Essa é uma história forjada no mais profundo poço de desespero. Quem já tentou criar uma estratégia de SEO sabe do que estou falando.
Você trabalhou duro para conseguir o #1 lugar no ranking do Google. Talvez isso tenha acontecido em apenas alguns meses, ou talvez tenha levado anos. Definitivamente não é algo que aconteceu da noite para o dia.
Foi um processo cansativo, com várias estratégias de SEO aplicadas em seu site para conseguir a mudança da página 3 para a 2, e depois do resultado 10 para o 5, para, finalmente, chegar ao #1 resultado.
Depois de todo o tempo e esforço gastos em SEO e marketing digital, você finalmente vê resultado.
Nesse momento você se senta, encara seu painel de análises e espera os leads e conversões começarem a aparecer.
Afinal, você sabe que 96% dos cliques vão para os 4 primeiros resultados e você é o número #1. Então é hora de receber sua recompensa.
Alguns dias se passam e há um aumento no tráfego, mas nenhuma venda extra.Você verifica duas vezes seu ranking só para confirmar que ainda é o primeiro lugar.
Hmm.
“Talvez precise apenas de um tempo para começar a funcionar,” você pensa consigo mesmo.
Um mês se passa. E depois mais um.
Ainda assim, nada de vendas extras.
O que será que aconteceu?
Todas as estatísticas de SEO prometeram para você que o #1 lugar geraria mais leads, conversões e tráfego.
Funciona para todo mundo, menos para você. Enquanto isso, você está travado pensando em todo o potencial que está sendo desperdiçado.
93% das experiências online começam em um mecanismo de busca.
E 75% dos usuários nunca passam da página 2.
Além do mais, leads inbound supostamente custam 61% a menos que leads outbound.
Mas, de novo, você não está colhendo nenhum desses benefícios.
Apesar de todas as histórias vencedoras de SEO que te contaram, simplesmente não está funcionando para você.
Estou aqui para te dizer que há um problema. Eis as quatro coisas que podem estar erradas se você não está conseguindo muitas conversões de uma posição #1 nos resultados de busca (SERP).
1.Você está definindo palavras-chave erradas
As palavras-chave que você usa no seu site e conteúdo são super importantes.
Se você não fizer pesquisa de palavras-chave e incluir as frases certas, suas chances de fazer um bom ranking são mínimas.
Essa, provavelmente, é a razão pela qual 49% dos profissionais de marketing consideram palavras-chave como a tática mais eficiente de SEO.
Mas nós não estamos falando sobre um bom ranking, estamos?
Não, nós não estamos.
Nós estamos falando sobre problemas de conversão quando você já faz um bom ranking. Então que posição as palavras-chave ocupam nesse cenário?
Bem, se você está na posição #1 do ranking e não está aumentando as vendas de seu produto ou serviço, pode ser que as palavras-chave escolhidas sejam as erradas para classificar o seu site.
Por exemplo, se eu quiser achar um lugar para cortar meu cabelo, é bem provável que digite “cortes de cabelo masculinos” ou “cortes de cabelo para homens”.
Provavelmente não irei digitar “melhor corte de cabelo da cidade.”
E essas palavras-chave podem fazer a diferença entre uma posição #1 no ranking que converte e uma que não converte.
Se você está na posição #1 para a palavra-chave “melhor corte de cabelo da cidade”, mas ninguém está digitando isso no Google, então sua posição #1 não vale muita coisa.
O que nós queremos é que você tenha uma boa posição no ranking para palavras-chave de alto tráfego.
Mas como você determina quais são as palavras-chave de alto tráfego e quais são as que são apenas perda de tempo?
Vá até o Banco de Dados de Palavras-Chave do SERPs.
Digite o grupo de palavras em que você está tentando se concentrar.
Então, clique em “Eu não sou um robô”.
Agora clique em “Search.” (Busca)
O resultado será uma lista das palavras-chave mais procuradas que incluem a palavra ou frase que você digitou. Você também verá dados como volume, valor e custo por clique daquela palavra-chave.
Aqui estão os resultados para “corte de cabelo”.
Se eu for um especialista em cortes de cabelo masculino, posso considerar me concentrar em “melhores cabelos para homens” porque é uma das palavras-chave com maior volume de pesquisa ao seu redor.
