Landing Pages são indispensáveis em uma estratégia de geração de leads.
Além de facilitarem a captura das informações do potencial cliente, elas ainda ajudam a segmentar suas ofertas, o seu público e também a gerar valor para os seus visitantes.
Porém, nós sabemos que muitas empresas enfrentam dificuldades na hora de desenvolver ou aprimorar suas primeiras Landing Pages.
Cada negócio acaba criando formatos muito diferentes: uma com muitos elementos, outras com pouco texto, algumas com formulários a direita, outras praticamente sem nenhuma grande informação….
Como saber qual é a Landing Page ideal?
O primeiro passo é entender que cada persona se relaciona de uma maneira diferente com uma Landing Page.
Por isso, o ideal para você pode não ser o melhor para uma outra empresa.
Você deve, assim como em tudo no Marketing Digital, fazer testes, analisar os resultados e tomar decisões com base nos dados levantados!
Porém, nada te impede de se inspirar com empresas que têm alcançado bons números através de suas páginas de conversão, e com isso inovar em seu segmento ou melhorar o seu desempenho.
Por isso selecionamos algumas dessas páginas para que você conheça, tome de exemplo e possa aprimorar as suas, com boas referências de design, formato e conteúdo.
Conheça:
Wistia
Wistia é uma plataforma de vídeos profissional, especialmente voltada para ações de Marketing.
Um de seus papéis é auxiliar no trajeto do visitante até o fundo do funil de vendas através de análises de comportamento do usuário.
Por isso, eles fazem uso de formulários e outras estratégias ao longo do seu processo.
Com uma expertise dessas, a Landing Pages deles não poderia não ser incrível!
Simples e objetiva, a página de cadastro para usuários gratuitos não possui muitas informações além dos campos do formulário e um bom CTA.
Todo o texto a respeito do produto — detalhes sobre como funciona a conta free — fica na parte inferior da área de formulário, fazendo com que o primeiro contato e ponto de maior atenção do usuário com a página seja na parte mais importante: a que leva à conversão.
Unbounce
A Unbounce, uma das melhores ferramentas de geração de Landing Pages do mercado também possui LPs incríveis, e não poderia ser diferente.
Em uma das suas páginas de conversão, que oferta um curso sobre técnicas para melhorar os resultados de Landing Pages, há um formulário dinâmico, que parece mais uma janela de bate-papo.
Conforme o visitante vai preenchendo seus dados, ela pede novas informações.
Dessa forma o usuário não tem noção do tamanho do formulário, que varia de acordo com as respostas que vão sendo dadas, e ainda tem a impressão de um processo mais próximo e segmentado.
Uber
Já a empresa de transportes privados Uber optou por adicionar uma espécie de Landing Page logo na home de seu site.
Ao entrar no site da empresa você se depara com um formulário para se cadastrar e se tornar um motorista.
Nós sempre falamos que as Landing Pages são as páginas de destino focadas em conversão e que por isso o ideal é que o foco delas seja a ação do usuário. Assim, elas não devem apresentar menus, links ou outros elementos que possam distrair o usuário.
Essa regra ainda vale!
Porém, para a Uber, esse processo com certeza foi testado e tem gerado resultado, e o que contribui para isso é justamente o conhecimento prévio que os visitantes já tem sobre o negócio.
Vale a pena colocar em prática desde que você tenha um objetivo claro com esse formato e avalie em detalhes os resultados desse teste.
Lembre-se que a ideia não é apenas gerar um número absurdo de leads, mas sim leads com qualidade.
Algar Tech
Algar Tech é uma empresa de hospedagem e serviços digitais para empresas relacionados a gestão de informações.
A Landing Page de um de seus materiais chama atenção pelos elementos de design e uma proposta muito diferente, que rompe com a maioria dos conceitos estabelecidos para uma boa LP.
O primeiro ponto é que, ao acessar a página, o usuário não consegue visualizar o formulário, e sim os detalhes a respeito da oferta, como descrição e benefícios.
O formulário também é um pouco diferente dos convencionais, em um formato contínuo de texto onde o visitante coloca suas informações como se estivesse preenchendo um termo, explicitando seu desejo por receber o material.
Além disso, abaixo do formulário existe uma sequência, com bullet points que descrevem a importância do tema tratado no ebook ofertado, o que torna a rolagem da página ainda maior.
Porém, se tratando de design, a empresa conseguiu orientar a leitura desses pontos criando um caminho que é percorrido com o olhar.
Assim, os usuários são incentivados a caminhar por todas essas informações de forma natural.
Ou seja: essa Landing Page tem dado resultados?
Não sabemos, mas isso é bom para que você entenda que a página de conversão ideal para o seu público vai depender do comportamento dele muito mais que da teoria.
Basecamp
Basecamp é um sistema de gerenciamento de informações para empresas, onde você consegue unir emails, projetos, arquivos e outros conteúdos em uma única plataforma para facilitar a gestão.
Para atrair os visitantes a fazer um teste gratuito na plataforma, a empresa criou uma Landing Page dentro do próprio site para que os usuários possam ter acesso aos 30 dias free.
O interessante desta página de conversão é que apenas o email é solicitado em primeiro momento e, só depois de clicar no CTA eles pedem os demais dados.
Além disso, você tem a opção de preencher suas informações usando a sua conta Google, o que ajuda a eliminar inúmeros dados que precisariam ser fornecidos, diminuindo o número de campos a serem preenchidos no formulário.
Inbound Emotion
Inbound Emotion é uma agência de Inbound Marketing de Barcelona e, como não poderia deixar de ser, é claro que eles fazem o seu próprio Inbound.
Com isso, eles possuem diversas Landing Pages.
O legal dessa LP é que o formulário acompanha a barra de rolagem da página, por isso em qualquer ponto da Landing Page ele está visível e claro para o usuário.
Além disso, eles contam com um link de suporte em que você pode tirar algumas dúvidas, seja sobre o material ou sobre a empresa, antes mesmo de fazer o download.
É claro que isso não é viável para a maioria das empresas, mas fazer um bot para as perguntas mais comuns pode ser uma boa ideia, dependendo do seu ramo de atuação e da complexidade de seus serviços ou produtos.
PageCloud
Um outro caminho é inovar a maneira de mostrar os seus benefícios na Landing Page para aumentar as chances de que o usuário realize a ação proposta. Esse é o caso da PageCloud.
A plataforma de construção de sites customizáveis acrescentou em sua LP de cadastro para testes grátis um vídeo falando a respeito da ferramenta.
Com isso, no lugar de um texto, os visitantes conseguem todas as principais informações sobre o produto apenas apertando um play.
Além disso, a página permite que você preencha a Landing Page através de sua conta no Facebook, facilitando o cadastro.
Para concluir…
Precisamos reforçar aqui que, como você pode ter notado, existem vários modelos e formatos de Landing Page e, por isso, não existe uma fórmula que garanta os resultados!
Porém, existem sim boas práticas que você pode — e deve — testar em suas páginas de conversão para melhorar os seus resultados e entender mais a respeito do comportamento da sua persona.
Se inspire nessas páginas, faça testes A/B em suas Landing Pages e construa a sua própria maneira de aumentar as conversões em suas páginas!