Ferramentas SEO: Guia Completo das Melhores Ferramentas de SEO

Ferramentas SEO: Guia Completo das Melhores Ferramentas de SEO
Ferramentas SEO: Guia Completo das Melhores Ferramentas de SEO

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Você está procurando ferramentas SEO para te ajudar a monitorar e potencializar o desempenho da sua marca na web?

As ferramentas SEO podem te ajudar a identificar problemas e aplicar soluções de maneira muito mais dinâmica!

Você já deve saber o quão importante é o SEO. Além disso, também é fundamental acompanhar todas as estatísticas do seu site. Quanto mais dados você consegue colher, mais possibilidades de otimização você terá. Acredite: o SEO sempre pode melhorar!

No entanto, com tantas informações para considerar, essa tarefa pode acabar ficando complicada. Especialmente se você tem diversos clientes que precisam desse acompanhamento. Por isso, encontrar as ferramentas SEO corretas pode ser a grande diferença entre o sucesso e fracasso.

E existem muitas opções. É comum que surjam dúvidas! Eu recebo muitas perguntas sobre isso, então resolvi criar esse guia completo para te ajudar a selecionar as melhores opções para você!

Como sempre digo, o recomendado é que você use mais de uma ferramenta para fazer o acompanhamento e otimização do seu site. As melhores opções sempre são especializadas em um setor do SEO, então você precisará combinar o poder delas para fazer uma análise completa.

Se você estiver procurando ferramentas especificamente para redes sociais, leia esse outro artigo aqui no blog. Nele, eu falo mais detalhadamente sobre opções especializadas.

Agora, se está procurando um conjunto de ferramentas para fazer um acompanhamento completo da sua marca, você está no lugar certo! A seguir, eu vou falar sobre as principais ferramentas SEO no mercado, quais são suas vantagens e para quê podem ser usadas!

É só continuar lendo para se tornar um expert no assunto! Confira:

O que é SEO?

O SEO, ou Search Engine Optimization, refere-se a um conjunto de estratégias aplicadas a fim de melhorar o posicionamento de um site em mecanismos de busca. Esse é um jeito resumido de explicar, mas o SEO envolve muitos detalhes.

Quando falamos de SEO, a mente vai logo para as palavras-chave. Embora esse seja um fator muito importante, hoje em dia existem inúmeros outros para considerar. A otimização deve estar presente em todos os elementos do site: nas palavras, na navegação, no design e até mesmo nas imagens.

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Com tantos dados, acaba sendo essencial utilizar ferramentas SEO para garantir que tudo funcione perfeitamente. Veja alguns exemplos do que você deve monitorar e otimizar no seu site:

  • Aspectos técnicos do site
    • Sitemap
    • Otimização de navegação
    • Adaptação mobile
    • Velocidade de carregamento das páginas
    • Design chamativo e acessível
  • SEO On Page
    • Palavras-chave e palavras-chave relacionadas
    • Heading e meta tags
    • Semântica e qualidade do conteúdo
    • Eliminação de conteúdo duplicado
    • Tamanho dos textos
    • Links internos e externos
    • Otimização e SEO de imagens
  • SEO Off Page
    • Backlinks
    • Guest Posts
    • Remarketing
  • Redes Sociais
    • Menções da marca
    • Reviews
    • Engajamento
    • Relacionamento com os clientes
    • Taxas de conversão
    • Captura de leads

Bastante coisa, não é mesmo? E esses são apenas exemplos das estratégias de SEO mais comuns. Você já deve estar começando a perceber como o uso de diversas ferramentas SEO especializadas acaba sendo fundamental.

Importância de trabalhar o SEO do seu site

Responda para mim: qual foi a última vez que você digitou o endereço completo de um site no seu navegador? A verdade é que ninguém mais faz isso, por que no geral, os mecanismos de busca são muito eficientes. A maioria das pessoas apenas procura pelo assunto ou produto que precisa. No máximo, digita o nome da empresa na barra de endereço se souber que organização procura.

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Por isso, é fundamental que os mecanismos de busca consigam enxergar e indexar o site da sua empresa o mais facilmente possível. Trabalhar o SEO garantirá que você será encontrado pelos clientes que procuram o que o seu negócio pode oferecer.

É essa a forma principal que novos clientes encontram a sua empresa: através dos mecanismos de busca. Também é assim que os clientes que realizaram compras na loja física ou que ficaram interessados nos produtos vão encontrar sua marca e conseguir mais informações sobre os valores e serviços ofertados pela empresa.

Em resumo, uma empresa que não possui presença estabelecida na web praticamente não existe para seu público-alvo.

Até mesmo negócios locais e pequenos, como padarias e papelarias, precisam se preocupar com o cadastro, ao menos, no Google Meu Negócio para garantir que sempre haverão clientes.

O consumidor desenvolveu o hábito de verificar produtos e horários de atendimento na internet antes de sair de casa para comprar.

Como você pode ver, o SEO é essencial. Quando mais fácil for para os sites de busca identificar o que sua empresa pode oferecer para o consumidor, mais fácil será a conexão de novos clientes em potencial com a sua marca. Por isso, é importante caprichar na otimização!

Trabalhe o nome da sua marca na web

A primeira e mais valiosa dica que eu posso te oferecer é essa: use o nome da sua marca a seu favor! Essa pode ser uma estratégia de SEO de ouro.

Se quiser entender com maiores detalhes a importância dessa ação, escrevi um post completo sobre isso que você pode acessar aqui.

A identidade da sua marca é um dos fatores mais importantes para a fidelização de clientes. E esse processo começa com o nome da empresa. Um nome criativo, fácil de lembrar e reconhecer, único e relacionado com a sua área de atuação é um portal convidativo para novos clientes.

Características assim ajudam a fixar a marca na memória das pessoas, em especial se o seu produto for inovador. Quer ver como funciona? Veja esses exemplos de marcas:

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Tratam-se de marcas que ficaram tão conhecidas que se tornaram substantivos comuns: sinônimos do produto inovador ou líder de mercado que oferecem.

Para fazer com que o nome da sua marca se destaque, certifique-se de que ele possua as seguintes qualidades:

  • Seja único e inovador
  • Não seja similar ao nome de nenhum concorrente direto
  • Remeta ao seu produto para aproveitar buscas menos específicas
  • Seja curto e impactante
  • Seja fácil de lembrar e reconhecer
  • Esteja também no seu endereço de domínio

Não deixe de aproveitar essa oportunidade incrível de potencializar o SEO do seu site! Vale lembrar também que é preciso monitorar frequentemente as menções do nome da empresa nas redes sociais. Para facilitar esse processo, incentive o uso de hashtags específicas no seu site e loja.

Boas práticas do Google para a navegação do site

Quando falamos de design web, é preciso levar em consideração as diversas boas práticas na montagem do site da empresa. Isso inclui otimizar o máximo possível a navegação, visualização e compatibilidade.

Certifique-se de que o desenvolvedor web contratado está à par das recomendações de boas práticas do Google. Essas são diretrizes oferecidas pelo maior site de busca da atualidade. Portanto, não deixe de seguir.

Entre as boas práticas, que são em si, bastante extensas, destaca-se a necessidade de otimizar a navegação do site.

Para que os mecanismos de busca consigam entender melhor a estrutura do site e indexar todas as páginas disponíveis, é necessário trabalhar os links da maneira correta. Confira algumas das recomendações mais importantes:

  • Certifique-se de que toda a página disponível pode ser acessada através de um link descritivo e facilmente localizado no layout.
  • Forneça um arquivo de sitemap com links para as páginas importantes do seu site
  • Forneça também uma lista legível com links para todas páginas, como um índice por exemplo.
  • Limite o número de links por página para facilitar o indexamento (mas não se preocupe demais com isso no caso de sites menores. O Google é capaz de lidar facilmente com milhares de links por páginas, devido a sites como lojas online).
  • Use o arquivo robots.txt para evitar que espaços infinitos, como páginas de resultados de pesquisa, sejam rastreados. Mantenha seu arquivo robots.txt atualizado e sempre verifique a validade da sintaxe usada.
  • Crie o menu de navegação utilizando os códigos para listas e de maneira hierárquica. Dessa forma, é mais fácil para o robô indexador entender a estrutura do seu site.

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Bonûs: Boas práticas do Google para mobile friendly website

Você sabia que cada vez mais, as pessoas utilizam apenas smartphones para acessar a internet?

Tendo essa informação em mente, certamente você vai querer preparar o seu site para acompanhar essa tendência!

