CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA, QUAL SUA IMPORTÂNCIA

Publicidade é uma área cujos seus profissionais têm a possibilidade de atuar em diferentes frentes. Ao menos 6 setores compõem uma agência:

  • atendimento;
  • criação publicitária;
  • mídia;
  • pesquisa;
  • planejamento;
  • e produção.

E cada um deles tem as suas particularidades e exige as suas habilidades específicas.

Ao concluir a sua formação como publicitário, o profissional tem diversas possibilidades para se especializar e para atuar no mercado.

Esse conjunto de opções permite que os trabalhadores do setor tenham uma rotina dinâmica e a oportunidade de desenvolver a sua carreira de acordo com os seus interesses.

Dessa forma, na hora de escolher um ramo para atuar, o publicitário consegue direcionar os seus esforços para o desenvolvimento de habilidades específicas e que vão contribuir de maneira determinante para a sua jornada profissional.

Apesar dessa possibilidade, o trabalhador precisa conhecer os campos de atuação e escolher aquele no qual melhor se encaixa.

Neste post, vamos explicar o que é a criação publicitária e as suas principais características. Não deixe de conferir os próximos parágrafos:

O campo das ideias

A criação publicitária é responsável pela geração das ideias para as campanhas e para as ações realizadas por uma agência.

É desse setor que saem temas para:

  • expressões;
  • ilustrações;
  • intervenções;
  • roteiros para filmes e para gravações sonoras;
  • slogans;
  • textos;
  • e qualquer material que possa ser usado para transmitir a mensagem publicitária.

É uma área extremamente dinâmica e que exige bastante criatividade dos seus profissionais. Afinal de contas, são eles que darão vida aos desejos e aos objetivos dos clientes da agência.

Assim, esse trabalho precisa fazer com que as coisas aconteçam. É preciso passar a mensagem, gerar interesses nos possíveis clientes e fortalecer a marca e os produtos dos seus clientes.

Para executar esse trabalho, é necessário trabalhar em equipe. O setor recebe o briefing do time de atendimento com os desejos e com as especificações do cliente.

A partir daí, começa o processo de criação, que pode envolver reuniões de brainstorm e muita pesquisa. Desses processos saem os materiais que serão usados para desenvolver a campanha.

As principais características

A criação publicitária é um ramo de atuação que possui diversas características próprias e que a diferencia das demais áreas da Publicidade e Propaganda.

Nos próximos tópicos, abordaremos com mais detalhes essas características próprias dos criativos. Confira:

A criação publicitária × o Design Gráfico

Um não caminha sem o outro. Nos parágrafos anteriores, mencionamos que a criação depende do trabalho em equipe.

Se inicialmente a condução do trabalho está atrelada ao briefing fornecido pelo atendimento, a sua execução depende da dupla formada pelo redator e designer gráfico. São eles que construirão o texto e o visual das campanhas.

Assim, para alcançar os melhores resultados, a dupla precisa ter bom relacionamento e conseguir se entender. De nada adianta ter um excelente slogan e uma redação impecável se não houver uma produção gráfica à altura. E vice-versa.

A qualidade do trabalho depende bastante da sintonia e da capacidade criativa da dupla.

O desenvolvimento de branding

Muitas pessoas acreditam que criar é apenas fazer frases ou logotipos chamativos. Porém, o trabalho vai muito além disso.

O setor é estratégico, sobretudo para o cliente, pois atua de forma a estabelecer uma relação única entre o consumidor e uma empresa — fortalecendo, assim, a marca.

branding, uma das responsabilidades dos criativos, consiste em um grupo de soluções necessárias para estabelecer o processo de fortalecimento das marcas.

Para isso, envolve a criação de peças gráficas, o desenvolvimento de ações de divulgação, o relacionamento com os públicos da empresa…

Está ligado, também, ao entendimento e ao detalhamento do público-alvo da marca, ao posicionamento dessa marca no mercado e à construção e ao fortalecimento de imagem.

O trabalho subjetivo

Não existe uma cartilha que explique como fazer exatamente a criação publicitária.

estudante ou o profissional pode encontrar algumas dicas, observações, estudos de casos e outros materiais que lhe dê uma visão do trabalho e das possibilidades que ele proporciona.

Porém, jamais terá em mãos uma fórmula para a elaboração de campanhas de sucesso.

Você pode até procurar um algum passo a passo sobre desenvolver ações publicitárias de sucesso, mas não se iluda achando que as propagandas de sucesso seguem sempre um padrão.

Por isso, a criatividade se faz tão necessária na rotina dos profissionais. Não existem barreiras para se trabalhar uma marca, assim como não há impedimentos para formular uma redação.

A subjetividade proporciona um campo quase ilimitado para se trabalhar, e a imaginação se torna, assim, o fio condutor para esses profissionais. Para conseguir bons resultados, solte a imaginação.

O domínio da informática

O computador será um aliado importante nas produções de campanhas. Parte do trabalho depende de variados softwares de criação, e dominá-los é essencial para que possa alcançar resultados.

Ainda mais se você for o responsável pela parte gráfica da agência, o que exigirá ainda mais destreza com a informática.

Esses softwares serão usados para a criação e para a edição de imagens, que podem ser usadas para:

  • outdoors;
  • panfletos;
  • posts em redes sociais;
  • e editoração, que envolve a criação de boletins e informativos.

Os programas também são ligados à arte-finalização — que dá o último toque aos materiais da campanha — e ao desenvolvimento de mídias — como edição de vídeos.

A curiosidade

Além dos domínios técnicos e do entendimento da importância estratégica, a criação publicitária exige que as pessoas sejam curiosas e não tenham medo de arriscar (afinal, você está tentando entregar um material único e surpreendente).

Dessa forma, o profissional do setor precisa gostar de descobertas. Isso envolve a busca constante por alternativas, novidades e outras formas de fazer o trabalho.

Estudo, pesquisa, leitura e análise de produtos publicitários são algumas práticas que vão fazer parte da rotina de quem resolve seguir o caminho da criatividade e desenvolver um trabalho na criação publicitária.

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