o público.

Pesquisando seu público

Se você seguiu esta publicação, você notará que esta é a terceira vez que enfatizei a importância da pesquisa do público. Ao identificar o seu nicho e planejar seu conteúdo, recomendamos conhecer melhor o seu público. Isso ocorre porque, ao entender o seu público, você pode adaptar sua atividade melhor a ele.

Neste contexto, você precisa conhecer três coisas importantes sobre o seu público:

Onde eles estão?

Que canais de mídia social eles usam? Eles usam outros meios de comunicação? Como é que eles provavelmente descobriram sobre novos blogs? Quem eles ouvem? Isso variará muito dependendo da natureza do seu blog e do seu público: por exemplo, se o seu blog suportar uma empresa, provavelmente estará usando o Facebook para vender aos consumidores ou LinkedIn se estiver vendendo para empresas.

Perfil de Rachel McCollin no LinkedIn
O LinkedIn pode ser uma ferramenta útil se o seu blog suportar uma empresa

O que eles precisam do seu blog?

Se o seu blog for bem sucedido, você precisa entender como ele atende algum tipo de necessidade ou requisito do seu público. Então, se o seu blog for projetado para ajudar as pessoas a aprender, você precisa verificar se há um público significativo lá fora, querendo aprender sobre seu tópico e como eles preferem fazê-lo.

Fale com o seu público, descubra o que eles precisam e como você pode ajudar a fornecê-lo. Ou isso é informação, serviços ou simplesmente entretenimento. Se você sabe o que é, você pode se envolver melhor com seu público.

Cozinhando em um site Bootstrap
Cozinhar no público do Bootstrap tem uma necessidade muito clara – receitas baratas

O que eles respondem?

Veja os hábitos do seu público. Em que outros blogs e meios de comunicação digital eles tendem a responder? Eles gostam de vídeo, áudio ou infografia? Eles gostam de participar de uma conversa ou são mais propensos a manter silêncio?

Além de fazer esta pesquisa nos estágios iniciais, olhando outros recursos que seu público está usando, você pode entender isso melhor, analisando os dados do seu blog à medida que você obtém mais visitantes. Identifique o conteúdo que obtém a maioria das visualizações, compartilhamentos e comentários, e quais formas de compartilhar seu conteúdo trouxe a maioria das pessoas ao seu blog. Use isso para informar seus planos de conteúdo.

Atraindo visitantes

Depois de pesquisar seu público, identificou seu nicho e começou a produzir conteúdo, então você precisará de alguns visitantes. Aqui estão algumas dicas para atrair pessoas para o seu site (novamente, lembre-se de que você não terá tempo para fazer tudo isso: escolha aqueles que são mais relevantes para o seu tópico e seu público):

  • Plugins de SEO –  Instale um plugin do mecanismo de pesquisa como yoast SEO configure-o da maneira que funciona melhor para o seu conteúdo. Aproveite o tempo para configurar descrições e títulos para todos os novos conteúdos que você escreve. Este não é opcional – cada proprietário do blog deve fazê-lo.
  • Post títulos  – Sim, eu sei que você odeia clicar e espera que seu blog esteja acima de tudo. Mas a verdade é que alguns títulos de títulos atrairão mais leitores do que outros. Existem algumas opções que funcionam: títulos claros e práticos, como “Como pintar armários de cozinha”, que é o título que primeiro me atraiu para o site Young House Love quando eu estava pesquisando minha própria cozinha.

Ou use títulos teaser que fazem as pessoas quererem saber mais, como “O que é isso determina como votamos”, do site ConservativeHome :

Site ConservativeHome

Alternativamente, um título como “O dia em que o cão comeu minha bomba de peito” promete-lhe uma leitura divertida no site #lifewithboys :

#lifewithboys website - o dia em que o cão comeu minha bomba de peito
  • Compartilhando conteúdo –  Depois de identificar quais plataformas de redes sociais o seu público está usando, certifique-se de compartilhar seu conteúdo nelas. Pesquise a melhor frequência e hora do dia para cada um, e alvo o tom de suas postagens para a plataforma e seu público. Muitas pessoas usam ferramentas automatizadas para compartilhar seu conteúdo em várias plataformas ao mesmo tempo. Isso pode poupar muito tempo e problemas, mas acredito que adaptar sua mensagem e sua postagem a cada plataforma o ajudará a se encaixar melhor com seu público.
  • Vídeo –  Publicar vídeo no YouTube ajudará o seu ranking do Google e lhe dará outra plataforma para que as pessoas o encontrem. Também facilita a você inserir seus vídeos em suas postagens e outras pessoas também o façam.