Lembre-se, você pode testar a compatibilidade mobile do seu site e identificar os erros mais urgentes utilizando essa ferramenta do Google. Mas é sempre bom se ater a essas dicas na hora de desenvolver para não precisar gastar novamente com adaptações. Confira:

  • Prefira os layouts responsivos. Embora a informação sobre eles automaticamente conquistarem um melhor rankeamento seja um mito, esse tipo de configuração oferece diversos tipos de vantagens. Por exemplo, hoje em dia, cada celular possui um tamanho de tela diferente. O layout responsivo se adapta automaticamente. Além disso, ele também funciona nos desktops e você precisa pagar apenas por um desenvolvimento.
  • Evite scrips e o uso de códigos não padronizados. A W3C é um órgão que oferece diretrizes para a padronização dos códigos usados no desenvolvimento de sites. O site também oferece uma ferramenta de validação para garantir que não há códigos incompatíveis na sua página. O uso de códigos, cores e fontes padronizadas para web garantem que todos os seus visitantes enxergarão o site da mesma forma e terão acesso a todas as funcionalidades oferecidas.
  • Evite menus de navegação que possuam a característica mouseover. Trata-se de um tipo de interação do usuário com o site que exibe conteúdos quando o mouse se posiciona acima de um link, sem clicar. Essa já foi uma técnica de navegação muito popular. No entanto, hoje em dia precisamos lembrar que em dispositivos como smartphones e tablets não existe um mouse. O resultado é que o usuário pode não conseguir acessar a maior parte do seu site.

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Como as ferramentas SEO podem ajudar?

A quantidade de detalhes para considerar na hora de fazer uma otimização SEO é muito grande. Se você é um profissional da área, deve precisar lidar com múltiplos domínios diariamente para atender todos os seus clientes.

Com tantos dados e fatores para levar em conta, até mesmo o manejo de um domínio acaba ficando muito problemático. A realidade é que embora os conceitos de SEO sejam simples, as ações exigem muito tempo.

A maioria desse tempo é usado gerando relatórios, comparando dados e passando um verdadeiro pente fino no conteúdo em busca de oportunidades de melhora. Essas tarefas, com os recursos corretos, podem ser facilmente otimizadas.

Ou seja, as ferramentas SEO possibilitam que você use melhor o seu tempo, usando suas habilidades em tarefas que exigem mais criatividade e inovação. A automatização dos processos ajuda a criar soluções melhores, mais rápidas e dinâmicas.

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Dessa maneira, seus talentos podem ser aplicados onde realmente vão ajudar a revolucionar o seu negócio. Enquanto isso, os scripts e programas realizam a parte chata do trabalho para você.

Principais ferramentas a serem utilizadas em uma análise de SEO técnica

Agora você já conhece a importância da otimização SEO no seu site. Eu mesmo até já dei algumas dicas extras sobre ferramentas úteis para garantir que todos os setores do seu site estão funcionando da melhor maneira possível. Agora é hora de conhecer as ferramentas mais usadas – e mais poderosas – para fazer o acompanhamento e otimização SEO.

É importante ressaltar que existe uma infinidade de ferramentas disponíveis na web. E elas variam bastante entre si. Você encontrará especializações, preços e funcionalidades extremamente discrepantes. Isso porque o ideal é que você escolha mais de uma ferramenta para fazer o seu acompanhamento.

O SEO é uma área complexa, repleta de detalhes e particularidades em cada um dos seus setores. Por isso, o que eu recomendo é que você escolha uma ferramenta especializada para cada uma das suas métricas importantes. Uma análise múltipla e profunda é a chave para o sucesso!

Para encontrar o melhor conjunto de ferramentas SEO para sua empresa, minha recomendação é que primeiro você pense em quais serão os KPIs da sua otimização.

Se quiser saber mais sobre isso e aprender a selecionar as métricas mais relevantes para cada campanha, sugiro que leia esse outro post. Lá você encontra informações mais detalhadas sobre os Key Performance Indicators e como definir os relevantes para o seu negócio.

Como selecionei essas ferramentas SEO

Para fazer a seleção de ferramentas que trago neste guia, levei em consideração alguns fatores principais:

  • Utilidade das funcionalidades
  • Confiabilidade dos dados
  • Diversidade de funcionalidades e opções na mesma ferramenta
  • Eficiência das ações sugeridas pelas ferramentas
  • Popularidade entre os profissionais da área
  • Acessibilidade da interface
  • Disponibilidade de informações que possibilitam o entendimento do funcionamento e aprendizagem

Vale mencionar que elas não estão organizadas em nenhuma ordem em particular. Em geral, eu me oponho a classificações que elejam uma ferramenta como a melhor de sua categoria. Isso porque elas possuem funcionalidades, focos e públicos-alvo muito diferentes.

A maioria dessas ferramentas pode ser usada de maneira complementar. Na verdade, eu recomendo sempre que as análises sejam realizadas com mais de um software. Isso garante que os seus dados são confiáveis e que você estará selecionando o melhor plano de ação possível.

Eu também levei muito em conta a praticidade na hora de fazer essa lista. A maioria dos profissionais procuram as ferramentas SEO para facilitar o trabalho e reduzir o tempo gasto com a elaboração de relatórios e comparação de valores. Por isso, um dos requisitos principais para aparecer nessa seleção é ser fácil de usar, rápida e eficiente.

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A seguir, separei as principais ferramentas SEO usadas pelos profissionais do ramo atualmente. Você também encontra uma descrição das principais funcionalidades de cada uma. É só continuar lendo para fazer sua escolha:

SEO Analyzer

Vamos começar com uma ferramenta super simples, voltada para o diagnóstico e gratuita: O SEO Analyzer. Basta digitar o endereço do seu site na barra para receber uma análise SEO bastante completa da página.

Entre as ferramentas que possuem funcionalidade similar (e não oferecem outras funcionalidades), considero o SEO Analyzer como uma das mais confiáveis.

Quem busca uma auditoria rápida, sem complicações e não se importa com dados mais superficiais vai adorar essa ferramenta. Ela é fácil de usar e também é gratuita, porém robusta e muito informativa.

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É claro, você precisará de muitas outras ferramentas para analisar melhor os problemas e implementar soluções. No entanto, é possível ter um panorama rápido do status do seu SEO, além de uma ideia rápida do que precisa ser trabalhado.

E o melhor: essa ferramenta é completamente gratuita e pode ser usada quantas vezes você precisar.

É interessante fazer esse relatório com o SEO Analyser pelo menos uma vez por mês para acompanhar de perto o score da sua página.

O interessante dessa ferramenta é que os erros e alertas são apresentados como links clicáveis. A página disponibiliza informações valiosas sobre ações que podem ser tomadas para resolver os problemas e sobre o que está causando os erros.

Aprender mais sobre essas regras é um ótimo investimento para o futuro. Quando você entende melhor o funcionamento dessas ferramentas, consegue eliminar erros já na produção do conteúdo. Isso elimina o retrabalho, reduz os custos e torna o processo de publicação muito mais dinâmico.

Google Search Console

O Google Search Console é uma das ferramentas mais versáteis para diagnóstico e detecção de problemas do SEO no seu site. Eu já indiquei nesse post uma das funções específicas da ferramenta, a verificação de compatibilidade mobile. Mas esse recurso completamente gratuito do Google pode fazer muito mais pelo seu site!

Essa é uma ferramenta bastante completa. Caso você precise, já escrevi um guia completo de como usar todas as funções do Google Search Console aqui no blog. Você pode encontrar o conteúdo nesse link.

Caso o seu foco seja consertar os erros de SEO no seu site e adequá-lo às práticas recomendadas pelo Google, sugiro também esse outro post.

Para usar todas as funcionalidades, será necessário cadastrar o seu site e comprovar que você é o administrador deste domínio. O sistema de validação normalmente envolve a adição de um pequeno código na página principal do site, o que garante que você é o dono do site que está sendo analisado.

Mas não se preocupe: se você precisa de dados sobre os sites dos seus concorrentes, existem diversas ferramentas que abrem essa possibilidade. Basta continuar lendo esse post e você encontrará algumas opções de análise competitiva.

Porque utilizar o Google Search Engine?

Conheça as principais vantagens e funcionalidades dessa ferramenta poderosa:

  • Garanta que o Google consegue acessar o seu conteúdo.
  • Cadastre novos conteúdos para indexação e exclua conteúdos que não devem ser exibidos em resultados de busca.
  • Crie e monitore seu conteúdo de forma a garantir que eles serão mostrados em buscas de forma visualmente interessante.
  • Atualize e mantenha o seu site com o mínimo de impacto negativo na sua performance de busca.
  • Encontre e resolva problemas com malware, spam e garanta que o seu site está limpo, protegendo seu posicionamento e a reputação da marca.

É interessante dar um destaque especial para as funcionalidades que possibilitam que você entenda melhor como o Google e os visitantes enxergam seu site. Veja os exemplos:

  • Em quais buscas o seu site se posiciona melhor?
  • Certas palavras-chave resultam em mais tráfego do que outras?
  • Os seus preços, informações de contato e eventos aparecem em destaque nos resultados de buscas?
  • Que sites estão criando links e gerando tráfego para o seu?
  • O seu site é visualizado corretamente em plataformas mobile?
  • Como seus clientes chegam até o seu conteúdo?

Rastrear o seu site

É possível usar o Search Console para rastrear o seu site da mesma maneira que o algoritmo de busca do Google faria.

Esse é um recurso valioso, já que entendendo como esses mecanismos estão enxergando o seu site é possível desenvolver estratégias viáveis para corrigir erros e melhorar ainda mais o retorno obtido pelas ações de otimização.

Quando você rastreia o seu site, pode entender de onde estão vindo os seus visitantes, por que páginas navegam e qual caminho percorrem até realizarem uma compra ou saírem do site.

Você pode ter uma melhor noção da localização geográfica do seu público e até mesmo entender o que eles estavam procurando quando chegaram ao seu negócio.

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Evitar malwares e spam

O Search Console é capaz de identificar páginas que contém injeções de código maliciosas e outros problemas que podem fazer com que o seu site seja penalizado no ranqueamento.

Isso pode acontecer até mesmo com os sites mais bem intencionados, já que normalmente são resultados de ataques automatizados que se aproveitam de domínios populares para espalhar vírus e capturar informações pessoais de visitantes.

É claro, além dos problemas com a colocação em buscas, essas páginas podem manchar a reputação da empresa e causar um problema de imagem muito sério.

Além de identificar esse tipo de ameaça, essa ferramenta oferece instruções sobre como limpar o site e se proteger de ameaças futuras.

Palavras-chave que você está posicionado

Esse é um recurso importantíssimo para todo profissional SEO. Entender em que buscas o seu site está se posicionando é essencial por muitos motivos. Veja só:

  • Entenda como o consumidor procura sua empresa e quais são suas áreas de maior interesse.
  • Entenda que produtos, serviços ou conteúdos levaram o consumidor a encontrar sua empresa.
  • Saiba que palavras-chave precisam de maior otimização.
  • Utilize as páginas melhor ranqueadas no site para oferecer informações relevantes, exibir os produtos mais relevantes e captar leads.
  • Entenda melhor como o seu público-alvo pensa e como procura seus serviços.
  • Identifique o que as outras páginas ranqueadas nas palavras chave estão oferecendo que o seu site não está.
  • Conheça seus concorrentes diretos.

Links para o seu site

O Google Search Console é capaz também de listar os backlinks que suas páginas conquistaram na internet. Essa é uma informação valiosa. Entenda melhor:

Quando um site faz um link para seu conteúdo, é porque o considera relevante, útil e de qualidade. Na maioria das vezes, esses sites são lidos por pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Então, esse link é valioso para você. E mais: pode ser o começo de uma parceria.

Convém mandar uma mensagem para o administrador do site que te deu o backlink. Esse é um dos modelos que eu mais gosto de usar:

Olá ___!

Eu notei que você linkou para o meu artigo mais recente, agradeço muito!

Acabei de fazer um link para o seu ___. Estava incrível e achei que merecia ser mencionado.

Eu recentemente postei o seguinte conteúdo ((inserir post)). Parece um pouco com um post que você fez há pouco tempo.

Será que você poderia mencioná-lo, se achar que vai agregar valor ao seu post?

Um abraço,

Neil

Esse tipo de ação é capaz de gerar parcerias que valem ouro para todos os envolvidos!

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Como é a versão mobile do seu site

Uma das principais funções do Google Search Console é a que citei no começo desse post, de verificação da compatibilidade do site com o acesso mobile. Esse é um fator importantíssimo hoje em dia, já que a grande maioria das pessoas acessa a internet principalmente através de smartphones.

A compatibilidade é fundamental. Por isso, não deixe de fazer essa verificação no seu site. Se ele estiver em desenvolvimento agora, melhor ainda: certifique-se de que o designer responsável está a par das boas práticas e desenhando o site com o público mobile em mente. Quanto mais adaptável for o layout, melhor para a sua empresa!

SEMrush

O SEMRush trata-se de uma ferramenta de análise competitiva profissional. É uma das opções mais populares atualmente, por ser extremamente poderosa. Essa é uma ferramenta paga, que oferece diversos planos dependendo da necessidade da sua empresa.

Uma das características principais do SEMrush é o foco na competitividade da página e no desenvolvimento de ações de otimização inteligentes. É possível comparar seus resultados com os de concorrentes diretos e entender melhor como otimizar sua página.

A quantidade de informações úteis oferecidas por essa plataforma é impressionante. Além das comparações e testes, é possível realizar auditorias complexas no site da sua empresa. A análise conta com um score SEO total e um relatório detalhado contendo erros, alertas e principalmente, sugestões inteligentes de como resolvê-los.

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Utilidades e vantagens do SEMrush

O SEMrush possui uma lista impressionante de funcionalidades. Veja as principais a seguir:

  • Pesquisa de posicionamento orgânico com análise de competidores
  • Análise de estratégias e investimentos em anúncios dos concorrentes
  • Visualização de anúncios na liderança
  • Análise completa de backlinks
  • Pesquisa de palavra-chave, incluindo dificuldade de posicionamento
  • Comparação lado a lado de dois domínios
  • Ferramenta para inspiração em palavras-chave
  • Acompanhamento de posicionamento
  • Auditoria SEO para o site
  • Acompanhamento de mídias sociais
  • Gerenciamento de postagens nas redes sociais
  • Monitoramento de marca
  • Checagem do SEO on Page
  • Auditoria de backlinks nocivos
  • Análise de qualidade de conteúdo

Ufa, são muitas funções. Não é a toa que a ferramenta é anunciada como um “tudo em um” do monitoramento SEO.

Caso você esteja interessado em conhecer as funcionalidades do SEMrush, o site disponibiliza um período de testes gratuito.

Majestic

O Majestic é o maior banco de dados de indexação de links do planeta. Trata-se de uma iniciativa colaborativa para mapear a web com a maior eficiência possível.

Com ele, é possível realizar análises completas e muito detalhadas sobre o seu site. É possível, inclusive, escolher um site concorrente para comparar os resultados.

Por ser uma base de dados tão extensa, o Majestic também disponibiliza integração com outros aplicativos e APIs. Muitas ferramentas de análise SEO também consultam o Majestic para aprimorar seus resultados.

Se você está usando uma suíte SEO, as chances são de que uma consulta ao Majestic está sendo feita em algum momento. No entanto, eu sempre recomendo fazer as suas próprias consultas nesse banco.

Como está indo direto à fonte, você contará com informações mais detalhadas e muitas vezes mais atualizadas. Não deixe de acessar a documentação do projeto para saber mais sobre as funcionalidades disponíveis.

Utilidades e vantagens do Majestic

O Majestic é muito fácil de usar, e a funcionalidade de análise de um domínio é gratuita. Basta digitar o endereço do seu site na barra de pesquisa para receber o relatório completo. Confira algumas das principais funções do Majestic:

  • Site explorer: Simula um robô crawler, mapeando o domínio e todos os seus detalhes.
  • Histórico de backlinks: Relatório de número de backlinks detectados para o domínio.
  • Search Explorer: Análise de palavras-chave e páginas onde elas aparecem.
  • Link Intelligence: API amplamente documentado que possibilita exportação e uso do banco de dados do Majestic no seu próprio aplicativo ou software.
  • Usuários cadastrados podem salvar relatórios e criar comparações de maneira gratuita.

Keyword Planner – Adwords

O Keyword Planner é talvez uma das ferramentas SEO mais famosas da atualidade. Trata-se de uma extensão da plataforma de anúncios do Google, o Adwords.

O Keyword planner possibilita a análise de volume de buscas e quantidade de competidores nas palavras-chaves escolhidas, além de oferecer sugestões de buscas similares que podem enriquecer muito sua estratégia de SEO.

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Esse planejador também vai estimar o investimento necessário para anunciar com a palavra-chave analisada.

Faça um planejamento de palavras-chave com esta ferramenta

Eu não canso de dizer: o planejamento é o fator mais importante do bom marketing. Por isso, você não deve deixar de pensar em todos os detalhes das suas campanhas. As palavras-chaves são uma das partes fundamentais desse planejamento.

Com a palavra-chave certa, você pode segmentar nichos, atrair o público-alvo correto, melhorar suas chances de ranqueamento e garantir que sua empresa será muito mais vista pelo consumidor.

Use essa ferramenta para pesquisar as palavras-chave que pretende usar e ter uma noção muito mais ampla do mercado no qual você está inserindo sua página. Não posso ressaltar o suficiente o quão importante é essa análise.

Alternativa 1 para busca de palavras-chave: UberSuggest

Apesar de se tratar da opção disponibilizada pelo maior mecanismo de busca da atualidade, muitos profissionais de SEO não gostam de utilizar o Keyword Planner. A principal reclamação é da falta de atualizações mais constantes nos dados exibidos.

Eu sempre recomendo que os profissionais utilizem pelo menos duas ferramentas diferentes para realizar a pesquisa de palavra-chave. Isso porque, se tratando de um fator tão importante, é preciso garantir a confiabilidade dos dados.

Uma das alternativas para essa busca é o UberSuggest. Trata-se de uma ferramenta gratuita e com funcionalidades bastante parecidas com o Keyword Planner.

Alternativa 2 para busca de palavras-chave: Google Trends

O Google Trends é outra maneira interessante de pesquisar suas palavras-chave. O principal atrativo dessa ferramenta é a possibilidade de uma perspectiva diferente sobre os dados: é possível analisar a popularidade de cada pesquisa, as tendências do momento e como determinadas palavras-chave evoluíram com o decorrer do tempo.

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Essa é um ótimo recurso para quem precisa de novas ideias, além de oferecer um ótimo complemento para entender melhor a popularidade de cada tipo de pesquisa.

CrazyEgg

O CrazyEgg é uma ferramenta bastante diferente das que citei até agora, mas extremamente útil! Ele possibilita que você veja uma análise gráfica de onde os seus visitantes mais clicam no seu site através de um mapa de calor!

Esse é um recurso importantíssimo para ajustar a eficiência do design e ter certeza que você está chamando a atenção do visitante para o que realmente precisa. Eu falei um pouco mais sobre essas técnicas nesse post sobre Landing Pages, se você estiver interessado.

Além de mapear onde os usuários clicam, essa ferramenta também é capaz de analisar os padrões de rolagem de página e movimentos do mouse em geral. Essas informações são muito úteis para identificar quais conteúdos seu cliente vê e quais não chegam a ser visualizados em uma página. Além disso, é possível saber quando – e muitas vezes por que – os clientes estão saindo do seu site.

Como CrazyEgg você pode:

  • Testar as ideias de mudanças no design antes de torná-las permanentes.
  • Realizar testes comparativos de performance antes e depois das mudanças.
  • Gravar o comportamento do usuário no site para entender exatamente como ele enxerga seu conteúdo.

Você pode testar o funcionamento dessa ferramenta na página de demonstração do site. A ferramenta é paga, mas é possível testar as funcionalidades por um período gratuito: basta se cadastrar no site.

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Bing Webmaster Tools

Apesar do Google ser atualmente o mecanismo de busca mais popular, não podemos esquecer dos outros sites que podem oferecer informações preciosas para as análises SEO.

O Bing oferece uma ferramenta chamada Bing Webmaster Tools, que possibilita diagnósticos, simulações do robô de busca do Bing e até mesmo gerenciamento de anúncios.

Entre as funcionalidades, destaca-se a ferramenta de verificação de compatibilidade com dispositivos mobile, as notificações sobre problemas no site e a disponibilidade da equipe de suporte.

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Encontrar tráfego

A ferramenta online do Bing é completamente gratuita, e possibilita que você encontre mais fontes de tráfego orgânico para o seu site. Os relatórios detalhados oferecidos, além de outros conteúdos muito informativos sobre boas práticas, como esse guia detalhado para webmasters, possibilitam deixar suas estratégias ainda mais otimizadas.

Entrega reports sobre o motivo das pessoas visitarem o seu site

Um dos destaques dos relatórios oferecidos é o de motivos que levam o usuário ao seu site. Esse é um insight valioso que pode ajudar muito no planejamento de marketing futuro, além de te dizer onde seus investimentos serão mais eficientes para melhorar a conversão e a captura de leads.

Indica o que você deve fazer para ter melhores resultados

Muito mais do que uma ferramenta de diagnóstico, o Bing oferece conteúdos muito detalhados explicando o caminho para otimizar sua página. Entre documentações, dicas e guias, você pode encontrar muita informação valiosa explorando essa ferramenta, realizando os diagnósticos e conversando com a equipe de suporte.

Análise do seu site definindo um plano de ação

São raras as ferramentas que oferecem um plano de ação de maneira automática, junto com a análise realizada. Com a Bing Webmaster Tools você tem essa opção. Além de tornar a vida do profissional de SEO mais fácil, essa é uma ótima oportunidade de aprendizado e experiência para quem está começando agora.

Google PageSpeed

O PageSpeed é mais um projeto disponibilizado pelo Google. Trata-se de um conjunto de ferramentas e guias, visando a otimização da velocidade de carregamento dos sites. Embora seja bem menos conhecida que suas companheiras, essa iniciativa não perde em nada na importância.

O projeto é focado no objetivo de criar uma web muito mais rápida e otimizada. Através do diagnóstico disponibilizado pela ferramenta, é possível identificar fatores que podem estar causando lentidão no carregamento do seu site e dificultando sua otimização SEO.

Benefícios de utilizar o Google PageSpeed

Hoje em dia, as pessoas não querem esperar para acessar informação. Quando o carregamento da página não é imediato, suas visitas e conversão certamente irão sofrer. Você sabia que apenas um segundo de atraso no carregamento pode impactar negativamente suas taxas de conversão?

Por isso, é essencial identificar problemas que podem atrasar o carregamento da página. O ideal é que seu cliente não precise esperar nada para ter acesso ao conteúdo que procura. Como existem muitos fatores que podem influenciar a velocidade do site, utilizar uma ferramenta de diagnóstico é mais do que essencial.

Screaming Frog

O Screaming Frog trata-se de um script web-crawler. Ou seja, ele simula o funcionamento de um robô de busca e indexa as páginas indicadas para identificar problemas com o SEO, tags e scripts.

A ferramenta é paga, mas existe uma versão gratuita que conta com algumas limitações, como a quantidade de pesquisas realizadas diariamente. Para verificar o status do site periodicamente, no entanto, essa pode ser uma opção viável.

Veja algumas coisas que é possível fazer com essa ferramenta:

  • Encontrar links quebrados e outros erros de conexão no site
  • Auditar redirecionamentos
  • Analisar o título e meta data das páginas
  • Descobrir conteúdo duplicado, que pode ocasionar penalidades no ranqueamento
  • Extrair dados utilizando o XPath
  • Revisar o robots.txt e sitemap.xml
  • Gerar arquivos de sitemap em xml
  • Integrar as informações recebidas com o Google Analytics

Como fazer uma audição técnica de um site com o Screaming Frog

A interface do software é bastante auto-explicativa e o conteúdo está dividido em abas para facilitar o uso. Os relatórios, no entanto, são extremamente complexos. Mas não se preocupe: é possível filtrar o conteúdo para exibir apenas suas métricas mais importantes. Também é possível exportar os relatórios para planilhas Excel, o que facilita a comunicação entre os diferentes setores da sua empresa e a visualização dos dados.

A página da ferramenta oferece guias sobre como usá-la, incluindo todos os objetivos e funcionalidades. Lá você também encontra instruções para integrar essa ferramenta com outras gigantes da análise SEO, como o Moz e Ahrefs.

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Deep Crawl

O Deep Crawl trata-se de outra opção para quem pretende investir nos web crawlers para auditar a otimização SEO de seus sites.

O seu funcionamento é muito parecido com o Screaming Frog, mas a ferramenta brilha mesmo na sua especialização em migrações e redução de penalidades de ranqueamento.

Se você não sabe o que são as penalidades do Google e como sua página pode sofrer com elas, recomendo que leia esse outro post aqui no blog. Nele eu explico com detalhes do que se trata essas penalidades e como se proteger disso.

O Deep Crawl é uma das formas usadas para recuperar o site de uma penalidade séria, como a Panda ou a Penguin. Além disso, essa ferramenta possibilita:

  • Monitorar os dados e desempenho do seu site
  • Migrar o site para outro servidor
  • Compreender melhor a arquitetura do seu site
  • Melhorar a experiência do usuário no site
  • Lançar o seu site para públicos internacionais
  • Comparar o seu site com os dos seus concorrentes

Benefícios de migrar o seu site com o Deep Crawl

Migrar um site já estabelecido pode ser um problema sério. Você sabia que é possível perder uma parcela enorme do seu tráfego orgânico dessa forma? Certamente você quer evitar esse problema.

A migração através do Deep Crawl é capaz de reduzir consideravelmente os riscos associados a esse tipo de ação. Além disso, é possível acompanhar a migração em tempo real e testar toda a indexação depois.

Como funciona?

Aplicando um script que reescreve as URLS presentes no seu site, a ferramenta é capaz de mitigar os problemas e reduzir bastante o risco de perda de tráfego depois da migração.

Além disso, é possível testar e prever qual será o impacto real da ação ao remover determinados parâmetros da análise. Isso simula com precisão a forma que os mecanismos de busca enxergarão a migração.

Como empreendedor, você sabe: conhecer os riscos e agir para mitigá-los é sempre uma boa ideia.

Hello Bar

O Hello Bar é uma ferramenta exclusivamente voltada para melhorar a conversão e eficiência do seu website.

Através do uso inteligente de redes sociais, bancos de dados, scripts de integração e informações sobre marketing, é possível potencializar seus números e melhorar muito o relacionamento com seus clientes.

Além disso, a ferramenta ajuda a melhorar o engajamento dos visitantes nas redes sociais, integrando o seu site com esses veículos e incentivando o compartilhamento de conteúdo.

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Vantagens do Hello Bar

O Hello Bar ajuda muito a melhorar o relacionamento da sua marca com os clientes. Veja as funções mais populares dessa ferramenta:

  • Aumente a quantidade de assinantes no seu conteúdo.
  • Colete mais e-mails e gere muito mais leads.
  • Aumente a quantidade de interação nas redes sociais da empresa com a promoção de conteúdo.
  • Aumente os seguidores nas redes sociais.
  • Integre as redes sociais no seu site.
  • Realize testes A/B para verificar os tipos de conteúdos e mensagens que melhor funcionam com o seu público.

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta focada na análise do SEO, tanto On Page quanto Off Page. Trata-se de uma das opções mais completas no mercado, com seus dados referentes a palavras-chave sendo especialmente valorizados por profissionais da área.

Seus relatórios costumam estar mais atualizados e conter números mais exatos do que as outras opções. Além disso, é possível fazer pesquisas de concorrência e análises de backlinks.

Você ainda pode acompanhar a evolução do seu ranqueamento e fazer pesquisas de conteúdo.

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Vantagens do Ahrefs para a sua estratégia de SEO

O Ahrefs é uma ferramenta extremamente complexa e detalhada. No entanto, é muito fácil de usar. Eu normalmente recomendo pelo menos conhecer o software, em especial se você trabalha na área de SEO.

A ferramenta é paga, mas existe a disponibilidade para um período de testes, o que é perfeito para identificar se ela atende às necessidades do seu negócio.

Veja uma lista das funcionalidades disponíveis:

  • Explorador de sites
  • Explorador de palavras-chave
  • Explorador de conteúdo
  • Rastreador de classificação
  • Auditoria SEO do site
  • Alertas sobre problemas e erros
  • Barra de ferramentas SEO integrada com o navegador
  • Comprador de domínios
  • Análise em lote
  • Análise de intersecção de links
  • Análise de intervalo de conteúdo
  • Verificador de backlinks
  • Verificador SERP
  • Pesquisador de palavras-chave
  • Verificador de links quebrados
  • Indicador de dificuldade de palavra-chave

SEO PowerSuite

O SEO PowerSuite é uma suíte completa de ferramentas voltadas para a otimização global do SEO no seu site. Ele se divide em quatro módulos:

  • Rank Tracker
  • Website Auditor
  • SEO SpyGlass
  • Link Assistant

Cada um dos módulos é especializado em um setor da otimização, possibilitando uma análise completa e poderosa da situação do seu site.

Existe uma versão gratuita da ferramenta para usuários que buscas checar esporadicamente a otimização de seus sites. Os planos profissionais são voltados para especialistas em SEO que possuem diversos domínios que devem ser monitorados frequentemente.

Monitora o ranking do Google e previne futuras penalidades

O Rank Tracker é um módulo voltado para o monitoramento e otimização do posicionamento no Google. Além de acompanhar o progresso da página, a ferramenta possibilita a correção de erros que podem ocasionar as temidas penalidades.

Também é possível usar a ferramenta para recuperar um site que já sofreu penalidades e precisa retomar o crescimento.

O Rank Tracker é capaz de:

  • Analisar o ranqueamento local do site
  • Integrar dados de 20 ferramentas de busca de palavra-chave diretamente no aplicativo
  • Analisar as palavras-chave profundamente
  • Criar relatórios personalizados e automáticos

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Encontra erros e ameaças

O Website Auditor vasculha o seu site a procura de erros, problemas de SEO e outras ameaças ao desempenho. É possível até mesmo encontrar scripts maliciosos que podem causar penalidades ou manchar a reputação da empresa perante o consumidor.

É possível realizar correções diretamente no aplicativo, além de aplicar otimizações ao conteúdo. Veja tudo que o Auditor pode fazer:

  • Ver o seu site exatamente como os sites de busca o enxergam
  • Encontrar erros em links, arquivos e scripts
  • Gerar os arquivos robots.txt e sitemaps.xml
  • Auditar o SEO on Page
  • Otimizar o conteúdo
  • Gerar relatórios automáticos enviados por email

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Recuperação pós penalização do Google

O SEO SpyGlass possuiu inúmeras funcionalidades poderosas, mas talvez a mais impressionante seja a capacidade de ajudar o site a se recuperar das penalidades mais comuns do Google. Além da recuperação, é possível aplicar ações que visam se proteger de futuros problemas e garantir o crescimento saudável do site e da imagem da marca.

Veja as principais funcionalidades:

  • Indexação sempre atualizada de links e mapeamento
  • Auditoria e limpeza de links anti-Penguin
  • Dados analíticos poderosos e detalhados
  • Análise de links de concorrentes
  • Checagem de links em tempo real
  • Relatórios de backlinks personalizados e automáticos
  • Encontrar vulnerabilidades de acordo com as últimas atualizações do algoritmo do Google

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Muito mais oportunidades

O Link Assistant foca em aumentar as possibilidades de divulgação, backlinks e visibilidade da página. Esse módulo monitora de maneira detalhada e precisa todos os links e backlinks da página em tempo real. Essa funcionalidade é extremamente útil para encontrar novas oportunidades de parceria e expandir o alcance da marca ainda mais.

Veja as opções:

  • Encontrar oportunidades de novos links em guest posts, comentários, diretórios e muito mais
  • Prospecção de links
  • Análise de autoridade da página
  • Análise de links e autoridade dos concorrentes.

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Supermetric Data Grabber

O Supermetric Data Grabber é uma opção para quem precisa automatizar diversos relatórios e reports diferentes. Com integração com Excel, essa ferramenta oferece uma solução prática e simples para profissionais SEO que precisam dividir seus resultados com clientes ou com outros setores da empresa.

Sabemos que nem todo mundo estará disposto a aprender uma nova ferramenta apenas para visualizar um relatório. Por isso, a possibilidade de exportação para o pacote Office é uma vantagem gigante, que pode facilitar a comunicação entre consultoria e clientes, ou atém mesmo dentro da própria empresa.

A ferramenta é paga, mas oferece um período gratuito de testes para que você conheça as funcionalidades e decida se essa é a melhor opção para as necessidades do seu negócio.

Com o Supermetric Data Grabber, é possível:

  • Gerar relatórios complexos contendo todas as suas métricas de marketing diretamente no Excel.
  • Integrar a ferramenta com o Google Analytics, Facebook, Bing e outras plataformas de marketing.
  • Automatizar completamente tarefas que normalmente tomam muito tempo e exigem um nível alto de concentração e trabalho.
  • Personalizar todos os aspectos dos relatórios finais e controlar desde as métricas apresentadas até a aparência do documento.
  • Aumentar a produtividade do setor de SEO com um custo extremamente baixo.

Como criar reports para o seu cliente ou vários clientes

Essa ferramenta trata-se de um arquivo em Excel com macros, que funciona a partir da versão 2003 do programa, tanto em Windows quanto no Mac. Para gerar os relatórios, o procedimento é muito simples. Confira:

  • Basta fazer o download do arquivo
  • Abrir o arquivo no Excel e permitir a execução de macros
  • Fazer Login nas fontes dos seus dados (o arquivo oferece integração com as principais plataformas SEO)
  • E o relatório está pronto.

Uma notícia ainda melhor é que essa ferramenta também já está disponível para as seguintes plataformas:

 

  • Google Sheets
  • Google Data Studio

Então, se sua empresa não utiliza Excel, esse não é um impedimento para automatizar os relatórios.

SEO Tools Para o Excel

Outro plugin muito usado, e muito útil, é o SEO Tools para Excel. Trata-se também de uma opção paga, com a opção de pedir uma chave especial para um período de testes.