Aqui está um bom teste para fazer com o seu site. Digite exatamente a palavra-chave que te colocou como #1 do ranking e verifique o volume de pesquisa.
Você pode descobrir que a palavra-chave que você passou tanto tempo focando em otimizar não está trazendo conversões porque ninguém está procurando por ela.
Mas não se desespere. Basta mudar as palavras-chave já escolhidas para frases com maior volume.
Para pesquisas adicionais de palavras-chave, confira o AdWords planner do Google.
Existe mais uma coisa que nós precisamos discutir sobre palavras-chave.
Se você está se perguntando como está a performance da sua concorrência, sua posição no ranking e conteúdo, vá até o site BuzzSumo.
Você pode digitar a URL de um concorrente e examinar qual conteúdo está gerando mais interações sociais para ele.
Ou, para uma visão mais holística, pode ir até o Google Trends e descobrir quais são os assuntos mais populares no momento.
O BuzzSumo e o Google Trends vão te ajudar a entender quais assuntos estão em alta no momento e quais não estão. Concentre-se nos que tem alto volume e alto volume de palavras-chave e o seu #1 lugar no ranking vai te agradecer por isso.
2. Seu site não está configurado para conversão
Uma coisa é seu site se posicionar bem no ranking. Outra totalmente diferente é ser capaz de converter visitantes.
No final, a geração de tráfego não faz absolutamente nada para o seu negócio se não estiver transformando um pouco dessas visitas em dinheiro.
Infelizmente, muitas pessoas se saem bem em um aspecto, mas falham no outro.
É o que acontece quando você tem um #1 lugar no ranking para suas palavras-chave escolhidas, mas seu site é tão disfuncional que não consegue converter todas aquelas pessoas navegando em seu conteúdo.
Mas como você configura o seu site para converter visitantes? Como você pode garantir que está aproveitando totalmente o seu #1 lugar no ranking?
Para responder isso, vamos considerar algumas landing pages que estão bem configuradas para conversões.
Essa é a landing page da Wistia.
O que mais gosto nessa landing page é que a Wistia a mantém incrivelmente simples.
Eles têm um formulário que é muito fácil de preencher. E ainda, um plano de fundo azul básico que faz maravilhas pela página ao não desviar a atenção da mensagem de CTA (chamada de ação).
E eles têm perguntas e respostas na parte inferior, caso alguém se sinta hesitante.
Quando você não sabe o que fazer com o layout e o conteúdo de seu site, aposte sempre na simplicidade.
Espaço em branco e design simples não vão fazer mal para suas taxas de conversão, mas o uso de muito texto e imagens desordenadas vão.
O simples não significa necessariamente chato.
Agora, veja essa landing page do Bills.com.
Ao invés de tentar convencer o visitante a comprar com um discurso de vendas ou um layout chamativo, o Bills usa uma landing page interativa para capturar a atenção do visitante.
Então, eles incluem selos de construção de reputação no canto inferior esquerdo.
Quando as pessoas podem interagir com uma marca em quem confiam, sentem que estão ganhando algo de valor de forma gratuita.
Com elementos interativos, você pode ir direto ao problema que o seu público-alvo está experimentando e resolver isso para eles ao invés de ficar enrolando com design e discurso de vendas.
Mantenha o design limpo, faça um discurso simples e permita que seus visitantes interajam imediatamente com seu produto ou serviço digitalmente.
Trulia’s landing page é um ótimo exemplo.
O design é simples mas elegante. Em vez de um fundo em branco, eles usaram uma imagem desfocada que dá um toque agradável de proximidade ao site.
Eles também fazem o CTA se destacar ao colorir de vermelho. Já que nada mais está usando essa cor na página inteira, o botão simplesmente atrai o olhar do visitante para ele.
A landing page deles também é ótima pois requer apenas uma única informação para o visitante preencher ao optar por se cadastrar: seu endereço de email.
De forma geral, quanto menos campos você tiver de cadastro, melhor será a taxa de conversão.
Se você puder, tente também fazer do seu site pessoal a voz da sua marca.
Veja o exemplo da página do Teambit’s.
Alguns sites são muito formais para ter um quadrinho em sua landing page. Mas para o Teambit, isso funciona.