Construindo lealdade

Quando as pessoas visitam o seu site, você deseja que eles parem e leiam mais de uma publicação. E então você quer que eles continuem voltando. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer isso:

  • Tempo de pós – Certifique-se de que suas postagens não são tão curtas que as pessoas não se sentem atraídas, ou tanto tempo que você perde a atenção. Aqui no WPMU DEV Blog, descobrimos que posts de cerca de 2.000 palavras tendem a ser mais populares.
  • Conteúdo –  O conteúdo de qualidade que é bem adaptado ao seu público é o mais importante que você tem quando se trata de fidelizar. Sem ele, ninguém voltará.
Blog de Tom McFarlin - Sobre a página
Os leitores de Tom McFarlin sabem que podem confiar em seu conteúdo
  • Incentivos –  Ofereça brindes e outros incentivos para fãs leais. Isso pode incluir códigos de desconto, guias pdf gratuitos, descontos de produtos e muito mais. Exemplos incluem o podcast Young House Love , cujos patrocinadores oferecem descontos – você tem que ouvir o podcast para obter o código.
    Young Couple Love podcast

Nosso plug-in Hustle irá ajudá-lo a gerenciar incentivos e recompensas em seu site.

Plugin Hustle
  • Boletins informativos e atualizações de e-mail –  Não deixe as pessoas esquecerem que seu blog existe. Ao incentivá-los a se inscrever para um boletim informativo ou para novas atualizações de postagem, você criará um banco de dados de endereços de e-mail que você pode usar para manter contato com seu público. Não exagere demais: muitas vezes me desinscrevo de blogs que me enviam mais de uma vez por semana. Hustle permite que você agende seus e-mails para que eles não sejam muito freqüentes.
  • Discussão –  Responda aos comentários que as pessoas deixam nas suas postagens e responda quaisquer perguntas. Isso ficará mais difícil à medida que você construa um seguimento maior e obtenha mais comentários, mas fará mais do que quase qualquer outra coisa para se envolver com leitores individuais.
  • Enquetes e opinião do público –  Pergunte aos seus leitores o que eles pensam. Obtenha suas opiniões em posts (passado e futuro) e em coisas que você está planejando relevantes para o seu blog. Peça-lhes para deixar comentários ou criar uma pesquisa online. Use um plugin como WP-Polls para incorporar isso em suas postagens e certifique-se de que as pessoas não precisam deixar seu blog para se envolver com você.

Crescendo o seu público

Atrair visitantes e fidelizar a construção irá ajudá-lo a aumentar o número maior, mas será muito mais eficaz se você tomar medidas ativamente para aumentar seus leitores.

  • Movendo-se para fora da sua zona de conforto –  Adicione uma nova forma de mídia (como podcasts ou video) ao seu site. Isso atrairá um setor de seu público potencial que talvez já não tenha visitado seu blog.
  • Incentivando seu público a compartilhar conteúdo –  Instale um plug-in de compartilhamento social como o nosso próprio Hustle, que encorajará e até incentivará o compartilhamento social ou usará o Jetpack para adicionar compartilhamento social ao final de cada publicação. Isso também ajuda você a automatizar o compartilhamento de mensagens em seus próprios canais de mídia social.
  • Meios não digitais –  Escreva um livro, obtenha uma aparência de TV ou rádio, ou fale em uma conferência ou evento. Isso aumentará seu perfil com um público completamente novo. Será difícil obter qualquer uma dessas oportunidades até que seu blog já seja bastante grande, mas irá ajudá-lo a passar de grande para maciço.
The Guardian - receita de Jack Monroe
Cozinhar em um Bootstrap teve muita atenção quando Jack Monroe começou a escrever no jornal Guardian
  • Colaboração –  Alguns blogueiros incentivam seus leitores a visitar sites de colaboração através de postagens de convidados, passeios de blog ou um tema que alguns blogueiros bloguem em uma determinada semana ou mês, com links para todas as outras publicações de cada blog. Você pode ter medo de fazer isso caso você perca seu público para seus concorrentes, mas a realidade é que as pessoas podem seguir mais de um blog de cada vez e você quer que um deles seja seu.

Participar com o seu público é a chave para o sucesso

A única coisa que os blogueiros têm sobre grandes marcas é uma conexão com o público. As chances são de que você é parte da mesma comunidade que as pessoas que lêem seu blog. Isso lhe dá uma autenticidade e uma proximidade que a mídia tradicional simplesmente não pode imitar.

Siga as dicas acima e nunca pare de se concentrar em seu público, entendê-los, conversar com eles e recompensá-los por sua lealdade.

AVALIE GORA MESMO!
More from William Freitas

TRÁFEGO PAGO OU TRÁFEGO ORGÂNICO: FIZEMOS A COMPARAÇÃO ENTRE OS DOIS PARA VOCÊ [INFOGRÁFICO]

O desejo de todo negócio é conquistar novos clientes e aumentar a...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *