A Publicidade é uma área cujos seus profissionais têm a possibilidade de atuar em diferentes frentes. Ao menos 6 setores compõem uma agência:
- atendimento;
- criação publicitária;
- mídia;
- pesquisa;
- planejamento;
- e produção.
E cada um deles tem as suas particularidades e exige as suas habilidades específicas.
Ao concluir a sua formação como publicitário, o profissional tem diversas possibilidades para se especializar e para atuar no mercado.
Esse conjunto de opções permite que os trabalhadores do setor tenham uma rotina dinâmica e a oportunidade de desenvolver a sua carreira de acordo com os seus interesses.
Dessa forma, na hora de escolher um ramo para atuar, o publicitário consegue direcionar os seus esforços para o desenvolvimento de habilidades específicas e que vão contribuir de maneira determinante para a sua jornada profissional.
Apesar dessa possibilidade, o trabalhador precisa conhecer os campos de atuação e escolher aquele no qual melhor se encaixa.
Neste post, vamos explicar o que é a criação publicitária e as suas principais características. Não deixe de conferir os próximos parágrafos:
O campo das ideias
A criação publicitária é responsável pela geração das ideias para as campanhas e para as ações realizadas por uma agência.
É desse setor que saem temas para:
- expressões;
- ilustrações;
- intervenções;
- roteiros para filmes e para gravações sonoras;
- slogans;
- textos;
- e qualquer material que possa ser usado para transmitir a mensagem publicitária.
É uma área extremamente dinâmica e que exige bastante criatividade dos seus profissionais. Afinal de contas, são eles que darão vida aos desejos e aos objetivos dos clientes da agência.
Assim, esse trabalho precisa fazer com que as coisas aconteçam. É preciso passar a mensagem, gerar interesses nos possíveis clientes e fortalecer a marca e os produtos dos seus clientes.
Para executar esse trabalho, é necessário trabalhar em equipe. O setor recebe o briefing do time de atendimento com os desejos e com as especificações do cliente.
A partir daí, começa o processo de criação, que pode envolver reuniões de brainstorm e muita pesquisa. Desses processos saem os materiais que serão usados para desenvolver a campanha.
As principais características
A criação publicitária é um ramo de atuação que possui diversas características próprias e que a diferencia das demais áreas da Publicidade e Propaganda.
Nos próximos tópicos, abordaremos com mais detalhes essas características próprias dos criativos. Confira:
A criação publicitária × o Design Gráfico
Um não caminha sem o outro. Nos parágrafos anteriores, mencionamos que a criação depende do trabalho em equipe.
Se inicialmente a condução do trabalho está atrelada ao briefing fornecido pelo atendimento, a sua execução depende da dupla formada pelo redator e designer gráfico. São eles que construirão o texto e o visual das campanhas.
Assim, para alcançar os melhores resultados, a dupla precisa ter bom relacionamento e conseguir se entender. De nada adianta ter um excelente slogan e uma redação impecável se não houver uma produção gráfica à altura. E vice-versa.
A qualidade do trabalho depende bastante da sintonia e da capacidade criativa da dupla.
O desenvolvimento de branding
Muitas pessoas acreditam que criar é apenas fazer frases ou logotipos chamativos. Porém, o trabalho vai muito além disso.
O setor é estratégico, sobretudo para o cliente, pois atua de forma a estabelecer uma relação única entre o consumidor e uma empresa — fortalecendo, assim, a marca.
O branding, uma das responsabilidades dos criativos, consiste em um grupo de soluções necessárias para estabelecer o processo de fortalecimento das marcas.
Para isso, envolve a criação de peças gráficas, o desenvolvimento de ações de divulgação, o relacionamento com os públicos da empresa…
Está ligado, também, ao entendimento e ao detalhamento do público-alvo da marca, ao posicionamento dessa marca no mercado e à construção e ao fortalecimento de imagem.
O trabalho subjetivo
Não existe uma cartilha que explique como fazer exatamente a criação publicitária.
O estudante ou o profissional pode encontrar algumas dicas, observações, estudos de casos e outros materiais que lhe dê uma visão do trabalho e das possibilidades que ele proporciona.
Porém, jamais terá em mãos uma fórmula para a elaboração de campanhas de sucesso.
Você pode até procurar um algum passo a passo sobre desenvolver ações publicitárias de sucesso, mas não se iluda achando que as propagandas de sucesso seguem sempre um padrão.
Por isso, a criatividade se faz tão necessária na rotina dos profissionais. Não existem barreiras para se trabalhar uma marca, assim como não há impedimentos para formular uma redação.
A subjetividade proporciona um campo quase ilimitado para se trabalhar, e a imaginação se torna, assim, o fio condutor para esses profissionais. Para conseguir bons resultados, solte a imaginação.
O domínio da informática
O computador será um aliado importante nas produções de campanhas. Parte do trabalho depende de variados softwares de criação, e dominá-los é essencial para que possa alcançar resultados.
Ainda mais se você for o responsável pela parte gráfica da agência, o que exigirá ainda mais destreza com a informática.
Esses softwares serão usados para a criação e para a edição de imagens, que podem ser usadas para:
- outdoors;
- panfletos;
- posts em redes sociais;
- e editoração, que envolve a criação de boletins e informativos.
Os programas também são ligados à arte-finalização — que dá o último toque aos materiais da campanha — e ao desenvolvimento de mídias — como edição de vídeos.
A curiosidade
Além dos domínios técnicos e do entendimento da importância estratégica, a criação publicitária exige que as pessoas sejam curiosas e não tenham medo de arriscar (afinal, você está tentando entregar um material único e surpreendente).
Dessa forma, o profissional do setor precisa gostar de descobertas. Isso envolve a busca constante por alternativas, novidades e outras formas de fazer o trabalho.
Estudo, pesquisa, leitura e análise de produtos publicitários são algumas práticas que vão fazer parte da rotina de quem resolve seguir o caminho da criatividade e desenvolver um trabalho na criação publicitária.