Apesar de possuir suma importância no planejamento de uma empresa para o bom andamento dos negócios, ainda é comum que algumas não possuam um Gerente de Marketing.
Normalmente, tratam-se de pequenas empresas cujos donos ou gerentes fazem por conta própria as ações de Marketing, mas acabam não tendo resultados muito satisfatórios.
Afinal, gerenciar o Marketing não se trata apenas de postar nas redes sociais e fazer anúncios do Google, estas são apenas duas ações que compõem o Marketing Digital, enquanto este faz parte do Marketing como um todo.
Fazer a gestão do Marketing é muito mais do que isso, trata-se de realizar pesquisas constantemente, desenvolver campanhas que sejam realmente eficazes e acompanhar os resultados para ter certeza de que tudo está indo pelo caminho certo.
Afinal, o contrário disso pode ser fatal para a empresa: menos conhecimento de marca, menos alcance de público, menos oportunidades, menos venda, menos dinheiro. E quando chega à esse ponto, é muito mais difícil voltar ao topo.
Por isso redigimos este artigo voltado a apresentar quem é o gerente de marketing, tudo o que esse profissional faz e também os benefícios que ele pode trazer a uma empresa.
Se o seu marketing não anda muito bem das pernas e os resultados não lhe fazem alcançar os números de que você precisa para atingir aquele tão sonhado objetivo que você traçou na sua planilha no começo do ano, não se desespere.!
Você só precisa de uma ajuda que pode ser oferecida pelo profissional que ilustra este post. Fique conosco até o final para conhecê-lo melhor.
Aqui você vai saber:
- O que faz um gerente de marketing;
- Quanto ganha um gerente de marketing;
- Qual a qualificação necessária para ser um gerente de marketing;
- Quais são as habilidades que um gerente de marketing deve ter;
- Como contratar um gerente de marketing;
- O template de descrição da vaga;
- A tarefa pré-entrevista;
- Perguntas para a entrevista;
- Por que é importante ter um gerente de marketing.
O que faz um gerente de marketing
O Gerente de Marketing é o profissional encarregado de realizar pesquisas de mercado e desenvolver estratégias que aumentem os resultados da empresa.
Quando esses resultados estão ligados aos objetivos de venda, ele deve levar em conta os desejos e necessidades que os consumidores têm ao adquirirem os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, aumentando, assim, o alcance do público-alvo e também a força de marca.
Logo, o seu trabalho está ligado aos 4Ps do Marketing: produto, preço, praça e promoção.
Ele precisa conhecer muito bem o produto oferecido, o preço dele em comparação com os demais que existem no mercado e quais são os principais locais em que ele é ofertado para, assim, promover as campanhas de marketing que podem ocorrer tanto de forma tradicional quanto digital.
Aliás, este é outro perfil de profissional que surgiu no mercado de alguns anos para cá: gerente de marketing digital.
Contudo, algumas empresas precisam tomar cuidado ao nomear alguém para esse cargo porque um heavy user de meios digitais não necessariamente poderá ser um bom gestor digital da sua empresa.
Afinal, de que vale saber a quantidade de acessos que seus canais tiveram, mas não a taxa de conversão em clientes, por exemplo?
Portanto, um bom gerente de marketing digital deve, em primeiro lugar, estar sempre antenado às novas tendências do mercado, pois esse é um meio em que as atualizações ocorrem de forma muito rápida e também se encarregar das estratégias, análises e resultados que as campanhas têm gerado.
O gerente de marketing não precisa ser o executor de todas as ações necessárias para fazer uma campanha rodar.
Por isso, ele não precisa saber montar uma peça publicitária (pois, é uma tarefa do designer ou diretor de arte) e tão pouco configurar os anúncios de Google Adwords (já que este é um trabalho do analista de mídias pagas).
Porém, ele deve reconhecer quando a peça e os anúncios estão de acordo com a proposta e objetivos da campanha e acompanhar as suas performances para que os resultados venham.