A voz da marca Teambit é divertida e amigável, e a sua landing page carrega esse tom.
Quanto mais consistente for a sua voz durante todo o site, mais as pessoas irão confiar em você.
Isso é uma coisa que a H.BLOOM faz bem.
Não é apenas bonito, a coisa toda é consistente com a sua marca. O site também tem um CTA no topo, exatamente onde deveria estar.
E tem uma seção “Como funciona” muito simples.
Na maior parte do tempo, empresas perdem vendas porque não explicam claramente o que tem a oferecer.
Ao incluir um simples “Como funciona” como esse, você garante que não perderá um cliente ou consumidor por causa de má comunicação.
Se você faz do processo algo realmente simples e fácil de implementar, mas promete resultados surpreendentes, as pessoas vão querer testar por elas mesmas.
Funcionou para o Airbnb, não é mesmo? Eles estão dominando o mundo de locação um espaço por vez.
Dá uma olhada na landing page deles.
Airbnb não consegue sobreviver sem o seu anfitrião – pessoas que estão dispostas a usar o app para alugar suas casas aos viajantes.
Por conta disso, essa landing page leva direto à pessoas que estão interessadas em alugar suas casas usando o Airbnb.
A maior motivação para alguém fazer isso é a quantidade de dinheiro que a pessoa pode lucrar, então eles fazem uma landing page bastante chamativa.
$900 por semana não é um valor pequeno.
Isso em si poderia provavelmente convencer um monte de gente a viver em diversas casas ao longo do ano, alugando cada uma delas quando não as estiver ocupando.
Então pergunte à si mesmo qual a maior razão para as pessoas usarem seu produto e permanecerem em sua página.
Outra grande forma de gerar leads adicionais e consumidores é criando uma isca digital.
Industrial Strength Marketing faz isso em sua landing page.
Ao oferecer um guia grátis ou uma fonte de download com um cadastro simples, você pode aumentar sua geração de leads da noite para o dia.
Se você não tem um tempo tão grande para criar uma fonte de conteúdo, então existe uma solução simples. Você pode transformar alguns de seus posts antigos do blog em um PDF, fazer com que eles fiquem bonitos com alguns elementos de design e então dar um título chamativo.
Permita aos visitantes baixar o PDF se eles se cadastrarem e pronto! Você conseguiu alguns leads extras.
Como dica para sua landing page final, adicione uma prova social para sua CTA, bem parecida com a do Shopify.
Onde está a prova social?
Está naquela maravilhosa pequena frase acima da caixa de email: “Empresa de confiança para mais de 400,000 negócios em todo o mundo.”
Geralmente, as pessoas não querem ser as pioneiras. Elas querem encontrar uma solução confiável.
Diga aos visitantes que muitas outras pessoas experimentaram o produto ou serviço e amaram. Eles não serão os primeiros, e se o seu site está configurado para converter, também não serão os últimos.
3. Seu site está quebrado
A última coisa que você quer é que todas as horas dedicadas à otimização de SEO para melhora de ranking acabem em um site quebrado.
O que eu quero dizer com um site quebrado?
Bem, eu não quero dizer que você não o otimizou para conversões. Quero dizer que algo está quebrado no lado técnico da coisa.
Se, por exemplo, seu site tem uma velocidade de carregamento lenta, estatisticamente você vai gerar menos leads e vendas.
Mas não vá até o seu site, pegue um cronômetro e tente calcular o tempo de carregamento. A velocidade do seu computador irá influenciar parte do tempo de abertura também.
Ao invés disso, vá até o Pingdom.
Digite a URL do seu site e escolha a região em que deseja que os testes sejam feitos.
Clique em “Start test.”
Totalmente de graça, o Pingdom te dará um diagnóstico do seu site. De forma notável, ainda te dirá a porcentagem em que você está em tempo médio de carregamento e outras informações gerais sobre sua nota de desempenho.
Além disso, também te dará um checklist nítido na parte inferior da página para você usar de referência. Você pode salvar esse checklist e trabalhar nas partes de seu site que necessitam de melhoras em tempo de carregamento.
Se o seu site é muito lento, pode diminuir o impulso das pessoas de comprar de você. E definitivamente você não quer perder vendas porque demorou demais.