O diferencial do SEO Tools é sua capacidade de integrar as funcionalidades de análise SEO diretamente ao Excel. A maior vantagem desse tipo de ferramenta é que não é necessário se habituar a uma nova interface para usar as opções.

O plugin é capaz de realizar as seguintes análises:

  • SEO on page
  • Back links
  • Conectores XML
  • Robôs de busca

Além disso, é integrado com o Google Analytics e possui mais de 100 pequenas extensões, como verificação de domínios e outras utilidades.

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Browse SEO

O Browse SEO é um aplicativo online que possibilita que você elimine completamente o estilo de qualquer página web, sendo capaz de visualizar apenas as informações relevantes para o SEO. É uma forma de chegar mais próximo da forma que os mecanismos de busca enxergam o site, sem precisar olhar para códigos HTML puros.

Uma das vantagens da ferramenta é que não é preciso instalar nem fazer download de nada. Tudo funciona diretamente no navegador. A ferramenta é completamente gratuita e pode ser usada em qualquer domínio da web.

O relatório também conta com informações sobre as tags, títulos e outros dados relevantes para o SEO.

Cheque o HTML de Qualquer URL

O Browse SEO possibilita que você veja as porções relevantes para o SEO do HTML de qualquer página. Isso pode ser muito útil, tanto por questões didáticas quanto para a análise de concorrentes.

Para usar a ferramenta, basta entrar no site e digitar o endereço desejado na barra disponibilizada e clicar em “Browse”.

Woorank

O Woorank é uma ferramenta focada na otimização do SEO para o seu site. Além disso o software oferece auditoria SEO avançada, análise de palavras-chave, simulação de robôs de busca, rastreador de página, elaboração de planos de marketing digital e monitoramento SEO através de relatórios gerados em pdf. São muitas opções para explorar e tornar o seu site ainda mais eficiente.

Grande diferencial vai para a interface extremamente acessível, que incentiva o aprendizado da mecânicas de SEO, possibilitando que o profissional descubra novas mecânicas e estratégias.

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Cheque o potencial do seu domínio

Outra funcionalidade de destaque do Woorank é checar o potencial que o seu domínio tem. Ou seja, é possível visualizar o crescimento possível perante as otimizações e ações em SEO.

Esse é um recurso valioso para profissionais que dependem da aprovação ou investimento de outros setores para aplicar planos de marketing. Também é uma ótima forma de vender seu projeto para os clientes.

O Woorank é uma ferramenta paga, mas existe um período de testes gratuito sem nenhuma restrição de funcionalidade do software.

TechnicalSEO.info

O TechnicalSEO.info trata-se de um site que oferece inúmeros recursos para os profissionais da área de SEO e marketing digital. Ele conta com exemplos, informações e guias para quem quer se aprofundar ainda mais nesse assunto.

Além disso, o site disponibiliza uma grande variedade de ferramentas gratuitas para ajudar na otimização, auditoria e monitoramento do seu site ou do site dos seus clientes.

Outras ferramentas de SEO para a sua estratégia

O TechnicalSEO.info possui muitas opções de ferramentas que podem ajudar muito no processo de otimização SEO, tanto para profissionais experientes quanto para quem está começando.

O grande destaque desse site é a grande quantidade de informação e recursos disponíveis. Mesmo na página de ferramentas, você encontra uma sessão com diversos links para outras opções para otimização de SEO, auditoria, análise e monitoramento. É um banco de dados extremamente completo que todo profissional de SEO deve conhecer.

Confira a lista a seguir:

Fetch e Render Tool:

Encontra e renderiza uma página web, de maneira automática. A ferramenta te dá acesso ao código fonte, HTML, snapshot e screenshot.

Schema Generator:

Uma ferramenta que gera código Schema.org automativamente, incluindo propriedades de objetos.

Mobile-friendly bulk test:

Capaz de testar a compatibilidade de um lote de sites em apenas uma ação.

Mobile first index tool:

Checa se o site é compatível com o recurso de indexação do Google que exibe sites compatíveis primeiro em plataformas mobile.

AMP Validator:

Utiliza o processo de validação oficial da AMP para checar se as páginas estão adequadas aos padrões de carregamento rápido em mobile.

robots.txt Testing Tool:

Checa a sintaxe e validade do arquivo robots.txt, inclusive reportando quais áreas do site estão bloqueadas para indexadores.

hreflang Tag Tester:

Checa se as tags de tradução para caracteres de outros alfabetos estão implementadas corretamente.

Locale-adaptative Tester:

Testa a disponibilidade da página para a indexação especial do Google para páginas de linguagem adaptativa em até 13 línguas.

XML Sitemap Generator:

Gera automaticamente um arquivo de sitemap em xml.

Submit a XML Sitemap:

Força a atualização de arquivos sitemap.xml nos bancos de dados dos sites de buscas.

rel= “prev/next” Tester:

Esses são elementos HTML usados para indicar para os sites de busca que aquela página faz parte de um mesmo conteúdo dividido em partes. A ferramenta verifica se as tags estão funcionando corretamente.

Get a Cached Page:

Acessa a página através do cache do mecanismo de busca para verificar qual foi a última vez que o robô acessou o conteúdo.

Local Search Tool:

Verifica os resultados de buscas localizadas.

Google SERP Simulator:

Simula o sistema de SERP do Google e disponibiliza uma análise do domínio.

SEOToolSet

O SEO ToolSet é mais uma suíte que busca ser o mais completa possível, cobrindo diversos pontos importantes da análise de SEO. A ferramenta é paga, mas a empresa possui um programa de testes de 30 dias. Se no final desse período o cliente quiser cancelar a ferramenta, recebe de volta o seu investimento inicial.

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O site também oferece treinamentos e certificações nas áreas de marketing digital e SEO. Pode ser uma opção interessante para quem busca cursos internacionais e está querendo de aprofundar ainda mais no assunto.

As ferramentas, em si, apresentam funcionalidades poderosas e bastante variadas.

Benefícios desta ferramenta para um estratégia de SEO

A proposta dessa empresa é facilitar o máximo possível o trabalho do profissional de SEO. Sendo assim, vamos ver as vantagens que a ferramenta oferece:

  • Comparar suas páginas web com os principais competidores, com as páginas melhor ranqueadas e com os guias de boas práticas de SEO.
  • Monitoramento programado e automático da sua classificação SERP de diversos mecanismos de busca no mundo todo, com a opção de visualizar o progresso do seu site em relação ao tempo.
  • Site crawler que verifica o domínio em busca de erros e problemas que podem dificultar ou impedir o indexamento por mecanismos de busca.
  • Encontrar erros críticos em todo o site e realizar as mudanças necessárias diretamente no aplicativo de maneira simples e rápida.
  • Organizar os dados em tabelas, colunas e páginas. Gerar relatórios e exportá-los em massa para o uso em planilhas e outros softwares.
  • Analisar a estrutura interna de links do seu site de maneira visual através de gráficos compreensivos.
  • Monitorar a saúde da sua estrutura de links através da integração com o banco de dados do Majestic, o mais atualizado, extenso e preciso da internet.

Ferramentas para SEO em blogs

Se a otimização de SEO para o site da sua empresa já é importantíssima, aplicar esse processo nas postagens do blog é mais ainda.

O marketing de conteúdo, afinal, tem mostrado os melhores resultados da atualidade. Para conseguir aproveitar essa tendência, no entanto, você precisa prestar atenção nas suas estratégias de SEO.

Além das tags, estruturas de links e outras otimizações que precisam ser aplicadas em toda página, os blogs exigem atenção específica para o conteúdo.

Para ter certeza de que você está criando um conteúdo relevante, de qualidade e otimizado, é preciso manter algumas regras de SEO em mente:

  • Textos maiores costumam posicionar melhor
  • Trabalhe muito bem o conteúdo para que ele não seja detectado como duplicado
  • Não use geradores automáticos de conteúdo para evitar penalidades
  • Procure disponibilizar conteúdo relevante para seu público-alvo, pois ele vai inspirar compartilhamentos
  • Use bastante imagens originais e não esqueça de otimizar o SEO nelas também
  • Adicione links internos e externos nas suas postagens
  • Divida o conteúdo em subtítulos e cuide para que nenhum deles contenha mais de 300 palavras
  • Utilize as tags de títulos (h1, h2, h3) para dividir o conteúdo de maneira hierárquica: isso facilita a indexação do conteúdo pelos mecanismos de busca
  • Use frases e parágrafos curtos para melhorar a legibilidade
  • Incorpore vídeos e outras mídias informativas na postagem, mas evite scripts que iniciam a reprodução desses conteúdos logo no carregamento
  • Cuide para que o tamanho das imagens e da página não atrasem o carregamento do site
  • Preencha tags, titulos e metatags com a palavra-chave em mente

Dito isso, é claro que existem opções de ferramentas para te ajudar a não esquecer nenhum desses detalhes. Nessa postagem, estou focando as minhas sugestões em plugins para WordPress, já que é uma das maneiras mais populares de manter um blog atualmente.