Algumas ações de marketing hoje costumam girar em torno de testes A/B, logo, não se preocupe caso a campanha que a sua empresa lançou não atenda às suas expectativas ou mesmo dê errado. Basta rever os erros e fazê-la novamente e, para isso, é necessário o gerente de marketing.
Quanto ganha um gerente de marketing
De acordo com o site da Love Mondays, o salário médio de um Gerente de Marketing é de R$ 9.367,00, sendo o mínimo registrado R$ 893,00 e o máximo R$ 30,626,00.
Qual a qualificação necessária para ser um gerente de marketing
- Graduação na área de Marketing, Comunicação, Administração ou experiência similar em outros empregos.
- Pós-graduação em Marketing ou áreas afins é um diferencial.
- Bons conhecimentos do setor do qual a empresa para a qual ele trabalha ou pretende trabalhar faz parte.
- Certificações em Marketing Digital.
Quais são as habilidades que um gerente de marketing deve ter
- Ótima comunicação verbal e escrita;
- Bom domínio da língua portuguesa;
- Capacidade de gerenciar tarefas e cumprir prazos;
- Capacidade de se relacionar com colegas de trabalho e clientes;
- Capacidade de contratação, treinamento e liderança de equipes;
- Ser organizado e conseguir trabalhar de forma independente;
- Tomar decisões baseadas em dados objetivos e levando em conta as metas que devem ser alcançadas;
- Garantir que os desejos dos stakeholders de marketing sejam atendidos;
- Estar sempre informado sobre as novidades do mercado de Marketing.
Como contratar um gerente de marketing
Para contratar um Gerente de Marketing mais apropriado para a sua empresa, é necessário levar em conta alguns pontos que separamos aqui para que você escolha o candidato certo.
É muito comum que funcionários sejam promovidos do cargo de analistas para gerentes, mas há casos em que é preciso contratar alguém de fora apto a realizar bem a função.
Por isso preparamos um modelo de anúncio da vaga de Gerente de Marketing, a tarefa pré-entrevista que deve ser solicitada e também as perguntas a serem feitas durante a seleção.
Template de descrição da vaga
DESCRIÇÃO DA VAGA:
O Gerente de Marketing é o encarregado de realizar pesquisas de mercado e desenvolver estratégias capazes de alcançar as metas e objetivos da empresa.
Esse profissional também deve ser o responsável pela liderança, ampliação e otimização dos trabalhos realizados pelo time de Marketing, além de coordenar e acompanhar as campanhas que são realizadas tanto no Marketing tradicional quanto no digital.
OS OBJETIVOS INCLUEM:
- Realizar pesquisas de mercado voltadas a compreender as necessidades do cliente e dados dos concorrentes, tais como preços oferecidos, promoções feitas e as principais localidades onde há uma prospecção maior de clientes;
- Liderar a equipe de Marketing e otimizar a sua performance;
- Desenvolver as campanhas de Marketing tomando como base as metas e objetivos da empresa;
- Acompanhar com periodicidade as performances das campanhas de Marketing;
- Gerar relatórios apresentando os resultados gerados pelas campanhas.
REQUISITOS
- Graduação na área ou experiência comprovada de que já trabalhou na área.
- Experiência com gestão e liderança de equipes.
- Experiência na criação de campanhas de marketing tanto de forma tradicional quanto digital.
- Ter bom conhecimento prévio da área de atuação da empresa.
- Acompanhar as novas tendências do mercado, tanto no ramo em que a empresa atua quanto de Marketing em geral.
- Certificações em Marketing.
Tarefa pré-entrevista
Após fazer a análise dos currículos dos candidatos, experiências anteriores e referências externas, é chegada a hora de avaliar quem é o mais competente para ocupar a vaga.
Para isso é recomendável realizar atividades capazes de avaliar as habilidades criativas e analíticas que o profissional necessita ter para conseguir esse cargo.
- Criação de uma campanha de Marketing: ao receber os objetivos da empresa para o mês corrente, o candidato deverá montar o escopo de uma campanha para todos os canais usados pela empresa: mídia impressa, audiovisual, externa, alternativa, mídia paga, inbound, entre outras.