4. Sua meta descrição posiciona no ranking, mas não vende
Quando as pessoas olham rapidamente para os resultados de busca depois de digitar algo no Google, elas estão procurando pela solução pra seus problemas.
Talvez, por exemplo, eles tenham digitado “Como otimizar meu site para conversão”.
E, como você pode ver, alguns desses resultados são mais atraentes que os outros.
Esses são alguns que se destacam mais do que os outros para mim.
Os seus podem ser diferentes.
Costumo gostar de números no título, mas também sou fortemente influenciado pelas meta descrições.
E você provavelmente também é.
Pense sobre isso: alguma vez você procurou no Google e sofreu para achar aquilo que estava buscando?
Você tenta uma palavra-chave e depois outra e depois outra e ainda assim parece não conseguir comunicar ao Google o que deseja?
Bem, o título SEO é o que rapidamente diz se os resultados vão mostrar o assunto que você está procurando.
Mas a meta descrição é por onde você navega quando está tentando decidir entre múltiplos resultados ou um assunto particularmente difícil no Google.
E, embora sua meta descrição possa ser fenomenal em conseguir o lugar #1 no ranking, se ela não vender o “clique” para o seu site, então você não está convertendo nenhum tráfego novo.
Na verdade, 99% dos sites nos 10 primeiros resultados do Google otimizam suas meta descrições para aumentar a taxa de cliques.
E você deveria fazer o mesmo.
Você conseguiu o #1 lugar por uma razão, certo?
Você quer gerar mais leads com menos trabalho. Está esperando vender mais de seu produto ou serviço e provavelmente quer conduzir um negócio de sucesso.
Mas aquele ranking é apenas tão bom quanto a sua meta descrição.
Em outras palavras, se a sua meta descrição não convencer as pessoas a clicar, então o seu #1 lugar no ranking é inútil.
Mas como escrever uma meta descrição que convença as pessoas a clicarem para ir ao seu site?
Bem, o Evolving SEO tem essa tabela sofisticada descrevendo os requerimentos para uma grande meta descrição.
Isso é muito legal e tal. Mas como você realmente faz para implementar?
Aqui estão alguns exemplos de meta descrições que realmente funcionam.
Pegue o MailChimp, por exemplo.
Eles adicionam uma prova social poderosa ao mencionar que provém serviços de email marketing para mais de 14 milhões de pessoas. E eles ilustram rapidamente o que têm a oferecer quando dizem “Mande emails melhores, conecte com sua loja de comércio eletrônico e venda mais coisas.”
Se você está buscando por um serviço de email marketing, você provavelmente clicará nesse resultado simplesmente porque ele transmite de forma clara o que está oferecendo.
Da mesma forma, Slack’s meta descrição faz um grande trabalho ao ilustrar a solução que eles oferecem.
Em última análise, Slack permite que equipes remotas se comuniquem de forma fácil. E isso é exatamente o que a meta descrição deles mostra.
Você também vai querer que as pessoas saibam quão simples é usar o seu produto. Se eles acharem que é difícil, poderão abandonar o processo antes da compra.
Isso é algo que a Asana faz bem.
Asana promete ser não apenas simples para o uso, mas também grátis.
No final, sua meta descrição deve ser similar a uma grande página de vendas. Ela deve mencionar o problema que você resolverá, a solução e o resultado para aqueles que converterem.
É a primeira versão do seu discurso de vendas que muitas pessoas irão ver. Use com sabedoria.
Conclusão
SEO é importante.
Fazer um bom ranking nos mecanismos de pesquisa vai gerar leads passivos e aumentar as conversões.
Mas essa promessa vem com uma pegadinha.
Não é o suficiente apenas fazer um bom ranking. Você precisa se posicionar da maneira correta.
Em outras palavras, você precisa escolher as palavras-certas, otimizar o site para conversões, testá-lo regularmente e promover seu discurso de vendas na meta descrição.
Um grande ranking vai gerar negócios, mas apenas se você estiver preparado para isso.
Se você está com dificuldades em converter tráfego, então existe algo errado em sua estratégia.
Tudo que você precisa fazer é arrumar e começar a colher os benefícios de um #1 lugar.
Por que você acha que sites na #1 posição perdem negócios?