All in One SEO

O All in One SEO tem como proposta oferecer em apenas um plugin todas as ferramentas que você precisará para otimizar o SEO no seu blog. Ele possui uma versão gratuita com poucas limitações e oferece o upgrade para a versão profissional.

Essa é uma opção bastante completa com funções de sobra para quem quer ter todo o controle possível sobre os elementos de suas páginas e postagens.

A página do plugin disponibiliza vídeo tutoriais detalhando todo o processo de configuração e como usar as ferramentas para desencadear todo o potencial do seu blog.

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Vantagens do plugin All in One SEO

As funcionalidades do All in One SEO, como já mencionei, são muitas. Separei uma lista com as principais vantagens desse plugin para te ajudar na decisão se você está escolhendo o que vai usar no seu blog. Confira:

  • Suporte de mapa de site XML
  • Suporte Google AMP (Páginas móveis aceleradas)
  • Suporte Google Analytics
  • Suporte para SEO em tipos personalizados de publicações
  • URLs canônicas avançadas
  • Notifica automaticamente mecanismos de busca sobre as mudanças em seu site
  • Integração SEO para sites de comércio eletrônico
  • Automaticamente otimiza seus títulos para o Google
  • Gera META tags automaticamente
  • Evita a duplicação de conteúdo
  • Compatível com PHP 7
  • Sempre atualizado com as últimas novidades do mundo SEO

Yoast SEO

O Yoast SEO é um dos plugins para WordPress mais populares da atualidade, com mais de 5 milhões de instalações ativas na plataforma. Ele possui uma interface simples, com recursos sempre atualizados e muito fáceis de usar.

A ferramenta está sempre atualizada para acompanhar os avanços das tecnologias de indexação e das plataformas de busca.

O plugin adiciona uma seção à página de criação de posts. Nessa interface, é possível visualizar um checklist com as principais características que o post deve conter. Além disso, conta com um widget que possibilita a visualização e edição do snippet do Google.

Conforme os requisitos de SEO são preenchidos, os ícones se tornam verdes para sinalizar que o post está pronto para ser publicado. É uma maneira simples de otimizar o SEO nas publicações, melhorar o controle de qualidade da produção de conteúdo e garantir que nada passará despercebido.

Por ser fácil de usar, essa é uma opção ideal para quem vai lidar com produtores de conteúdo que não possuem especialização em SEO. Ela evita o retrabalho e dispensa a necessidade de que o especialista revise todos os conteúdos antes que eles sejam publicados.

Algumas outras funcionalidades incluem verificação de SEO de maneira global no blog e recomendações de configurações que otimizam o posicionamento em buscas.

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Vantagens do plugin Yoast SEO

O Yoast SEO é tão popular por muitos bons motivos. Confira a seguir as principais vantagens dessa ferramenta poderosa para o seu blog:

  • Versão gratuita com pouquíssimas limitações (mas vale a pena investir no Premium)
  • Análise SEO através de uma checklist dinâmica
  • Pré-visualização do Snippet
  • Configuração de meta tags com análise de qualidade dinâmica
  • Configuração de url
  • Análise global do site para evitar keywords repetidas e conteúdos concorrentes
  • Análise de links, inclusive alertando se você linkar para páginas com a mesma palavra-chave que a escolhida
  • Controle de breadcrumbs
  • Alertas sobre irregularidades SEO no template do site
  • Melhor produção de conteúdo, economizando retrabalho
  • Análise de legibilidade, destacando as seções problemáticas com destaque do texto

Premium SEO Pack

O Premium SEO Pack é um plugin pago para WordPress. Trata-se de um conjunto completo com as melhores ferramentas para SEO disponíveis. Caso você esteja interessado, é possível solicitar um período de testes para verificar se essa opção atende a todas as necessidades do seu blog.

Além de relatórios completos e integração com o Google Analytics, o plugin também oferece opções de otimização em massa e auditoria para o SEO de cada postagem.

Confira as principais características:

  • Interface integrada com o Google Analytics
  • Seleção de múltiplas palavras-chave de foco
  • Otimização de scripts, códigos css e cache
  • Otimização de SEO on page
  • Monitor de erros e redirecionamentos
  • Monitor de rankeamento
  • Construção otimizada de links e backlinks
  • SEO geo-específico
  • Análise de performance da página
  • Otimização de imagens
  • Integração de compartilhamento para mídias sociais

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Redirection

O Redirection é um plugin focado em resolver erros de redirecionamento. Você sabia que o WordPress é uma plataforma desenvolvida em php? Isso significa que ela precisa lidar com um banco de dados para funcionar corretamente.

Por isso, às vezes é inevitável encontrar alguns erros de redirecionamento e páginas localizadas no endereço errado.

Atualizações de versão, migrações, alterações no conteúdo e falta de poder de processamento no servidor são alguns fatores que podem causar problemas.

Mas, é claro, você deve evitar o máximo possível esse tipo de acontecimento. É verdade, a maioria desses erros pode ser resolvido com uma atualização da página ou esperando alguns minutos. Mas até lá, seu cliente em potencial pode ter procurado a informação que precisa em outro site.

O Redirection atua levando o usuário para páginas de aspecto menos técnico. Ou seja, ao invés de ver um texto não formatado contendo um código de erro, ele verá uma página que se adequa à identidade da marca, com uma mensagem de desculpas e sugestão de outros conteúdos.

Vale a pena instalar esse plugin, principalmente porque ele oferece estatísticas que podem te ajudar a identificar problemas mais graves. A ferramenta é completamente gratuita, e eu recomendo que seja utilizada em conjunto com sua suíte de ferramentas SEO no WordPress.

SEO Auto Links

O SEO Auto Links é um plugin muito interessante que complementa bem qualquer suíte de SEO que você escolher utilizar. Baseado nas suas palavras-chave, ele é capaz de adicionar links automaticamente ao seu conteúdo.

No entanto, é sempre importante lembrar que geradores automáticos, mesmo quando são voltados apenas para links, precisam ser monitorados de bem perto.

Para esse e para qualquer outro plugin que realize tarefas do tipo automaticamente, é recomendado revisar os resultados.

A ferramenta é altamente customizável e os resultados costumam a ser incrivelmente confiáveis. Mas como todo script, o plugin pode cometer erros como linkar o site do concorrente. Então, sempre confira o conteúdo após usar ferramentas automatizadas.

BWP XML Sitemaps

O BWP XML Sitemaps é um plugin gratuito para a criação de sitemaps no WordPress. Uma das maiores vantagens dessa ferramenta é a compatibilidade com plataformas como o Google News Sitemap, Sitemap index e Multi-site.

A página do plugin oferece uma documentação detalhada sobre como usar todas as funções oferecidas, mas a ferramenta é bastante intuitiva.

Vantagens do plugin BWP XML Sitemaps

O BWP XML Sitemaps é capaz de gerar arquivos de sitemaps de muito maior qualidade, incluindo diversos detalhes que passam percebidos pelas opções nativas da plataforma. Veja alguns exemplos de funcionalidades:

  • Sitemaps para posts, incluindo tipos customizados de postagens e páginas estéticas
  • Subdivisão de categorias customizável
  • Adicionar imagens de destaque para cada sitemap
  • Adicionar páginas externas ao sitemap
  • Possibilidade de adicionar o sitemap ao arquivo robots.txt para facilitar a configuração
  • Suporte para o Plugin WPMU Domain Mapping.
  • Compressão de sitemaps, deixando os arquivos até 70% menores
  • Permite forçar a atualização dos mecanismos de busca de maneira seletiva automaticamente quando você:
    • Publica um novo post
    • Salva um rascunho
    • Publica um post pendente
    • Publica um post agendado
  • Permite configuração do tempo de cache de sitemaps e geração manual de novos caches.
  • Divisão automática de sitemaps com quantidades muito grandes de links para otimização do arquivo
  • Sistema de módulos para aumentar a flexibilidade da ferramenta.

Vantagens do plugin Squirrly SEO

O Squrrly SEO é mais uma suíte SEO extremamente completa. Considero essa ferramenta como sendo voltada para marketing de conteúdo como um todo, já que inclui opções que focam na criatividade e produção de conteúdo de qualidade.

O Squirrly é capaz de oferecer conselhos sobre o SEO dinamicamente enquanto você escreve o artigo. E não apenas referente às regras de ranqueamento. O plugin lida com sugestões de tema, mostra tweets relevantes sobre o assunto que você está escrevendo e oferece até mesmo dicas e tutoriais sobre como produzir um conteúdo cada vez melhor.