- Análise da performance: em seguida, ele precisará explicar como deverá ser feita a análise periódica das ações que fazem parte da campanha de Marketing.
- Apresentação dos resultados: o candidato deve apresentar a forma como os resultados precisam ser levantados e analisados no final do mês levando em conta a meta corrente e o objetivo da empresa.
Perguntas para a entrevista
Se o candidato passar na prova prática, é chegado o momento de realizar a entrevista a fim de comprovar que a pessoa tem raciocínio rápido, estratégico e alinhado com o perfil da empresa.
Assim, separamos aqui algumas perguntas que podem lhe ajudar a fazer essa tarefa:
- Depois de montar as campanhas que fazem parte do planejamento de marketing, como você as colocaria em ação?
- Como você distribuiria as ações de marketing entre os membros do time?
- Quais ações de marketing você já fez que gerou bons resultados e por quê?
- Foi você mesmo quem fez o planejamento dessas ações ou teve alguma ajuda?
- Caso um membro da equipe não realize a tarefa que deveria a tempo, o que você faz?
- Se durante o monitoramento, você perceber que as ações de marketing não estão gerando os resultados esperados, o que você faz?
Por que é importante ter um gerente de marketing na sua empresa
Embora os Gerentes de Marketing tenham uma rotina centrada na criação e monitoramento de ações ligadas ao planejamento de marketing, a sua função não é executar tarefas preestabelecidas, muito pelo contrário.
O gerente de marketing precisa solucionar uma simples questão: “O que está acontecendo hoje no meu mercado?”
Afinal, a importância do gerenciamento de marketing se dá justamente em elaborar meios que possam fazer a empresa chegar aos objetivos traçados, além de reduzir custos e aumentar os lucros da empresa.
Muito embora a equipe de vendas seja a responsável por fechar negócio e colocar novos clientes dentro da casa, esse processo começa na captação de leads operada pelo Marketing. Por essa razão, cada vez mais, um número maior de empresas tem tratado de unir os departamentos de Marketing e Vendas em ações conhecidas como Vendarketing.
Para se ter uma ideia melhor da importância do Gerente de Marketing, analisemos um exemplo de como uma empresa está e do que pode mudar após a chegada desse profissional.
A empresa X está passando por um grande problema: seu número de vendas tem caído gradativamente apesar dos esforços de seus vendedores e o dono já não sabe mais o que fazer.
Então, ele decide contratar João, aprovado nos processos que citamos alguns parágrafos acima, para ser o seu Gerente de Marketing e ajudá-lo a sair dessa situação.
Imediatamente, João trata de conhecer mais sobre a empresa e seu mercado. Então, ele descobre algo grave: os preços não estão nem um pouco competitivos, pois estão maiores que os da concorrência. Logo, ele sugere ao dono mudá-los para que fiquem mais acessíveis ao público.
Não obstante, João também realiza uma pesquisa para saber o que as pessoas mais esperam das soluções que a empresa oferece.
Nesse instante alguns erros são detectados e constata-se que os vendedores estão ofertando produtos que o público-alvo não quer comprar. Isso se soluciona com algumas adaptações que atendam as necessidades e desejos desse público.
Contudo, será que é esse público quem está procurando o que a empresa X tem para oferecer?
Apesar de contar com uma equipe de Inbound Sales, o cadastro de clientes é feito em planilhas de Excel e maioria das leads é composta por meros curiosos que assinaram a newsletter do site, ou seja, dificilmente trata-se de pessoas com interesse comercial.
Portanto, João desenvolve ações de Marketing que possam atrair o público-alvo certo e leads mais qualificadas que os vendedores possam contatar e fechar um número maior de negócios.
Dessa forma, a empresa X finalmente consegue sair do quadro em que se encontrava e voltar a crescer exponencialmente graças às mudanças que o Gerente de Marketing pode trazer.
Logo, se você ainda não possui um Gerente de Marketing no seu time e quer alcançar resultados cada vez mais expressivos, é bom considerar a contratação de um e, posteriormente, na formação de uma equipe de marketing bem treinada.