As funcionalidades são realmente extensas, mas separei as principais vantagens do plugin para te dar uma ideia do quão poderoso ele é:

  • Otimização automática dos artigos
  • Suporte para importação de configurações SEO de outros plugins
  • Encontra palavras-chaves e temas otimizados para seu público
  • Checklist mostra visualmente quando o post está otimizado
  • Analisa todas as páginas do site e oferece relatórios de melhorias
  • Oferece dicas para resolver problemas de SEO
  • Banco de imagens de uso livre para que você inclua nos posts
  • Monitoramento semanal de performance
  • Mostra tweets recentes sobre o tema que você está escrevendo
  • Dicas e tutoriais para escrever o melhor conteúdo possível
  • Pré-visualização e configuração do Snippet

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Qual é a melhor opção de ferramenta SEO para minha empresa?

Essa é uma pergunta que eu escuto com muita frequência. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para escolher o melhor conjunto de ferramentas SEO possível.

Isso acontece devido a alguns fatores: Primeiramente, existem muitas, muitas opções disponíveis. A maioria delas não pode ser considerada objetivamente melhor do que as outras. Isso porque elas possuem focos e funcionalidades muito diferentes.

Mesmo as ferramentas que fazem exatamente a mesma coisa podem dividir o pódio dependendo das necessidades da sua empresa. Por exemplo, empresas menores podem estar procurando opções gratuitas. Profissionais que nunca lidaram com SEO procuram interfaces simples e amigáveis.

Enquanto isso, uma consultoria SEO muito provavelmente precisará de um conjunto de ferramentas pagas, muito mais poderosas e muito mais complexas. Em compensação, elas serão mais difíceis de usar.

Para decidir qual é o conjunto de ferramentas SEO mais adequado para o seu negócio só existe um jeito: Planejar, pesquisar, conhecer e experimentar!

Planejar

Na fase de planejamento, você deve levantar as necessidades da sua empresa da maneira mais detalhada o possível. Quais são as métricas mais importantes? Quais os objetivos das campanhas? O que você espera alcançar com a otimização SEO?

Veja algumas perguntas que vão te ajudar a definir qual é o conjunto ideal de ferramentas SEO para acompanhar a performance do seu site:

  • Qual meu objetivo? Por exemplo, preciso aumentar a quantidade de leads? Melhorar o posicionamento nas buscas?
  • Eu já tenho ferramentas que analisam minhas palavras chaves, ou precisarei de alguma que ofereça essa função?
  • Eu precisarei que minhas redes sociais também sejam monitoradas?
  • Eu procuro uma ferramenta complexa, fácil de usar ou que seja um bom equilíbrio entre os dois?
  • Qual é o meu orçamento para investir no monitoramento SEO do site?
  • Eu prefiro que todos os dados e funcionalidades estejam disponíveis em apenas uma suíte ou prefiro usar diferentes ferramentas especializadas para fazer o acompanhamento?
  • Quais são os dados que eu precisarei acompanhar?

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Pesquisar

Uma vez que você entende quais são suas necessidades, é hora de pesquisar as opções disponíveis no mercado. Esse guia mesmo já foi um ótimo começo nesse processo, e também no seguinte: conhecer.

Certifique-se de que você está explorando todas as opções, e não pare no site institucional da ferramenta. Leia postagens de reviews, comentários de outros clientes e procure menções nas redes sociais. Isso vai te ajudar muito a ter uma dimensão maior do que esperar de cada opção.

Veja alguns recursos capazes de ajudar nesse processo:

  • Busca pelo nome da empresa nas redes sociais e sites como o Reclame Aqui
  • Comentários dos clientes nas redes sociais, páginas do produto e reviews
  • Informações sobre o suporte, planos e funcionalidades das ferramentas
  • Posts em blogs especializados em SEO que contenham reviews completas das funcionalidades

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Conhecer

Não adianta decidir apenas pelo resumo das funcionalidades. O ideal é procurar informações mais a fundo, como screenshots, tutoriais e reviews.

O Youtube é um grande aliado nesse momento. Você encontrará inúmeros vídeos com avaliações, passo a passo e tutoriais das ferramentas de SEO mais populares.

Com esses recursos, você poderá acompanhar o processo de uso da ferramenta e conhecer o fluxo de trabalho. Dessa forma, é possível descartar opções que não se adequam às suas preferências, personalidade e necessidades com muito mais agilidade do que testando uma por uma.

Abuse desse tipo de conteúdo e leia bastante blogs especializados. Outra estratégia é entrar em contato com a equipe de suporte ou vendas da ferramenta.

Esses profissionais serão capazes de sanar suas últimas dúvidas, esclarecer funções e possibilidades e dar todas as informações que você não encontrou nos outros sites.

Outra fonte interessante de informação é a documentação das ferramentas. Como são materiais normalmente mais extensos, a minha recomendação é deixar esse recurso mais para o fim do processo.

Quando você já eliminou alguns candidatos, não é necessário gastar tanto tempo com a leitura.

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Experimentar

Por fim, mas não menos importante, está a fase de testes das ferramentas disponíveis. Esse é o momento para colocar as funcionalidades em xeque e ver se as opções selecionadas atendem mesmo suas necessidades.

Lembre-se: a grande maioria das ferramentas oferecem um período gratuito de testes. Dessa forma é possível encontrar a melhor escolha para sua empresa sem perder investimentos.

Por questões de otimização do tempo, não convém testar muitas opções diferentes. Acredite: a grande maioria delas será facilmente eliminada nas outras etapas. Você deve chegar nesse estágio da seleção com apenas duas ou três possibilidades em mente.

Considere também que ferramentas com focos diferentes podem ser usadas de maneira complementar. Eu recomendo que toda análise inclua pelo menos três ferramentas diferentes, excluindo softwares específicos para otimização de conteúdo, como os plugins do WordPress que recomendei.

Não deixe de verificar durante os testes as questões mais subjetivas do uso das ferramentas. Por exemplo:

  • Essa interface é agradável para mim?
  • Os processos podem ser feitos de maneira que eu considero intuitiva?
  • O fluxo de trabalho é fácil de aprender ou de customizar?

Esses são fatores menos técnicos e que dependem muito da sua preferência. Então, normalmente eles só podem ser percebidos quando você está lidando diretamente com a ferramenta.

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Conclusão

Você acabou de ler um guia completo sobre as melhores ferramentas de SEO disponíveis na web. Agora, você está mais do que preparado para otimizar o seu site! Lembre-se de todos os benefícios que a otimização SEO pode te trazer! Vamos revisá-los:

  • Maior captação de leads
  • Melhor posicionamento nas buscas
  • Melhor retenção de clientes
  • Maiores taxas de conversão
  • Melhor alcance da marca
  • Melhora da imagem da marca perante ao público
  • Potencialização do engajamento em redes sociais
  • Site mais rápido, com menos erros e com navegação mais acessível
  • Melhor experiência do usuário no site
  • Redução de custos eliminando ações menos eficientes e investindo no que realmente vale a pena

E esses são apenas alguns exemplos. A otimização SEO possibilita novas ações de marketing, novas oportunidades de parcerias e abre caminhos para novos nichos e possibilidades de investimentos.

No entanto, acompanhar todos os detalhes necessários para fazer um monitoramento completo do SEO pode ficar complexo muito rápido. Por sorte existe uma grande variedade de ferramentas disponíveis que se dedicam a facilitar o máximo possível o seu trabalho!

Nesse post, você conheceu com detalhes as opções mais populares do mercado. Agora que você sabe o que os gigantes do mundo do marketing estão usando, basta implementar essas ferramentas no diariamente sua empresa e assistir os seus números decolarem.

Um planejamento e monitoramento adequados são essenciais para o sucesso de toda campanha de marketing. Não é diferente com a otimização SEO. O recomendado é utilizar esses aplicativos para realizar auditorias mensais em todo o conteúdo.

Lembre-se: o marketing digital é um setor extremamente dinâmico. As regras estão sempre mudando e é preciso se manter inteirado nas últimas notícias e tecnologias para ficar por cima!

Quer aprender outras técnicas para potencializar os resultados do seu site? Leia também esses outros posts:

  • 15 Extensões de SEO para o Chrome que Você Não Pode Viver Sem
  • 8 Estratégias de SEO para Testar em 2018
  • Nicho de Mercado: Guia Completo para Definir seu Nicho de Mercado

E você, que ferramentas SEO escolheu para fazer a otimização do seu site? Conte para a gente nos comentários e não deixe de perguntar caso tenha ficado com alguma dúvida!

AVALIE GORA MESMO!
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